- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Fãs do Calypso esperam a hora do show em Balneário Camboriú
Fãs de diversos estados do Brasil estão em Balneário Camboriú desde cedo esperando a apresentação da banda paraense Calypso. A apresentação começa daqui a pouco, no Pontal Norte, na Praia Centralde Balneário Camboriú.
Os integrantes do fã clube “Faço tudo por Calypso”, de Porto Alegre (RS) foram os primeiros a chegar no local do show, às 5 horas da manhã. O fã clube - que nasceu a mais de três mil quilômetros de distância do Pará onde o Calypso surgiu - tem 25 integrantes, mas somente sete conseguiram vir até BalneárioCamboriú: “Assim que o show foi marcado já compramos as passagens, já fui em 11 apresentações do Calypso e faço tudo pela banda”, disse Deise Cercconella, 25, presidente deste fã clube.
Já Fernando Rosa, 19, do fã clube Calypsul de Pinhais (PR), aguarda para tentar entregar uma carta com mais de 50 metros para Joelma, vocalista da banda, desde as 6 horas da manha. Durante a festa da criançada nesta tarde de domingo, outros fãs clubes da Calypso, como o “Fã Clube Joelma Mendes” (Porto Alegre – RS), já se juntavam bem coladinhos ao palco.
Fotos em www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Prefeitura de Balneário Camboriú Departamento de Comunicação Texto e Fotos: Fabricia Prado (SC 03103 JP)
O carnaval já está com a corda toda em Balneário Camboriú
13.02.2010 às 08:47h
A folia já começou em Balneário Camboriú e foliões animados não se intimidaram com a chuva que ameaçou cair. Por volta das 21h dessa sexta-feira, 12, o Bloco do Bêco iniciou os primeiros acordes da trilha sonora para cumprir a tradição. Marchinhas de carnaval consagradas e MPBs, adaptadas ao ritmo dos sopros e percussão que ditam o ritmo alegre, pontuou a animação do bloco, que se concentrou na Avenida Atlântica, na altura da Rua 2200.
Pouco depois das 22h foi a vez do Bloco Mexe Mexe arrastar o cordão que percorreu algumas ruas da cidade, levando a galera à Praça Almirante Tamandaré, pela Avenida Atlântica. Resultado de uma parceria de muita festa, atrás da sua carretinha e seus 70 integrantes, o Bloco Vai Sabê! não mediu esforços para que a noite tivesse uma alegria toda especial.
Pelos lados do calçadão e da areia, o Bloco do Bêco é quem dava o tom. Um dos percussionistas da Banda do Beco, Jivago Munzfeld, conta que o bloco existe há 10 anos e que no ano passado fez uma parceria com a Associação Amor Para Down, que segue firme esse ano. “Além disso o apoio da Prefeitura foi muito bem vindo”, diz.
Jivago conta ainda que esse ano foram repassadas 300 camisetas aos foliões que sairão no bloco, durante os quatro dias de carnaval. A bateria, composta por 10 integrantes, fizeram o ritmo aos três sopros que deram mais acordes para a primeira noite da magia carnavalesca. O Bloco do Bêco, em seus primórdios, contava apenas com três integrantes “e hoje isso agora é uma família”, comemora Jivago.
A festa do Mexe Mexe, que começou em meados de janeiro, em desfiles todas as sextas-feiras pelas vias de Balneário Camboriú, culminou nesta primeira noite de folia na Praça Almirante Tamandaré. Neste ano, comemora esse ano seu 21º carnaval ininterrupto na cidade. A diretora do bloco, Marisa Régis, disse que o apoio da Prefeitura, nesse ano, fez a diferença. “Tivemos pela primeira vez acesso à Praça Almirante Tamandaré, o que é bem legal, e eu espero que dê tudo certo, pois dessa forma não atrapalha o trânsito”, comemora.
Marisa conta que o Mexe Mexe tem o número de integrantes fixos “porque não cabem mais foliões na carreta”, brinca. O carro que vai na frente com a bateria, foi comprado e estreou no bloco em 1994 e desde então é item obrigatório na festa, ano após ano.
