- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú conta com atendimento ao turista estrangeiro na Polícia Civil
23.12.2009 às 18:01h
Está em funcionamento desde o dia 18 de dezembro e prossegue até o final da Operação Veraneio 2009/2010, o SATE – Setor de Atendimento ao Turista Estrangeiro, dentro da Delegacia de Polícia Civil de Balneário Camboriú. Depois da Delegacia do Turista (DPTur), que funciona o ano todo em Florianópolis, o SATE de Balneário Camboriú é o outro órgão que procura dar atendimento especial, prioritário e ágil ao turista, não só o estrangeiro, mas a todos que procurarem o setor para resolver ocorrências policiais. O serviço é realizado desde 2006, mas nesta temporada está sendo caracterizado como mais abrangente e melhor organizado.
O atendimento vai desde boletins de perda de documentos, ocorrências de roubos e furtos, acidentes de trânsito e até orientação ao turista que não consegue se localizar na cidade. O agente Júlio Manuel Urquita Gomez, natural do Chile, é quem atende os turistas e, além de falar o espanhol e o português, consegue dialogar com turistas que falam o inglês. “Se a gente se comunica na língua deles, consegue transmitir mais calma e confiança ao turista”, especifica Júlio.
O SATE da Polícia Civil, em Balneário Camboriú, atende também Itapema, Porto Belo, Bombinhas e a Base Integrada de Segurança Comunitária (BISC) da região da rodovia Interpraias (região da 29a Delegacia Regional de Polícia Civil). O turista Norberto Valentini, médico veterinário, foi atendido nesta quarta-feira(23) no Setor e gostou do tratamento que recebeu. “Foi muito bom, rápido e cordial. Toda cidade turística necessita disso”, avalia ele, que registrou a perda de seus documentos.
O delegado regional Ademir Serafim, responsável pelo serviço na região, disse que o trabalho realizado pelo SATE é um diferencial para Balneário Camboriú. “Na área de segurança pública, é referência para todo o estado. Estamos atendendo cada vez melhor a cada ano que passa”, elogia Serafim, mencionando a organização empregada, que envolve a preocupação de que o visitante consiga ver resolvidos os impasses criminais e de perdas de documentos em tempo rápido. “Se não conseguimos solucionar dentro do período em que ele fica na cidade, procuramos enviar a resolução para sua cidade de origem”, analisa o agente Júlio.
Segundo explica o delegado Arthur Nitz, da DP de Balneário Camboriú, os problemas são resolvidos em cem por cento dos casos. “Acabou a sensação de impunidade ao criminoso que age contra o turista”, avalia.
O Setor de Atendimento ao Turista Estrangeiro, que recebe turistas de todas as partes do mundo, atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, na Delegacia de Polícia Civil de Balneário Camboriú e também aos chamados da região, como na BISC. A Delegacia fica na Rua Inglaterra, 115 e atende pelo telefone (47) 3367-0262.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022 – Plantão: 9963-0501
Oito dias de festa no Réveillon de Balneário Camboriú
22.12.2009 às 17:56h
A maior festa de Balneário Camboriú deve marcar história neste final de ano. O “Réveillon Show”, projeto realizado nesta edição entre a Prefeitura de Balneário Camboriú e o Sindicato da Construção Civil – Sinduscon com apoio do Grupo RBS, promete espetáculo inesquecível na orla da Praia Central. A apresentação do evento à imprensa aconteceu na tarde desta terça-feira (22), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e mostrou os planejamentos de mídia e de comunicação, a organização dos shows e as atrações, além de um vídeo com trabalhos realizados pela empresa Vision Show, encarregada da queima de fogos durante o ponto alto do projeto: o show pirotécnico da virada de ano.
