Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Ministro do Turismo quer conhecer Balneário Camboriú
O ministro do Turismo, Pedro Novais, garantiu ter interesse em conhecer Balneário Camboriú. A afirmação foi feita para o secretário Carlos Humberto Silva e o diretor Ademar Schneider, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), durante o 6º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu, realizado na última semana, em Foz do Iguaçu (PR).   Conforme Silva e Schneider, o ministro foi muito receptivo e convidado para visitar Balneário Camboriú, disse ter interesse em conhecer a cidade – uma das 65 indutoras de Turismo do Brasil. Além de conversar com Novais, o secretário e o diretor da Sectur acompanharam fóruns, workshops, feira de produtos para hotéis e gastronomia, rodada de negócios, entre outras promoções.   Entre os assuntos abordados no festival, destaca-se a importância de capacitações no setor turístico. Conforme o secretário Carlos e o diretor Ademar, o ministro brasileiro reiterou o crescimento que o país terá nos próximos anos e que para isso, o segmento do turismo deve estar preparado. “Novais explanou que o Produto Interno Bruto – PIB - do Brasil é alto, e a tendência é de aumentar ainda mais”, contou o diretor, explicando que a classificação hoteleira veio para dar impulso a esta estrutura.   O secretário Carlos também ressaltou estar feliz com a eleição para a presidência do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur), no qual elegeu Domingos Leonelli – secretário da pasta na Bahia. Conforme Silva, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina apoiou Leonelli, e isso foi muito significativo para a sua eleição.   O evento reuniu importantes nomes do trade turístico nacional e internacional. Além do ministro do Turismo, Pedro Novais, esteve no festival a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Cramer, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná, Celso Tesser, o secretário de Turismo do estado paranaense, Saleh Faisal, e além do secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Azaro, outras autoridades do setor.   Capacitação   A Sectur de Balneário Camboriú também reuniu, em Cidade del Este, no Paraguai, na semana passada, os principais operadores e agências de turismo daquela região. O objetivo foi capacitá-los para as vendas do destino e mostrar as potencialidades turísticas de Balneário Camboriú. Além disso, os profissionais dialogaram com o secretário Carlos e com o diretor Ademar sobre a temporada 2010/2011.   De acordo com Silva e Schneider, a reunião foi produtiva e esclarecedora. As perguntas basearam-se, principalmente, quanto ao atendimento de alguns hotéis para com o público, receptivo e segurança na cidade, entre outras questões.   Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Fotos: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Trade de Balneário Camboriú otimista com o feriado
A festa cristã de Corpus Christi - expressão latina que significa Corpo de Cristo- está se aproximando. Na quinta-feira (23), os católicos celebram a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Além do momento de fé, o período torna-se um excelente motivo para que as pessoas viajem, já que a data propicia um novo “feriadão” – além de quinta (23), a sexta-feira (24) é ponto facultativo em muitas repartições-públicas, e posterior, o final de semana. Com o feriado prolongado e com atrações diversificadas, Balneário Camboriú espera receber muitos turistas, vindos dos mais diversos estados e até do exterior. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) acredita no acréscimo de 15% no número de visitantes, em relação ao mesmo período do ano passado. Arraiais, eventos esportivos, visitações culturais, bem como shows regionais e até nacionais fazem parte de uma extensa programação que acontecerá na cidade durante os quatro dias do feriado. Conforme o secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, devido à grande divulgação em eventos no Brasil e Mercosul, realizada em parceria com a iniciativa privada, além da movimentação de pessoas em feriadões anteriores, acredita-se receber milhares de turistas. “Nossa expectativa é muito positiva. Certamente teremos um aumento de mais de 15% no número de visitantes”, ratifica. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camború e Região (Sindisol) também espera que o destino seja procurado por muitas pessoas. Conforme a presidente da entidade, Karina Peters, a perspectiva é de que as ocupações cheguem entre 70% e 80%. “Será um super feriado e já temos os nossos clientes fixos, que geralmente vem do próprio estado (SC), do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro”, explica. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Altamir Osni Teixeira, com a chegada do frio, antes mesmo do inverno, os turistas optam pelo vestuário e confecções. “Pelo tempo que estamos tendo, e também pelo comércio diversificado e de qualidade de Balneário Camboriú, bem como pelas inúmeras promoções realizadas, acreditamos um incremento de 6% nas vendas”, salienta. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Foto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Presidente da Avirrp visita Sectur
O presidente da feira de negócios da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), Emerson Silveira, esteve nesta terça-feira (14) em Balneário Camboriú, onde realizou visita à Secretaria de Turismo - Sectur BC. O profissional veio convidar a cidade para, ao lado da Santur, participar do comitê de boas vindas do evento, que acontece na cidade paulista em 26 e 27 de agosto próximos. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, o diretor geral Ademar Schneider, e Edson Sanfelice, do hotel Sanfelice, recepcionaram Silveira e prometeram que estarão avaliando a proposta da parceria com a Santur durante o Festival Internacional de Turismo em Foz do Iguaçu, neste final de semana. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoTexto e foto: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR Fone: (47) 3367-8122 E-mail: imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.brFacebook: Turismo de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú deve se preparar para evento mundial
