Balneário Camboriú
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Balneário Camboriú estará na Expo-Umuarama Mais de 250 empresas do Brasil e do exterior estão confirmadas para participar da Exposição Agropecuária de Umuarama, no Noroeste do Paraná. Os organizadores do evento, que comemora sua 35ª edição e é o maior da região, aguardam expositores da Argentina, Chile, Paraguai e de outros países do eixo Mercosul, além de visitantes das áreas política, comercial e empresarial de mais de 15 nações, inclusive dos Estados Unidos. E para mostrar as belezas naturais, produtos, serviços e qualificação do nosso município a todo o público da 35ª Expo-Umuarama e 8ª Feira Internacional, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará na mostra, em estande próprio. A feira será realizada entre 12 e 22 de março. A Expo-Umuarama se destaca como uma das maiores do gênero no Sul do Brasil em volume de negócios globais (média de R$ 12 milhões) e número de visitantes. Nesta edição, são esperadas 260 mil pessoas, o que é um número recorde. Esse movimento de pessoas, na sua maioria de paranaenses, se tornará um grande momento de divulgação para Balneário Camboriú, pois o Paraná é um dos grandes emissores de turistas brasileiros para a “Capital Catarinense do Turismo”. Os que passarem pelo estande do município terão acesso a folhetos, mapas, divulgações diversas. O material fará o contato entre o visitante, a estrutura e equipamentos turísticos, a organização urbana e todo o lazer, entretenimento e negócios oferecidos por um povo que se destaca pela hospitalidade e atendimento.     Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú em rede nacional A cidade de Balneário Camboriú estará sendo divulgada em rede nacional, através de reportagem produzida pela equipe da RBS TV, com produção da Rede Globo de Televisão. O tema turismo de terceira idade foi o que rendeu a pauta e a matéria jornalística, que deve ser transmitida entre a noite desta sexta-feira (5), sábado ou ainda na próxima segunda-feira, no Jornal Nacional que inicia às 20h15. A repórter Kíria Meurer foi quem recebeu a tarefa de mostrar o grande movimento de turistas da "feliz idade", suas atividades na praia, o porquê de Balneário Camboriú ser o destino de sua viagem, as promoções que encontram nesta época em nosso comércio, nos hotéis e nos atrativos turísticos, entre outros itens. Os dados referentes às pesquisas feitas na cidade foram requisitados com antecedência pela reportagem à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que desenvolve esse trabalho desde 1997 e é uma das mais completas em informações turísticas do país. A repórter contou com apoio total da Sectur. Com base nas experiências do trade, o diretor de Turismo, Ademar Schneider explicou à equipe o ponto de vista da Secretaria sobre os meses de março e abril, que se tornaram característicos para o turismo das pessoas de mais idade e foram decretados "os meses da feliz idade". O material produzido irá abordar os projetos voltados a este público na cidade como a ginástica na praia, as atividades de lazer e enriquecido com depoimentos de alguns visitantes. A presidente do Sindicato dos Hotéis, Karina Peters, também foi procurada para fazer a sua avaliação. Estimativa março Vale lembrar que a expectativa da Secretaria de Turismo é que a cidade receba cerca de 350 mil turistas em março, um volume maior que do ano passado. Deste montante, 75% são argentinos e também entre 40 e 45% pertencentes à faixa etária da terceira idade. A taxa de ocupação de hotéis, em março, deve ser mantida em 90% e, entre os hóspedes,aproximadamente 90% são da Argentina e 60% da terceira idade. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail:  comunicacao@secturbc.com.brwww.camboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