A grande diferença para este Réveillon será a preservação da Ilha das Cabras, que nos anos anteriores era o ponto principal de lançamento dos fogos, a 700 metros da orla. Desta vez, a ilha não será base de lançamento, e sim quatro balsas flutuantes que estarão localizadas a uma distância de 350 metros da praia e 250 metros entre elas, e todas já autorizadas pela Capitania dos Portos que fará a delimitação da área de navegação durante a festa. Outra novidade, será a ampliação do período das comemorações, que não acontecerá apenas no dia 31 e 1¢ª de janeiro, mas se estenderá do dia 27 de dezembro até o dia 3, num total de oito dias com vários shows artísticos regionais e estaduais, no palco da Praça Almirante Tamandaré.
Para o Réveillon serão 11 toneladas de fogos com acionamento computadorizado e tecnologia de última geração, através de rádiotransmissor, durante aproximadamente 15 minutos. Além das quatro balsas de disparo, haverá uma grande cascata de fogos do último andar do edifício redondo do Pontal Norte, com duração aproximada de um minuto e que fechará o show pirotécnico.
Segundo informa o presidente do Sinduscom, Carlos Haacke, o sindicato recebeu com muita responsabilidade o convite realizado pela Prefeitura e Secretaria de Turismo, para implementar e realizar o Réveillon da cidade. “É uma aposta muito grande que o Sinduscon está fazendo, vamos torcer para que o tempo esteja bom, para que tenhamos uma festa de sucesso”, analisa Haacke, que ainda busca recursos junto às empresas associadas à entidade, para melhorar a apresentação de final de ano.
O Réveillon Show poderá ter transmissão ao vivo através de rádios locais, além da cobertura do Grupo RBS, que foi a grande parceira do projeto. A empresa que retransmite a Rede Globo e tem vários meios de comunicação no Estado, aplicará em mídia, aproximadamente, o valor que a Prefeitura e o Sinduscon estão investindo no projeto. Até o momento, este valor está em torno de 650 mil reais, que poderá aumentar com entrada de novos apoiadores.
O espetáculo da virada será acompanhado de trilha sonora e se for retransmitido por emissoras de rádio, terá início oficial simultâneo em toda a orla. Do palco da Tamandaré, será gerado som por alto-falantes e alcançará até 700 metros ao sul e ao norte da praça.
O secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, falou do empenho da Prefeitura em realizar um Réveillon diferente e que irá estender a festa para oito dias. Também mencionou a importância das parcerias com as entidades da cidade. “Assim como fizemos para o Brilhos de Natal, com a CDL, firmamos este convênio com o Sinduscon, e sem essas parcerias, não seria possível realizarmos eventos de grande repercussão”, mencionou, lembrando que o Sindicato também auxiliou o evento do Natal, com doação de madeira para a Casa do Papai Noel. “O objetivo é fazer com que toda a população participe indiretamente da nossa administração”, disse Dalvesco, representando as palavras do prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), que não pode estar na apresentação do projeto, pois finaliza os últimos ajustes para a abertura parcial do Binário.
As balsas para o show pirotécnico já estão ancoradas na Barra Sul e mais de 50 pessoas serão envolvidas no projeto de montagem já iniciado. A previsão da Secretaria de Turismo é que mais de 600 mil pessoas sejam espectadoras do Réveillon Show de Balneário Camboriú. Acompanhe as atrações musicais:
27/12 – 18 horas – Apresentação do grupo Quebra Tudo27/12 – 21 horas – Banda Lenzi Brothers28/12 – 21 horas – Banda Tchê Campeiro29/12 – 21 horas – Apresentação da dupla Edu e Evandro30/12 – 21 horas – Banda Samba Bom31/12 – 21 horas – Banda Tipo Exportação01/01 – 21 horas – Alexandre Porto e Banda Gandhaia02/01 – 21 horas – Banda Os Chefes03/01 – 21 horas – Grupo Atrevidos
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
Meteorologia prevê Réveillon com altas temperaturas em Balneário Camboriú
21.12.2009 às 16:03h
O turismo de Balneário Camboriú comemora o início do verão neste dia 21, a estação que traz mais visitantes à cidade e que estimula o comércio local. Mas não será apenas a economia que estará aquecida. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, as temperaturas irão se manter altas garantindo praia cheia e noites badaladas na cidade. Para a virada do ano, o laboratorio de climatologia prevê tempo bom no município.
