- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur qualifica positivamente redução de ônibus de turismo
A demanda turística de Balneário Camboriú obteve números positivos em quase todos os meses de 2010, de acordo com dados fornecidos pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), na tarde desta segunda-feira (3). A pesquisa, que se utiliza dos números da coleta de resíduos sólidos (lixo domiciliar) enviados pela empresa Coneville - Engepasa Ambiental, e que calcula a permanência média do turista na cidade em sete dias, aponta um crescimento positivo de 3,08% no ano passado em relação a 2009.
O controle desses dados é feito mensalmente pela Sectur e pela empresa Engepasa. Houve uma atualização e revisão de cálculo utilizado para encontrar os resultados no setor de Planejamento da Secretaria, com um pequeno aumento na produção de lixo per capita. A "Capital Catarinense de Turismo", que havia recebido em 2009 o total de 4.210.227 turistas, chegou ao número de 4.339.947 em 2010.
Os meses de maior movimento de turistas em foram: janeiro (com 818.055 visitantes, com aumento de +9,81% em relação ao mesmo período de 2009), fevereiro (598.502; +4,28%), novembro (413.730; +24,97%) e dezembro (595.242; + 0,61%). O menor fluxo turístico foi registrado no mês de setembro, quando a cidade recepcionou 140.022 visitantes.
Turistas do Mercosul, principalmente da Argentina, Paraguai e Uruguai, e dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, continuam sendo os que mais visitam Balneário Camboriú. Em 2009 foram 5.221 ônibus que passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT). Já, em 2010, o total foi 5.071, o que representa um decréscimo de 0.02%, em relação ao mesmo período.
Réveillon
Quanto ao período do réveillon 2010/11 (de quarta a domingo), o PIT registrou queda de 18% no número de ônibus de turismo que chegaram à cidade, em comparação a 2009/10. De acordo com os cadastros realizados, 81 veículos passaram pelo Portal no último feriadão, sendo que no mesmo período da virada anterior, este número chegou a 99.
O maior emissor de turistas por este meio de transporte no Brasil foi o estado de São Paulo, seguido do Paraná. Já a predominância de ônibus de turismo do exterior foi do Paraguai, seguido da Bolívia e Argentina.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a queda nos números de ônibus de turismo (anual e réveillon) é a prova de que o público de turistas buscado em divulgações externas de Balneário Camboriú vem acontecendo. “Os turistas vem cada vez mais com veículos automotores e pelo transporte aéreo, com maior poder de compra. E é isso o que queremos: visitantes que permaneçam mais dias na cidade e gastem mais”, ressaltou Schneider.
Legenda: Praia de Laranjeiras é um dos recantos mais procurados pelos turistas no verão.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialFoto: Arquivo/SecturSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Réveillon Show: Perfeito na opinião de turistas e moradores
01.01.2011 às 02:19h(FOTOS ABAIXO, OU NO SITE www.balneariocamboriu.sc.com.br NO ANEXO DA MATÉRIA)O espetáculo da virada de ano em Balneário Camboriú novamente foi um grande show, mas dessa vez, "foi perfeito" na opinião de turistas e moradores da cidade. A festa, que iniciou a zero hora deste sábado, dia 1º, e durou 15 minutos, foi marcada pela qualidade da pirotecnica com fogos importados e originais, e pela grande quantidade de efeitos vista no céu da orla, na Praia Central da cidade. O evento é uma promoção anual da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O pré-reveillon foi animado pela Banda S/A, que fez o público dançar, cantar e até pular na Praça Tamandaré, com sucessos como "Hey, Soul Sister", "Do Lado de Cá", "Meu Erro", "Bola de Sabão" e, após duas horas, o grande final com o sucesso do verão, "The Time", regravado em ritmo dance pelo Black Eyed Peas.
Logo após, o vice-prefeito Cláudio Dalvesco, auxiliado pelo comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Koglin, pelos secretários de Turismo, Ademar Schneider, e de Segurança, Adelcio Bernardino, comandou a contagem regressiva para a mudança de ano e lançamento dos fogos. As cores, as luzes e a sincronia deixou muita gente emocionada. Os sentimentos se confundiram entre lágrimas, gritos, risos e até reflexões.
Acompanhe as opiniões de doze espectadores, logo após terminar a queima da virada:
José Rics - Turista de Rio Negrinho: "A virada foi perfeita. Quem organizou fez uma grande obra de engenharia. Foi um grande presente para quem veio, pois fez muito bonito".
Marilis Velasques - Turista de Rio Negrinho: "Foi muito bonito, foi perfeito".