Nesta sexta-feira, o Bloco Mexe Mexe desfilou o Bloco de Sujos, que tradicionalmente abre o carnaval. “No nosso último dia de carnaval, que será na próxima sexta-feira, dia 19, faremos o enterro dos ossos, para que no ano que vem o carnaval retorne com muita alegria”, deseja Marisa.
Não perca a programação desta noite de sábado, 13, para o Carnamboriú 2010:
18h30 às 21h – No Pontal Norte - Carnamboriú com a Banda S/A;21h - Apresentação do Bloco do Beco - Avenida Atlântica entre as ruas 2300 e 2200, até 24h;21 às 21h30 - Animação com DJ no palco do Carnamboriú 2010, no Pontal Norte;21h30 – Show nacional com o grupo Inimigos da HP no palco do Carnamboriú 2010, no Pontal Norte, abertura com show pirotécnico;22h - Saída do Bloco Mexe Mexe com sua carretinha, 70 integrantes e muito samba pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida - Acompanhamento pelo Bloco Vai Sabê! com seus 300 in tegrantes e sua grande animação;
Prefeitura de Balneário CamboriúDepartamento de ComunicaçãoTexto: Ariston Sal JuniorFotos: Ariston Sal Junior e Celso PeixotoFone: (47) 3267-7000Plantão: (47) 8883-7449
Carnamboriú 2010: Blocos tem programação especial
A festa do Carnamboriú 2010, promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), começa nesta sexta-feira, 12, com muitas atrações em Balneário Camboriú. A programação terá, além dos shows nacionais a partir deste sábado até terça-feira, no Pontal Norte, o desfile de blocos e da escola de samba da cidade entre a Rua 2000 e a Praça Tamandaré, como opção para brincar o carnaval também no centro da praia. Farão a folia na área central os blocos Mexe Mexe, Vai Sabê!, Inimigos da Segunda, Bloco do Beco, Rindo à Toa. O grupo Latarte completará apresentação especial de bate lata, feito por crianças e adolescentes no período da tarde, na faixa de areia entre o centro e Pontal Norte.
A folia carnavalesca de Balneário Camboriú inicia com a motivação dos blocos. O Mexe Mexe, que já está nas ruas desde o dia 15 de janeiro todas as noites de sexta-feira, vem com força total a partir deste dia 12. O grupo foi fundando em 1990, tem 70 integrantes e não tem vaga para novos foliões, isso porque faz a festa sobre uma carretinha puxada por um jipe, bem diferente do seu início, quando dependia de um caminhão de frete para levar alegria às ruas da cidade durante o carnaval. O Mexe Mexe é viabilizado por três empresas da cidade e sua intenção é não deixar morrer as tradições do carnaval, por isso a ênfase do bloco é tocar marchinhas com respeito sério ao horário de início e fim de sua apresentação: 22 horas, saindo da concentração na Avenida do Estado, próximo à Rua Albânia (restaurante Gadu) em direção à Avenida Central, Brasil, retornando pela Rua 2000, ingressando à Avenida Atlântica, com uma parada perto do calçadão da Avenida Central e retornando pela Alvin Bauer até o seu ponto de partida. O cronograma do Mexe Mexe é sair nesta sexta-feira, sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, e ainda na sexta-feira, dia 19, sempre no mesmo horário.
Mas o Mexe Mexe não vem só. O Bloco Vai Sabê! promete ser o fiel da folia e seguir a carretinha em todo o seu trajeto, durante as duas horas de muita música nas principais vias do centro. Formado em 2003, há quase cinco anos mantém parceria com o Mexe Mexe e já atrai mais de 180 integrantes, isso porque quem não conseguiu vaga na carretinha, acompanha a animação de perto pelo Vai Sabê!. O objetivo do grupo é divulgar seus patrocinadores e apoiadores, mas a grande meta é a de promover a confraternização de seus seguidores, que vem dos mais variados locais do Brasil, e brincar de forma organizada, saudável, com muita diversão e alegria. O grupo sai atrás do Mexe Mexe nesta sexta-feira, sábado e no domingo.
