Balneário Camboriú
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Sectur Balneário Camboriú participa da 15ª BNT
As novidades do turismo catarinense poderão ser conferidas durante a 15ª Bolsa de Negócios Turísticos BNT-Mercosul, um dos maiores eventos do gênero da América Latina que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em atividades nas cidades de Penha e Balneário Camboriú. O evento, promovido pela GWG Marketing e Eventos, conta com apoio do Ministério do Turismo, Santur – Santa Catarina Turismo, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Complexo Beto Carrero World e ainda de empresários de Balneário Camboriú. A expectativa dos organizadores Geninho Góes e Jair Pasquini é de atrair mais de 5 mil profissionais de negócios turísticos e duas centenas de jornalistas. Para aproveitar esse público, onde estão inseridos 420 expositores, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú também estará presente ao evento, tanto nas atividades em Penha, durante a Feira de Negócios Turísticos, quanto nos principais roteiros a serem desenvolvidos em Balneário Camboriú. Na feira, a Sectur estará em estande próprio e também acompanhará os “fanturs” (passeios de familiarização) com jornalistas, realizados no município. Balneário Camboriú preparou um grande material para levar à feira, em seu estande. A Sectur movimenta seus profissionais e setores internos, para estar preparada para conversar com os participantes. A entidade pretende realizar um intercâmbio de negócios turísticos, com a finalidade de atualizar informações sobre a cidade, seus equipamentos de turismo, o setor de passeios e compras, o potencial para sediar eventos, as novidades em investimentos locais, enfim, estará trocando experiências, material promocional e cartões entre os participantes, para atrair turistas e negócios a Balneário Camboriú. O estande de Balneário Camboriú promete ser um atrativo a parte, como aconteceu durante o FIMC, Festival de Integração Multicultural Catarinense, realizado no último fim de semana em Florianópolis. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
MTur/FGV cumpre pesquisa em Balneário Camboriú Balneário Camboriú recebe novamente, no período de 25 a 29 de maio, a visita de pesquisadores que cumprem uma nova fase do “Plano Nacional do Turismo 2007/2010 – Uma Viagem de Inclusão”. A atuação será feita em todos os 65 destinos indutores de turismo brasileiros e, desta vez, a profissional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a serviço do Ministério do Turismo (MTur) e em parceria com o Sebrae, aplicará matriz de pesquisa já realizada na primeira vinda à cidade, em 2007. O objetivo é diagnosticar se houve incremento da competitividade turística no município.   O MTur iniciou as atividades do Estudo de Competitividade - Relatório Brasil 2007 e entregou a primeira versão do documento em abril do ano passado, no Rio de Janeiro. No segundo semestre de 2008 foram realizados Seminários Técnicos de Competitividade, quando os municípios pesquisados receberam seus resultados e o Ministério assumiu o compromisso de repetir a pesquisa em 2009 e 2010.   O trabalho em Santa Catarina, onde estão três dos 65 municípios indutores (São Joaquim, Florianópolis e Balneário Camboriú), reiniciou em 13 de abril, com o objetivo de coletar dados dos destinos através de entrevistas individuais e visitas técnicas. Na cidade, o roteiro inicia dia 25, próxima segunda-feira, em reunião com o prefeito Edson Renato Dias e com o gestor do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), que também é vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, além e técnicos da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e entrevista com representante do turismo do Sebrae.   Nos dias seguintes, as entrevistas prosseguem passando pelo setor de hotelaria, gastronomia, receptivo e Balneário Camboriú Convention Bureau. Os pesquisadores passam por entidades de ensino superior, órgãos municipais de cultura, meio ambiente, planejamento, polícias Militar e Civil, Bombeiros, enfim, serão cinco dias de trabalho intenso.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
BC no WTTC: Estado tem eficiência em turismo, mas é preciso continuar a conscien
