- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Comerciantes da orla participam de capacitação
(07/10/2009) - Está marcada para a noite desta quarta-feira, dia 7, a partir das 19 horas, a capacitação do primeiro grupo de vendedores ambulantes da orla da Praia Central de Balneário Camboriú e dos comerciantes de milhos e churros da Avenida Atlântica, que pretendem trabalhar durante a temporada 2009/2010. O curso é obrigatório por lei, para que esses comerciantes obtenham o alvará que autoriza seu trabalho na Secretaria da Fazenda. Ele será ministrado pelas secretarias municipais de Saúde e Saneamento, e de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), na Casa da Sogra. O local fica ao final da Rua Angelina, no acesso ao Parque Ecológico Raimundo Malta.
A capacitação é promovida há mais de uma década pela Prefeitura, através das secretarias envolvidas, e tem como objetivo realizar a reciclagem de informações trazendo aos comerciantes os temas “Turismo e Qualidade no Atendimento” e “Manipulação de Alimentos”. A preocupação do município é fazer com que os vendedores entendam a importância de dar bom atendimento e saúde ao turista.
Em levantamento elaborado pelo instituto Technical Assistance Research Programs, de Washington, Estados Unidos, foram levantados os motivos que levavam clientes ao afastamento do comércio. Foi constatado que, entre os compradores entrevistados, 15% afirmaram ter deixado de adquirir um produto, por acreditar que poderia encontrar outro de melhor qualidade; outros 15% disseram que não compraram produtos, pois acharam o preço alto; outros 20% não adquiriram itens, por não terem recebido atendimento personalizado e, a maioria, 50% afirmaram que não levaram produtos, pois teriam sido mal atendidos, com atitudes grosseiras ou desatenção. “Se o mal atendimento gera uma grande reclamação e a ausência da comercialização, imagine se os produtos forem mal manipulados e provocarem doenças em nossos turistas. Temos que prevenir essas situações, afinal, nossa cidade tem no turismo uma das suas principais economias”, coloca o secretário de Turismo, Claudio Fernando Dalvesco. Ele lembra ainda, que os comerciantes da orla da praia são o cartão de visitas da cidade e, também, representam um “posto avançado de atendimento ao turista”.
Os módulos ministrados na noite desta quarta-feira abrangem desde o histórico e os aspectos geográficos do município, dicas para atender bem, opções gastronômicas, informações turísticas, equipamentos turísticos da cidade, cultura, entre outros dados dentro do tema “Turismo e Qualidade no Atendimento”, a ser repassado por profissional da Sectur. Já o módulo “Manipulação de Alimentos” abordará higiene pessoal, microorganismos nocivos à saúde, higiene no ambiente de trabalho e no preparo de alimentos.
Nessa primeira turma estarão aproximadamente 170 pessoas, que se inscreveram junto à Secretaria de Turismo. Para novos grupos, as inscrições permanecem abertas, na rua 2950, 771, e as informações podem ser obtidas no telefone (47) 3367-8122 com o setor de Planejamento e Pesquisa, ou pelo e-mail planejamento@secturbc.com.br .
Texto: Silvia BommSecretaria de Turismo – Prefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Consulado paraguaio em Balneário Camboriú
Durante três dias, entre 8 e 10 de outubro, a cidade de Balneário Camboriú estará recebendo o serviço consular do Paraguai, através de espaço cedido no interior da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O Consulado Geral para Santa Catarina, que tem sua sede em Curitiba, Paraná, estará atendendo imigrantes paraguaios em horário comercial na sede da Sectur que fica na rua 2950, 771, próximo à Celesc.
A vinda do cônsul do Paraguai, Hector Jimenez, e o vice-cônsul, Atílio Javier Recalde, estava anteriormente marcada para o início de outubro, mas por problemas de saúde, ficou transferida para esta semana. No período em que os cônsules estiverem em Balneário Camboriú, os paraguaios que residem na cidade e estão em situação irregular poderão tornar legalizada sua permanência no país. A documentação estará sendo agilizada, atendendo assim lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho, que anistia imigrantes em situação irregular no Brasil.
A cônsul geral do Paraguai, Lourdes Bogado de Insfrán, explica que além desse procedimento, o escritório provisório também atenderá quem perdeu documentos, a emissão de passaportes, entre outros atendimentos encontrados na entidade. O telefone será o da Sectur (47) 3367-8122. “Agradeço as boas vindas recebidas, durante visita que realizei à Sectur em setembro. Também agradeço o atendimento ao nosso pedido de instalar o consulado temporariamente em Balneário Camboriú. Será uma oportunidade de atendermos os cidadãos paraguaios que precisam fazer suas documentações e, assim, acolherem-se na Lei de Anistia”, analisa a cônsul geral.
O secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, afirma que uma das prioridades da Sectur é, na medida do possível e dentro das limitações, atender as necessidades de todos os que visitam a cidade e também daqueles que vieram do exterior e, por algum motivo, resolveram fazer daqui a sua moradia. “Temos no Paraguai o segundo país latino emissor de turistas à Balneário Camboriú. Só em 2008, e não estamos considerando viagens por outro meio de locomoção, foram 13.076 visitantes. Eles vieram em ônibus de turismo e só ficam atrás dos argentinos. Isso mostra o quanto os paraguaios gostam de Balneário Camboriú e queremos retribuir essa preferência”, complementa o secretário.
Texto: Silvia BommSecretaria de Turismo – Prefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Sectur apoia evento pelo Dia da Criança
A brincadeira tem endereço certo na próxima segunda-feira, 12, Dia da Criança. Um grande evento estará sendo promovido na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú. “Eu tenho um sonho” é o nome do projeto que acontece das 11 às 20 horas, junto ao hotel Candeias, com show de palhaços e de grupos musicais, além de dezenas de prêmios, entre eles brinquedos, que serão sorteados entre os espectadores.
Para participar será necessário levar um quilo de alimento não perecível, com exceção do sal de cozinha, a um dos pontos de troca. Os alimentos poderão ser trocados por ingressos em dois locais, no Supermercado Xande de Balneário Camboriú, ou ainda no Supermercado Sandro, em Itapema. A promoção é assinada pelo grupo Simbora Tchê, Ivonir Machado, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Segundo explica Alessandro Pereira, proprietário do grupo Simbora Tchê, o evento é a realização de um sonho pessoal. “É o agradecimento que estou fazendo com ajuda dos amigos, por eu ter me tornado pai neste ano”, conta.
O Dia da Criança é feriado nacional e, por isso, a expectativa é que muitas crianças sejam levadas por seus pais ou responsáveis para brincar ao som de vários shows. Estarão se apresentando Ivonir Machado, Simbora Tchê, Fábio e Max, Nego Joe, Sarandeio, Sem Abuso e Garotaço, além da apresentação de um DJ. “O lucro obtido com o evento será direcionado às crianças carentes da região”, garante Alessandro. Mais informações podem ser obtidas: (47) 3263-2559.
Texto: Silvia BommFotos: Divulgação CITMARSecretaria de Turismo – Prefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Balneário Camboriú e região integram o cicloturismo da Costa Verde & Mar
Montanhas, vales e praias, o cenário não poderia ser melhor. O novo circuito de cicloturismo brasileiro, o único do país a reunir litoral e interior, é a mais nova opção de viagem sobre duas rodas. São aproximadamente 270 quilômetros divididos em seis trechos, passando pelas cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O projeto foi inspirado no sucesso do Circuito de Cicloturismo Vale Europeu, na região de Blumenau, também em Santa Catarina. Ele foi criado em 2006, sendo o primeiro roteiro planejado do Brasil para viagens de bicicleta.
O Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar foi lançado oficialmente no mês de setembro, durante a Adventure Sports Fair, feira de esportes de aventura, realizada em São Paulo. O projeto também é resultado da motivação feita pelo Ministério do Turismo aos municípios turísticos, para regionalizar o turismo brasileiro priorizando roteiros que integrem várias cidades. Com a sua oficialização, os municípios da região da Associação dos Municípios da Região Foz do Rio Itajaí (Amfri) foram mobilizados pelo Consórcio Costa Verde & Mar (CITMAR). A elaboração foi feita pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, através dos diretores Eliana Garcia e Rodrigo Telles. O projeto conta com a parceria da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC).
Segundo explica Vivian Floriani, assessora técnica do CITMAR, o surgimento do cicloturismo aconteceu na Europa, continente onde as viagens de bicicleta são muito comuns. "Para se ter uma idéia, só o segmento de cicloturismo na Alemanha gera mais renda do que todos os segmentos de turismo no Brasil. Com este projeto, estamos preparando o trade e a comunidade em geral para um grande nicho de mercado turístico que é o turismo de bicicleta”, avalia Vivian.