Estão previsas chuvas nos finais de tarde, como já é característico dos dias de verão no litoral catarinense, principalmente entre os dias 26 e 28 de dezembro. Outras duas frentes frias, que não chegam a baixar significativamente os termômetros, estão sendo visualizadas para o dia 28 de dezembro e entre 4 e 5 de janeiro, com chuva mais volumosa. Mas segundo a meteorologa Gilsânia Cruz, da Epagri, especialmente entre os dias 29 de dezembro e 3 de janeiro o tempo deve ficar mais firme e sem chuva no estado, quando haverá a atuação de uma massa de ar mais seco. Essa previsão está animando vários setores da cidade, pois ela garante que o Réveillon provavelmente terá tempo aberto e o show da virada será um verdadeiro sucesso.
Os detalhes do que irá acontecer no Réveillon Show de Balneário Camboriú serão divulgados nesta terça-feira, às 14 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade. A imprensa é convidada a participar do lançamento, que contará com presença do prefeito Edson Renato Dias, de representantes do Sindicato da Construção Civil – Sinduscon, entidade que realiza o espetáculo em parceria com a Prefeitura, autoridades, colaboradores entre outros.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
Réveillon de Balneário Camboriú será lançado na próxima terça-feira
18.12.2009 às 15:17h
Mais de 600 mil pessoas são esperadas na orla de Balneário Camboriú, para a noite de Réveillon, o grande show da virada. Este ano, o projeto ganhou o nome de “Réveillon Show”, e será realizado através de convênio firmado entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, o Sindicato da Indústria da Construção – Sinduscon, com apoio da iniciativa privada e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal.
O espetáculo promete muitas luzes e cores na orla central, além de shows musicais durante oito dias de festa, iniciando no dia 27. “Para nós, do Sinduscon, é uma excelente oportunidade de participarmos desta grandiosa festa em nossa cidade, além de divulgarmos toda a força e a representatividade da nossa entidade”, analisa o presidente do Sinduscon, Carlos Haacke.
Para o secretário de Turismo e vice-prefeito Cláudio Fernando Dalvesco, a parceria com o Sinduscon foi muito importante para o Réveillon de Balneário Camboriú, pelo que a entidade representa para o município, assim como foi a parceria feita no Brilhos de Natal, com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL. “A construção civil, o comércio e o turismo são grandes alavancas que impulsionam a nossa cidade”, analisa o secretário.
Todos os detalhes do Réveillon Show em Balneário Camboriú estarão sendo expostos para a imprensa no dia 22 de dezembro, a partir das 14 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú. A CDL fica na rua 902, 530, próximo à Terceira Avenida.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário CamboriúFotos: Arquivo Ferrofotos(47) 3267-7022
Celesc faz campanha para evitar falta de luz no Réveillon
18.12.2009 às 17:00h
O único motivo que faria Balneário Camboriú passar por um apagão nesta temporada, durante a virada de ano, seria a queda de objetos, fogos de artifício e principalmente fitas metálicas sobre a rede elétrica, causando curto-circuito entre duas redes. A afirmação é da gerência da Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc de Balneário Camboriú, que neste mês está intensificando o alerta feito nos anos anteriores, mas desta vez, em campanha incisiva sobre o perigo que esses objetos representam, além de poder deixar a cidade às escuras.
A campanha espera contar com o apoio de síndicos e condôminos de edifícios e ainda funcionários de hotéis e empresários do ramo. A Celesc estará passando nos hotéis e prédios residenciais e comerciais, distribuindo folhetos e cartazes sobre o alerta. O objetivo é que essas pessoas repassem as informações da agência de distribuição de energia e haja conscientização coletiva.