Na foto: O diretor Ademar Schneider, a secretária de Turismo de Itajaí, Maria Valdete Orsi, e o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco. ------------------------------------------>>>Um dos estados brasileiros que mais entende a importância do turismo é Santa Catarina. Por isso, a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (abreviada em WTTC, em inglês), foi sediada em Florianópolis, na última sexta-feira e sábado, 15 e 16 de maio. O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, realizou palestra durante o Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, sobre as tendências mundiais do setor. Baumgarten elogiou Santa Catarina, pela grande diversidade em turismo. “Praias, maçãs, cervejas, vinhos, comidas, cachoeiras, mergulho. Santa Catarina já é uma vencedora, pela sua oferta. O que se precisa, é que cada município se torne parceiro do outro, pois cada um tem seu atrativo, seu diferencial. Se houver essa relação de amizade transferida para os negócios em turismo, o Estado vai crescer ainda mais”, explicou o presidente, a uma platéia formada por responsáveis pelo turismo de diversas partes de Santa Catarina. Atentos aos discursos e sentados juntos, a secretária de Turismo de Itajaí, Maria Valdete Orsi, e o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco, acompanhado do seu diretor, Ademar Schneider. Durante o discurso de Jean-Claude Baumgarten, foi exposta a situação mundial do turismo. Ele explicou que, atualmente, o setor tem um impacto econômico duas vezes maior do que o gerado pela indústria automobilística, entretanto, há mais injeções financeiras na produção de carros. “Quanto mais alto o cargo de um político, menos ele entende a importância do turismo”, alfinetou o presidente do WTTC, uma entidade sem fins lucrativos, que existe há 20 anos para conscientizar que o turismo representa, nos dias de hoje, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Analisou que a indústria das viagens e turismo gera 220 milhões de empregos no mundo e que só em nosso estado, o PIB gerado pelo setor é de 12,5%. “É nosso dever fazer a mídia, os governantes, as pessoas, enfim, entenderem que o turismo é de grande importância. Por isso, criamos a conferência, para essa conscientização mundial”, complementou. O presidente ainda lembrou que a imprensa se preocupa muito com número de turistas em uma localidade, quando o importante, é o valor econômico gerado por eles. Aqui em Balneário Camboriú, por exemplo, segundo o setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal, a última temporada proporcionou estimados 550 milhões de reais de receita, enquanto que o orçamento do município para este ano inteiro será de pouco mais de 294 milhões de reais. Isso prova a importância e conscientização do turismo, não só dos investidores(sejam públicos ou privados), mas também o setor de serviços, os lojistas, balconistas, hoteleiros, vendedores de milho na praia, enfim, todos que se beneficiam desta economia. Mais de 50 setores da economia são credores do turismo, direta ou indiretamente. “As pessoas precisam entender que o turismo é bom para todos. Cria empregos, carreiras, é uma indústria poderosa, que emprega muita gente”, enfatizou Baumgarten. Ele lembrou que o turismo deve ser praticado com respeito ao meio ambiente, à cultura e à estrutura social, que são os pilares do desenvolvimento em turismo. A palestra repassou outras informações importantes aos dirigentes do turismo. Acompanhe algumas: · Em 2008 o número de turistas no mundo foi de 1,6 bilhão de pessoas, e esse número está crescendo, já que elas estão viajando mais de uma vez por anos. É preciso se preparar para o aumento da demanda, e não esperar que o setor aqueça. Para isso, é necessário enfrentar a burocracia e agir, e quando o dinheiro estiver circulando, nenhum município ou destino será pego de surpresa.· Analisar de onde estão vindo os turistas, o que os atrai e quais suas expectativas;· Estar sempre em parceria com a mídia, para que mensagens erradas não sejam difundidas;· A missão dos dirigentes em turismo, secretários, prefeitos e vices são mais importantes do que se parece ser;· Oitenta por cento do impacto econômico do turismo vem de pequenas e médias empresas;· É necessário capacitar os recursos humanos em turismo, principalmente com outros idiomas já em escolas de primeiro grau. Fazer as crianças e adolescentes entenderem toda essa importância econômica. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br 
FIMC revela: turista interno deseja conhecer 100% da cidade