Balanço do Carnamboriú – Entidades aprovam o evento Uma reunião bastante proveitosa e participativa aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (5), no hotel Plaza Camboriú, em Balneário Camboriú, entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). Na pauta, o Carnamboriú 2009. A preocupação da Sectur foi levantar os pontos positivos e negativos do evento, para que em projetos futuros, os erros sejam minimizados ou possam até inexistir. Estiveram presentes órgão locais através de representantes da Polícia Militar (comando do 12º Batalhão), Polícia Civil, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/BC, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomécio, Secretaria Municipal de Segurança, Fundo Municipal, Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindisol, Sindicato dos Empregados de Bares Restaurantes e Similares – Sechobar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e a Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, além da Sectur e da convidada especial Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Santa Catarina), que tem seu presidente também como membro do Conselho Estadual de Turismo. A reunião iniciou com o diretor de Turismo do município, Ademar Schneider, explicando da necessidade de o trade se envolver nas promoções que trazem turistas à cidade. Ademar passou a palavra para a delegada Magali Inácio Nunes, da 1º Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú. Ela avaliou positivamente o evento e o caracterizou como “bastante tranquilo”. “Pela quantidade de pessoas que a praia recebeu, entre 110 e 120mil, não houve ocorrências de destaque. Foi um carnaval da paz, da família, apesar da demanda”, analisou. O tenente coronel PM Edemir Meister, comandante do 12º BPM, também esperava que o evento fosse provocar situações fora do limite. “Quando se pensa em fazer um evento de grande repercussão, a primeira preocupação é com a segurança. Se ela vier a falhar, falha todo o resto. Agora penso que tivemos um pouco de culpa de não incentivar o evento, mas tínhamos receio. Seria bom que sempre acontecesse como aconteceu, de planejarmos todas as ações em conjunto com antecedência. Apesar de algumas falhas, todos os esforços foram feitos com o GOPE, com a cavalaria e o contingente onde estava a concentração de pessoas. Felizmente, não houve ocorrências graves”, pontuou. O capitão Marcelo Egídio, que comandou o policiamento durante o Carnamboriú, disse que “o evento, em si, foi um sucesso,  tranquilo”. Explicou que não houve ocorrências, apesar de algumas arestas que devem ser tratadas em eventos seguintes. Destacou o respeito que houve aos horários, mas criticou serem feitos eventos simultâneos, o que acabou fracionando o contingente de policiais. Sobre o show de Jota Quest, o capitão explicou que, por volta de uma hora antes da apresentação, havia cerca de 20 mil pessoas na praia e ele estava tranquilo. Contou que de repente, a praia se tornou ocupada e pela conta que a PM faz de área tomada, havia mais de 120 mil pessoas espectadoras. “Nossa preocupação é que o carnaval é um evento de grande consumo de bebidas alcoólicas, o que afeta a segurança pública, e faltou ação maior da fiscalização, pois havia muitos vendedores sem alvará. A escolha da banda foi extremamente positiva, pois atraiu famílias inteiras. Nos preocupamos, pois a praia é um lugar aberto, e a presença de pessoas de má índole é inevitável. Outro problema foi bebidas em vidro. O vidro é uma arma e uma grande preocupação, assim como é no Réveillon”, destacou lembrando ainda que o som ruim fosse uma reclamação que chegou à PM. Também citou que seriam necessários mais banheiros públicos espalhados pela orla. A presidente do Sindisol, Karina Peters, afirmou que só ouviu elogios sobre o Carnamboriú. “A ocupação dos hotéis ficou na média dos 90%, um número melhor que em 2008”. Ela sugeriu que em outros eventos de grande porte na praia, fossem colocadas torres com policiais no meio do público e que fosse feito algum tipo de triagem com os espectadores, antes de chegarem ao local do show. Também sugeriu a diminuição de bebidas em vidro e lembrou que a faixa de areia da Barra Sul é maior e acomodaria melhor o show. Assim mesmo, Karina aprovou o evento e a localização. O presidente da CDL, Altamir Teixeira, parabenizou a organização do evento. Ele avalia que a cidade precisa de promoções como o Carnamboriú, que traga turistas à cidade, pois é a indústria que movimenta todos os setores de nossa economia. “Sugiro um grande evento no meio do ano e também uma decoração natalina diferenciada. Não concordo quando dizem que decorações não atraem pessoas. Basta