O responsável pela Celesc no município, Arilson Vieira, explica que todos os anos Balneário Camboriú está passando por algum tipo de queda de energia significativa no Réveillon, em consequência da queda desses objetos -como peças de roupas-, e dos fogos. “No ano passado, tivemos um problema como esses na Barra Sul. A energia foi interrompida na passagem de ano, e somente reestabelecida quando conseguimos retirar os objetos dos fios. O bairro ficou da meia-noite às 5h da manhã sem luz”, lamenta.
Ele afirma que Balneário Camboriú tem energia de sobra para garantir o abastecimento na temporada, com o trabalho realizado em três subestações da Celesc. No entanto, a queda de um único objeto pode prejudicar uma localidade inteira e as melhorias realizadas pela Centrais Elétricas durante o ano todo. “É necessário que todos colaborem com essa campanha, para que a virada de ano em Balneário Camboriú seja um verdadeiro sucesso”, analisa o secretário de Turismo do município, Cláudio Dalvesco, ratificando o apoio da Prefeitura para auxiliar a divulgação do alerta.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoFoto fios de luz: Celso PeixotoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
Seguem abertas as inscrições para a São Silvestre Turística
18.12.2009 às 18:10h
Estão abertas as inscrições para a 10ª edição da corrida São Silvestre Turística Internacional. Com 10 quilômetros de percurso, a corrida será realizada a partir das 21h30 e já conta com mais de 200 inscrições de atletas de diversos estados como Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Além da prova oficial, de 10 quilômetros, haverá um percurso paralelo de 5 quilômetros para iniciantes e caminhantes. Atletas de fora da região podem se inscrever através dos sites www.luizfelicio.com ou www.ativo.com. Já para os atletas de Balneário Camboriú e região, as inscrições podem ser feitas no dia da prova, na Galeria Maxim (Avenida Atlântica, 1720, entre a Avenida Alvin Bauer e a Rua 1001), das 10 às 20 horas, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições custam R$ 40. Idosos com mais de 60 anos pagam R$ 20.
A prova terá chegada e largada em frente ao posto de salva-vidas 3 da Praia Central, em frente à galeria, e será toda realizada na faixa de areia. Todos os atletas deverão apresentar, no dia da prova, o comprovante de inscrição na Galeria Maxim, para retirar a camiseta do evento.
Os corredores serão divididos em categorias de cinco em cinco anos. Os primeiros colocados em todas as categorias da prova oficial vão receber troféus. Já na categoria paralela serão premiados os cinco primeiros colocados de forma geral. Todas as pessoas que participarem da São Silvestre Turística vão receber medalha de participação, além de desfrutar de um coquetel natural com frutas, água de coco, água mineral e lanches.
“Este é um evento que vem se consolidando a cada ano. Nossa intenção é profissionalizá-lo cada vez mais, para futuramente colocar esta corrida no calendário oficial da Confederação Brasileira de Atletismo”, afirmou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Sandro Bernardoni.
Já o organizador da corrida, Luiz Felício, disse que todo o pessoal da organização está empenhado para fazer deste evento um marco para a cidade. “Estamos organizando tudo com cuidado e contamos com o apoio da Polícia Militar e Fumtran, além do apoio da Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes, Secretarias de Obras, Turismo e Saúde, que disponibilizará uma ambulância para garantir a segurança dos participantes”, disse Felício. A expectativa é que aproximadamente 500 pessoas participem da prova. Mais informações :Luiz Felício – (47) 3366 -7788 ou 9141-8016
Assessoria de ImprensaDepartamento de Comunicação Texto: Fabricia Prado (SC 03103 JP)Prefeitura de Balneário Camboriú (47) 3267-7022
Mais de 12 mil pessoas já passaram pela casa do Papai Noel
17.12.2009 às 16:37h
Desde o dia 27 de novembro, quando a casa do Papai Noel foi aberta, mais de 12 mil pessoas já passaram pelo local. Na casa, instalada no Pontal Norte da praia central de Balneário Camboriú, as crianças podem tirar fotos com o Papai Noel e conhecer a rotina do bom velhinho e da mamãe Noel em atividades do dia-a-dia.