Foto: Estande de Balneário Camboriú foi muito procurado, desde crianças aos adultos. ---------------------------- O corre-corre e o estresse do dia a dia, a agenda intensa, o ano inteiro de trabalho são os principais motivos que levam muitos brasileiros a não abrir mão das férias, incidam elas no verão ou em um período mais frio. O que profissionais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú descobriram, durante o FIMC – Festival de Integração Multicultural Catarinense, que foi realizado de 13 a 17 de maio no Centrosul, em Florianópolis, é que muitos visitantes do Festival conheciam Balneário, mas não da forma como gostariam, e desejam intensamente voltar à cidade e ter a chance de visitar todos os atrativos locais. O presidente do Águas do Alto Uruguai Convention & Visitors Bureau (que funciona sudoeste do Estado), por exemplo, não conseguiu, por enquanto, se hospedar mais que três dias em Balneário Camboriú. Antonio José Begnini aprecia a gastronomia à beira-mar no município, mas ainda quer desbravar as caminhadas possíveis, por ser um amante da natureza e dos esportes. “Infelizmente, ainda não conheço o Parque Unipraias e nem o Cristo Luz. Em minhas próximas férias, com certeza visitarei a cidade e seus equipamentos turísticos”, relatou. Begnini explicou que houve mudanças em relação à percepção de Balneário Camboriú, que se fazia na década de 90. “O comentário, no passado, era de que as praias do município eram poluídas e que o turismo era desorganizado. Agora é diferente. Balneário atingiu outra fase no setor. A beira-mar está bastante organizada”, analisa, elogiando a beleza e funcionalidade do estande durante o FIMC. Outro turista de Balneário Camboriú que passou pelo estande da Sectur durante o Festival foi Glaucemir Grendene, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo do município de Concórdia. Ele explicou que, diferente de Balneário Camboriú, em sua cidade é difícil fazer os comerciantes entenderem a importância do turismo, setor que gera anualmente 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense e 220 milhões de empregos no mundo. “Não há conscientização. Muitos reclamam em ter que abrir as portas nos sábados à tarde, por exemplo”. Grendene já esteve sete dias em Balneário Camboriú, há cerca de um ano. “O que mais encontramos em Balneário foi o que fazer. Minhas filhas foram ao Unipraias, mas eu ainda não tive essa oportunidade”, Explica Grendene, desejando retornar em breve ao município, para conhecer melhor seu potencial turístico e econômico. Segundo explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco, os atrativos turísticos e os investimentos em turismo são importantes para todos os municípios. Dalvesco, que participou ativamente do FIMC e do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo, evento paralelo à 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (WTTC, em inglês), é em eventos dessa amplitude como o WTTC que se pode reivindicar aos investidores, que façam aplicações de grande porte em equipamentos turísticos. “Esses investimentos passam a agregar, dando mais opções aos turistas que nos visitam. Temos que atrair para o nosso município empreendimentos como o Unipraias, agora com o trenó de montanha Youhooo! Mas nosso grande desejo é que a cidade tenha um grande centro de eventos. Vamos trabalhar muito para isso se tornar realidade”, disse o secretário, durante o FIMC. Dalvesco sabe que o turista de negócios gasta, em média , 300 dólares por dia em um destino, enquanto que o lazer do turista convencional oscila entre 90 e 100 dólares diários, apesar de o visitante de negócios ter sua estadia mais curta. Esses dados foram expostos durante o WTTC, na capital catarinense, no último final de semana.  Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Sectur abre novo mercado turístico para Balneário Camboriú na América Latina O departamento de Eventos e Marketing para o Mercosul, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, cumpre parte de uma importante meta traçada para 2009. Acaba de abrir um grande mercado para o turismo, através da participação do Workshop Brapetur, realizado na semana que passou, em Lima, no Peru. No evento, realizado na segunda semana de maio, Balneário Camboriú ocupou espaço privilegiado na divulgação do turismo do município. Participaram do encontro cerca de 400 pessoas, entre jornalistas e agentes de viagens. Entre todos os participantes do evento, o marketing promocional de Balneário