Gustavo Barboza - Turista de Joinville: "Foi a primeira vez que passei o réveillon em Balneário Camboriú, e achei muito bonito. Eu sempre procuro passar as viradas no litoral, e pra mim, esse foi o melhor que vi".
Jandira Alves - Visitante de Camboriú: "Foi ótimo. Eu que sempre costumo passar a virada no culto da igreja, trouxe minha família e foi tudo muito bom".
Dione Castinho - Visitante de Camboriú: "A festa foi muito boa, desde a segurança, pois vi bastante policiais e tudo foi muito organizado".
Natália Duarte - Turista de Criciúma: "Foi a primeira vez que passei o réveillon em Balneário Camboriú e achei perfeito. Gostei muito".
Gabriel Henrique - Visitante de Blumenau: "Foi da hora. Ou melhor, foi muito legal, e tudo estava perfeito. Gostei de ver a tenda da Saúde aqui na Praça e de ver muitos policiais na rua".
Anelise Moraes Soares - Turista de Curitiba : "Foi lindo. Espetacular. Nunca tinha vindo no réveillon de Balneário Camboriú e a sensação era de que os fogos estavam caindo em cima de nós. Outra coisa que gostei, é de ver os carros de Balneário Camboriú respeitando a faixa de pedestres. Deveriam fazer uma campanha para que os turistas respeitassem também".
José Alselmo - Turista de Curitiba: "Foi sensacional. O interessante foi ver tantos fogos em sincronia. Foi emocionante".
Moacir Müller - Morador de Balneário Camboriú: "Nunca pensei que seria tão lindo. Vi crianças e jovens emocionados, refletindo ao verem aqueles fogos. Vi uma criança orando e dizendo " Que essa luz venha e permaneça no meu coração". Foi bom demais".
Beatriz Müller - Moradora de Balneário Camboriú: "Cada fogo que vi explodir, pensei em um parente ou amigo que não pude ver nesse réveillon. Me emocionou muito. Cada vez amo mais essa cidade".
Gorete Figueiredo - Turista de Curitiba: "Foi espetacular. Foi o primeiro final de ano que passei aqui, e em lugar nenhum vi um show como esse. Nem imaginava o efeito que iria causar. Fiquei encantada e já começarei minhas economias para vir o ano que vem novamente".
Prefeitura de Balneário Camboriú Dpto de Comunicação - Assessoria de Imprensa Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP PR) Fotos: Silvia Bomm, Rafael Weiss e Celso PeixotoPlantão: (47) 8883-7449 ou 9967-4868 Baixar arquivo anexo desta matéria
01.01.2011 às 02:19h(FOTOS ABAIXO, OU NO SITE www.balneariocamboriu.sc.com.br NO ANEXO DA MATÉRIA)O espetáculo da virada de ano em Balneário Camboriú novamente foi um grande show, mas dessa vez, "foi perfeito" na opinião de turistas e moradores da cidade. A festa, que iniciou a zero hora deste sábado, dia 1º, e durou 15 minutos, foi marcada pela qualidade da pirotecnica com fogos importados e originais, e pela grande quantidade de efeitos vista no céu da orla, na Praia Central da cidade. O evento é uma promoção anual da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O pré-reveillon foi animado pela Banda S/A, que fez o público dançar, cantar e até pular na Praça Tamandaré, com sucessos como "Hey, Soul Sister", "Do Lado de Cá", "Meu Erro", "Bola de Sabão" e, após duas horas, o grande final com o sucesso do verão, "The Time", regravado em ritmo dance pelo Black Eyed Peas.
Logo após, o vice-prefeito Cláudio Dalvesco, auxiliado pelo comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Koglin, pelos secretários de Turismo, Ademar Schneider, e de Segurança, Adelcio Bernardino, comandou a contagem regressiva para a mudança de ano e lançamento dos fogos. As cores, as luzes e a sincronia deixou muita gente emocionada. Os sentimentos se confundiram entre lágrimas, gritos, risos e até reflexões.
Acompanhe as opiniões de doze espectadores, logo após terminar a queima da virada:
José Rics - Turista de Rio Negrinho: "A virada foi perfeita. Quem organizou fez uma grande obra de engenharia. Foi um grande presente para quem veio, pois fez muito bonito".
Marilis Velasques - Turista de Rio Negrinho: "Foi muito bonito, foi perfeito".
Gustavo Barboza - Turista de Joinville: "Foi a primeira vez que passei o réveillon em Balneário Camboriú, e achei muito bonito. Eu sempre procuro passar as viradas no litoral, e pra mim, esse foi o melhor que vi".