E não é para menos que muitos grupos já apostam no cicloturismo para movimentar o setor de receptivos. A maioria dos ciclistas, que se utilizam desse transporte para conhecer lugares novos e retornar aos conhecidos, é visitante com potencial econômico aparente, de acordo com o perfil apresentado. São homens com idade entre 26 e 35 anos, sendo a maior parte casada e que chega a pedalar entre 50 a 100 quilômetros por dia (52%). Se hospedam em hotéis e pousadas (46%), em informações que obtiveram através da Internet (46%). Esse foi o resultado de pesquisa realizada pelo portal virtual Clube do Cicloturismo, na qual também foi apontado que 95% dos ciclistas estavam insatisfeitos com o cicloturismo no Brasil.
ANO TODOO circuito da Costa Verde & Mar inicia e termina em Balneário Camboriú. O cicloturista tem liberdade para escolher o roteiro que convier a sua viagem. Em média, são 50 quilômetros diários, que podem ser percorridos também durante o tempo escolhido pelo participante. “Vale lembrar que o cicloturismo não é um evento, tampouco uma etapa. Pode ser feito em qualquer período do ano, e toda a estrutura que disponibilizamos fica à disposição do cicloturista”, analisa Vivian.
Uma das metas do Consórcio Costa Verde & Mar é aumentar o número de empresas e instituições parceiras ao roteiro criado. A participação e participação é gratuita. O empresário ou responsável disponibiliza a infraestrutura existente para que o cicloturista possa se orientar e receber o selo de trajeto. Nos trechos colocados no mapa do cicloturista, existe sinalização que indica o percurso, a distância percorrida desde o início, a que foi realizada entre o último trecho e o atual, e também quanto falta para a próxima sinalização. Quando terminar um dos seis trechos, o cicloturista recebe um carimbo correspondente ao percurso realizado e um certificado de cumprimento do circuito.
BELAS PAISAGENSA região entre Balneário Piçarras e Bombinhas é muito procurada pelos turistas por causa das inúmeras paisagens naturais de grande beleza. São estradas asfaltadas e de terra(a maioria de terra) que sobem e descem morros por entre o verde da Mata Atlântica e o cultivo agropecuário. Vários pontos servem de mirantes para que as praias e paisagens possam ser melhor admiradas. O ciclista acompanha a rota por sinalização com setas amarelas e ao final de cada trecho, há locais para que o cicloturista possa passar a noite.
TRECHO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚO primeiro trecho, de Balneário Camboriú, pode ser iniciado de três maneiras: pelo Parque Unipraias, no Portal de Informações Turísticas da Rodoviária, ou ainda no Portal de Informações Turísticas da Avenida do Estado. Em um desses locais o cicloturista recebe o guia do trajeto, o carimbo de saída e informações necessárias. Ele obrigatoriamente deve passar no Unipraias, percorrer os 6,7 quilômetros de orla da Praia Central até às passarelas de madeira do Pontal Norte. Em um dos locais parceiros, o cicloturista poderá receber o selo de passagem pela cidade, a lista desses participantes poderá ser adquirida no portal da internet www.costaverdemar.com.br .
No Pontal Norte percorre 800 metros de passarelas, onde encontrará mirantes e escadas de acesso às praias. Depois toma como trajeto a Estrada da Rainha até a Praia Brava, em Itajaí, podendo percorrê-la integralmente até a praia de Cabeçudas. Segue contornando a Costa de Itajaí e suas praias até a Avenida Beira Rio, ao sul da cidade. Depois atravessa o rio Itajaí-Açu pelo Ferry Boat, prosseguindo pelas praias de Navegantes. Na sequência, alcança o município de Penha também pela orla, e depois Balneário Piçarras tomando como rumo o interior da região. Este é o primeiro trecho que compõe o circuito e termina no Portal de Turismo de Balneário Piçarras, após 49,8 quilômetros detrajeto.
Todas as informações estão disponibilizadas em um guia que é distribuído pelo Consórcio Costa Verde & Mar (CITMar) e também no portal www.costaverdemar.com.br . Nele há a descrição de cada um dos seis trechos, com estatísticas de cada localidade, o comércio, os pontos turísticos por onde o trajeto passa e vários dados e dicas importantes para que o cicloturista consiga cumprir o trecho aproveitando o máximo possível de cada percurso.