Diariamente a casa recebe, em média, 700 visitantes, mas só no último domingo, dia 13, 1568 pessoas visitaram o local. A turista Maria da Luz, de Campo Grande (MS), levou os filhos e netos para visitar a casa nesta quarta-feira e ficou impressionada com a decoração de Natal. “Estamos achando tudo muito lindo, muito rico. Estou impressionada com a limpeza e a organização de Balneário Camboriú. Já vim aqui em outros anos, mas desta vez estou achando a cidade bem mais animada”, afirmou Maria da Luz.
A Casa do Papai Noel tem 86,4 m², foi construída pela Secretaria de Obras de Balneário Camboriú e conta com quatro cômodos decorados aonde o Bom Velhinho aparece em situação cotidianas com Mamãe Noel, como num almoço, tricotando e festejando em frente à lareira. Na varanda da casa, um boneco eletrônico da Mamãe Noel também completa o cenário. Árvores de Natal enfeitam o jardim.
A visitação é gratuita e pode ser feita das 16h às 23 horas. A casa do Papai Noel é uma iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), através de diversas empresas da cidade.
Mais Informações
Jorge Ribas (CDL): (47) 9927-7966]
Prefeitura de Balneário Camboriú – Departamento de Comunicação
Texto: Fabricia Prado (SC 03103 JP)
Fone: (47) 3267-7022
Circulação de ônibus de turismo terá regras específicas em Balneário Camboriú
17.12.2009 às 17:02h
Para que os ônibus de turismo possam continuar transitando no centro da cidade, seus condutores terão que cumprir regras específicas de conduta, assim como – e principalmente – as rotas de tráfego que são determinadas pelo Fundo Municipal de Trânsito – Fumtran. O assunto foi discutido nesta quarta-feira(16), na sede da Secretaria de Turismo municipal, entre a direção da Sectur, Fundo Municipal de Trânsito – Fumtran, representantes de equipamentos turísticos, Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública (SGSIP) e agentes de trânsito. A reunião teve grande importância, pois se aproxima uma época de grande fluxo de ônibus de turismo na cidade e a preocupação é que turistas, moradores e autoridades do trânsito consigam ter um bom relacionamento.
As rotas de trânsito, que determinam o percurso dos ônibus de turismo - e são entregues aos motoristas no momento em que o grupo de visitantes chega a cidade no Portal de Informações Turísticas (PIT)-, foram definidas para que a lei municipal 1.335/1994, reformulada em seu artigo 31 pela lei 2712/2007, não vetasse de vez a circulação desses veículos no centro da cidade que é denominada “Capital Catarinense do Turismo”. O grande obstáculo é que nem sempre os condutores dos veículos turísticos obedecem as normas de trânsito de Balneário Camboriú, o que tem dificultado o trabalho dos agentes de trânsito e especialmente o fluxo de veículos nas vias locais.
Na reunião se chegou ao entendimento de que a cidade não pode parar por falta de informação, de estrutura nos hotéis, por ruas estreitas construídas por um planejamento antigo e irreversível, ou mesmo por imprudência dos condutores de veículos turísticos. Por isso, o trade cobra das entidades públicas um ponto de equilíbrio entre as normas de circulação de ônibus e o turismo que a cidade precisa manter, com regras claras e punição aos infratores.
Ficou acertado nesse encontro que o Fumtran e os agentes de trânsito estarão reunidos para destacar os maiores problemas verificados pela presença de ônibus de turismo nas vias centrais da cidade. Esses itens serão entregues nos próximos dias a uma comissão, que será formada pelo trade do turismo, Segurança e Turismo municipais, Fumtran e agentes e também por um profissional da área jurídica. Essa equipe formulará regras, para que a circulação de ônibus em Balneário Camboriú seja eficiente e não acabe por ser extinta de vez.
Assessoria de ImprensaDepartamento de ComunicaçãoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3267-7022
