Balneário Camboriú
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Movimento e negócios marcam 15ª BNT
Balneário Camboriú esteve presente com a Secretaria de Turismo em estande próprio e que chamou a atenção dos visitantes pela sua boa localização e expressividade. Também participou dos eventos sociais, como a festa dos 15 anos da BNT, o lançamento da Oktoberfest e a premiação aos participantes “ouro” que acreditaram no projeto da  GWG Marketing e Eventos desde o primeiro ano, e agora passam a ter acesso e inscrição automáticos em todas as futuras edições da Bolsa de Negócios. As "credenciais ouro" foram destinadas primeiramente a 30 pessoas e aconteceu no Recanto das Águas Resort e Spa, em Balneário Camboriú, na noite de sábado (23) e contou com o auxílio do secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco. Ainda em atividades na cidade de Balneário Camboriú, participantes da BNT conheceram atrativos turísticos e comércio locais. Em Penha, os profissionais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico receberam muitos visitantes em seu estande. Foram trocadas informações e contatos. Entre eles, o secretário de Turismo de Búzios, localizada no litoral carioca. Armando Ehrenfreund elogiou a forma de turismo realizado em Balneário Camboriú e a conscientização de sua comunidade, que, na sua opinião, entende a importância da principal indústria do município. “Estive em Balneário Camboriú e percebi que todos estão voltados ao turismo”, analisou. O próximo evento no qual Balneário Camboriú estará representada será a Feira EBS, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de maio, em parceria com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. A feira promove destinos, espaços e fornecedores para eventos. Texto e fotos:Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.br
Sectur-BC recebe empresários de turismo do Paraguai
Uma das mais conceituadas e importantes empresas do setor de turismo de Assunção, capital da federação do Paraguai, esteve representada na segunda-feira, em Balneário Camboriú, através da visita à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A Apleno! Turismo Joven (E-motion Group) veio ao município com o objetivo de informar que a agência, especializada em viagens com estudantes, está em plena expansão e divulgação de Balneário Camboriú. E isso deve atrair para a cidade, pelo menos, mil estudantes vindos pela empresa nos próximos receptivos. A notícia veio através dos sócios-proprietários da agência, Maximiliano Dombald e José Maria Quevedo. Segundo informa o diretor de Eventos e Marketing para o Mercosul da Sectur, Mariano Palmioli, a visita foi importante e traçou metas a curto prazo. “Ficou decidido que, após a participação da Secretaria no Festival Internacional de Turismo, que acontece em Foz do Iguaçu, entre os dias 17 e 20 de junho, estaremos realizando em Assunção, junto com a Apleno!, um grande lançamento do receptivo “Camboriú Estudantil” e também do “Camboriú Individual”, o que programamos para 22 a 24 de junho”, complementa Palmioli. A Secretaria de Turismo está em contato com a Santa Catarina Turismo – Santur, para que este evento seja realizado na Embaixada Brasileira em Assunção. “A realização na Embaixada nos dá a certeza que teremos um encontro com muito sucesso, tanto quanto o que tivemos na recente viagem de divulgação que fizemos para Lima, no Peru, abrindo um novo mercado”, finaliza o diretor. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.br    
Na agenda: Secretaria de Turismo aceita o “Desafio” Diretoria e funcionários da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú se preparam ao “Dia do Desafio”. Nesta quarta-feira, às 16 horas, a Sectur paralisa as atividades durante 15 minutos e entra no ritmo contra o sedentarismo. A entidade irá beneficiar a saúde de seus funcionários, além de auxiliar o município a “somar” aos demais participantes, entre secretarias, entidades de classe, comércio, setor de serviços, escolas, grupo de amigos e familiares, entre outros, a vencer a sua oponente, a cidade cubana de Cotorro, que tem 74.379 habitantes. O que conta é o percentual de participantes em relação ao número de moradores, mas a competição deve principalmente motivar ao exercício físico. A organização do Desafio é do SESC e na cidade é organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que promete movimentar todos - sejam funcionários ou quem estiver visitando o local - quem coordena os (pelo menos) 15 minutos de atividades será a fisioterapeuta Danielly Fernanda Melzi.  Ela iniciará com alongamentos passando a alguns exercícios mais leves. Após a prática, a Secretaria de Turismo irá comunicar a quantidade de participantes à Imprensa da Prefeitura, pelo telefone 3367-1826, até 19 horas. Outras informações pelo telefone 3363-7144, com o Departamento de Imprensa e Eventos da Secretaria de Educação. Veja mais sobre o Dia do Desafio em notícias, no portal www.balneariocamboriu.sc.gov.br . Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.br
Mais de 7 mil participaram do encontro de veículos antigos em Balneário Camboriú
