- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Notícias da Fundação Cultural: III Brique é neste sábado
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú promove a 3ª edição do BRIQUE – Cultura, Arte e Artesanato dia 26 de setembro de 2009, das 10h às 17h, na Praça Almirante Tamandaré. A iniciativa visa apresentar à comunidade local, visitantes e turistas o que existe de produção artesanal e artística no município de Balneário Camboriú e região, além de curiosidades e prestação de serviços que evidenciem o potencial criativo do que é produzido e as possibilidades de comercialização desses produtos.
Durante o período matutino acontecerão apresentações artísticas musicais, finalizando a manhã com a chegada da passeata em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, que iniciará às 09 horas nas Casas da Água e encerrará na Praça Almirante Tamandaré.
Durante à tarde, acontecerá a Gincana dos alunos do Curso de Turismo e Hotelaria da UNIVALI. Dentre as atividades estão as provas da gincana na areia da praia, concurso de traje típico, “quiz” relacionado a conhecimentos gerais e específicos sobre turismo, além da premiação das equipes vencedoras e divulgação das atividades do curso de Turismo e Hotelaria da Univali.
Haverá também a presença de alunos do Curso de Cosmetologia realizando pinturas nas crianças que estiverem no local durante o evento. A Fundação Cultural convida a todos a participarem do evento. Mais informações fone (47) 3366-5325, ou no e-mail eventos.fcbc@camboriu.sc.gov.br.
Miss Balneário Camboriú vence concurso na Colômbia
A beleza da mulher de Balneário Camboriú obteve mais uma conquista nesta semana. Aline Bruch, Miss Balneário Camboriú 2009, venceu o concurso do Miss Mundo Empresarial 2009, realizado entre os dias 16 e 21 de setembro em Bucaramanga, Colômbia.
Aline Bruch venceu o concurso num país onde segundo ela, valorizam muito as misses, as tratando como rainhas e o reconhecimento de seu título naquele país foi muito grande. “Foi mais uma conquista da minha vida”, disse a bela moradora de Balneário Camboriú. Aline venceu além dos concursos de Miss Balneário Camboriú 2009 e o Miss Mundo Empresarial 2009, os títulos de Missa Santa Catarina Terra 2010, Miss Brasil – Mundo Empresarial 2009 e é a 2ª Sucessora Miss SC 2009.
O prefeito em exercício, Cláudio Fernando Dalvesco, disse estar feliz que uma representante de Balneário Camboriú e de Santa Catarina tenha obtido sucesso no concurso colombiano. Dalvesco parabeniza a miss e desejou que ela consiga vencer novos desafios no mundo da beleza e da moda.
Prefeitura de Balneário CamboriúTexto: Rafael Weiss – SC/02094-JP
Encontros definem situação dos comerciantes da orla
A temporada 2009/2010 está chegando. E para definir e atender a necessidade dos comerciantes e também turistas na praia é que foram realizadas duas reuniões nesta semana. Na terça-feira, 22, o encontro aconteceu na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e contou com a presença do presidente da Associação dos Quiosqueiros do município, Dulcy Alceu Tonieto, também contou com a participação do presidente da Associação dos Proprietários de Pontos de Milhos, Churros e Aluguel de Cadeiras, Pedro Francisco da Silva Filho, e ainda o diretor da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú, Gilberto Pereira da Silva, que foram recebidos pelo secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco.
Para atender as dúvidas sobre pedidos de instalação de abastecimento de água para os pontos de milho e churros, o diretor Gilberto explicou aos presidentes das associações, que o benefício é concedido pela Emasa - Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú. “Assim que a saída de água é solicitada, os vendedores serão imediatamente atendidos”, informou.
Já no que diz respeito à instalação de energia elétrica, os presidentes das associações de vendedores receberam a informação de que o pedido é feito diretamente à Cosip - setor de Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios. O diretor da Vigilância Sanitária ainda explicou que todos os banheiros dos quiosques foram fiscalizados e os proprietários providenciaram a retirada de todos os entulhos e materiais que deveriam, até então, estar no lixo.
O Secretário Dalvesco ressaltou a importância da organização dos quiosques e lembrou que ele mesmo estava a frente do Turismo, durante a implantação dos quiosques em Balneário Camboriú, há aproximadamente 40 anos.