Jandira Alves - Visitante de Camboriú: "Foi ótimo. Eu que sempre costumo passar a virada no culto da igreja, trouxe minha família e foi tudo muito bom".
Dione Castinho - Visitante de Camboriú: "A festa foi muito boa, desde a segurança, pois vi bastante policiais e tudo foi muito organizado".
Natália Duarte - Turista de Criciúma: "Foi a primeira vez que passei o réveillon em Balneário Camboriú e achei perfeito. Gostei muito".
Gabriel Henrique - Visitante de Blumenau: "Foi da hora. Ou melhor, foi muito legal, e tudo estava perfeito. Gostei de ver a tenda da Saúde aqui na Praça e de ver muitos policiais na rua".
Anelise Moraes Soares - Turista de Curitiba : "Foi lindo. Espetacular. Nunca tinha vindo no réveillon de Balneário Camboriú e a sensação era de que os fogos estavam caindo em cima de nós. Outra coisa que gostei, é de ver os carros de Balneário Camboriú respeitando a faixa de pedestres. Deveriam fazer uma campanha para que os turistas respeitassem também".
José Alselmo - Turista de Curitiba: "Foi sensacional. O interessante foi ver tantos fogos em sincronia. Foi emocionante".
Moacir Müller - Morador de Balneário Camboriú: "Nunca pensei que seria tão lindo. Vi crianças e jovens emocionados, refletindo ao verem aqueles fogos. Vi uma criança orando e dizendo " Que essa luz venha e permaneça no meu coração". Foi bom demais".
Beatriz Müller - Moradora de Balneário Camboriú: "Cada fogo que vi explodir, pensei em um parente ou amigo que não pude ver nesse réveillon. Me emocionou muito. Cada vez amo mais essa cidade".
Gorete Figueiredo - Turista de Curitiba: "Foi espetacular. Foi o primeiro final de ano que passei aqui, e em lugar nenhum vi um show como esse. Nem imaginava o efeito que iria causar. Fiquei encantada e já começarei minhas economias para vir o ano que vem novamente".
Prefeitura de Balneário Camboriú Dpto de Comunicação - Assessoria de Imprensa Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP PR) Fotos: Silvia Bomm, Rafael Weiss e Celso PeixotoPlantão: (47) 8883-7449 ou 9967-4868Baixar arquivo anexo desta matéria em: http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/arquivos_down/imprensa/AF6HV5NM.zip
Banda S/A vai animar o réveillon de Balneário Camboriú
A Praça Tamandaré será o palco do agito para as horas que antecedem o Réveillon Show em Balneário Camboriú. Foi confirmada na tarde desta terça-feira, 28, a apresentação do conjunto que é o mais pedido entre as festas de formatura do Estado, e está entre os preferidos do Paraná e Rio Grande do Sul: a Banda S/A. Com uma diversidade de estilos, os seis integrantes prometem animar os últimos momentos de 2010 e trazer boas vibrações para o próximo ano entre 21:30 e 23:30 do dia 31 de dezembro.
O repertório traz grandes sucessos do pop rock, sertanejo universitário, axé music, pagode, e até as inesquecíveis canções da Xuxa e Balão Mágico que fazem parte da infância de muitos papais e mamães que estarão na praça com seus baixinhos.
Segundo explica o empresário da banda, Walfried Roedel, será o público que irá comandar a maior parte do show. “Ele é que vai pedir o que quer ouvir. Vamos apresentar sucessos comerciais que hoje são solicitados em várias festas que tocamos, como Lady Gaga, Black Eyed Peas e vários outros”, disse Roedel, confirmando a execução do último sucesso do Black Eyed Peas, “The Time(Dirty Bit)”, uma regravação da década de 80, mas com muito mais balanço, característico da dance music.
A Banda S/A está com agenda cheia até 2013. Tem Ozeias na guitarra, Erado Machado nos teclados e vocal, Jairo Souza no contra-baixo e vocal, Fabiano “Chiclete” e Thatianne Augusto no vocal e Valmor Júnior na Bateria. A formação é quase a mesma de janeiro de 1999, quando a banda iniciou os trabalhos.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Sectur Assessoria de Imprensa Texto : Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR) Imagem: Arquivo Banda S/AFone: (47) 3367-8122 www.secturbc.com.br
2011 será recebido com culto ecumênico
Boas energias, paz, saúde e amor é o que todos buscam no novo ano. E para comemorar a entrada de 2011 em grande estilo, acontecerá na Praça Almirante Tamandaré, no dia 1º, às 18h30, um culto ecumênico, conhecido como o “Dia da Paz”. O evento, que é uma promoção da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), será celebrado pelo frei Ladi Antoniazzi, da igreja católica Santa Inês.