A programação desta sexta-feira ainda conta com o Bloco do Bêco, que completa neste 2010, dez carnavais de muita alegria entre amigos que todos os anos se encontram na praia. São moradores e veranistas de vários estados, que estão apadrinhados pela Associação Amor Pra Down e a ela entregará o que arrecadar no patrocínio de sua festa. O grupo, que ainda não tem sede própria mas está aberto a novos integrantes, comemora o carnaval a partir deste dia 12 em local fixo: no calçadão da Avenida Atlântica, entre as ruas 2200 e 2300, e no horário entre 21 e 24 horas.
E a festa continua com o bloco que não gosta muito do começo da semana, embora a próxima seja de feriadão. O Grêmio Recreativo Inimigos da Segunda se apresenta apenas neste domingo(14) e vai pular e cantar muito para afastar a tristeza. O grupo não tem fins lucrativos desde a sua fundação, em dezembro de 2008. Muitos dos seus integrantes vieram da extinta escola de samba Império do Municípios. A união do bloco surgiu de uma grande sintonia entre amigos e a vontade de dar alegria à turistas e moradores da cidade. Seu atrativo principal é a bateria, que na primeira edição do Carnamboriú atraiu em sua volta mais de 2 mil foliões. Neste ano, traz bloco carnavalesco, bateria com aproximadamente 50 membros, alegorias, samba enredo e muita alegria. O percurso a ser realizado será desde a Rua 2000, esquina com a Atlântica, até a Praça Almirante Tamandaré, onde os foliões poderão contar com mais uns minutos de som, antes de serem convidados a terminarem a festa em uma casa de shows localizada próxima à praça.
Na tarde de segunda-feira, quem domina as areias da praia em prol da alegria, é o grupo Latarte, que faz apresentação com latas usadas. O grupo Latarte foi criado em 2006 com o intuito de desenvolver a prática socioeducativa através da arte e terá uma participação toda especial, pois é formado por 134 meninos e meninas de 6 a 16 anos, que ingressaram no time de jovens talentosos, avaliados pela média escolar, disciplina, responsabilidade e respeito. A razão principal para a existência do projeto é possibilitar aos beneficiados a construção da cidadania, a fim de evitar que se tornem vulneráveis a situações de risco social. Na areia, mostrarão garra, ginga e motivação entre o Centro e o Pontal Norte, na tarde de segunda-feira(15), entre 15 e 18 horas. Fazem um som forte, bonito e que chama a atenção de todos que acompanham a apresentação. O Latarte faz sua segunda participação no Carnamboriú. No ano passado, conseguiu arrastar um grupo grande de admiradores em sua passagem.
A Escola de Samba Maravilha do Atlântico iniciou as atividades no ano passado e, embora jovem, promete fazer bonito no asfalto, a partir das 20h30, na segunda-feira de folia, entre a Rua 2000 e a Praça Tamandaré. A história da escola iniciou da necessidade de se ter esse tipo de atração na cidade, considerada como importante para o turismo do município. Hoje ela já tem perto de 500 integrantes e simpatizantes, que se reúnem todos os dias no barracão da escola. Profissionais experientes em carnaval, carnavalescos, alegoristas, artistas plásticos se juntaram e estão dando forma a uma grande escola para Balneário Camboriú. Possui bateria completa, com cerca de 40 componentes. Suas fantasias foram costuradas em seu próprio barracão, no Bairro dos Municípios. No desfile irá mostrar seis alas, entre elas, a do grupo Balanço das Ondas, da Afadefi, Melhor Idade e Bloco RIMdo a Toa. São 12 destaques com fantasias de luxo, 14 mulatas, mais de cem fantasias e ainda perto de 200 integrantes com camisetas da escola. (Elas podem ainda ser solicitadas pelos fones 9656-1352/8412-7371 ou 9977-3122). A bateria contará com 50 pessoas. São 50 membros na organizadores.