Os setores envolvidos com o turismo da região deverão se preparar para um dos maiores eventos turísticos esportivos mundiais. Itajaí – localizada a 12 quilômetros de Balneário Camboriú - irá sediar, em abril do próximo ano, a regata de volta ao mundo, ou Volvo Ocean Race, que deverá gerar, ao menos, um movimento de 150 mil visitantes na região entre os dias 4 e 22 do mês. A grande preocupação dos dirigentes de turismo é receber bem esse público, que terá como idioma principal o inglês e deverá intensificar positivamente todas as áreas ligadas ao trade. A regata de volta ao mundo é uma conquista para Itajaí e cidades vizinhas, como comenta o secretário executivo do Comitê Organizador da Volvo Ocean Race – Etapa Itajaí, João Luiz Demantova. “Para sediar o evento, o município concorreu com cidades como Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Santiago do Chile. A prova tem a característica de transformar a localidade sede em referência no turismo, como aconteceu com Alicante, na Espanha, e Galway na Irlanda, que tinham esta atividade moderada e hoje apresentam expansão no setor”, analisou Demantova, que apresentou o projeto para o Comitê de Turismo do Consórcio da Costa Verde e Mar (Citmar), em Itajaí, na terça-feira (14). O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, presente à reunião de apresentação do projeto, classificou a regata como “um evento diferenciado, ao que se costuma participar para divulgar a região”. Para ele, o acontecimento irá atrair turistas qualificados e irá oportunizar às cidades da Costa, como deve acontecer com Balneário Camboriú, serem conhecidas por visitantes que não são frequentes no litoral centro-norte catarinense. “Iremos chamar a atenção de europeus, americanos e turistas em potencial de outros continentes”, disse Carlos Humberto, pontuando que a regata irá ser divulgada de forma intensa em mais de 10 países, de cinco continentes. Mas o dirigente se diz preocupado com a necessidade de capacitação do trade. “Será muito importante participarmos desse processo, como também procurarmos a qualificação apropriada. Devemos inserir o idioma inglês aos nossos cardápios, folhetos de divulgação de nossos hotéis, equipamentos turísticos, enfim. A Sectur, certamente, estará promovendo em parceria com sindicatos e associações ligadas ao turismo, o curso de inglês básico para nossos atendentes”, certificou. A regata Volvo Ocean Race terá chegada em Itajaí no dia 4 de abril de 2012 e partirá no dia 22. Durante este período e nos dias próximos (antes e depois), movimentará hotéis, comércios, prestação de serviços, gastronomia, além de outros setores que serão procurados pelos visitantes e pelos envolvidos com a prova. Estima-se uma audiência televisiva on-line de um público de cerca de dois milhões de internautas, pois a televisão será transmitida mundialmente em canal aberto. O roteiro inicia em Alicante, na Espanha, e passa por cidades como Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Auckland (Nova Zelândia), Miami (Estados Unidos), Itajaí (Santa Catarina/Brasil) e Lisboa (Portugal), com um total de 72.728 quilômetros de navegação, durante nove meses de disputas entre velejadores campeões. Também participa da corrida Torben Grael, o grande vencedor da última prova. O público local poderá acompanhar vários eventos que serão promovidos paralelamente de forma gratuita, na “Race Village” – a vila da corrida - como exposição em estandes, simuladores de jogos, cinema em alta definição, centro de palestras, mostra náutica e festa de premiação. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoTexto e foto: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR Fone: (47) 3367-8122 E-mail: imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.brFacebook: Turismo de Balneário Camboriú
Inscrições para o Encontro de Amigos iniciam nesta quarta-feira
A partir desta quarta-feira (15) serão iniciadas as inscrições para o 13º Encontro de Amigos de Balneário Camboriú ou “Stammtisch”, como é conhecido na região, que acontece na cidade no dia 23 de julho. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), promotora do evento, convida os grupos interessados a participar e realizar suas inscrições através do email marketing@secturbc.com.br, até 15 de julho. As vagas são limitadas. Cada grupo também é convidado a colaborar com a campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças. Para isso, é necessário que traga como taxa de inscrição, dez bolas e dez bonecas, que em outubro serão entregues à criançada de Balneário Camboriú. O "Encontro de Amigos" acontecerá na Avenida Atlântica, entre a rua 2500 e a Praça Tamandaré, no centro da cidade, e contará com shows, apresentações culturais, entre outras atrações.  O secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, ressalta a importância dos grupos participarem e prestigiarem o Encontro de Amigos , e também auxiliarem para o sucesso da campanha de arrecadação de brinquedos. “A festa que já faz parte do calendário de eventos da cidade, também celebra a amizade, alegria e a responsabilidade social”, reitera. O evento é promovido pela Sectur e conta com apoio das secretarias de Saúde, Obras, polícias Militar e Civil, Secretaria de Segurança (Agentes de Trânsito e Guarda Municipal), Corpo de Bombeiros, serviços de iluminação pública (Cosip) e ainda com os trabalhos da Engepasa/Coneville, empresa que realiza a coleta de lixo na cidade. Regras A reunião para definir as regras aos grupos participantes acontecerá no dia 21 de julho, às 19h, na Casa da Sogra (final da Rua Angelina).  A expectativa da Secretaria de Turismo é de que 100 grupos se inscrevem e de que passem pelo local do evento cerca de 15 mil pessoas.  Mais informações no setor de Marketing e Eventos da Sectur, com Nagel Mello, no telefone (47) 3367-8122. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialFoto: Arquivowww.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Sectur colabora na divulgação da gastronomia sustentável