Camboriú causou forte impacto, pois acabou recebendo destaque através de apresentações, discursos de seus diretores - do diretor geral de Turismo, Ademar Schneider, e do diretor de Eventos e Marketing para o Mercosul, Mariano Palmioli- e vídeos (um institucional, um segundo do Camboriú Estudantil e outro do Parque Unipraias). Segundo explicou o diretor Palmioli, Balneário Camboriú foi o principal foco das atenções, já que outros destinos turísticos também foram divulgados, mas com exposição menor. “Foram cerca de 30 minutos voltados exclusivamente às nossas potencialidades turísticas”, analisa o diretor, confiante na conquista do mercado peruano. Após o cerimonial, os espectadores puderam participar de sorteios de viagens com hospedagens para Balneário Camboriú, oferecidas por hotéis do município, além de passagens aéreas oferecidas pela Brapetur. Como continuidade do workshop, ficaram programados dois famtours (viagens de familiarização) - junho e outubro deste ano -com o intuito de fazer os agentes de viagens e jornalistas comprovar, in loco, as maravilhas naturais e a infraestrutura que a cidade oferece. Visita e capacitação em operadora Durante a estadia dos diretores da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú em Lima, uma das maiores operadoras de viagens do Peru, a Falabella, organizou um curso de capacitação para 30 vendedores das sucursais da empresa, para que os profissionais conhecessem melhor Balneário Camboriú. No curso, os diretores mostraram o DVD institucional da cidade, informaram sobre a infraestrutura, o potencial natural e econômico do município. Ao final do curso de capacitação, o diretor geral da Falabella promoveu uma reunião institucional, na qual foram estabelecidos itens positivos para que a operadora, a partir do mês de junho, inclua em seus pacotes turísticos e preferenciais, o estado de Santa Catarina, dando atendimento preferencial a Balneário Camboriú. A Santur (órgão do turismo catarinense) ofereceu apoio de mídia e a Sectur se comprometeu a ajudar nos custos operacionais dos futuros famtours e dos vendedores da empresa. A Falabella possui 18 shoppings centers no Peru e é a que mais possui clientes fidelizados na bandeira de crédito Visa, na cidade de Lima. O sucesso da viagem de divulgação promoveu incentivo ao turismo de Balneário Camboriú. Os próximos mercados a serem explorados serão o colombiano, em 2010 e o equatoriano, em 2011.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  
Turismo de Balneário Camboriú segue Feiarte e embarca para Curitiba
Depois do sucesso obtido em Porto Alegre, capital que recebeu a visita de 80 mil pessoas no período de 1º a 10 de maio durante a Feira Internacional do Artesanato, a Feiarte parte para Curitiba, onde será realizada de 15 a 24 deste mês.  O evento, que é um dos maiores na área das artes manuais e peças decorativas, continuará com a presença de Balneário Camboriú, representada pela Secretaria de Turismo em estande próprio, ainda em parceria com o artista plástico Reiner e sua esposa Claudinéia Wolff. O casal realiza parceria com o Turismo municipal; cedeu espaço ao município em Porto Alegre, e na capital paranaense utilizam o estande da Sectur. Na edição gaúcha participaram 36 países e os 26 Estados brasileiros. Inúmeros artesãos e artistas plásticos mostraram o resultado de seu talento. Este ano houve a participação de 20 artesãos uruguaios, que participam de um projeto entre a Organização das Nações Unidas – ONU e o governo uruguaio. Além de todo o material promocional levado por pela Secretaria à feira em Porto Alegre, através de distribuição de folhetos publicitários,  vídeo e painéis com fotos de pontos turísticos da cidade, a cultura de Balneário Camboriú esteve muito bem representada pelas obras de Reiner Wolff. Em Curitiba, a Feiarte completa sua 22ª edição. São 22 anos de bons negócios em artesanato e em ramos que participam do encontro, principalmente o turismo. No estande de Balneário Camboriú podem ser encontradas peças decorativas, utilitárias, fotografias, material de marketing turístico e trabalhos do artista Reiner, que mantém essa importante parceria para Balneário Camboriú, diminuindo custos para o Município. A Feiarte promove negócios no atacado com lojistas e no varejo com o consumidor-final, possibilitando ao público conhecer o que há de melhor em diversas culturas. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br 
