- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú sedia reunião do Plano Catarina
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL) em parceria com a Santur (órgão estadual de turismo), com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) realizaram nesta terça-feira(25), em Balneário Camboriú, reunião interna opinativa sobre o Plano Catarina, que é o Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, e que vem sendo elaborado pela empresa espanhola Chias Markenting. O objetivo do encontro, que reuniu aproximadamente 60 pessoas, foi o de abrir o debate e conhecer as idéias e opiniões dos profissionais que atuam no setor de turismo na região de Balneário Camboriú. O Estado está dividido em nove regiões turísticas e cada uma terá o seu plano específico de marketing.
O Plano Catarina surgiu da necessidade do Governo do Estado, desde o ano de 2003, de priorizar o turismo. Ele está embasado em três itens: turismo, qualidade e diversidade e sua aplicabilidade tem prazo até o ano de 2020. Por isso, equipes da empresa Chias estão visitanto todo o Estado, auxiliados pela Santur e Sol, para conhecer a realidade total do turismo catarinense.
O trabalho é composto de várias fases. A primeira fase, e na qual o Plano Catarina se encontra, é o de análise da situação. Nela, a região poderá dar muitas informações, como por exemplo, quantos turistas recebe, o número de empreendimentos de hospedanges, se os visitantes estão hospedados em casa de amigos, entre outros. Também nesta etapa será realizado o levantamento da oferta turística e como cada uma delas está sendo promovida; quem são os concorrentes do setor, qual a opinião dos turistas sobre a região, e várias pesquisas que foram encomendadas à Santur.
No primeiro inventário dos produtos turísticos catarinenses realizado pela Santur em parceria com a Chias, foi apontado que o Estado tem mais de 500 itens. “’E importante saber como cada um deles é promovido”, explica Josep Chias, especialista mundial em marketing turístico. Na segunda fase do plano, serão elaboradas estratégias, ações futuras, e na terceira, será feita a sua implantação, ou seja, será colocado em etapa operacional.
O encontro em Balneário Camboriú reuniu representantes do turismo da região, entre secretarias de turismo, associações e consórcios de turismo, empreendimentos hotelerios e da gastronomia, prestadores de servições, e demais profissionais ligados ao trade. Os participantes responderam a um questionário com 14 perguntas, entre elas, o participante responder sobre a imagem turística de Santa Catarina nos mercados nacional e internacional. As reuniões da primeira fase do Plano Catarina passará por todas as regiões turísticas do Estado:Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Costa Verde Mar, Serra Catarinense e Grande Florianópolis. Posteriormente serão realizadas reuniões nas demais regiões turísticas do Estado.
Texto e fotos:Silvia Bomm
Secretaria de Turismo e Des. Econômico - Sectur
Balneário Camboriú