Todos os moradores e turistas do município, além de prestigiar e participar do encontro de fé e oração, poderão assistir a apresentação do coral Trupe Vocal Entrei pelo Canto.
O secretário Ademar Schneider, da Sectur, ressalta que todos são convidados a participar. “É um momento especial que brinda a chegada do ano novo. Queremos com este culto que todos tenham um ano abençoado, com muita motivação e esperança”, concluiu.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialFoto: Arquivo/ SecturSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Prefeitura vai observar regras para montagem de barracas
Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria do Meio Ambiente, comunica que, excepcionalmente, devido às comemorações de réveillon, serão permitidas as montagens de tendas na faixa de areia, no dia 31 de dezembro à noite, desde que respeitadas as seguintes condições:
- As tendas não devem ultrapassar 4m X 4m de tamanho e deverão manter distância mínima entre as barracas que permita a passagem de pedestres;
- As tendas não poderão ser montadas e reservadas antecipadamente;
- Não será permitida a utilização de aparelhagem sonora na faixa de areia;
- Não será permitido o preparo de alimentos nas barracas ou na faixa de areia das praias;
Alertamos que a partir de 1h30m do dia 1º de janeiro de 2011, a equipe de limpeza inicia seus trabalhos na praia, portanto as barracas deverão ser retiradas antes desse horário.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Rafael WeissFoto: Silvia Bomm(47) 3267-7023
Turismo realiza palestra para alunos da Guarda Municipal
Esta semana que antecede a virada de ano está sendo de palestras para os futuros guardas municipais de Balneário Camboriú. Aproximadamente 60 alunos receberam informações sobre os mais variados temas, desde os trabalhos da Secretaria de Inclusão Social, os serviços prestados pela Secretaria de Segurança, e, entre outros departamentos públicos, sobre o Turismo da cidade. Um dos palestrantes desta segunda-feira, 27, foi o secretário Ademar Schneider que, entre diversos assuntos, abordou a importância de se prestar informações adequadas, ou de informar corretamente a quem o turista poderá recorrer em caso de eventuais dúvidas ou obstáculos em sua estada na cidade.
O secretário fez um resumo sobre a história do município, a importância do bairro da Barra, os primeiros hotéis, o que representou as décadas de 60 e 70 para o desenvolvimento do setor, os projetos que beneficiarão o turismo e, ainda, sobre a rede hoteleira e gastronômica que oferece inúmeras opções na cidade. Ademar também citou o sistema de rotas de ônibus de turismo, que hoje é procurado por cidades turísticas de todo o país, interessadas em organizar o fluxo desses veículos em suas altas temporadas.
Os projetos desenvolvidos pela Secretaria receberam ênfase, entre eles o Réveillon Show, o Brilhos de Natal (em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL) e o Carnanboriú, que em 2011 deve trazer novos shows nacionais ao palco de carnaval que será montado no Pontal Norte.
Os alunos ainda conheceram um pouco mais sobre os atrativos turísticos, tanto os naturais, como os grandes complexos elaborados para tornar Balneário Camboriú ainda mais bonita e indutora de turismo da região. “Estaremos à disposição da Guarda Municipal, assim como já somos parceiros dos agentes de trânsito e da Secretaria de Segurança, para todos os assuntos que envolver o turismo da cidade. Balneário Camboriú precisa que os órgãos se unam nessas parcerias, principalmente com a iniciativa privada, para que possamos continuar sendo um dos municípios destaque de turismo no País”, disse o secretário.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo – Sectur Assessoria de Imprensa Texto e fotos: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR) Fone: (47) 3367-8122 www.secturbc.com.br
Levantamento confirma acréscimo nas vendas de Natal
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL informou nesta terça-feira, 28, segundo levantamento realizado, que o comércio de Balneário Camboriú registrou aumento de 8% nas vendas de Natal, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Mesmo com o acréscimo, o presidente da entidade, Altamir Osni Teixeira, revela que o percentual ficou abaixo do esperado, pois a média nacional, que leva em consideração as vendas da indústria, foi de 15,5% e a do Estado, que compara as vendas de grandes centros como Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau, atingiu os 10,2%.
“Nossa cidade recebe grande volume de turistas a partir de 26 de dezembro. Após aproveitar o Natal em suas cidades, famílias inteiras vêem para Balneário Camboriú para aproveitar as festividades de final de ano e férias. Penso que a partir desta semana, o comercio terá maior incremento nas vendas em virtude das comemorações da virada”, explica presidente da CDL.