Na noite de quarta-feira, 23, outra reunião na Casa da Sogra, em Balneário Camboriú, contou com maior participação dos interessados. Mais de cem pessoas compareceram, além dos que participaram da reunião na Secretaria de Turismo, um dia antes. Estiveram presentes também nos segundo encontro, o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luis Maraschin, o vereador Asinil Medeiros, o diretor da Cosip, Sidney Gonçalves, o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Turismo, Eduardo Ramon Iba, e ainda o assessor administrativo da Sectur, Carlos Dickmann.
Depois de denúncias de que os vendedores estavam jogando óleo de cozinha na praia, o secretário Dalvesco pediu que fossem respeitadas as leis ambientais e ressaltou que já existem na cidade duas empresas especializadas em fazer a coleta desse tipo de lixo. Basta para isso, que eles acumulem o resíduo em garrafas pet, que posteriormente a empresa interessada no óleo irá recolher o material. Disse ainda que conhece a realidade enfrentada pelos vendedores, porque também é comerciante há mais de 40 anos. O secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Maraschin, analisou que a Avenida Atlântica é o “ganha pão” das famílias de Balneário Camboriú, principalmente na temporada e que tudo precisa estar organizado até lá.
Os representantes dos vendedores se comprometeram, em reunião, auxiliar a Guarda Municipal, caso o projeto seja aprovado na Câmara de Vereadores, no que diz respeito a fiscalizar a ordem na praia e também a dar apoio turístico aos visitantes. “Os comércios da orla representam, para nós, um posto avançado de atendimento ao turista”, disse Dalvesco.
Ao todo são 160 pontos de milhos, churros e os quiosques, com aproximadamente 600 comerciantes, e todos precisam estar com o alvará em dia para funcionar na temporada. No dia 7 de outubro próximo inicia o curso de Qualificação e Atendimento ao Turista, promovido pela Sectur, e ainda de Manipulação de Alimentos, que será ministrado pela Vigilância Sanitária Municipal. Dalvesco chamou a atenção para que os comerciantes da orla participem deste treinamento, pois são esses pontos comerciais, na beira do mar, o local que mais os turistas procuram no momento de solicitar uma informação turística.
Anna Paula Cazzati, estagiária de Com. Socialsob supervisão profissional Silvia Bomm (DRT3930-PR)Secretaria de Turismo / Prefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122
Balneário Camboriú é divulgada na BNT argentina
Na foto: Flávio Agustini, diretor de Marketing da Santur, Ademar Schneider, da Sectur(BC) e Geninho Góes, organizador da BNT.
Mais de 400 agentes de viagens e as 17 principais operadoras de turismo da Argentina estiveram presentes na BNT Mercosul Buenos Aires, que aconteceu hoje (23) no Hotel Sheraton Libertador na capital argentina. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, representada pelo diretor Ademar Schneider, foi destaque no evento. Na ocasião, o representante da cidade divulgou as potencialidades da “Capital Catarinense do Turismo” para consolidar ainda mais a atividade turística e fortalecer a sua principal economia.
“Os agentes e operadores ficaram bastante interessados com as novidades, produtos turísticos e infraestrutura do município e a BNT Buenos Aires foi mais uma importante oportunidade para manter contatos e fazer esse intercambio com o nosso principal mercado emissor estrangeiro”, explica Ademar. “O evento realmente superou as expectativas em termos de geração de negócios e de divulgação, inclusive, em relação ao ano anterior”, completa.
Além de Balneário Camboriú, estiveram presentes o Governo de Santa Catarina e a região da Costa Verde e Mar com mesa de trabalho. Segundo o organizador do evento, Geninho Goes, houve um incremento de 30% do número de expositores e conforme informações coletadas, houve aprovação unânime. Mais informações sobre o evento podem ser coletadas pelo site: WWW.bntmercosul.com.br .
Texto: Larissa Andrade
Turismo de Balneário Camboriú recebe consulado de cinco países
França, Portugal, Paraguai, Ucrânia e Itália estiveram representadas nesta quarta-feira (23), em almoço de idéias em Balneário Camboriú, no encontro promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Municipal. O secretário de Turismo e vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, recepcionou os diplomatas e também o governo estadual, que trouxe à reunião o diretor-geral da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), Guilberto Savedra, o consultor geral da Secretaria Especial de Articulação Internacional, Fausto Silva, e ainda Álvaro Luiz Preis e João de Borba Neto, ambos também representantes da SOL. No almoço compareceram os cônsules honorários da França, Francisco Borgoff, da Itália, José Campestrini, do Paraguai, Valter Ros de Souza, da Ucrânia, José Barouck Sobrinho e de Portugal, João Eduardo Bastos Lupi.