RIMdo a Toa - O bloco, que integrará uma ala da escola de samba Maravilha do Atlântico, foi criado em 2005 e todos os anos reúne pacientes da Fundação Pró-Rim, funcionários, amigos e vizinhos que se encontram no Pontal Norte nos sábados à noite, para mostrar que a alegria não acaba depois que se começa a hemodiálise. O bloco busca confraternizar o grupo e também tem ação educativa, pois conscientiza a população sobre a doença renal e sua prevenção. No primeiro ano, pintaram suas próprias camisetas e, no segundo, receberam apoio do seu fundador. A partir daí, obteve patrocínio de empresas locais para confecção do vestuário. A logomarca do grupo é um boneco denominado "Rinzito", e seu lema não poderia ser outro, senão seu próprio nome: RIMdo a Toa.
Acompanhe a programação dos blocos:
12/02 - Sexta-feira21h - Apresentação do Bloco do Beco - Avenida Atlântica entre as ruas 2300 e 2200, até 24h.22h - Saída do Bloco Mexe Mexe pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida - Acompanhamento pelo Bloco Vai Sabê e sua animação;
13/02 - Sábado 21h - Apresentação do Bloco do Beco - Avenida Atlântica entre as ruas 2300 e 2200, até 24h;22h - Saída do Bloco Mexe Mexe com sua carretinha, 70 integrantes e muito samba pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida - Acompanhamento pelo Bloco Vai Sabê e sua animação;
14/02 – Domingo21h - Apresentação do Bloco do Beco - Avenida Atlântica entre as ruas 2300 e 2200, até 24h;21h - Apresentação do Bloco Inimigos da Segunda - Avenida Atlântica entre a rua 2000 e a Praça Tamandaré, até 22h15;22h - Saída do Bloco Mexe Mexe com sua carretinha, 70 integrantes e muito samba pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida - Acompanhamento pelo Bloco Vai Sabê e sua animação;
15/02 – Segunda-feira15h às 18h – Apresentação Latarte – orquestra de instrumentos feitos com latas usadas, tocados por crianças;20h - Saída do Bloco Mexe Mexe com sua carretinha, 70 integrantes e muito samba pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica (20h30) e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida;20h30 - Desfile oficial da Escola de Samba Maravilha do Atlântico, na Avenida Atlântica, entre a Rua 2000 e Praça Tamandaré, com a participação dos grupos da Melhor Idade de Balneário Camboriú;21h - Apresentação do Bloco do Beco - Avenida Atlântica entre as ruas 2300 e 2200, até 24h;
16/02 – Terça-feira21h - Apresentação do Bloco do Beco - Avenida Atlântica entre as ruas 2300 e 2200, até 24h;22h - Saída do Bloco Mexe Mexe com sua carretinha, 70 integrantes e muito samba pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida;
19/02 - Sexta-feira22h - Saída do Bloco Mexe Mexe com sua carretinha, 70 integrantes e muito samba pelas principais avenidas da cidade. Partida do Restaurante Gadú, rumo a Avenida Central, Brasil até a Rua 2000, retorna pela Atlântica e com 30 minutos de animação na concentração em frente à Avenida Central. Volta pela Alvin Bauer até a Terceira Avenida, Avenida do Estado ao ponto de partida;
Outras atrações promovidas pela Prefeitura e pela comunidade no site www.secturbc.com.br em Calendário de Eventos. Envie seu evento para imprensa@secturbc.com.br .