O levantamento da CDL junto às lojas da cidade ainda mostra que o valor médio gasto por compra variou entre R$ 80,00 e R$ 100,00. Vestuário e calçados lideraram as vendas, seguidos pelos eletrônicos, brinquedos e importados, este último, com um aumento considerável pela oferta de produtos e dólar mais baixo.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CDL: (47) 3261-3300Apoio de Divulgação: Sectur BCFoto: Arquivo(47) 3367-8122
Definido esquema de trabalho para o réveillon de Balneário Camboriú
Agentes de trânsito e a Polícia Militar (PM) se reuniram na tarde desta terça-feira (28), na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, para determinar os últimos detalhes referentes à segurança no réveillon 2010/11. Os assuntos giraram em torno do fechamento de ruas, atendimento da Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e segurança, de forma geral.
Como já havia sido discutido na reunião da semana passada, no dia 31 de dezembro o trecho entre as ruas 2500 e 1101, na Avenida Atlântica, será interditado a partir das 20h, horário que poderá ser antecipado por questões de segurança. Vela ressaltar que nestas ruas, a Coneville distribuirá contentores nos bolsões de estacionamento. Já as ruas 2500, 2300, 2200, 2100, 2000, 1900, 1800, 1700, 1600, 1500, 1400, 1300, 1200 e 1001, entre a Avenida Brasil e Avenida Atlântica, também serão interditadas a partir das 20h. Será mantido somente acesso aos moradores.
A Rua 51 terá fluxo de trânsito invertido (normalmente é da Av. Brasil à Atlântica) e será transitada somente até a Rua 57. A 57 terá mão única no sentido Rua 51 à Alvin Bauer, essas duas mudanças a partir das 20h. Outra medida adotada será a proibição do estacionamento na Avenida Atlântica, entre as ruas 1500 e Avenida Alvin Bauer, durante todo dia 31 por medida de segurança. A liberação das vias ocorrerá durante a madrugada do dia 1º de janeiro, quando o trânsito deverá estar normalizado e não oferecer mais risco à população.
Após o réveillon, para desafogar o fluxo de veículos na Atlântica, altura da Barra Sul, os agentes de trânsito e a PM pedem aos condutores para que optem por sair da Atlântica pela rua 3700 ( que ficará em sentido único). A rua tem saída à Marginal Leste e ao bairro dos Municípios.
Serviços
Todos os turistas e moradores também poderão contar com o serviço de primeiros socorros na virada do ano. Será montada nas imediações da Praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica com a Rua 51, uma base com as equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu). No local haverá três ambulâncias da Secretaria da Saúde. Ainda na base, em uma tenda separada estarão profissionais do Conselho Tutelar, que auxiliarão crianças eventualmente perdidas, ou que necessitem do serviço do órgão. O telefone de plantão do Conselho é (47) 8883–7585.
Outra medida tomada durante a reunião diz respeito à viatura da Patrulha do Silêncio (trabalho conjunto entre agentes de trânsito e PM). A partir do 1º dia de 2011, qualquer pessoa que fizer qualquer barulho perturbador será multada conforme especifica a Lei Municipal 0300/1974. Segundo o artigo 274 da lei, o horário de sons em vias públicas é regulamentado entre às 22h e às 6h.
E para quem estava com dúvidas quanto a levar tendas na Praia Central de Balneário Camboriú, pode ficar tranquilo. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente comunica que serão permitidas tendas de 3 metros por 3 metros, porém, não poderá haver nenhum tipo de comercialização no local.
Barreiras
Balneário Camboriú terá barreiras fixas durante as 24 horas do dia da virada, no Pontal Norte, na Avenida Oswaldo Reis, na Avenida do Estado, na Barra Sul e na Avenida das Flores. Barreiras volantes se revezarão entre os túneis de acesso aos bairros dos Municípios e Vila Real, conhecidos como túneis da Terceira e Quarta Avenidas. Além das barreiras, os grupos especiais e os policiais à paisana trabalharão de forma intensa nos pontos mais críticos da cidade durante toda a temporada.
A Operação Veraneio da PM conta com cerca de 260 policiais, sendo que somente na noite de réveillon, 150 estarão na Praia Central. No local haverá cinco plataformas de visualização instaladas. Além disso, os policiais receberão apoio de unidades especializadas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Cavalaria e Canil Central da Grande Florianópolis, e do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), de Brusque e Blumenau.
A PM também alerta aos turistas e moradores de Balneário Camboriú para que evitem levar bebidas em garrafas para a praia, como por exemplo, “long neck”. Os fogos de artifícios estão proibidos e se forem encontrados, serão apreendidos por policiais.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialFoto: Arquivo/ SecturSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