O 7º Encontro Regional de Veículos Antigos, promovido no último final de semana pelo Clube de Veículos Antigos de Balneário Camboriú, filiado ao Veteran Car Club do Brasil, reuniu no parque de exposições Cyro Gevaerd (Santur) aproximadamente 6,4 mil visitantes e 929 expositores. O evento trouxe dezenas de automóveis charmosos, caminhões, ônibus, camionete, motocicletas e até triciclo infantil, todos com mais de 25 anos de fabricação, além de premiar vários destaques. Foram expostos 266 veículos pertencentes a 38 clubes vindos de várias cidades do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cinco faixas de premiação destacaram o veículo que percorreria a maior distância para participar do encontro, concedido ao proprietário de um Chevrolet 1921, que em ida e volta faria 800 quilômetros; a maior idade somada entre o carro e o seu proprietário, sendo conquistada por um participante de 73 anos que levou seu “Fordinho” de 80 anos; a primeira inscrição realizada por pai e filho - proprietários de dois veículos Ford 1929 em uma única ficha; também foi premiado o clube com maior número de carros inscritos, sendo dado ao Veteran Car Club de Florianópolis, com 27 automóveis e, ainda, premiado o carro destaque do evento, um Chevrolet Bel Air 1957 conversível. Segundo explica o presidente César Struchiner Costa, do Clube de Carros Antigos de Balneário Camboriú que foi criado há nove anos, para ser proprietário de um carro associado aos clubes de carros antigos é necessário que o veículo tenha mais de 25 anos. Para se obter a placa preta, que é o registro oficial de originalidade do automóvel, é necessário que tenha mais de 30 anos e 85% do veículo seja original, em avaliação realizada por peritos. “Hoje temos duas categorias de associados, os colecionadores e os simpatizantes”, complementa. O Clube ainda não tem sede própria, mas tem 60 veículos inscritos. São 38 participantes , entre os quais três mulheres, que se reúnem todas às quartas-feiras à noite, no estacionamento da Caixa Econômica Federal em Balneário Camboriú. Também participam de vários encontros regionais e nacionais, sendo o próximo entre os dias 5 e 7 de junho, em Pomerode, promovido pelo Veteran Car Club daquela cidade. “O importante é que nos reunimos por amor ao antigo e porque além de hobby, mantemos obras sociais com o que sobra de recursos em nossos eventos”, finaliza Cesar. O Clube recentemente construiu um pequeno salão de beleza no interior do Lar dos Velhinhos, em Balneário Camboriú. O 7º Encontro contou com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. Para mais informações, basta entrar no site www.veterancar-bc.com.br ou pelo telefone (47) 3367-1689 (César). Fotos Divulgação Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  
Sectur Balneário Camboriú participa da 15ª BNT
As novidades do turismo catarinense poderão ser conferidas durante a 15ª Bolsa de Negócios Turísticos BNT-Mercosul, um dos maiores eventos do gênero da América Latina que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em atividades nas cidades de Penha e Balneário Camboriú. O evento, promovido pela GWG Marketing e Eventos, conta com apoio do Ministério do Turismo, Santur – Santa Catarina Turismo, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Complexo Beto Carrero World e ainda de empresários de Balneário Camboriú. A expectativa dos organizadores Geninho Góes e Jair Pasquini é de atrair mais de 5 mil profissionais de negócios turísticos e duas centenas de jornalistas. Para aproveitar esse público, onde estão inseridos 420 expositores, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú também estará presente ao evento, tanto nas atividades em Penha, durante a Feira de Negócios Turísticos, quanto nos principais roteiros a serem desenvolvidos em Balneário Camboriú. Na feira, a Sectur estará em estande próprio e também acompanhará os “fanturs” (passeios de familiarização) com jornalistas, realizados no município. Balneário Camboriú preparou um grande material para levar à feira, em seu estande. A Sectur movimenta seus profissionais e setores internos, para estar preparada para conversar com os participantes. A entidade pretende realizar um intercâmbio de negócios turísticos, com a finalidade de atualizar informações sobre a cidade, seus equipamentos de turismo, o setor de passeios e compras, o potencial para sediar eventos, as novidades em investimentos locais, enfim, estará trocando experiências, material promocional e cartões entre os participantes, para atrair turistas e negócios a Balneário Camboriú. O estande de Balneário Camboriú promete ser um atrativo a parte, como aconteceu durante o FIMC, Festival de Integração Multicultural Catarinense, realizado no último fim de semana em Florianópolis. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