Assessoria de ImprensaSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário CamboriúTexto: Silvia BommFoto: Ariston Sal Junior (Barracão da escola Maravilha do Atlântico)Foto: Silvia Bomm (Latarte)(47) 3367-8122
Cronograma da Secretaria da Saúde no Carnamboriú 2010
A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú estará presente durante todos os dias do Carnamboriú. A equipe de profissionais do Programa Municipal de DST/HIV/Aids promoverá ações de prevenção e fará a entrega de preservativos masculinos e leques nos dias de folia. O slogan dessa Campanha é “Coloque a proteção antes do prazer: use sempre camisinha”. Além disso, serão montadas unidades de atendimento em saúde no Pontal Norte e na Praça Almirante Tamandaré. O Posto de Apoio e Orientação da Praia Central atenderá amanhã (12), das 7h às 24h e nos dias de carnaval, normalmente, das 7h às 19h. Segundo o Secretário da Saúde – José Roberto Spósito, o objetivo desse trabalho é realizar atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem, além das orientações de prevenção para garantir que os foliões possam aproveitar o Carnamboriú. “Visando o atendimento com excelência”, afirma. De sábado (13) a terça-feira (16), equipes de profissionais da saúde distribuirão cerca de 30 mil leques e 50 mil camisinhas, nos locais das atividades carnavalescas do município. Cronograma da Saúde no Carnamboriú / 2010Data e horárioLocaisAtividadeSexta-feira (12) – das 7h às 24hPosto de Apoio e Orientação da Praia Central – av Atlântica, frente a rua 1400;Atendimento em Saúde;Sábado (13) – das 18h às 24h Pontal Norte e Praça Almirante Tamandaré; Unidade de atendimento em saúde; Sábado (13) – das 20h às 24hPontal Norte e Praça Almirante Tamandaré;Equipes de saúde orientam e entregam leques e preservativos masculinos; Domingo (14) – das 16h às 24hPontal Norte;Unidade de atendimento em saúde;Domingo (14) – das 20h às 24hPontal Norte e Praça Almirante Tamandaré; Equipes de saúde orientam e entregam leques e preservativos masculinos;Domingo (14) – das 18h às 24hPraça Almirante Tamandaré;Unidade de atendimento em saúde;Segunda-feira (15) – das 15h às 24h Pontal Norte;Unidade de atendimento em saúde;Segunda-feira (15) – das 20h às 24hPontal Norte e Praça Almirante Tamandaré;Equipes de saúde orientam e entregam leques e preservativos masculinos;Segunda-feira (15) – das 18h às 24hPraça Almirante Tamandaré;Unidade de atendimento em saúde;Terça-feira (16) – das 18h às 24hPontal Norte e Praça Almirante Tamandaré;Unidade de atendimento em saúde;Terça-feira (16) – das 20h às 24hPontal Norte e Praça Almirante Tamandaré;Equipes de saúde orientam e entregam leques e preservativos masculinos;
Mais informações no Gabinete do Secretário da Saúde, José Roberto Spósito, no telefone (47) 3261 6253. Dúvidas no Setor de Comunicação Social, no telefone (47) 3261 6254. Mirian Coelho Jornalista – SC/02824-JPSetor de Comunicação SocialSecretaria da Saúde e Saneamento Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú+55 47 3261.6254www.balneariocamboriu.sc.gov.brmiriancoelho@camboriu.sc.gov.br
Mais de 500 mil pessoas são esperadas para o Carnamboriú 2010
Se depender do planejamento de trabalho do comando do 12º Batalhão da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Municipal e agentes de trânsito e, ainda, com o apoio da Polícia Civil, o carnaval de Balneário Camboriú irá transcorrer de maneira tranquila e satisfatória. Esta semana, um encontro na sede do Batalhão reuniu autoridades de segurança e do turismo, para os acertos finais para a festa que inicia na sexta-feira, 12.
A principal preocupação é com o volume de pessoas que estarão na praia para acompanhar as atrações nacionais. Segundo informa o secretário de Turismo, Cláudio Dalvesco, a Sectur calcula que entre os quatro shows -Inimigos da HP no sábado (13), da banda Calypso no domingo (14), do grupo de rock Nenhum de Nós na segunda-feira (15) e da dupla sertaneja Bruno e Marrone na noite de terça-feira (16), com as atrações como o Carnamboriú Infantil na tarde de domingo e segunda-feira e ainda o desfile dos blocos e escola de samba entre a Rua 2000 e a Praça Tamandaré durante o período -, possam ser atraídas para o evento mais de 500 mil pessoas.
A Polícia Militar irá trabalhar todos os dias do carnaval, de sexta a sexta (12 a 19) em função do evento, assim como a Secretaria de Segurança municipal. Segundo informa o subcomandante do 12º BPM, major Ibraim Franz Júnior, o reforço para a festa é o mesmo da Operação Veraneio, até porque o carnaval acontece no estado todo. “Nosso efetivo vai dobrar o turno, para atender às necessidades das pessoas que querem se divertir”, informa o subcomandante.