Criar uma identidade gastronômica cultural e valorizar alimentos orgânicos. Foi com este objetivo que o chef Ofir Oliveira, o proprietário da pousada Estaleiro Village, Alejandro Oliveira, bem como alunos de bacharel em Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), entre outras pessoas dedicadas à sustentabilidade e a meios que valorizem a identidade gastronômica, estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (13), na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú. O objetivo do encontro foi apresentar ao secretário Carlos Humberto Silva, o projeto que já existe há quatro anos em Balneário Camboriú, mas que somente agora está ganhando notoriedade, e visa resgatar e preservar a verdadeira identidade da gastronomia brasileira. Além disso, o grupo busca a parceria da Sectur na colaboração de divulgação e fomentação do projeto.   A pousada Estaleiro Vilagge colabora na repercussão de alimentos advindos do extrativismo, e inaugurou no começo do mês o Centro Cultural Gastronômico Sabor Selvagem, que é filiado ao Terra Madre – Slow Food, na praia de Estaleiro.  Alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e pesticidas, que colaboram com a saúde do corpo e com o meio ambiente são os principais exemplos que se utilizam de peixes, frutas, temperos e ervas pouco conhecidos em nossa região, como: cupuaçu, bacuri, aviú, filhote, tucupi, jambú, tapioca, cumaru, breu, cacau e chocolates amazônia cacau,  alimentos estes cem por cento amazônicos e advindos do extrativismo. O secretário Carlos considerou excelente a iniciativa do grupo e enfatizou a vontade de colaborar e difundir essa cultura gastronômica. “Temos que criar outras opções de turismo em Balneário Camboriú e com certeza implementar um roteiro de gastronomia será um grande agente multiplicador”, salientou.  Mais informações no telefone (47) 9112. 5300 Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto e fotos: Daiane Benso - estagiária Fone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú participa de Festival Internacional de Turismo
O secretário Carlos Humberto Silva e o diretor Ademar Schneider, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, participarão de quinta-feira (16) a sábado (18), com o estande da Santur - do 6º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. O objetivo, mais uma vez, será divulgar e expor as potencialidades da cidade, uma das 65 indutoras de Turismo do Brasil. Inovação e diversidade são as características da feira deste ano. O 6º Festival tem um aumento de 33% no espaço, com mais de quatro mil metros quadrados para cerca de 400 expositores. Os empresários do Turismo terão a oportunidade de ampliar seus negócios através de uma rodada comercial promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ PR), em parceria com o Festival de Turismo, além de divulgar e mostrar as potencialidades de seus respectivos destinos. O evento reunirá importantes nomes do trade turístico nacional e internacional, como o ministro do Turismo, Pedro Novais; a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Cramer; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná, Celso Tesser; o secretário de Turismo do estado paranaense, Saleh Faisal; além do secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Azaro, entre outras autoridades. Conforme o secretário Carlos, divulgar Balneário Camboriú num evento desta importância é formidável. “A feira contará com um público segmentado, agências de turismo, jornalistas de todo o país, e também com palestras que colaboram para a promoção de nosso município”, enfatizou. Mais informações sobre o 6º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu no site http://festivaldeturismodascataratas.pti.org.br/ ou no telefone (45) 3576-7103. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Foto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Passageiros devem consultar companhias aéreas para confirmar voo Com o objetivo de colaborar na divulgação de informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú está retransmitindo comunicado oficial. A nota é referente à interrupção do tráfego aéreo causada pela nuvem de cinzas emitidas pelo vulcão Puyehue, no Chile, que está impedindo a realização de voos com o nível de segurança adequado. Os passageiros com voos marcados de/para os aeroportos da região sul do Brasil, devem consultar sua companhia aérea antes de dirigirem-se ao local. A mesma orientação deve ser seguida pelos passageiros com destino a aeroportos do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. As companhias aéreas devem garantir aos passageiros os direitos previstos pela Resolução nº 141 da Anac: Assistência material (em casos de atraso, cancelamento ou preterição). A partir do horário previsto para o voo :1h – telefone ou Internet disponível;2h – alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas);4h – Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. ReacomodaçãoImediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. Passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem. InformaçãoA Companhia deve informar direitos do passageiro e motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações, se for o caso). Reembolso Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4h, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário). Os passageiros contam com atendimento durante 24 horas, em qualquer localidade, por meio do telefone gratuito 0800 725 4445 – inclusive em inglês e espanhol, para registrar manifestações na Anac. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Anac). Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Edição: Daiane Benso - estagiária Fone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.