- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Economia de pequenos pescadores é mapeada em Balneário Camboriú
28.01.2010 às 18:33h
Por enquanto são 33, mas a meta é alcançar mais de cem pescadores para serem beneficiados com o projeto de Monitoramento da Pesca Marinha Artesanal até o final de 2010. O trabalho é realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O projeto acontece em 300 comunidades pesqueiras desde o ano passado e procura conhecer a atividade da pesca artesanal no mar realizada por pescadores do litoral catarinense.
Dos mais de 450 pescadores cadastrados na Colônia de Pescadores Z-7 de Balneário Camboriú, 90% são do Bairro da Barra e aproximadamente 220 estão atuantes. Dos ativos, cerca de 120 são esperados para colaborar com o monitoramento. Serão três os objetivos/benefícios proporcionados pelo projeto: primeiro, a criação de políticas públicas para o setor, junto aos governos municipais, estaduais e federal; o segundo, a própria organização dos pescadores, que conhecerão suas atividades e a de seus companheiros, o que poderá os levar a produzir ainda mais; por último, o conhecimento de suas rentabilidades, a que ela se destina, entre outros resultados importantes para o crescimento da economia pesqueira local e de sua própria família.
Segundo explica o responsável pelo escritório local da Epagri, José Eduardo Barros, os 33 pescadores que aderiram ao projeto estão sendo monitorados voluntariamente todos os dias. As informações são sigilosas mas, formarão um painel de resultados que será apresentado e discutido com a comunidade. A análise desses resultados acontece de quatro em quatro meses até o final do projeto.
"Depois de cinco meses de execução, temos uma avaliação positiva do que já obtivemos. Os pescadores de Balneário Camboriú estão anotando e recebendo informações que nunca tinham percebido. Com isso, poderão avançar mais em suas atividades", disse Barros.
Na região do litoral centro-norte o monitoramento é realizado em Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Navegantes, Itapema, Itajaí, Porto Belo e Penha. Os monitores coletam dados como o controle de entrada e saída de embarcações artesanais, realizam entrevistas com produtores pesqueiros, recolhem e repõe mensalmente os cadernos de monitoramento, apoiam a organização de reuniões comunitárias, entregam os dados coletados nos escritórios da Epagri e elaboram relatório mensal de atividades.
Os pescadores artesanais de Balneário Camboriú que quiserem entrar no projeto e melhorar suas atividades de pesca conhecendo a economia que produzem, podem procurar o escritório da Epagri na rua José Francisco Vítor, 220. Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3363-8168.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
Movimento Você e a Paz reuniu mais de três mil pessoas
28.01.2010 às 17:08h
Mais de três mil pessoas se reuniram na noite de ontem no Pontal Norte da Praia Central para prestigiar a abertura oficial do 1° Movimento Você e a Paz, de Balneário Camboriú. O evento contou com a presença de Eduardo Meneghelli Júnior, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú; Leandro Hannibal, vice-presidente da OAB/BC; Saul Brandalise, diretor da Seicho-No-Ie do Brasil em Santa Catarina; Sonia Moroso, juíza da Vara da Infância de Balneário Camboriú; frei Ladi, pároco da Igreja Santa Inês e do palestrante e missionário Divaldo Pereira Franco.
Na abertura, o presidente da Fundação Cultural, Eduardo Meneghelli, o Torto, que representou o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) destacou a importância de movimentos como este , que promovem a paz, através da conscientização e integração da sociedade, aliando atitudes solidárias ao amor incondicional, sem distinção de classe social, raça ou religião.
O palestrante da noite Divaldo Pereira Franco - idealizador do Movimento Você e a paz - enfatizou a urgente necessidade da construção de uma sociedade mais pacificadora e humanizada, tendo como ponto de partida a busca pela conscientização das pessoas sobre a importância do amor fraternal entre os seres humanos, da harmonia social, da procura pela riqueza espiritual e do equilíbrio social.
No final do evento o missionário convidou o público para que com ele, de mãos dadas, numa só corrente cantasse a música Paz pela Paz, de Nando Cordel, interpretada ao vivo pela cantora Raquel Pasta.