Tanto a PM, quanto os agentes de trânsito sob coordenação da Secretaria de Segurança do município, estarão com atenção voltada aos locais do Carnamboriú, tanto na região da Praça Tamandaré, quanto no Pontal Norte. A PM estará com maior efetivo no Pontal Norte, pela estrutura e expectativa dos shows nacionais. Já os agentes de trânsito, estarão priorizando o serviço entre a Rua 2000 e Praça Tamandaré, pelo fechamento de um número maior de ruas nesse perímetro durante a passagem dos grupos carnavalescos. A PM empenhará entre 100 e 120 policiais na operação de carnaval e a maioria dos agentes de trânsito também estará a trabalho durante a folia.
O policiamento militar ocorrerá de várias formas: através de efetivo e viaturas, dezenas de policiais à paisana entre o público e policiamento nas ruas que darão acesso aos shows do Pontal Norte realizando revista visual e, se necessário, também realizarão revista corporal. A Cavalaria Militar também estará nas ruas com seis animais e seus PMs.
Entre o mar e a Avenida Atlântica serão colocadas estruturas (defensas) de ferro. Com isso, os PMs poderão fazer a observação minuciosa das pessoas que estarão passando pelo local. Também serão implantadas quatro torres de observação, que permitirão à PM visualizar possíveis problemas a uma distância de cerca de 100 metros em todas as direções.
O secretário de Segurança municipal, Adelcio Bernardino, explicou que os agentes estarão fechando ruas do centro, próximas a Rua 2300, para a passagem dos grupos de carnaval, mas a liberação acontece na sequência, assim que os blocos e escola passarem. “No Pontal Norte, estaremos interditando o acesso pela Rua Osmar Nunes à praia, e, possivelmente, a Atlântica a partir da Rua 1901, à medida que o público for aumentando”, analisa o secretário. Ele também informa que uma medida de segurança foi adotada para não acontecer de a praia ser usada como banheiro. “Solicitamos que os banheiros ecológicos fossem descentralizados na área dos shows”. No ano passado, eles foram colocados todos atrás do palco, e este ano isso será diferente.
O Carnamboriú contará ainda com o apoioe viaturas da Polícia Civil, o trabalho do Corpo de Bombeiros, inclusive por água com guarda-vidas, e demais órgãos que darão estrutura ao trabalho de segurança no município durante o evento.
Recomendações e observações/ PM e Secretaria de Segurança para a folia:
-Ir ao evento com espírito de alegria e diversão e não de violência;-Será proibido levar garrafas e copos de vidro à área de shows, para evitar que se quebrem, machuquem ou se tornem armas em brigas;-Direção e bebida não combinam; se for dirigir, não beba e vice-versa;-Deixar o carro em casa para evitar roubos, furtos e congestionamentos no trânsito;-Identificar as crianças com pulseiras onde deverá constar o telefone do responsável; Se os pais perderem seus filhos, procurar ajuda primeiro junto à PM;-Evitar as ruas de grande movimento; Há novas opções, como a Avenida Martin Luther;
Assessoria de ImprensaSilvia Bomm - DRT 3930-JP PRPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122(47) 9967-4868
Balneário Camboriú tem recorde em número de visitantes
01.02.2010 às 19:58h
O mês de janeiro foi de grandes resultados para o setor de turismo de Balneário Camboriú. Apesar de alguns grupos internacionais terem deixado de vir a cidade, principalmente argentinos por causa da desvalorização do peso frente ao dólar e, consequentemente, ao real, brasileiros, paraguaios, uruguaios, de outros países da América do Sul e até mesmo do país vizinho, que não se abateram com a crise, lotaram as praias da cidade, tanto que os números recebidos pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de visitantes que vieram por ônibus de turismo e a demanda turística de acordo com a coleta domiciliar de resíduos foi maior que o mesmo período de 2009. Os números indicam ainda para um público mensal recorde, jamais anotado na história de Balneário Camboriú.
O último mês fechou com o número de turistas acima de 800 mil. A demanda aponta para um público visitante de 818.055 pessoas, sem contar os cerca de 130 mil moradores fixos da cidade. Em 2009, janeiro havia alcançado 737.767 turistas; em 2008, esse número foi de 717.161 e em 2007, de 705.052. Já no ano de 2006, o primeiro mês do ano havia fechado com 633.869 visitantes.