MTur/FGV cumpre pesquisa em Balneário Camboriú Balneário Camboriú recebe novamente, no período de 25 a 29 de maio, a visita de pesquisadores que cumprem uma nova fase do “Plano Nacional do Turismo 2007/2010 – Uma Viagem de Inclusão”. A atuação será feita em todos os 65 destinos indutores de turismo brasileiros e, desta vez, a profissional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a serviço do Ministério do Turismo (MTur) e em parceria com o Sebrae, aplicará matriz de pesquisa já realizada na primeira vinda à cidade, em 2007. O objetivo é diagnosticar se houve incremento da competitividade turística no município.   O MTur iniciou as atividades do Estudo de Competitividade - Relatório Brasil 2007 e entregou a primeira versão do documento em abril do ano passado, no Rio de Janeiro. No segundo semestre de 2008 foram realizados Seminários Técnicos de Competitividade, quando os municípios pesquisados receberam seus resultados e o Ministério assumiu o compromisso de repetir a pesquisa em 2009 e 2010.   O trabalho em Santa Catarina, onde estão três dos 65 municípios indutores (São Joaquim, Florianópolis e Balneário Camboriú), reiniciou em 13 de abril, com o objetivo de coletar dados dos destinos através de entrevistas individuais e visitas técnicas. Na cidade, o roteiro inicia dia 25, próxima segunda-feira, em reunião com o prefeito Edson Renato Dias e com o gestor do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), que também é vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, além e técnicos da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e entrevista com representante do turismo do Sebrae.   Nos dias seguintes, as entrevistas prosseguem passando pelo setor de hotelaria, gastronomia, receptivo e Balneário Camboriú Convention Bureau. Os pesquisadores passam por entidades de ensino superior, órgãos municipais de cultura, meio ambiente, planejamento, polícias Militar e Civil, Bombeiros, enfim, serão cinco dias de trabalho intenso.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
BC no WTTC: Estado tem eficiência em turismo, mas é preciso continuar a conscien
Na foto: O diretor Ademar Schneider, a secretária de Turismo de Itajaí, Maria Valdete Orsi, e o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco. ------------------------------------------>>>Um dos estados brasileiros que mais entende a importância do turismo é Santa Catarina. Por isso, a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (abreviada em WTTC, em inglês), foi sediada em Florianópolis, na última sexta-feira e sábado, 15 e 16 de maio. O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, realizou palestra durante o Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, sobre as tendências mundiais do setor. Baumgarten elogiou Santa Catarina, pela grande diversidade em turismo. “Praias, maçãs, cervejas, vinhos, comidas, cachoeiras, mergulho. Santa Catarina já é uma vencedora, pela sua oferta. O que se precisa, é que cada município se torne parceiro do outro, pois cada um tem seu atrativo, seu diferencial. Se houver essa relação de amizade transferida para os negócios em turismo, o Estado vai crescer ainda mais”, explicou o presidente, a uma platéia formada por responsáveis pelo turismo de diversas partes de Santa Catarina. Atentos aos discursos e sentados juntos, a secretária de Turismo de Itajaí, Maria Valdete Orsi, e o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco, acompanhado do seu diretor, Ademar Schneider. Durante o discurso de Jean-Claude Baumgarten, foi exposta a situação mundial do turismo. Ele explicou que, atualmente, o setor tem um impacto econômico duas vezes maior do que o gerado pela indústria automobilística, entretanto, há mais injeções financeiras na produção de carros. “Quanto mais alto o cargo de um político, menos ele entende a importância do turismo”, alfinetou o presidente do WTTC, uma entidade sem fins lucrativos, que existe há 20 anos para conscientizar que o turismo representa, nos dias de hoje, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Analisou que a indústria das viagens e turismo gera 220 milhões de empregos no mundo e que só em nosso estado, o PIB gerado pelo setor é de 12,5%. “É nosso dever fazer a mídia, os governantes, as pessoas, enfim, entenderem que o turismo é de grande importância. Por isso, criamos a conferência, para essa conscientização mundial”, complementou. O presidente ainda lembrou que a imprensa se preocupa muito com número de turistas em uma localidade, quando o importante, é o valor econômico gerado por eles. Aqui em Balneário Camboriú, por exemplo, segundo o setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal, a última temporada proporcionou estimados 550 milhões de reais de receita, enquanto que o orçamento do município para este ano inteiro será de pouco mais de 294 milhões de reais. Isso prova a importância e conscientização do turismo, não só dos investidores(sejam públicos ou privados), mas também o setor de serviços, os lojistas, balconistas, hoteleiros, vendedores de milho na praia, enfim, todos que se beneficiam desta economia. Mais de 50 setores da economia são credores do turismo, direta ou indiretamente. “As pessoas precisam entender que o turismo é bom para todos. Cria empregos, carreiras, é uma indústria poderosa, que emprega muita gente”, enfatizou Baumgarten. Ele lembrou que o turismo deve ser praticado com respeito ao meio ambiente, à cultura e à estrutura social, que são os pilares do desenvolvimento em turismo. A palestra repassou outras informações importantes aos dirigentes do turismo. Acompanhe algumas: · Em 2008 o número de turistas no mundo foi de 1,6 bilhão de pessoas, e esse número está crescendo, já que elas estão viajando mais de uma vez por anos. É preciso se preparar para o aumento da demanda, e não esperar que o setor aqueça. Para isso, é necessário enfrentar a burocracia e agir, e quando o dinheiro estiver circulando, nenhum município ou destino será pego de surpresa.