O 1° Movimento Você e a Paz de Balneário Camboriú foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Balneário Camboriú e apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Universidade da Paz (Unipaz), Seicho-No-Ie, Federação Espírita Catarinense e a colaboração do Atlântico Shopping e dos criadores de pombos de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Departamento de ComunicaçãoFundação Cultural de Balneário CamboriúTexto: Jeane Munaretti (RS/0280 –RTV)Foto: Ariston Sal JuniorFone: (47) 3366-5491 Imprensa.fcbc@camboriu.sc.gov.br
Seguem as inscrições para a 2ª Corrida Turística da Folia
28.01.2010 às 16:26h
Balneário Camboriú recebe no dia 14 de fevereiro, a 2ª Corrida Turística da Folia. A prova tem início marcado para as 21h30 e partirá da Avenida Atlântica em direção a Estrada da Rainha, com percursos de 10 e 5km. A largada da 2ª Corrida Turística da Folia será em frente ao palco de atrações do Atlântico Shopping, localizado na Avenida Atlântica – altura da Alvin Bauer, às 21h30. Os atletas partirão em direção ao Pontal Norte, Estrada da Rainha e voltarão pelo mesmo trajeto com linha de chegada também em frente ao palco. As inscrições para o percurso de 10 km custam R$ 30 e para o de 5km custam R$ 20 por pessoa e podem ser feitas com antecedência pelo site www.luizfelicio.com ou pelo e-mail felicioeventos@uol.com.br. Além disso, no dia da prova os interessados também poderão se inscrever na Galeria Maxim (Avenida Atlântica, 1770), onde também serão retirados os kits com camiseta e identificação dos atletas, das 10h às 20h. Idosos maiores de 60 anos terão desconto na inscrição. Os vencedores dos 10 km masculino e feminino receberão troféus e todos os altetas terão direito a uma medalha de participação. Os competidores contarão ainda com uma alimentação especial, com frutas, sucos e água mineral. “Esta será mais uma opção de entretenimento para os que desejam passar o Carnaval em nossa cidade sem deixar de lado o esporte e os hábitos saudáveis”, disse o organizador do evento, Luiz Felício. A 2ª Corrida Turística da Folia tem o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú através das secretarias de Turismo, Obras, Saúde e Meio Ambiente, Segurança, Supermercados Angeloni, equipe Life Sports e Hotel Turist. Mais Informações:Luiz Felício: (47) 9141-8016/ 3367-7788 Prefeitura de Balneário CamboriúDepartamento de ComunicaçãoTexto: Fabricia Prado (SC 03103 JP)Fone: (47) 3267-7022
Arte na Praça promete neste final de semana
28.01.2010 às 18:06h
O 2° Arte na Praça – Cinema, Teatro, Dança e Música - traz para este final de semana, além de diversão, um pouco da história da cultura açoriana na região.
Na sexta-feira (29), show com a dupla Cícero e Regina, interpretando músicas dos anos 70, 80 e 90. No sábado (30), show com a cantora Maria Ângela e no domingo (31), apresentação do grupo folclórico Boi de Mamão de Joinville, resgatando a história da cultura açoriana no estado catarinense. Logo em seguida, show para a 3ª idade com Eulina e convidados - Os Seresteiros de B.C.
Para a próxima semana, no mês de fevereiro, as apresentações seguem a seguinte ordem: quinta-feira (04), show com o grupo Espírito Rasta – Reggae , sexta-feira (05), Cia Encanto Teatro e Conto, sábado (06) , Grupo de Dança Aníbal Dance, e no domingo (07) , encerramento , como o Coral Show Criança Feliz de Criciúma .
Divirta-se neste verão com o 2° Arte na Praça – Cinema, Teatro, Dança e Música, na Praça Higino Pio, localizada na Av. Alvin Bauer
Realização: Prefeitura de Balneário Camboriú / Fundação Cultural.
Serviço:
Evento: 2° Arte na Praça – Cinema,Teatro , Dança e Música
Dias:, 29, 30, e 31/01, e 05, 06, 07/ 02 / 2010
Hora: Das 19:00 às 21:30
Local: Praça Higino Pio, Av. Alvin Bauer, entre as Av. Atlântica e Av. Brasil
Centro, Balneário Camboriú.
Informações:Fundação Cultural de Balneário CamboriúRua 2412, nº 111, Centro / B.C, SC - CEP: 88330-440Fone fax: 47 3366-5325 / 47 33665491
Texto :Jeane Munaretti RS/0280 –RTVAssessoria de Imprensa FCBCDepartamento de ComunicaçãoFotos: Heitor José Machado MartinsPrefeitura de Balneário Camboriú
Turistas elogiam o Praia Limpa
28.01.2010 às 16:40h
Até o dia 28 de fevereiro, a limpeza da Praia Central conta com uma força importante. Trinta monitores, através do projeto Praia Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú - Semam, estão em toda a extensão da orla, realizando orientações junto aos banhistas, de como manter a praia adequada para a permanência das pessoas, com higiene, saúde e respeito. O trabalho acontece em toda a extensão da praia, que foi dividida em cinco setores - um de cada cor - com a distribuição de sacolas plásticas, minicinzeiros feitos em forma de cone e de plástico, que armazenam desde pontas de cigarros até papel de balas.