Para o diretor de Turismo, Ademar Schneider, se não fosse a desvalorização do câmbio argentino, certamente os números teriam alcançado o aumento de 20%. "Chegamos a um resultado excelente e o público paraguaio representou um acréscimo de cem por cento. Isso devemos a um novo conceito de divulgação, com uma mídia mais abrangente, trazendo um público diferenciado que veio à cidade com automóvel próprio, alugando casa ou apartamento", esclarece Ademar. O hoteleiro José Kleine Busckstegge afirma que não pode reclamar da grande procura por apartamentos e casas, pois em seu estabelecimento a procura também foi grande. "Tivemos um aumento de 20% em relação à temporada passada, mesmo com a diminuição dos argentinos. Os particulares fizeram a diferença, com acréscimo de pelo menos 30%", afirma. Particulares são chamados pelo setor de turismo, aqueles que vem em veículo próprio.
Ônibus de turismo
Pelo Portal de Informações Turísticas passaram em janeiro de 2010 o total de 988 ônibus, com 38.687 visitantes. Desse montante, 36.261 pernoitaram na cidade, sendo que a maioria foi de brasileiros: 18 mil turistas. Os argentinos ainda lideram o total de turistas vindos de outros países do mercosul, com 12.032 visitantes. Na sequência, estão os paraguaios: 5.316, os uruguaios: 1.715 e chilenos: 1.511, entre outros. A média de permanência registrada é de seis dias, sendo que entraram na cidade 32 ônibus por dia, também em média.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoFOTO: Créditos: Silvia BommPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
Balneário Camboriú elege sua miss 2010
01/02/2010 - 15h15 Julhiane Niedermeyer, 23 anos e estudante da área da saúde, é a nova Miss Balneário Camboriú. Ela foi eleita no sábado, 30, quando recebeu a faixa de Aline Bruch, durante o Baile do Havaí, no clube Studio Z, na Via Gastronômica. Aline se despede da faixa que ajudou a projetar a beleza e o turismo da cidade para todo o estado, país e até para o exterior, pois além de Miss Balneário Camboriú 2009, foi eleita Miss Santa Catarina Terra 2010 e Miss Brasil Mundo Empresarial 2010.
Julhiane promete mostrar que a cidade continua um grande celeiro de belezas que se destacam pelos traços, pele bronzeada e simpatia que encanta vários públicos. O concurso contou com nove jovens participantes e o juri formado por 29 personalidades da cidade e região. A segunda colocação ficou com Gisele Marceanick, 23 anos, e a terceira com Rafaela Maçaneiro, de 19.
Julhiane disse que essa foi a primeira experiência em concurso de beleza. Para a miss, o resultado foi mais do que gratificante. Segundo a organizadora do evento, Clara Veiga, a nova Miss Balneário Camboriú está muito satisfeita com o resultado e que já começou a preparação para o Miss Santa Catarina. O evento estadual vai acontecer do dia 27 de fevereiro, no Clube Guarani, em Itajaí. O concurso teve apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Daiane Basso - Estagiária de ComunicaçãoSob supervisão profissional de Rafael Weiss (2094-JP SC)Secretaria de Turismo e Desenv. EconômicoFoto: Angela Guedes (citar o crédito)Legenda: Aline Bruch, prefeito Edson Dias e a nova miss, Julhiane Niedermeyer
Prefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Órgãos participam de reunião sobre o Carnamboriú 2010
04.02.2010 às 16:27h
Durante o carnaval de Balneário Camboriú, os trabalhos da Polícia Militar, das secretarias municipais de Segurança e da Saúde, Bombeiros, Engepasa Ambiental (coleta de lixo), Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran) e agentes de trânsito estarão voltados para a grande festa.
O Carnamboriú 2010, irá contar com os profissionais da segurança, saúde e limpeza em vários pontos da Praia Central, principalmente no Pontal Norte e Praça Tamandaré, onde acontecerão concentrações maiores de foliões que virão acompanhar as atrações promovidas pela Prefeitura de Balneário Camboriú. Os detalhes dos serviços que serão prestados, o contingente e os equipamentos empregados foram discutidos em reunião na tarde de quarta-feira, 3, na sede da Sectur, com representantes dos órgãos envolvidos na estrutura do evento.