ver Gramado e outras cidades que investem neste tipo de atrativo”, disse Altamir, que gostou muito da escolha de Jota Quest para o show do carnaval. O superintendente do Funtran, Jaime Mantelli, citou alguns erros de entrosamento e de informações que acabaram complicando as atividades do setor de trânsito municipal, pois não se esperava tantas pessoas na cidade. Ele explicou da dificuldade que foi atender vários locais ao mesmo tempo (Pontal Norte, Centro e passagem de blocos pela Avenida Atlântica), por falta de equipamentos e de pessoal. “Estamos melhorando estes aspectos, mas nenhum motivo justificaria não fazer o evento”, defendeu. Mantelli acredita que a ousadia das entidades, em parceria com o comércio, poder público e trade, enfim, poderá mudar positivamente o turismo em Balneário Camboriú. Já Francisco de Assis Silva, supervisor operacional da Secretaria de Segurança, destacou o trabalho da Secretaria, que atuou não só no trânsito, mas ajudou em outras atividades, como as da Secretaria de Obras, durante o Carnamboriú. Disse que o trabalho se tornou difícil pela falta de equipamentos e porque muitas pessoas não respeitaram o trânsito, as faixas de segurança, os pedestres, enfim, houve muitas limitações que, segundo Assis, serão sanadas com o tempo. “No próximo evento queremos estar mais preparados”, avalia. A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, também parabenizou os organizadores do Carnamboriú, os policiais e todos os que trabalharam no projeto. “Se queremos público o ano inteiro em Balneário Camboriú, esse é o caminho, mas sempre com muita disciplina”, lembrou. O vereador Roberto de Souza Junior, da Comissão de Turismo da Câmara, também compareceu à reunião e parabenizou a equipe por ter organizado um grande carnaval em menos de um mês. Sugeriu para o próximo, que se incentive o desfile de blocos de bairros e aproveitou para também solicitar que sejam feitos projetos para melhorar a decoração de Natal da cidade. O presidente da Abrajet/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo, Valmir Grein, disse que há muito tempo não se fazia um carnaval como foi o Carnamboriú. “A cidade descobriu um novo filão, o carnaval para a família. Temos que incentivar a decoração de quiosques, o comércio, a volta dos blocos. No mais, todos estão de parabéns”, sinalizou. Álvaro Zambom dos Santos, presidente da Acibalc, sugeriu que em 2010 sejam feitas parcerias com fundos que possam patrocinar o carnaval, para que a cidade não tenha que envolver grandes quantias. O diretor Ademar Schneider concordou com sua colocação, requisitando apoio de entidades, do comércio, de pessoas que se beneficiam com o turismo. Para finalizar, os funcionários da Sectur, o turismólogo Alexandre Montenegro e o Assessor Carlos Dickmann, deram seus pontos de vista. Alexandre disse que a cidade poderia, através das entidades, incentivar a cultura com os grupos que fazem trabalhos sociais, como o Latarte que se apresentou durante três horas e tem um  trabalho que agrada os turistas. Dickmann ratificou a idéia da Sectur de realizar eventos voltados à família e de envolver os bairros em blocos carnavalescos. Reativação do ConselhoAo final do encontro, foi discutida a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que está parado há cinco anos. Todas as entidades presentes firmaram compromisso de participar da entidade, que ajudará a decidir, organizar e promover os eventos de turismo na cidade. Com o Conselho funcionado, Balneário Camboriú poderá buscar verbas federais, inclusive para promoção de cursos de qualificação e eventos de grande porte. O Regimento Interno do Conselho foi distribuído entre os participantes. Ficou agendada para dia 25 de março, às 8h30, a reunião que definirá os nomes para integrar o órgão. -------------------------------------------------------------------------------------Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail: comunicacao@secturbc.com.brwww.camboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