Dicas de conservação também são respassadas aos banhistas, informações turísticas e fitas também separadas por cores, que são colocadas em crianças e até em idosos, para que não se percam de suas famílias. Também são distribuídas fitas brancas pelo projeto Agente da Paz da Associação dos Magistrados Catarinense, para que todos entendam que os problemas na orla devem ser resolvidos com diálogo, respeito e cidadania.
Segundo explica o secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, o projeto tem qualificado positivamente a Praia Central e habituado o turista e o morador, que frequentam as areias, a dar destino correto ao lixo. "Planejamentos uma forma de fazer uma campanha sistemática o ano todo, para que o frequentador da praia saiba valorizar o meio ambiente e sua beleza natural de maneira contínua. Se todos colaborarem, teremos uma praia muito mais limpa", analisa o secretário.
Já no que diz respeito às pulseiras de identificação do setor da praia, que são colocadas nos braços dos menores, o serviço tem auxiliado uma média de duas crianças, diariamente, a encontrar seus responsáveis. Até terça-feira, 26, tinham sido distribuídas aproximadamente 40 mil fitas e a projeção é para que, até final de fevereiro, este total chegue aos 80 mil.
Para a turista de Londrina (PR), Cristina Kalil Silva, o projeto é "excelente". Ela, que veraneia em Balneário Camboriú há mais de 30 anos, afirma que "a praia nunca esteve tão limpa" e seus dois filhos, de cinco e sete anos, estão usando as fitas no pulso para prevenir que se percam no meio da multidão de banhistas da Praia Central. Seu marido, Francisco de Sales Bondioli, tem a mesma opinião. "A praia está mais limpa, mesmo quando chove", complementa.
O comerciante Leuris Menegatti, de Tupi Paulista (SP), veraneia em Balneário Camboriú há três anos, e qualificou a limpeza da orla como excelente, e também atribui em parte ao projeto Praia Limpa, da Semam. Para Leuris, a cidade tem a praia mais limpa de todas as praias que ele conhece. Ele sugere que se coloquem placas que mencionem a importância do bom acondicionamento do lixo. Para Tiago Menegatti, seria necessária maior fiscalização na orla e penalizar quem joga lixo na areia. "Por mais que a Prefeitura faça a parte dela, muitos turistas não fazem, mas em geral, notei que o pessoal que veio a Balneário nesse verão está mais educado", alinhava.
A assessora da Semam, Haydée Assanti, acredita que é difícil mudar o hábito de muitos veranistas, que jogam papéis, e outras sobras na areia da praia. "Com o Praia Limpa, estamos fazendo um trabalho de formiguinha. Para se ter uma ideia, tem pessoas que recebem a sacola plástica, e a abandonam cheia de lixo na praia", finaliza.
A praia está setorizada em cinco cores: laranja, azul, branca, amarela e roxa e em cada uma, dois turnos de monitores que orientam os banhistas no acondicionamento do lixo, no cuidado com as crianças, esclarecem dúvidas dos turistas, entre outros trabalhos de consciência ambiental. Ao todo, são 30 pessoas que estão ajudando a praia a ficar mais limpa e agradável.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário CamboriúFoto: Silvia Bomm(47) 3267-7022
Balneário Camboriú em mais uma oportunidade de divulgação
27.01.2010 às 14:08h
Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú vai estar presente no 16º Workshop CVC em São Paulo. Com o tema “Um Novo Olhar”, o evento tem a intenção de fazer uma abordagem diferente para cada destino turístico, mostrando outras faces das regiões a serem visitadas, instigando a exploração desses locais com outros olhares.
Com um estande próprio, os profissionais da Sectur estarão mostrando no Expo Center Norte todas as belezas naturais, os atrativos turísticos e as informações de produtos e serviços oferecidos aos turistas em nossa cidade. Na edição de 2009, o evento contou com 582 expositores nacionais e internacionais, considerados como nomes-chave nos negócios relacionados ao turismo. Também passaram pelo 15º Workshop CVC 12 mil visitantes, entre eles representantes de redes hoteleiras, companhias aéreas, agências de viagens e secretarias de turismo de diversos estados do Brasil e do exterior.
