Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Aumento de fluxo de ônibus de turismo em Balneário Camboriú
Apesar do mês de julho ter sido turisticamente prejudicado em consequência da greve escolar em todo o Estado, pela baixa do dólar motivando as viagens ao exterior e também pelas baixas temperaturas tradicionais do mês de julho, Balneário Camboriú teve bons resultados no turismo. No Portal de Informações Turísticas- PIT, houve  aumento de 30.48% na demanda de ônibus de turismo em relação a julho de 2010. No ano anterior, 105 ônibus de turismo entraram na cidade no período, já em 2011 foram 137. O total de 3.937 visitantes estiveram na cidade em julho de 2010, mas neste ano houve grande incremento, com 5.177 turistas passando pelo PIT via ônibus.A maioria de turistas que vieram a Balneário Camboriú nesse meio de transporte foi de  brasileiros, provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul. Do exterior, os maiores emissores por ônibus foram as cidades de Mar del Plata, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina, com um total de 1.266 passageiros.Movimento no comércioSegundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú, o mês das férias proporcionou movimentação apenas na segunda quinzena. “O período não teve grande aquecimento nas vendas do comércio, mas a economia ficou aquecida. Infelizmente a greve escolar tirou um pouco da movimentação de crianças e jovens do centro da cidade”, analisa Helder Couto Vieira, secretario executivo da entidade. A CDL não contabilizou ainda o percentual de vendas, mas segundo Helder, os setores que mais venderam foram de alimentação e de confecções em geral. A expectativa agora é para o Dia dos Pais. “Nesta data, pode-se aproveitar as liquidações de inverno”, adianta.Setor HoteleiroNo setor hoteleiro, a taxa de ocupação caiu 1% referente ao mês de julho do ano passado. Foram 36% em 2010 e 35% neste ano. Para a diretora do setor de hospedagens do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região- Sindisol,  Dirce Fistarol, o resultado do mês ficou abaixo do esperado. “Isso se deve a vários fatores como tempo muito chuvoso, as greves escolares, a diferença cambial, mas temos esperança que o mês de setembro vai ser melhor”. Na avaliação do secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, o mês de julho foi diferenciado. Assim como Helder Vieira e Dirce Fistarol, o secretário disse que a falta das férias de muitos estudantes de Santa Catarina fez grande diferença no volume de vendas e hospedagens, mas o resultado apresentado pelo PIT demonstrou que os visitantes continuaram a vir para a cidade. "Certamente, muitos preferiram outros meios de hospedagens, além de fazerem turismo com precaução nos gastos. Foi um reflexo da valorização da nossa moeda e queda do dólar", complementou.Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de ImprensaTexto: Bruna C. Froehner – EstagiáriaFoto: Silvia BommFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Salão Ugart Braztoa recebe Workshop Trade SC
O projeto que leva o nome e as potencialidades de 38 parceiros, e divulga as belezas da região turística da Costa Verde e Mar e do turismo de Santa Catarina, já alcançou a terceira de um total de nove etapas. Desta vez, o grupo de representantes do Workshop Trade SC, edição 2011, estará com estande próprio em Porto Alegre, onde permanece até o dia 4, durante o 22º Salão de Negócios Turísticos da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo- Ugart. O evento acontece nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, na capital gaúcha. Santa Catarina ainda contará com divulgação em estande da Santur.Agências, operadoras de turismo, hotéis e entidades turísticas regionais estarão no salão e a intenção é de possibilitar que o maior número de profissionais, que passem pelo estande, tenham acesso às informações turísticas e às novidades da próxima temporada de Balneário Camboriú, Itapema, e das outras cidades do litoral centro-norte catarinense e ainda, de atrações turísticas da região da Costa Verde e Mar, como Beto Carrero World e Parque Unipraias.“Nossa expectativa é das melhores possíveis, pois estaremos realizando palestras e capacitações com os profissionais vendedores de destinos, para que venham ao nosso estado e nossa região não apenas na temporada, mas durante todo o ano, pois temos atrações diversificadas. Estaremos reforçando a divulgação dos nossos parques, o Unipraias e principalmente o Beto Carrero, que levará artistas e promoções e que dará um diferencial ao nosso Workshop Trade SC”, analisa o diretor da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico que estará no evento, Ademar Schneider.O Workshop Trade SC 2011 é realizado junto à salões e exposições de turismo  e outras grandes promoções como feiras internacionais do setor, como também em eventos próprios, onde são oferecidos cafés da manhã, coquetéis, almoços, jantares e capacitações a operadores, agências de viagem, imprensa e autoridades do turismo.Participam do projeto hotéis de Balneário Camboriú e de Penha, pousadas de Bombinhas, empresas de receptivo turístico e de eventos, prefeituras de Balneário Camboriú (Sectur) e de Itapema, Consórcio da Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Beto Carrero World e Santur (órgão oficial do turismo catarinense), com a administração do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau e apoio operacional do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região – Sindisol. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoFoto e texto: Silvia Bomm(Imagem de arquivo - Workshop Trade na FIT/Buenos Aires, em 2010)Assessoria de Imprensa(47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Encontro dos Amigos cada vez melhor