Turismo de Balneário participa do Festival Multicultural Catarinense
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará presente em mais um grande evento, divulgando o destino turístico e o potencial econômico do município. O 2º FIMC – Festival da Integração Multicultural Catarinense - acontece em Florianópolis, de 13 a 17 de maio. É um evento paralelo ao WTTC – World Travel and Tourism Council (Congresso Mundial de Turismo), que é um acontecimento fechado realizado em um grande hotel na praia do Costão do Santinho, mas atrairá investidores do mundo inteiro à Capital do Estado. Já o FIMC será realizado no Centrosul, no centro da cidade, em uma área de 7,6 mil metros quadrados e é aberto ao público. Balneário Camboriú integra um dos nove núcleos que representam todas as regiões catarinenses nesse evento. A cidade participa do FIMC incorporada à região Rota do Sol, formada ainda por Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Itajaí, Penha e Balneário Piçarras. A estimativa é de que aproximadamente 50 mil visitantes passem pelo festival, para conferir várias atrações culturais, como o folclore, os musicais, a gastronomia com pratos típicos do Estado, e, entre vários outros itens, filmes e documentários catarinenses. Com a presença dos órgãos de turismo, quem passar pelo evento também poderá ter acesso a uma gama de informações de entretenimento, lazer, hospedagens, compras, enfim, vai ter uma grande vitrine turística de Santa Catarina. A primeira edição do FIMC foi realizada em 1999. Sua reativação acontece com o apoio do Governo do Estado e apresenta, em sua segunda edição, cenários multimídia que interagem com os visitantes. O Parque Unipraias de Balneário Camboriú, por exemplo, também estará no festival mostrando algumas das atrações turísticas do município: toda a estrutura dos bondinhos aéreos, o Youhooo! Trenó de Montanha e o Parque de Aventuras. A equipe da Secretaria de Turismo também estará divulgando estes e outros equipamentos turísticos, entre eles o Cristo Luz, o Parque Natural Raimundo Malta, as passarelas do Pontal Norte, o grande centro de compras que a cidade oferece, os passeios de escuna, os inúmeros setores de produtos e serviços, outros dados econômicos, culturais e históricos da cidade, e  materiais de marketing promocional. Tudo isso, em estande próprio, decorado com um grande painel de fundo, onde foi fixada a imagem da Prainha, localizada no Pontal Norte da cidade (foto). O FIMC aproveita a realização do WTTC para mostrar as características do Estado ao resto do mundo. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Sectur presente no Fórum de Dirigentes de Turismo
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará presente no Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, que acontece nos dias 15 e 16 de maio junto ao 2º FIMC – Festival da Integração Multicultural Catarinense, no Centrosul, centro de convenções de Florianópolis. O Fórum terá as presenças do ministro do Turismo, Luis Barreto e do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. A Sectur estará representada pelo secretário de Turismo de Balneário, Cláudio Fernando Dalvesco. A programação inicia com credenciamento, às 15h30 de sexta-feira, prosseguindo com abertura e lançamento do Fórum. A primeira palestra será sobre “O Turismo – Tendências Mundiais”, com o palestrante Jean Claude Baumgartner. Das 19h em diante, os participantes irão explorar o Festival FIMC. No sábado, 16, a agenda recomeça com a palestra “Plano Nacional de Turismo”, sob responsabilidade do ministro de Turismo, Luis Barreto. Em seguida, o secretário de Turismo de Santa Catarina, Gilmar Knaesel, profere palestra com o tema “Santa Catarina e o Turismo” e na sua sequência, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, aborda a “Promoção e Comercialização do Destino Santa Catarina”. Por volta das 10h30, a agenda marca a palestra de Elisa Wypes de Liz, da SOL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e o “Plano Estadual de Turismo – Políticas e Programas”. Ainda na parte da manhã, a palestra de Guilberto Savedra, diretor geral da SOL, realizando a apresentação do Estatuto Tentativo para apreciação da Plenária do Fórum. O encerramento está marcado para 11h30, logo depois, confraternização entre os secretários e dirigentes de Turismo. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br

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