O 15º Workshop CVC superou o número de 12 mil agentes de viagens. Houve também a participação de mais de 30 países e 70 diferentes localidades, dentre eles África do Sul, Argentina, Canadá, Caribe, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, México, República Checa e Uruguai.
A edição de 2010, com o 16º Workshop CVC, é mais uma oportunidade de Balneário Camboriú divulgar o seu potencial perante o público nacional e internacional e também de mostrar que quem conhece a cidade pode retornar e sempre descobrir uma nova atração na Capital Catarinense do Turismo.
Daiane Louise Basso, estagiária de Comunicação Social sob supervisão profissional Rafael Weiss (DRT 2094-SC) Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Prefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122
TV Justiça realiza gravações em Balneário Camboriú
25.01.2010 às 23:50h
A equipe de reportagem que representa a TV Justiça de Brasília, através do programa Brasil.Jus, realiza várias filmagens em Balneário Camboriú entre esta segunda e terça-feira, 25 e 26 de janeiro. Os profissionais vieram à cidade para produzir um programa que vai ao ar no dia 8 de fevereiro, às 20h30, sobre o projeto Agente da Paz, do Judiciário catarinense, e também um pouco das belezas e atrações turísticas da cidade. O programa terá algumas reapresentações no mesmo canal, que pode ser sintonizado pela TV paga Sky, por antena parabólica através de receptor digital, ou ainda pela internet, no link http://www.tvjustica.jus.br/assista_online.php .
O Brasil.Jus revela as boas iniciativas da Justiça de primeira instância por todo o Brasil. A equipe que veio a Balneário Camboriú é formada por repórter, produtor, cinegrafista, operador de áudio e motorista. Em geral, eles passam pelos estados do país mostrando aos telespectadores o quanto as decisões e projetos da Justiça modificam, influenciam e transformam comunidades com seus benefícios. Além das ações do Judiciário, e através de uma linguagem descontraída, o Brasil.Jus mostra ângulos diferentes do dia a dia das localidades e, numa produção cheia de riquezas culturais, natureza, detalhes e estilos, revela curiosidades e belezas dos ugares por onde passa.
Em Balneário Camboriú, a tarefa de produzir um programa sobre o projeto Agente da Paz, terá sua segunda parte nesta tarça-feira, com gravações dessa ação que é de autoria da juíza de Direito, Sônia Maria Mazzetto Moroso, titular da Vara da Família, Infância e Juventude da Comarca de Balneário Camboriú, e é coordenada pela Associação dos Magistrados Catarinenses, Departamento da Família, Idoso, Infância e Juventude, e pela Comissão Estadual Pró-Infância e Juventude. O projeto tem como objetivo substituir a cultura da violência por uma cultura de paz, promovendo espaços de articulação, reflexão, formação e implementação de ações voltadas para esta temática, em todo o estado catarinense. Através da TV Justiça, o Brasil.Jus irá mostrar para todo o Brasil o Agente da Paz como exemplo de processo participativo, que busca nas pessoas a mudança no seu jeito de pensar, agir e promover o aprendizado da paz, da ética e da justiça.
TurismoAs primeiras gravações do programa em Balneário Camboriú aconteceram nesta segunda-feira, e foram acompanhadas pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal. Os profissionais conheceram as praias da Costa Brava, realizando entrevistas na praia do Estaleirinho, em Taquaras e também em Laranjeiras. Depois, gravou imagens da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (conhecida como Capela de Santo Amaro). A edificação secular é a primeira construção religiosa da cidade, no bairro que foi o berço de Balneário Camboriú, a Barra, a partir de meados do século 19.
Logo depois, a reportagem partiu para desvendar as belezas e tecnologias turísticas encontradas no Parque Unipraias Camboriú. Comprovou a panorâmica dos mirantes da estação Mata Atlântica, após passar pelas trilhas ecológicas do parque. Também conheceu o trenó de montanha Youhooo! e os vários recantos no alto do Morro da Aguada a 238 metros de altura. Na sequência, almoçou com o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, a beira-mar, e gravou imagens no alto do Cristo Luz, a estátua que tem 33 metros de altura, e à noite é um show de luzes coloridas que simbolizam principalmente o sentimento da paz, o enfoque principal do projeto do Judiciário que a equipe estará produzindo nesta terça-feira.