Texto: Silvia BommFotos: Divulgação CITMARSecretaria de Turismo – Prefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Complexo Cristo Luz Comemora 12 anos
O Complexo Turístico Cristo Luz comemora no próximo domingo, 04, o seu 12° Aniversário. Para celebrar está data, será realizada uma Missa na segunda feira, 05, às 19h30, no próprio Complexo. Unindo-se a idéia de que o monumento remete aos valores mais significativos que o próprio Cristo representa, ou seja, a VIDA, convidamos toda a comunidade de Balneário Camboriú, sindicatos, órgãos públicos, secretarias, a se fazer presente nesta ocasião. O monumento foi inaugurado na data que é celebrado também o Dia de São Francisco, que além de todas as virtudes, amava a vida e se tornou um defensor da natureza e dos animais.
Para o prefeito Edson Renato Dias, o aniversário do monumento deve ser muito comemorado pela comunidade de Balneário Camboriú, não só pela sua representatividade religiosa, mas também pelo benefício turístico que o complexo traz para Balneário Camboriú. “O Cristo Luz já virou uma marca da cidade, onde milhares de turistas sobem o morro para apreciar sua infra estrutura e a magnífica vista, dou os meus parabéns para os empreendedores do Cristo Luz”, disse Piriquito.
Localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, a mais de 150 de altura, o monumento foi esculpido de forma artesanal. Foi inaugurado no dia 4 de outubro de 1997, em uma parceria entre órgãos públicos e iniciativa privada, tornando-se uma badalada opção turística. A iluminação é feita de forma especial, permitem 86 combinações de cores, que mudam de acordo com a estação do ano. Através de um sistema italiano, o corpo do Monumento Cristo Luz também fica iluminado alternando cores variadas à noite.
Lá existe um grande complexo turístico com mirantes, show room com história da construção do Cristo, Gruta Nossa Senhora Aparecida, áreas cobertas com capacidade para mais de 2.500 pessoas, praça gastronômica com restaurante panorâmico e bares. Também conta com lojas de souvenirs e de fotografias, central de informações e estacionamento.
A lei 2771/2007 instituiu no município o “ Dia Municipal do Cristo Luz”, a ser comemorado anualmente no dia 04 de outubro, mediante parceria entre entidades representativas publicas e privadas, através de eventos públicos e voltados a participação da população e turistas.
Anna Paula Cazattiestagiária de comunicação - sob supervisãoprofissional Silvia Bomm - DRT 3930-PRSecretaria de Turismo Foto: Norberto Cidade
Empresa abre vôos diários para Navegantes
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú participou, na manhã de sexta-feira (2), em reunião no Hotel Mercure, motivada pela empresa CVC turismo. O objetivo do encontro foi repassar a representantes do trade turístico local, a grande novidade para a região: a partir deste mês de outubro, e já garantindo benefício para a temporada, serão realizadas viagens aéreas diárias entre Guarulhos, em São Paulo, até Navegantes, em Santa Catarina, a 17 quilômetros de Balneário Camboriú. O vôo será feito com 134 lugares, através da Webjet Linhas Aéreas, uma empresa do grupo CVC. A notícia foi dada através do presidente da CVC nacional, Guilherme Paulus, que veio a Balneário Camboriú acompanhado de Rodrigo Rocha, gerente comercial sul da empresa, Luiz Carlos Souza, supervisor regional da CVC e também por Cliff Lopes, da Base CVC Santa Catarina. Participaram do encontro hoteleiros, Parque Unipraias, Beto Carrero World, e o secretário de Turismo e vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, entre outras pessoas do trade. O presidente da CVC iniciou o encontro falando sobre as operações iniciais da empresa na região, que representou um exemplo de empreendedorismo para os participantes. Paulus recordou as dificuldades enfrentadas e as decisões que foram tomadas para que Santa Catarina recebesse turistas através dos serviços da CVC. Na noite de ontem, o empresário foi homenageado na Câmara de Vereadores de Blumenau, e isso o fez recordar histórias interessantes em seu começo de atividades na região. “O turismo não se resume a uma cidade. É preciso um contexto, um trabalho conjunto”, analisou Guilherme Paulus. “Ser hoteleiro é difícil. Ser guia de turismo é difícil. Ser agente de viagens é difícil. No mercado do turismo, nada é fácil, mas devemos acreditar sempre que dias melhores virão. Não se pode pensar negativo, tem sempre que se pensar que tudo vai melhorar”, pontua o presidente, motivando o trade local a seguir em frente, mesmo que a imprensa dê notícias negativas sobre a região e que isso prejudique o turismo. Paulus deu uma verdadeira aula sobre turismo em poucos minutos de conversa com os hoteleiros