Mais uma vez, a festa que reúne milhares de amigos na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, agradou os participantes e também quem passou pelo local. Favorecido pelo tempo, pois a chuva cessou exatamente durante as horas da promoção, o 13º Encontro de Amigos foi aprovado por empresários, políticos, profissionais dos mais diversos ramos econômicos da cidade, inclusive por famílias inteiras que foram para a beira do mar para comemorar a vida, a paz e a amizade.A comitiva da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, motivada pelo secretário Carlos Humberto Silva e pelo diretor Ademar Schneider, levou para a Atlântica a banda “Alemão Preto”, de Indaial. O grupo passou pelas barracas alegrando com marchinhas alemãs por volta das 13h30. Cada tenda recebeu um kit com material promocional de Balneário Camboriú, com revistas, panfletos e mapa da cidade. Foram distribuídas cem sacolas com diversas imagens e informações do município.“A festa dos amigos já tem seu padroeiro. Com certeza, São Pedro nos auxiliou muito em todas as edições, principalmente nesta última, pois a chuva deu uma trégua e o evento foi um sucesso, um dos melhores que já realizamos”, afirmou o diretor Schneider elogiando a organização dos grupos, a confraternização e o espírito de amizade. “A maioria cumpriu o regulamento e por isso agradecemos aos participantes, que entenderam o intuito da festa”, complementa.O secretário executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú e região, Helder Couto Vieira, disse que o encontro de amigos é importante para o município. “É muito interessante esse tipo de evento porque é o momento da comunidade. É um momento no qual os amigos se encontram para se divertir e debater questões da cidade, como a necessidade do centro de eventos, e que 11 entidades estão apoiando”, avaliou. Já para o técnico em contabilidade, Sidemir de Souza, apesar de ser a primeira vez que participou, a intenção é de incrementar para 2012. “Gostei muito do evento. No ano que vem pretendemos nos preparar melhor, para ter uma barraca maior e mais centrada”.Se por um lado os participantes gostaram, por outro o Corpo de Bombeiros, através do sargento Ferreira, ficou preocupado com a falta de conscientização de alguns grupos, que não cumpriram as especificações solicitadas na reunião que antecedeu o evento. “Nós participamos para garantir a segurança, mas ainda existem pessoas que não respeitam as regras. É necessário que todos reflitam sobre a rigidez de nossa atuação, e no próximo ano estejam preparadas com os itens de segurança que exigimos”, detalhou o sargento dos Bombeiros.O vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, disse que o encontro de amigos, como outras promoções da Prefeitura, já está consolidado em Balneário Camboriú. “Com esse visual tão lindo que é a praia, a Ilha das Cabras, os participantes podem encontrar os amigos e apreciar gastronomia diversificada. Com certeza, é a maior festa dos amigos do Estado de Santa Catarina”, avaliou Dalvesco.Já o anfitrião, Carlos Humberto Silva, qualificou a promoção como “muito boa”. Ele participou de todas as edições realizadas e acredita que a confraternização se mantém em bom nível. “As pessoas que passam pelo local interagem com os grupos e o resultado é de muita alegria, animação, e várias pessoas se destacando com seus dotes culinários. Também vi muitos turistas registrando o evento com fotografias. Houve muita energia no encontro”, finaliza o secretário de Turismo.Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoFotos e texto: Silvia BommAssessoria de Imprensa(47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Encontro dos Amigos promete esquentar o último sábado de julho
A previsão é de chuva e de frio, mas a menos que aconteça um temporal, o 13º Encontro dos Amigos de Balneário Camboriú está confirmado para este sábado, dia 30, com início às 11 horas  e término, pontualmente, às 17 horas. A previsão é de que 85 barracas estejam tomadas por grupos de amigos, que estarão se confraternizando e recebendo seus convidados para celebrar a paz  e a alegria de viver.  A festa acontece na Avenida Atlântica, entre a Rua 2500 e Praça Tamandaré. Mas para que o evento não seja apenas sucesso de público, pois a previsão é de 10 mil participantes entre inscritos e pessoas que estarão circulando entre as barracas, é que na noite desta quarta-feira (27), foi realizada na Casa da Sogra, uma reunião para esclarecimentos e conscientização do que pode ou não durante a festa. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança do município e Secretaria de Turismo, promotora do evento, estiveram reunidas com representantes dos grupos, que receberam, com antecipação, o regulamento do encontro. O secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, expôs os aspectosgerais da festa e resumiu as normas. Sua principal preocupação, é que os participantes não briguem, observem atentamente e respeitem o que foi recebido, e principalmente cumpram os horários determinados. “Nossa intenção é que o Encontro de Amigos continue sendo um sucesso, por isso, peço a colaboração de todos”, lembrou. O diretor geral de Turismo, Ademar Schneider, certificou que a Secretaria de Turismo, através de funcionários, irá circular entre as tendas, observando o cumprimento do regulamento. “Também estaremos captando sugestões, críticas e reclamações”, disse o diretor. Ele observa que o ponto de luz deve ser obtido com antecedência com parceiros dos grupos que já mantém pontos comerciais na Atlântica. Também avisou que o som mecânico, apesar de ser proibido noregulamento, terá liberação, desde que esteja com volume de médio a baixo. “Cada participante deverá nos ajudar nesse item”, completou. O capitão Delaíde, da Polícia Militar, também revelou que a  preocupação da PM é que os participantes respeitem o horário de término da festa. “Pedimos que as pessoas, ao desmontar suas barracas, lembrem de retirar todos os objetos trazidos, como tijolos, cadeiras, etc”. O capitão pediu respeito ao regulamento, e aproveitou para parabenizar a festa, que não registrou, até a última edição, intervenções maiores da corporação militar. A Polícia Civil confirmou presença ao evento, através do agente Júlio Urqueta, durante a reunião. Já o diretor da Secretaria de Segurança do município, Maurício Chedid dos Santos, ratificou que a avenida será fechada  às 3 horas da madrugada de sábado para o trânsito, e entre 7 e 8 horas será possível transitar com automotores somente se for para levar algum item às tendas.  Chedid lembrou das obras que acontecem na Terceira e Quarta avenidas, e que já causam transtornos, por isso pediu que os grupos atentem para os horários da festa. “Às 17 horas acabará o evento e às 18 horas é nossa intenção de iniciar a liberação da Atlântica. Ele confirmou que a Guarda Municipal estará presente, dando apoio à Polícia Militar e fiscalizando o patrimônio público. "Estaremos com a GM em vários eventos no município, mas também, com certeza, no Encontro dos Amigos, para auxiliar que a ordem seja mantida", disse. O sargento Ferreira, do Corpo de Bombeiros, chamou atenção para alguns itens de segurança da festa, como a fiação elétrica, que deve estar pelo menos a três metros de altura, que não seja fixada em barras ouobjetos metálicos, com exceção de que estejam isolados e que não sejam feitas “gambiarras”. Também que todas as barracas que acenderem fogo deverão ter o seu extintor e que meia pista da Atlântica deverá estar livre para passagem de ambulâncias, caso seja necessária. “Botijões de gás devem estar fora das barracas e longe de fontes de calor”, mencionou o sargento, afirmando que os Bombeiros estarão no local e não permitirão que sejam feitas irregularidades. “Iremos fiscalizar”,pontuou. Outras informações podem ser obtidas com a direção geral da Sectur, pelo telefone 8856-2559, com o diretor Ademar. O secretário Carlos Humberto também estará disponível para entrevistas, pelo telefone 8825-1325. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de TurismoTexto e fotos: Silvia Bomm/Sectur BC
Prefeito está em Brasília para buscar autorização de construção da Passarela da Barra Na manhã desta quinta-feira, 28, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, viajou à Brasília para buscar junto à Secretaria do Tesouro Nacional, autorização para realizar a licitação para construção do projeto da Passarela da Barra. A obra vai marcar a cidade como o mais novo cartão postal de Santa Catarina. Já nesta sexta-feira, 29, o prefeito deverá ir até o Rio de Janeiro, onde buscará na Petrobras, apoio financeiro para o Show de Fogos para a virada do ano de 2012. “Vamos buscar um apoio da Petrobras para a nossa festa de fim de ano. A cidade atrai milhares de turistas nesta época e como estamos fazendo desde 2009, vamos ampliar ainda mais o show de fogos na nossa Praia Central”, explica Piriquito. Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Texto: Rafael Weiss – SC/02094-JP Foto: Diogo Catafesta Fone: 047-3267-7023 www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Motociclistas confraternizam em Balneário Camboriú Balneário Camboriú é o lugar escolhido para a confraternização dos motociclistas vindos de Joinville, Lages, Curitiba, Ponta Grossa entre outras cidades, na próxima sexta e sábado (29 e 30). O evento é alusivo à comemoração do Dia do Motociclista, em 27 de julho. Essa é a primeira vez que Balneário Camboriú recebe o evento. No ano passado, a Serra do Rio do Rastro foi o ponto de encontro. Para um dos organizadores, Giovane Pasa, Balneário Camboriú é perfeita para a realização da celebração. “A cidade tem grande capacidade hoteleira e muita movimentação, além disso, todos estão naturalmente motivados para vir a Balneário”.Recepção, show de rock e blues e um moto-passeio na Avenida Interpraias marcam a programação dos motoqueiros. Além disso, alguns motociclistas vão participar do Encontro dos Amigos na Avenida Atlântica, neste  sábado (30). Segundo o diretor da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, a ocasião é exemplo que a cidade está se fortalecendo. “Esse tipo de acontecimento é muito importante para movimentar a baixa temporada”, conclui.             