- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur abre inscrições para curso de Guia de Turismo
26.06.2013 às 17:00h
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município (Sectur) informa que estão abertas até o dia 1º de julho, as inscrições para o curso Técnico de Guia de Turismo Regional.
De acordo com o secretário de Turismo, Ademar Schneider, o curso que iniciará em 8 de julho é gratuito e acontecerá de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, totalizando 560 horas de aula. “A intenção é incentivar e valorizar os profissionais que atuam no setor, para que eles estejam cada vez mais capacitados a atender nossos turistas”, destacou o secretário.
Os interessados devem ter no mínimo 18 anos completos ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. As inscrições estão sendo realizadas na Sectur, localizada na Rua 2950, n°771, Centro, e mediante a apresentação dos originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento ou Nascimento, Certificado de Reservista, comprovante de residência, histórico e certificado escolar do Ensino Médio, comprovante de vacinação contra a Rubéola e uma foto 3x4.
Schneider informa que o curso será realizado pelo Serviço Nacionao do Comércio - Senac, com foco na área técnica e motivacional. “É algo específico e completo para os profissionais que atuam no turismo em Balneário Camboriú”, ressaltou.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaTexto: Alessandra DamacenoFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sectur no lançamento da campanha Isso tudo é Santa Catarina
21.06.2013 às 13:40h
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), representada pelo secretário Ademar Schneider, participou na manhã desta quinta-feira (20), do lançamento oficial da campanha de divulgação do Estado: 'Isso tudo é Santa Catarina'. Com um novo posicionamento visual, abordando a diversidade e a proximidade geográfica entre as cidades. O projeto foi apresentado à imprensa e representantes do setor.
'É muito bom vermos que Balneário Camboriú é contemplada neste novo momento de divulgação do Estado, pois assim podemos mostrar nosso potencial e atrativos turísticos, consequentemente atraindo mais visitantes e fomentando a economia', ressaltou Schneider.
A solenidade foi conduzida pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, José Roberto Martins, que enfatizou que o setor turístico catarinense sentirá o forte impacto com as ações de divulgação. 'É uma campanha agressiva que vai despertar o interesse em conhecer nosso Estado. O objetivo deste trabalho planejado e alinhado é fazer com que sejamos o destino mais conhecido do país', salientou.
Durante a apresentação, Martins lembrou aos participantes que o turismo catarinense vive um bom momento, destacando a importância da conquista do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. 'Será uma atração a mais que impulsionará o turismo de negócios para toda Santa Catarina', ponderou.
Para o secretário Beto Martins, o planejamento de divulgação no setor precisa ser integrado, despertando assim emoção e paixão em quem o vir, assistir ou ouvir. 'Santa Catarina acolhe a diversas etnias, ou seja, são mundos e culturas diferentes habitando um espaço geográfico próximo, por isso, a campanha também tem como foco impulsionar o turismo interno', analisou.
A campanha tem início neste dia 21 de junho, e contará com filmes, veiculação impressa, em rádio, televisão e internet, e ainda divulgação nas principais revistas de interesse geral e segmentadas.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Alessandra Damaceno
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sectur participa do Fórum de Turismo da Abrajet
16.06.2013 às 14:36h
Uma grande oportunidade para debater sobre o turismo catarinense, este foi o foco do VI Fórum de Turismo da Abrajet-SC, que ocorreu na última semana em Piratuba, no meio oeste do Estado. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), representada pelo secretário Ademar Schneider, também esteve presente neste evento organizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina.Com o objetivo de impulsionar, incentivar e promover o turismo catarinense foram reunidos cerca de 40 jornalistas (do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo), além de autoridades do setor turístico, como representantes políticos e da Santa Catarina Turismo S.A. (Santur), prefeitos, secretários municipais e empresários do trade.Entre os assuntos discutidos, foram abordados os projetos que entrarão em prática a curto prazo, visando o fortalecimento do setor. Balneário Camboriú teve participação ativa no evento, abrindo fóruns de debate, apresentando atrações e novas obras da cidade, que já são referenciadas nacional e internacionalmente como destino turístico.Dentro da programação, além de Piratuba, as cidades de Alto Bela Vista e Ipira foram visitadas. As prefeituras organizaram recepções com apresentações culturais, onde novamente Balneário Camboriú ganhou destaque por ser modelo de desenvolvimento turístico e econômico.Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, são poucas as oportunidades, durante o ano, nas quais se reúnem autoridades e jornalistas para a discussão do turismo, o que faz com que o fórum ganhe representatividade sem comparação.'Estabelecemos vínculos de amizade e de cooperação entre as cidades. O evento proporciona troca de experiências e contatos. Não é mais possível trabalhar o turismo de forma isolada. Quando buscamos melhorias em vias rodoviárias, aeroportos e centro de eventos, por exemplo, estamos trabalhando por uma região, por um estado e até pelo país. Nossa cidade é referência turística em Santa Catarina e assumimos isso com o compromisso de muito trabalho'.A próxima edição do Fórum de Turismo da Abrajet-SC já está marcado para acontecer em Balneário Camboriú. A previsão é que o evento esteja na agenda do município e agregue o Encontro Estadual de Colunistas Sociais, ainda neste ano.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de Turismo-SecturTexto: Wagner Heinzen (estagiário)Fotos: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sectur participa de Festival de Turismo em Foz do Iguaçu
15.06.2013 às 12:58h
Desenvolver negócios e comercializar produtos turísticos. Este é o principal objetivo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), presente no 8° Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu (FIT Cataratas), que aconteceu entre 12 e 14 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, o Festival do Turismo das Cataratas do Iguaçu está consolidado, nacional e internacionalmente, sendo reconhecido pela apresentação dos atrativos turísticos da América Latina. 'É um evento que ganha cada vez mais importância no cenário turístico em geral, por isso, Balneário Camboriú não poderia ficar de fora, e apresentar seu potencial', ressaltou.A geração de negócios é o foco do FIT Cataratas, que é destinado a operadores e guias de turismo, agentes de viagem, hoteleiros, trade turístico em geral, representantes governamentais e da iniciativa privada, entre outros.Conforme os organizadores, a expectativa é que de mais de seis mil visitantes, com caravanas de agentes de turismo de todo o Brasil e Mercosul, passem pelo festival, que tem em sua estrutura cerca de 180 estandes, em quatro mil metros quadrados de área. Também são realizados eventos paralelos como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Rodada de Negócios, Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu e Visitas Técnicas.Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo-SecturAssessoria de ImprensaFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Base da GM terá Posto de Informações Turísticas
14.06.2013 às 20:17h
A nova Base de Segurança do Pontal Norte, que estará inserida na estrutura da Academia de Saúde da Família, em construção ao lado da Prainha (Praia do Canto), em Balneário Camboriú, contará com serviço de informações turísticas. Nos próximos dias, os Guardas Municipais e os Agentes de Trânsito serão capacitados através do curso de Turismo e Qualidade no Atendimento, para atender na Base, que será inaugurada no mês de aniversário da cidade. A Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, promoverão o curso que capacitará os profissionais da Segurança Pública.Segundo o secretário de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública de Balneário Camboriú, João Olindino Dão Koeddermann, a determinação foi do prefeito Edson Piriquito, que quer a capacitação turística da nossa Guarda Municipal. Para Koeddermann, 'a Guarda Municipal de Balneário Camboriú terá mais um diferencial: a capacidade de prestar de forma adequada informações turísticas, além é claro, de zelar pelo patrimônio público e segurança da população', finalizou.Além da Academia e da Base da GM com informações turísticas, o local ainda contará com uma área destinada ao Clube das Mães, com exposição e comercialização de seus trabalhos artesanais. A inauguração da Base está prevista para julho, com os GMs devidamente qualificados.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de Imprensa-Secretaria de SegurançaTexto: Tassiana Campos (estagiária)Foto: Santiago Martin Email: cpolmartin@gmail.com(47) 3263-0190www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú comemora com bons resultados o Dia do Turista
12.06.2013 às 23:19h
O turismo é um fenômeno humano que movimenta a economia mundial. São pessoas buscando diversão, lazer e descanso, tudo o que Balneário Camboriú tem e está pronta para oferecer a seus visitantes. Em alusão ao protagonista do turismo, comemora-se nesta quinta-feira (13) o Dia do Turista. 'Compreendemos a importância do setor turístico para a nossa cidade, por isso, investimos e nos preparamos dia após dia para oferecer todo o conforto, qualidade, segurança e infraestrutura a quem nos visita', ressaltou o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito.A cidade, considerada a Capital Catarinense do Turismo, que está às vésperas de comemorar 49 anos, recebeu no ano passado, segundo pesquisa de fluxo turístico, realizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), 4.218.510 turistas. 