Fevereiro supera expectativas e turistas lotam Balneário Camboriú Apesar de o número de turistas em Balneário Camboriú ter sofrido queda de 27,64% no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, o mês de fevereiro apresentou reação e um ótimo resultado, segundo o relatório apresentado nesta semana, pelo departamento de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal. De acordo com o movimento de turistas estimado pelo volume de lixo coletado no município, fevereiro conseguiu manter e melhorar o número total de visitantes recebido em janeiro, o que é um fato inédito. Através da estimativa, Balneário Camboriú teve, em janeiro deste ano, 518.742 turistas e em fevereiro, 518.906, um acréscimo de 0,03%.  O número de fevereiro também foi melhor que em 2008, em positivos 2,42%. No ano passado, o período registrou 506.600 visitantes, que representava uma queda de 29,33% em relação ao mês anterior. Na contabilidade de janeiro de 2008, haviam estado na cidade 716.932 turistas. A manutenção dos visitantes de janeiro para fevereiro rompeu um histórico de quedas. Em anos anteriores, o primeiro mês do ano era o melhor do calendário para o turismo local, mas fevereiro apresentava constantemente o decréscimo de, em média de cinco anos anteriores, 230 mil turistas. Em 2009, a situação foi inversa. Mesmo apresentando a queda em relação a 2008, o turismo do mês de janeiro foi mantido e melhorado em algumas unidades percentuais, provando que a crise econômica que abalou o turismo mundial, as enchentes de novembro no litoral catarinense que alarmaram os visitantes e os preços mais altos em vários setores, foram combatidos por várias ações positivas. Entre estas ações, esteve o trabalho insistente dos órgãos ligados ao turismo, inclusive da Sectur, minimizando as conseqüências para o setor com as notícias de cheias, deslizamentos e doenças que eram fatos isolados. Foi um trabalho intenso de divulgação, que provavelmente apresente resultados ainda melhores a médio e longo prazo. “A crise e as enchentes fizeram com que todos os órgãos trabalhassem com grande intensidade, e de forma simultânea. Foi um momento único, em que a divulgação positiva de Balneário Camboriú, em conjunto, fizesse muita diferença. Temos que trabalhar sempre dessa forma”, analisa o diretor de Turismo, Ademar Schneider. Outra atitude positiva foi a promoção do carnaval Carnamboriú 2009, que trouxe várias atrações, o show nacional da banda mineira Jota Quest e milhares de turistas à cidade. Também houve interesse do turista pela oferta de produtos e serviços com preços melhores. Mais um fator importante foi a própria retomada do turismo nacional, favorecido pela alta do dólar que encareceu as viagens ao exterior. CONFIRA: NÚMERO DE TURISTAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ                  2009         2008          2007          2006 Janeiro    518.742       716.932      704.940      633.760Fevereiro  518.906     506.600      481.184      355.472                  + 0,03%         -29,33%    -31,74%     - 43,91%------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Turismo de Balneário Camboriú participa do Minas Tur em BH O turismo nacional e internacional se reúne novamente em um grande evento brasileiro, o 4º Minas Tur, que acontece no dia 12 de março, no Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro - Minascentro, em Belo Horizonte, com entrada franca. A principal feira de turismo do Estado de Minas Gerais já supera os números contabilizados em 2008, e reunirá mais de 1,5 mil agentes de viagens e aproximadamente 500 expositores de todo o Brasil e exterior. Balneário Camboriú aproveita esta grande oportunidade e mostra suas belezas naturais, seus atrativos turísticos, a potencialidade de seu comércio e todos os seus encantos, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que divulgará a cidade junto ao estande da Santur – Santa Catarina Turismo. A divulgação visa atingir a totalidade dos participantes do Minas Tur, entre hoteleiros, executivos de companhias aéreas, operadores e outros fornecedores da economia turística, que estarão participando de rodadas de negócios, exposições, palestras e workshops. A feira atinge setores diferenciados e os integra oferecendo oportunidades para que os participantes se conheçam e troquem experiências. Essa relação favorece a identificação de mercados, as necessidades e ainda as tendências em turismo, realizando a reciclagem de mercado. O 4º Minas Tur contará com profissionais do turismo de Santa Catarina, que terão a tarefa de atualizar o trade sobre as novidades de lazer, entretenimento e negócios que atraem turistas, fortalecendo também a imagem da “Capital Catarinense do Turismo” e qualificando ainda mais Balneário Camboriú para realizar o receptivo às mais variadas regiões do planeta. Balneário Camboriú conta atualmente com 86 hotéis, que oferecem 6.898 unidades habitacionais (18.066 leitos).  