Fez ainda gravações do comércio e da hotelaria no centro da cidade, e do voo de parapente no Morro do Careca, no Pontal Norte e, para finalizar, buscou imagens junto a pescadores locais. A repórter Bárbara Viegas gostou muito de Balneário Camboriú. "Posso dizer, sem nenhum erro, que é um dos lugares mais bonitos que visitei e olhe que eu já visitei o Brasil todo. Vi muitos salva-vidas na praia e a limpeza está muito boa, inclusive no domingo, e com a cidade cheia de turistas. Talvez necessite melhorar um pouco o trânsito da avenida Atlântica. No mais, eu voltaria, sim, mas da próxima vez, a passeio, com certeza", analisou . Em termos de gastronomia e lugares a passeio, Bárbara disse que a cidade tem muitas opções, e isso é um grande diferencial positivo.
Já a produtora, Tânia Rosa, gostou muito da receptividade no hotel, restaurantes e teve muito boa impressão da cidade. "É muito limpa, pela grande quantidade de pessoas que recebe. Parece que os turistas são muito educados por aqui. As pessoas são muito bonitas e o município tem várias opções interessantes. Minha primeira impressão foi maravilhosa". Tânia também elogia a segurança: "Me chamou atenção o policiamento (PM e agentes de trânsito) e a limpeza das ruas. Já sobre o trânsito, Balneário Camboriú não tem muitas opções de vias, mas, de repente, seria interessante conscientizar as pessoas que possam deixar o carro em casa, que o façam, pois isso é normal em cidades de grande fluxo turístico. Agora, em relação à limpeza, não tem comparação com outras cidades turísticas. Muito limpa mesmo e tranquila", avaliou.
O programa Brasil.Jus sobre Balneário Camboriú e sobre o projeto Agente da Paz será exibido no dia 8 de fevereiro, uma segunda-feira, às 20h30, e terá reprises na quinta-feira (11) às 13h30, na sexta-feira(12) às 12h30 e 22h30, no sábado(13) às 8 e 21h30 e, por fim, no domingo(13) à 0h.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoFotos Silvia BommPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
Balneário Camboriú recebe nesta quarta-feira Primeiro Movimento Você e a Paz
25.01.2010 às 16:33h
A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Fundação Cultural e Secretaria de Turismo , convida a comunidade para o 1° Movimento Você e a Paz. O ato acontecerá nesta quarta-feira (27) e é um trabalho desenvolvido e organizado pela sociedade civil, sem interesse político ou religioso, que estará acontecendo pela primeira vez na cidade.
Estarão presentes no evento representantes de órgãos civis, religiosos e governamentais , seguindo um só objetivo - o de construir uma sociedade mais pacífica , humanizada e solidária - buscando contudo centralizar-se na conscientização das pessoas quanto a importância da paz, da harmonia social, baseada nos bons costumes, promovendo a riqueza espiritual e o equilíbrio social.
O início do evento está marcado para às 19 horas no Pontal Norte. Contará com a presença de diversos oradores e também com a tradicional revoada de pombos, apresentações culturais, além da palestra de um dos maiores promovedores da paz no mundo, o conferencista, escritor e missionário Divaldo Pereira Franco.
O Movimento “Você e a Paz” nasceu da iniciativa de Divaldo Pereira Franco, fundador do Centro Espírita Caminho da Redenção e da Mansão do Caminho, localizada em Salvador, Bahia, no ano de 1998.
Médium espírita, muito conhecido no exterior e de grande expressão no Brasil , escreveu mais de 200 livros psicografados atuando intensamente em 60 países dos cinco continentes. Divaldo estará pela primeira vez em Balneário Camboriú, com sua peregrinação em prol da paz nesta quarta-feira (27).
Participe do 1° Movimento Você e a Paz em Balneário Camboriú, promoção da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Balneário Camboriú, apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomércio, Universidade da Paz – Unipaz, Seicho-No-Ie e Federação Espírita Catarinense.
Confira a programação do evento (27/01), a partir das 19h:
Início (show de violinos) - Fundação Cultural
Revoada de pombos - Prefeitura de Balneário Camboriú e OAB Balneário Camboriú
Presença religiosa católica
Presença religiosa evangélica
Seicho-No-Ie
Palestra com Divaldo Pereira Franco
Encerramento: público participa da canção “PAZ PELA PAZ”, de Nando Cordel.
Informações e entrevistas com Leandro (47) 9965-7417 ou Esther
(47) 9987-6011.
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Jeane Munaretti-RS/0280 –RTV
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Imprensa.fcbc@camboriu.sc.gov.br
3366-5491