O principal objetivo do encontro foi a divulgação de duas informações. A primeira, que Balneário Camboriú terá o consulado do Paraguai sediado na cidade, nos próximos dias 1º 2 de outubro, e, também, a articulação da viagem que os cônsules farão à Brasília entre os dias 10 e 15 de novembro. Segundo explicou o cônsul honorário da França em Santa Catarina, Francisco Borgoff, o evento na capital federal acontecerá na Casa Santa Catarina, com aproximadamente 150 convidados, a maioria de diplomatas. “Convidaremos os embaixadores para exercer trabalhos consulares no Estado de Santa Catarina”, explicou o cônsul, analisando que aqui existem apenas 28 representantes diplomatas e é necessário aumentar essa representação para que haja um atendimento melhor ao estrangeiro que está em Santa Catarina e também seja fortalecido o intercâmbio entre e Brasil e os outros países.
Consulado paraguaio na Sectur
A consulesa geral do Paraguai, Lourdes Bogado de Insfran, que atende o Paraná e Santa Catarina em Curitiba, estará realizando trabalho consular em Balneário Camboriú durante os dois primeiros dias de outubro. A sede dos serviços será a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, na rua 2950, 771, centro. O representante do consulado no Estado, o cônsul honorário Valter Ros de Souza, disse que com a vinda da consulesa, os paraguaios que estão na cidade poderão requisitar novo passaporte ou revalidação, informar perda de documentos, realizar legalizações, entre outros benefícios concedidos pelo consulado.
A instalação temporária em Balneário Camboriú irá facilitar aos paraguaios que residem na cidade e região e que ainda estão em situação ilegal, pois segundo a lei de anistia a estrangeiros, assinada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2 de julho passado, os estrangeiros que tiveram seus vistos vencidos até 1º de fevereiro deste ano e ainda não revalidaram sua permanência, poderão efetuar essa regularização.
Irmandade em Deauville
Está confirmado para a semana de 22 a 28 de novembro, na região de Deauville e Honfleur (cidades da França), a viagem de negócios que estará apresentando Balneário Camboriú e disponibilizando o município para receber investimentos de empresários franceses. A visita, que já confirmou a ida do vice-prefeito Cláudio Dalvesco, também oficializará a irmandade, em solo francês entre Balneário e Deauville, que irá trazer a possibilidade de vários intercâmbios entre os dois municípios, sendo o objetivo principal nas áreas da cultura, turismo, esporte, meio ambiente, educação e economia.
Texto e foto: Silvia BommAss.Imprensa/SecturPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Dalvesco assume Prefeitura interinamente
Na manhã desta quarta-feira, 23, o prefeito Edson Renato Dias transmitiu o cargo de prefeito interinamente para o vice-prefeito, Cláudio Dalvesco. O motivo é a viagem do prefeito para Brasília nesta quarta com retorno previsto para sexta-feira, 25, onde Piriquito estará percorrendo diversos ministérios para a entrega de projetos, reuniões e encontros com deputados, senadores e ministros na capital federal. O prefeito também estará visitando a Caixa Econômica Federal, afim de dar agilidade nos projetos habitacionais para Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú.Texto: Rafael Weiss – SC/02094 JP
Turismo planejado e integrado é tema em encontro da Fecam em BC
Sensibilizar governantes e administradores municipais para que os municípios catarinenses promovam o desenvolvimento do turismo de forma planejada e sustentável é o principal recado que está sendo repassado aos cerca de 150 participantes do 2ª Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro no hotel Rieger, em Balneário Camboriú. O encontro, promovido pela Fecam – Federação Catarinense dos Municípios, em parceria com o Governo do Estado e realizado pela primeira vez em 2007, procura estimular os coordenadores das pastas de turismo das cidades catarinenses ao envolvimento da comunidade para o crescimento do turismo, dentro de uma gestão e promoção compatíveis com o potencial turístico das regiões de Santa Catarina, mas que ao mesmo tempo se desenvolva a conservação dos recursos naturais.
Segundo explica a assessora de turismo da Fecam, Raquel Rodrigues, esta segunda edição do evento está seguindo os parâmetros da primeira promoção. “Logicamente que nesses dois anos houve desenvolvimento do turismo em todo o Estado, mas é necessário reforçarmos a questão da sensibilidade e da motivação, para que o setor possa seguir em frente de forma estruturada”, analisou Raquel. A Fecam é composta de 20 associações de municípios, que englobam todas as 293 cidades catarinenses. A entidade promove o evento, em um momento em que o Ministério do Turismo potencializa o setor em todo o País e, de forma especial, o Estado de Santa Catarina, porque reconhece que todas as regiões catarinenses são de grande importância e competitividade para o cenário turístico nacional e internacional.