Em 2008, a cidade recebeu cerca de 3,4 milhões de turistas e está na região de ascendência do turismo catarinense, no conhecido “Vale Europeu”. Também está na conexão rodoviária entre cidades importantes do Estado, como Joinville, Blumenau e a capital Florianópolis.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Aguitur motivada pela implantação de guias nos ônibus de turismo A Associação dos Guias de Turismo de Balneário Camboriú – Aguitur realiza, no dia 13 de março próximo, a escolha de sua diretoria para o biênio 2009-2011. As chapas estão sendo definidas em reuniões, que iniciaram em 11 de fevereiro(hotel Geranium) e continuaram no último dia 27 (hotel Plaza Camboriú). Os trabalhos, em 2009, estão impulsionados pela proposta da nova composição da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de fazer valer a lei federal 8.623/1993 e suas regulamentações, que definem, entre vários artigos, o acompanhamento do guia denominado “regional” no receptivo dos ônibus de turismo vindos de outras unidades federativas. A lei federal é reforçada pela lei municipal 2016/2000. A aplicabilidade da legislação foi colocada em reunião entre hoteleiros há cerca de um mês, que discutiu a normatização dos ônibus de turismo no perímetro municipal. Entre os problemas colocados, a Secretaria de Turismo debateu com os profissionais do ramo, a polêmica que se tornou a tendência de muitos motoristas de descumprir as normas de trânsito da cidade, como tempo de estacionamento em locais determinados, a parada em fila dupla, a fuga dos roteiros pré-estabelecidos no Portal de Informações Turísticas, entre outros itens. A polêmica continua sendo a tônica das reuniões. Na primeira (11/02), houve debate com a diretoria da Secretaria de Turismo, com a presença do diretor geral, Ademar Schneider e do diretor de Eventos e Marketing para o Mercosul, Mariano Palmioli. Na última, dia 27, os guias contaram com a presença do secretário de Segurança municipal, Nilson Probst. Segundo explica o membro da diretoria atual da Aguitur, Santiago Martin Návia, a associação está sendo atendida em uma “reivindicação histórica”, que neste ano “consegue o apoio do Poder Público”. Para ele, o cumprimento da legislação federal também ajudará a fortalecer a associação. “Além disso, o trânsito tende a melhorar, o turismo será melhor qualificado, haverá geração de emprego e renda e teremos uma entidade organizada, com guias reagrupados e motivados”, afirma o diretor, que comemora a reabertura do diálogo com a Secretaria de Turismo. Até o dia da eleição da Aguitur, serão definidas as chapas concorrentes. Cada guia tem direito a formar uma chapa com integrantes da associação. Todos os associados – atualmente 64 - poderão votar para a nova diretoria na sexta-feira da próxima semana (13).  Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br
Balneário se prepara ao 12º Encontro da Feliz Idade Aproximadamente 2,5 mil participantes de vários países são esperados para participar da 12ª edição do Encontro da Feliz Idade, em Balneário Camboriú. A promoção é realizada pela empresa Tudo Bem Eventos com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal, e neste ano acontece entre 14 e 19 de abril, em vários locais da cidade. O objetivo principal é reunir integrantes da terceira idade no município, através de uma programação diversificada e específica para este público, o que inclui apresentações artísticas, culturais, shows, passeios turísticos, jogos, recreações, bailes, concursos e desfiles, entre outras promoções. Já estão confirmadas, participações das delegações da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru, o que deve movimentar de forma intensa o turismo em toda a região. Em 12 anos de existência, o Encontro da Feliz Idade já reuniu mais