e representantes de equipamentos turísticos. Ele disse que apesar de Santa Catarina não figurar entre os primeiros como destino praia, é preciso “investir em comunicação, e levar todas as informações boas da cidade, da região para outros estados e países. Também mencionou que a informação interpessoal funciona melhor que a mídia, e que as experiências que são comprovadas podem geram um turismo positivo. Nesse quesito, o secretário de Turismo, Dalvesco, avaliou a necessidade de se trazer agenciadores de turismo para conhecer melhor Balneário Camboriú. Esta idéia foi defendida inicialmente pelo representante do Unipraias e do Convention Bureau de Balneário, Cimélio Pereira. Já o consultor Mello D´Avila, do Beto Carrero, disponibilizou um espaço em São Paulo (uma sala) para que Balneário Camboriú tenha um representante de marketing na capital paulista. Essa idéia, segundo Dalvesco, seria muito positiva se envolvesse todo o trade local. Para finalizar o encontro, Guilherme Paulus deu outra notícia que agradou os participantes. Disse que a empresa pretende trazer, só nesta temporada (2009/10), aproximadamente 20 mil turistas para Santa Catarina. Os hoteleiros aproveitaram para cobrar do empreendedor, que a empresa de turismo faça mais propaganda da região ente seus destinos de venda. Paulus concordou que quem é não é visto não é lembrado, e sugeriu que as visitas dos agentes à cidade sejam técnicas, com programação bem definida e com questionário de avaliação ao final da visita. Texto e foto: Silvia BommImprensa/SecturPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Balneário Camboriú terá “Brilhos de Natal”
Presidente da CDL expõe parceria feita com a Prefeitura em reunião do Comtur
“Brilhos de Natal”. Esse foi o nome escolhido pela maioria dos votantes durante o processo de escolha da nomenclatura para o projeto de Natal de Balneário Camboriú. “Brilhos de Natal” concorreu com “Natal Cor”, recebendo 182 votos favoráveis, contra 176. A disputa foi acirrada e teve a somatória de votos computados de duas maneiras: pelo portal no informativo Notícia Já (noticiaja.com) e pelo e-mail natalembalneario@gmail.com. A votação encerrou às 20h da noite desta quarta-feira, dia 30.
No portal jornalístico, foram computados 230 votos, sendo que a maioria, 52% dos internautas, preferiram o nome “Natal Cor”, ou melhor, 120 opiniões para esta nomenclatura. Enquanto isso, “Brilhos de Natal” conquistou 110 votos. A diferença favorável veio, no entanto, pelos e-mails. Pelo endereço eletrônico foram somados 128 votos, sendo 72 para “Brilhos de Natal” e outros 56 para “Natal Cor”.
Mas não foi só o nome que teve definição nos últimos dias. O projeto de Natal já é quase realidade em Balneário Camboriú. Enquanto aguarda a aprovação e liberação de verba estadual, prevista através de projeto apresentado pela equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal em reunião realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, aprovada nesse encontro -, a Prefeitura resolveu dar o primeiro passo liberando R$ 230 mil, que já estão com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Balneário Camboriú, desde o último dia 25. A CDL irá gerenciar este valor e, como contrapartida, irá buscar outros R$ 100 mil junto à prováveis apoiadores do Natal, sejam empresas, associações ou pessoas físicas que queiram ver a cidade diferente e bem iluminada em dezembro.
E foi justamente este convênio firmado entre a Prefeitura e a CDL, e os planos que a CDL tem para deixar a cidade mais bonita, que foram expostos na reunião do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, na última terça-feira (29). O presidente da entidade, Altamir Osni Teixeira, disse que não tem sentido não acreditar no Natal como impulsionador de turismo e da economia local. Ele explicou que basta perceber o sucesso do Natal em outras cidades que criaram o evento e que hoje são atrativos turísticos por esta causa, como a cidade gaúcha de Gramado. “O Natal beneficia o turismo, o comércio, a hotelaria, a cidade de maneira geral”, analisou.
A intenção da CDL é envolver setores da sociedade, como os condomínios através do Secovi (Sindicato da Habitação), as lojas e a comunidade de maneira geral. A entidade estará lançando concurso para premiar as melhores vitrines comerciais em três categorias (vitrine, loja e fachada). Também propõe que o Parque Unipraias entre na festa decorando seus bondinhos e a Expressul, através de decoração nos bondindinhos. Já dentro dos gastos do convênio, e se o Governo Estadual entender a importância que o Natal terá para trazer turistas a Balneário Camboriú e liberar um auxílio através do projeto apresentado pela Sectur, a decoração poderá ser completa.