Outro organizador da festa, Paulo Todeschini, afirma que o evento é diferenciado. “É uma confraternização entre os amigos da estrada. Balneário Camboriú é um lugar que atrai motociclistas. É um ponto referencial”. Segundo Paulo, a expectativa é de 500 a 1.000 participantes, vindos da Serra, Norte e Sul do Estado. A organização é da Associação Cultural Amigos do Motociclista - Cia Liberdade, de Lages, com o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Sectur. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de ImprensaTexto: Bruna C. Froehner - estagiáriaFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Reunião esclarece regras para 13º Encontro dos Amigos O sucesso nas inscrições do 13º Encontro dos amigos de Balneário Camboriú que acontece no próximo sábado (30) mostra a promessa de uma grande festa. Grupos de Itajaí, Camboriú, Pomerode, Joinville e outras cidades do Vale do Itajaí também confirmaram presença, e devem comparecer nesta quarta-feira, através de seus representantes, de uma reunião no Centro Comunitário Casa da Sogra- final da rua Angelina no bairro dos Municípios, às 19h. No encontro serão repassadas para os participantes as regras necessárias que deverão ser cumpridas para a qualidade do evento. Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança municipal, Coneville (empresa concessionária do lixo na cidade), secretarias de Obras e de Turismo e Desenvolvimento Econômico vão estar presentes para orientar os participantes. Segundo o diretor do Turismo, Ademar Schneider, a reunião é muito importante para a conscientização de todos sobre o intuito do evento. “Vai ser uma troca de informações para a paz, tranquilidade e alegria do encontro”, analisou. Cerca de 3 mil pessoas deverão estar participando da festa através de grupos e outras  7 mil em circulação entre as tendas. Os representantes dos grupos que ainda não entregaram o símbolo da inscrição- dez bolas e dez bonecas- e assim colaborar com a arrecadação para o Dia das Crianças, devem levar os brinquedos nesta quarta-feira (27) na reunião. O secretário de Turismo Carlos Humberto Silva pede para que nenhum grupo deixe de enviar o representante a esse encontro prévio. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Bruna C. Froehner - estagiária Fone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Barra e Costa Barra poderão integrar o roteiro DTS
Balneário Camboriú terá a sua rota turística cultural. Pelo menos, é esse o objetivo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), que estão engajadas em tornar realidade o projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável – DTS na Zona Costeira, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O roteiro proposto pelas duas entidades municipais, e que se encaixa no projeto da Epagri, iniciaria no Bairro da Barra, seguiria para Taquaras, e finalizaria no bairro Estaleiro. Mas para desenvolver essa rota e colocar em prática o tão esperado projeto DTS da Epagri, há várias etapas a serem cumpridas, entre elas a de identificar os locais que estariam aptos a integrar a rota. Nesta terça-feira (26), uma delas foi concluída, que foi levar profissionais do turismo da cidade, para conhecer locais que poderiam fazer parte do roteiro. O grupo passou pela igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso e a Casa Linhares onde funciona a Escola de Arte e Artesanato, na Barra, engenho de farinha, rancho de pesca, entre outros. O DTS vem sendo desenvolvido em reuniões e laboratórios territoriais (Labter) desde 2009. Além de identificar os locais potencialmente aptos para ingressarem na rota, é necessário conscientizar pequenos produtores - pescadores, agricultores, artesãos, cozinheiros, e outros - de que o turismo histórico-cultural, que envolve a religiosidade, a gastronomia e outros pontos da tradição de uma comunidade, é importante para o desenvolvimento da região. Segundo explicou o secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, o DTS tem papel fundamental na sustentabilidade das famílias que produzem esse turismo, gerando emprego e renda e desenvolvendo a economia do município. “A Sectur participa desse processo, pois procura viabilizar a divulgação de um roteiro que possa ser uma nova alternativa ao turismo. “Esperamos que essa rota possa se consolidar e assim, trabalharemos para ampliar a sua visibilidade”, pontuou. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de TurismoTexto e fotos: Silvia Bomm/Sectur BC(47) 3367-8122www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.