de 20 mil participantes. Durante o encontro, o destaque é o “Show de Talentos”. Para isso, os participantes chegam a se preparar durante os meses que antecedem o evento. As apresentações envolvem uma gama de espetáculos, onde realmente são descobertos novos talentos e outros são reapresentados com muita qualidade. São peças de teatro, musicais, show de humor, de instrumentos, poesia, dança, canto, e, entre outras modalidades, artistas plásticos expõem a sua produção e sempre demonstram alto nível técnico e ótimo preparo. Além dos artistas amadores, também os aposentados têm a oportunidade de voltar aos palcos, revivendo momentos de valorização pessoal através do incentivo dos demais participantes, sendo premiados os melhores em cada categoria. Também são sorteados presentes especiais aos participantes. Nesta edição, passagens aéreas à Europa e TV de plasma 26 polegadas estarão entre os prêmios. Mais informações pelo telefone (47) 3361-5556, ou pelo site: www.tudobemeventos.com.br .  -------------------------------------------------------------------------- Fonte para entrevistas: Mariano Palmioli/Diretor de Eventos e Marketing para o Mercosul/Secturbc - (47) 9983-5224 ----------------------------Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Decretada a temporada da Feliz Idade Março e abril são meses em que o turismo da feliz idade fica fortalecido em Balneário Camboriú e a cidade volta a sua atenção a um público marcante e que faz a diferença. Um dos motivos é que as temperaturas estão amenas, mas é possível aproveitar bem a praia e, também, as inúmeras promoções com descontos no comércio, na rede hoteleira e atividades diferenciadas de lazer e entretenimento, com projetos culturais e esportivos.  E para marcar esse período, o projeto “Beach & Fitness” realizou nesta quarta-feira, na orla da praia, a abertura da temporada para pessoas com mais idade, com apresentações artísticas no palco da Praia Central, próximo à rua 1501.  A academia realiza, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, atividades voltadas ao turismo e à saúde e, a partir desta semana, promove ações voltadas a estes turistas. A abertura do período contou com a participação do secretário de Turismo e vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, do diretor geral de Turismo, Ademar Schneider e do diretor de Marketing para o Mercosul, Mariano Palmioli, além do professor Miranda, de aproximadamente 500 visitantes e de agências de viagem que estão realizando o receptivo aos grupos. A programação contou com apresentação de lambada, street dance, axé e sorteio de brindes. As atividades acontecem todos os dias da semana. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, sábados e domingos, na parte da tarde, são realizadas animações e apresentações de grupos artísticos, com distribuições de brindes. Nas segundas, quartas e sextas-feiras também tem ginástica na orla, das 7h30 às 8h30. No mesmo horário, terças e quintas-feiras, é realizada Yoga. Nos domingos, das 9 às 12 horas, os praticantes de exercícios poderão fazer avaliações físicas. Tudo é gratuito. Segundo explica o professor Miranda, o objetivo do projeto nesta época é incrementar o turismo da feliz idade e, principalmente, o receptivo aos turistas vindos dos países do Mercosul. Também é o de estimular a saúde. “É sempre positiva a prática de exercícios físicos em qualquer idade, mas no projeto voltado aos de mais idade, os exercícios são mais brandos. Procuramos entrevistar as pessoas e saber se estão aptos a fazer exercícios. Ficamos atentos a tudo”, garante o professor. O projeto envolve vários parceiros, mas um deles é especial para o projeto. “O senhor Florisvaldo, das barracas de milho 30 e 31, nos ajudou com a montagem das barracas. Ele foi muito prestativo”, agradeceu Miranda, citando a importância das parcerias para que os projetos em prol de Balneário Camboriú dêem certo. Em abril, de 14 a 19, a cidade sedia ainda o 12º Encontro da Feliz Idade do Mercosul e América Latina, uma grande promoção que também é voltada ao público de senhores e senhoras, vindos de vários países da América Latina. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  

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