No projeto está a decoração das árvores da Avenida Atlântica, 360 no total, a construção da fábrica do Papai Noel na Barra Sul com 120 metros quadrados, a casa do Papai Noel no Pontal Norte, onde haverá visitação das famílias, e uma grande atração: um Papai Noel gigante na Praça Tamandaré. No Pontal Norte também uma árvore com 23 metros de altura toda ornamentada e tudo isso ao encantamento de um coral infantil com 200 vozes, que se apresentará durante o mês de dezembro na Praça Tamandaré. “Se conseguirmos cumprir metade destas intenções, já teremos um belo Natal”, acredita Teixeira. Para visitar a casa do Papai Noel seria recolhido dos visitantes um brinquedo para doação, para posteriomente ser doado à entidade local.
O Calçadão também receberá arcos decorados e poderá ficar ainda mais bonito com o auxílio dos comerciantes da rua, assim como os quiosqueiros da praia poderão ter a iniciativa de decorar seus quiosques, e esse também é a inteção do projeto “Brilhos de Natal”. Milheiros e churreiros poderão aderir à decoração e promover um evento ainda mais bonito para a cidade. Estas foram idéias colocadas na reunião do Comtur. “Não sei se teremos verba para tudo isso, vamos aguardar o apoio do Governo Estadual”, analisou o presidente da CDL. A Câmara de Dirigentes quer ainda envolver as associações de moradores no projeto, para ajudar a divulgar a premiação aos moradores que melhor enfeitarem suas casas.
O diretor de Turismo, Ademar Schneider, acredita que o Natal de Balneário Camboriú poderá ser o primeiro de um futuro grande evento para a cidade. “Basta que os moradores se conscientizem e façam algum tipo de enfeite em suas sacadas, janelas, portas das casas, que o projeto já terá percorrido metade do caminho”, complementa. A abertura oficial do “Brilhos de Natal” está agendada para 5 de dezembro e a decoração deve aparecer já em outubro, para que haja tempo hábil à montagem dos enfeites em maior quantidade e tamanho, possam ficar prontos.
Texto e foto: Silvia BommImprensa/SecturPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
Enduro de motociclismo acontece em BC neste domingo
Na busca pelos pontos para a 9ª etapa do Campeonato Catarinense de Motociclismo e também para a 6ª etapa da Copa Norte, aproximadamente 150 pilotos estarão em Balneário Camboriú neste fim de semana, para disputar o 1º Enduro FIM de Balneário Camboriú, pela Federação Internacional de Motociclismo. O evento acontece no domingo, dia 4, a partir das 9 horas, com largada em frente ao Parque Cyro Gevaerd (conhecido como Santur), na BR 101, Km 137, mesmo com mau tempo. A promoção é do Balneário Camboriú Moto Clube.
As inscrições ainda estão em andamento, e podem ser feitas pelo portal da internet www.bcmc.com.br ou ainda no www.mrbitsonline.com.br. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e habilitação apropriada, além da motocicleta. A prova estará dividida em cinco categorias. O primeiro piloto fará a volta de reconhecimento nas trilhas próximas ao Parque Unipraias, e em três trechos terá seu tempo cronometrado. Ao retornar à Santur, a prova já estará contando ponto para a prova extrema, denominada Extreme Test. Por volta das 16 horas acontecerá o encerramento, com premiação aos dez melhores pilotos. Eles receberão troféus por categoria.
O Balneário Camboriú Moto Clube existe há mais de 16 anos e nesse tempo tem participado e promovido de eventos que ajudam a divulgar o motociclismo e atrair pilotos para as provas. “Nesse período tivemos muitos apoiadores e patrocinadores, e gostaria de agradecer a todos, fazendo agradecimento especial neste evento à Prefeitura de Balneário Camboriú, em especial à Secretaria de Obras e de Turismo e Desenvolvimento Econômico”, avalia Marcos Roberto Bettoni, integrante do BC Moto Clube. Ele informa ainda que a entrada para domingo é gratuita e que no local haverá alimentação e bebidas à venda. Mais informações no celular (47) 9983-5173.
Texto e foto: Silvia BommImprensa/SecturPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122