· Analisar de onde estão vindo os turistas, o que os atrai e quais suas expectativas;· Estar sempre em parceria com a mídia, para que mensagens erradas não sejam difundidas;· A missão dos dirigentes em turismo, secretários, prefeitos e vices são mais importantes do que se parece ser;· Oitenta por cento do impacto econômico do turismo vem de pequenas e médias empresas;· É necessário capacitar os recursos humanos em turismo, principalmente com outros idiomas já em escolas de primeiro grau. Fazer as crianças e adolescentes entenderem toda essa importância econômica. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3367-8122e-mail:  imprensa@secturbc.com.brwww.balneariocamboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br 
FIMC revela: turista interno deseja conhecer 100% da cidade
Foto: Estande de Balneário Camboriú foi muito procurado, desde crianças aos adultos. ---------------------------- O corre-corre e o estresse do dia a dia, a agenda intensa, o ano inteiro de trabalho são os principais motivos que levam muitos brasileiros a não abrir mão das férias, incidam elas no verão ou em um período mais frio. O que profissionais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú descobriram, durante o FIMC – Festival de Integração Multicultural Catarinense, que foi realizado de 13 a 17 de maio no Centrosul, em Florianópolis, é que muitos visitantes do Festival conheciam Balneário, mas não da forma como gostariam, e desejam intensamente voltar à cidade e ter a chance de visitar todos os atrativos locais. O presidente do Águas do Alto Uruguai Convention & Visitors Bureau (que funciona sudoeste do Estado), por exemplo, não conseguiu, por enquanto, se hospedar mais que três dias em Balneário Camboriú. Antonio José Begnini aprecia a gastronomia à beira-mar no município, mas ainda quer desbravar as caminhadas possíveis, por ser um amante da natureza e dos esportes. “Infelizmente, ainda não conheço o Parque Unipraias e nem o Cristo Luz. Em minhas próximas férias, com certeza visitarei a cidade e seus equipamentos turísticos”, relatou. Begnini explicou que houve mudanças em relação à percepção de Balneário Camboriú, que se fazia na década de 90. “O comentário, no passado, era de que as praias do município eram poluídas e que o turismo era desorganizado. Agora é diferente. Balneário atingiu outra fase no setor. A beira-mar está bastante organizada”, analisa, elogiando a beleza e funcionalidade do estande durante o FIMC. Outro turista de Balneário Camboriú que passou pelo estande da Sectur durante o Festival foi Glaucemir Grendene, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo do município de Concórdia. Ele explicou que, diferente de Balneário Camboriú, em sua cidade é difícil fazer os comerciantes entenderem a importância do turismo, setor que gera anualmente 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense e 220 milhões de empregos no mundo. “Não há conscientização. Muitos reclamam em ter que abrir as portas nos sábados à tarde, por exemplo”. Grendene já esteve sete dias em Balneário Camboriú, há cerca de um ano. “O que mais encontramos em Balneário foi o que fazer. Minhas filhas foram ao Unipraias, mas eu ainda não tive essa oportunidade”, Explica Grendene, desejando retornar em breve ao município, para conhecer melhor seu potencial turístico e econômico. Segundo explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco, os atrativos turísticos e os investimentos em turismo são importantes para todos os municípios. Dalvesco, que participou ativamente do FIMC e do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo, evento paralelo à 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (WTTC, em inglês), é em eventos dessa amplitude como o WTTC que se pode reivindicar aos investidores, que façam aplicações de grande porte em equipamentos turísticos. “Esses investimentos passam a agregar, dando mais opções aos turistas que nos visitam. Temos que atrair para o nosso município empreendimentos como o Unipraias, agora com o trenó de montanha Youhooo! Mas nosso grande desejo é que a cidade tenha um grande centro de eventos. Vamos trabalhar muito para isso se tornar realidade”, disse o secretário, durante o FIMC. Dalvesco sabe que o turista de negócios gasta, em média , 300 dólares por dia em um destino, enquanto que o lazer do turista convencional oscila entre 90 e 100 dólares diários, apesar de o visitante de negócios ter sua estadia mais curta. Esses dados foram expostos durante o WTTC, na capital catarinense, no último final de semana.  Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br

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