Segundo adiantou a diretoria da Sectur, não será necessário o fechamento da Avenida Atlântica durante todos os dias do evento, somente na passagem do bloco Inimigos da Segunda, no domingo de carnaval, e da escola de samba Maravilha do Atlântico, na segunda-feira(15). O período de fechamento deverá variar de acordo com o tempo de liberação da via pelo próprio grupo carnavalesco. O perímetro será o mesmo para os dois grupos, da Rua 2000 à Praça Tamandaré. A escola irá percorrer este trajeto após 20h30. Já o bloco estará na avenida a partir das 21h. O fechamento deve ocorrer minutos antes, segundo informa o Fumtran.
O diretor de Turismo, Ademar Schneider, acredita que todo o trajeto estará liberado em aproximadamente duas horas segundo o combinado com os grupos, que deverão finalizar o show na Praça Tamandaré, sem interferir no trânsito. Os agentes de trânsito, de acordo com o secretário de Segurança Adelcio Bernardino, desviarão os veículos da Atlântica primeiramente na 2500. “Gradativamente a via será liberada”, garante. O sargento Edmilson Ferreira, do Corpo de Bombeiros, informa que a corporação irá manter uma embarcação próxima ao Pontal Norte, para eventual emergência no mar, durante as apresentações do Carnamboriú.
“Provavelmente, um bote inflável”, adiantou o sargento. Outra informação repassada, é que haverá quatro guarda-vidas e ainda uma viatura do Autossocorro de Urgência (ASU) estará a serviço durante a festa. A Secretaria de Saúde estará atendendo no período das atrações com dois postos(tendas), como aconteceu no Reveillon. Um deles estará localizado na Tamandaré e outro no Pontal Norte, para atendimentos de emergência, orientações e distribuição de material como abanadores e preservativos. Segundo informou o secretário José Roberto Spósito, haverá três ambulâncias a serviço, entre sábado (13) e terça-feira(16). Elas estarão estacionadas na Rua 2000, Tamandaré e Pontal Norte. O atendimento deverá ocorrer entre 20h e 1h do dia seguinte e ainda no Pontal Norte, em dia de atração, e ainda durante a folia infantil na tarde do domingo e segunda-feira.
A Polícia Civil, segundo o agente Jackson Luiz Huber, colocará até duas viaturas nas imediações do Carnamboriú, mas não garantiu a presença da Delegacia Móvel, pois a mesma está à disposição do bairro Monte Alegre, em Camboriú. Já a Polícia Militar estará empregando o máximo de seu contingente na festa. O major Ibraim Franz Júnior disse que todas as pessoas suspeitas serão vistoriadas e que a PM terá quatro torres de observação na área dos grandes shows.
Na parte da limpeza, Eduardo Alvino da Silva, da Engepasa, pontuou que o trabalho de coleta de lixo irá acontecer até próximo do início das atrações e que continuará na madrugada do dia seguinte. Também serão disponibilizadas mais de cem lixeiras e funcionários estarão recolhendo o lixo na areia, entre os foliões. O gestor do Fumtran, Jaime Mantelli, também presente à reunião, analisa que, sendo gratuitos, os shows nacionais deverão atrair um público grande, vindo de várias regiões do país. “Mesmo assim, estamos preparados para manter a cidade funcionando normalmente, como já ocorreu em outros eventos”, finaliza.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022Foto e texto: Silvia Bomm
Secretaria de Turismo – 3367-8122 – Diretor Ademar SchneiderSecretaria de Saúde – 3261-6200 – Secretário José Roberto SpósitoSecretaria de Segurança – 3263-0190 – Secretário Adelcio BernardinoPolícia Militar – 3261-5580 – Capitão Ronaldo de Oliveira – Ass.ComunicaçãoFuntram – 3360-8647 – Gestor Jaime Aldo MantelliBombeiros – 193 – Sargento Edmilson FerreiraConeville – Engepasa – 3363-9911 - Eduardo Alvino da Silva