“Queremos que as pessoas entendam, que é preciso lutar pelos nossos interesses de forma inversa. Ou seja, para que não tenhamos que sempre receber as informações e agir de cima para baixo”. Raquel explica que os municípios podem e devem se fazer ouvir perante os órgãos que estão no topo das decisões, e que também podem e devem procurar o desenvolvimento do turismo de forma integrada aos outros municípios do Estado.
O seminário da Fecam terá, ao todo, 11 palestrantes. Os temas desta terça-feira envolveram a integração regional como ferramenta de promoção; o Programa de Regionalização do Turismo; o Desenvolvimento do Turismo Regional – Instâncias de Governança e Destinos Indutores e dentro desse item também o Papel dos Setores Privado, Público e o Terceiro Setor; o Turismo de Base Comunitária; Turismo e Patrimônio; Turismo como Estratégia de Conservação Ambiental e Turismo Rural na Agricultura Familiar: desafios do marco regulatório.
Amanhã, os temas que comporão o encontro serão: Marketing Turístico; Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM – Ferramenta de Promoção Regional; Cooperação e Competição como Estratégia para o Desenvolvimento Regional do Turismo e ainda o tema Captação e Articulação de Recursos. Entre os palestrantes, o secretário estadual de Turismo, Gilmar Knaesel e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Para o secretário de Turismo eDesenvolviomento Econômico de Balneário Camboriú, o vice-prefeito Cláudio Fernando Dalvesco, o evento vem de encontro às necessidades de se realizarem trocas de informações, para que a população saiba como participar do processo de desenvolvimento turístico planejado e sustentável. "Eu sempre digo que o turismo só pode acontecer se houver principalmente uma base de trabalho sobre alguns pilares: na conservação ambiental e nasustentabilidade através do respeito aos moradores, cultivando história, símbolos e tradições e também respeitando a produção, a distribuição e o consumo de nossas riquezas, gerando emprego e renda para nossas famílias, e esse encontro traz muitas reflexões e sensibilização para estes temas", confere o vice-prefeito que participou da abertura do encontro nesta terça-feira. O 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal é promovido pela Fecam, em parceria com as associações de municípios e realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal – Egem.
Texto: Silvia BommFoto:Haydèe AssantiAss.Imprensa/SecturPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Balneário Camboriú participa da BNT edição argentina
Nesta quarta-feira, 23 de setembro, a Argentina recebe um grande evento gerador de negócios em turismo. Pela primeira vez, a Bolsa de Negócios Turísticos – BNT Mercosul deixa sua sede na cidade de Penha, em Santa Catarina, e ocupa um importante espaço na capital Buenos Aires. Será a BNT Mercosul - Rodada de Negócios Edição Argentina, que promete movimentar mais de 400 agentes de viagens e pelo menos 15 operadoras de turismo.
Para a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), que estará no evento participando da mesa de negócios, será uma grande e importante prévia para a Feira Internacional de Turismo (FIT), que acontece também no país vizinho, em novembro. A BNT Mercosul na Argentina A BNT Argentina, em formato de workshop, acontecerá no Sheraton Libertador Hotel (Buenos Aires), das 13h às 19h, e conta com mais de 45 importantes expositores do Brasil confirmados.
Segundo informam os diretores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, a BNT é o primeiro evento de promoção do turismo totalmente brasileiro no exterior e “será uma excelente oportunidade para que os profissionais da Argentina possam conhecer as últimas novidades do turismo do Brasil e para agregar diferenciais de qualidade em seus pacotes turísticos”.
O diretor geral de Turismo da Sectur de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, qualifica o evento como indispensável para o trade catarinense. “Será uma excelente chance para que divulguemos o potencial de nosso Estado, das nossas regiões, e para que Balneário Camboriú mostre que está preparada para receber o turismo o ano inteiro. Mostraremos nossos projetos, inclusive o de Natal, o Réveillon, nosso Carnamboriu 2010, e várias outras promoções que estamos preparando para a temporada que se aproxima”, analisa Ademar. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no portal da internet www.bntmercosul.com.br ou pelo telefone +55 (47) 3367-1119.
Texto: Silvia BommAss.Imprensa/SecturPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