'Os números crescentes apontam que Balneário Camboriú está cada vez mais receptiva, atraindo consequentemente mais turistas', enfatiza o prefeito.Outro referencial dos números de visitantes tem por base a entrada de ônibus, realizado pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), na entrada do município. Em 2012 foram 6.025 ônibus turísticos. Destes, 96% se hospedaram na cidade.Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, o setor reconhece e trabalha para que toda a comunidade compreenda a importância do turista para a cidade. 'Atualmente podemos observar que o turista já recebe um olhar diferenciado do setor. A Europa, por exemplo,vê no turismo uma das principais fontes para solução do problema financeiro que vem enfrentando', salientou. Schneider comenta que celebrar o Dia do Turista é reconhecer esta pessoa que deixa a sua casa e adota por um período outro lugar. 'Balneário Camboriú tem a honra de ser a escolha de milhares de visitantes o ano inteiro. Pelo forte relacionamento entre pessoas que o turismo exige, parabenizo a todos os parceiros que trabalham no setor e direcionam seu talento para o grande homenageado de hoje, o turista', afirmou o secretário.Com aproximadamente 110 estabelecimentos de hospedagem e cerca de 19 mil leitos, a cidade apresentou no ano passado, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), em sete dos seus doze meses, um percentual de ocupação superior a 50%.'O turista movimenta toda a atividade econômica de Balneário Camboriú. Mais que hotelaria e gastronomia, a realidade produzida por ele beneficia pequenos e grandes mercados de trabalho. Isso faz com que a data de hoje seja especial e nos faça refletir em como aperfeiçoar a receptividade, para sempre falar a mesma língua deste visitante que faz nossa cidade ser destaque no Brasil e fora dele', afirmou Dirce Fistarol, diretora de hospedagem do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol).Pela primeira vez na cidade, o turista de Criciúma, Rafael Amaral, trouxe a esposa Débora e os filhos gêmeos Gabriel e Rafael para conhecerem juntos os pontos turísticos de Balneário Camboriú. 'A cidade é muito bonita. Vamos passar quatro dias aqui e queremos principalmente passear', ressaltou.Por natureza, Balneário Camboriú é cosmopolita. Os estados que fazem fronteira com Santa Catarina são os maiores emissores de turistas para o município. Paranaenses e gaúchos lideram, seguidos de paulistas. Quinze países, todos os estados brasileiros e aproximadamente 800 cidades foram registrados na pesquisa de demanda turística da Sectur.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de Turismo-SecturTexto: Wagner Heinzen (estagiário)Fotos: Wagner Heinzen e Silvia BommFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Construção do Centro de Eventos tem encaminhamento na Capital
11.06.2013 às 15:50h
Balneário Camboriú é uma cidade de mar, sol e será também de grandes eventos. No final da tarde de segunda-feira (10), o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, juntamente com uma comitiva formada por representantes técnicos do Escritório de Projetos municipal, Legislativo, secretários da Santur e entidades de classes, esteve no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis, para apresentar o projeto oficial de construção do Centro de Eventos. “A luta para a concretização do Centro Eventos é de todos nós. Somos privilegiados de estarmos aqui vivendo este momento de grande importância para a nossa cidade e região”, ressaltou ao ser recebido pelo vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.
Para o prefeito, não existe projeto individual que possa se sobrepor ao interesse do coletivo, uma vez que o objetivo do homem público é fazer com que as coisas aconteçam e os projetos se tornem realidade. “Nossa luta é pela comunidade, por isso, em alguns momentos compreendemos que se fazia necessária a postura de chamar a atenção do governo. Este posicionamento foi importante para que pudéssemos estar vivendo agora este om relacionamento com o Estado”, salientou.
Segundo Piriquito, o compromisso está assumido, agora é seguir rumo aos procedimentos para que as obras iniciem o quanto antes. “Estamos trazendo a representatividade de um polo de desenvolvimento, que irá desenvolver ainda mais Santa Catarina”, ponderou.
O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, que recebeu a comitiva em seu gabinete, comentou sobre o desenvolvimento de Balneário Camboriú e as ações dos governos nos últimos anos. “Agora é preciso colocar em processo profissional, pois a intenção é que os encaminhamentos necessários sejam dados o quanto antes, para que as obras iniciem o mais rápido possível”, enfatizou.
De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins, o local que receberá o novo Centro de Eventos irá se transformar em um grande parque de negócios, o que fomentará o seu entorno. “Tomamos a liberdade de fazermos um plano de negócios, um estudo do que isto irá representar para a economia do Estado. Acreditamos que em dois ou três anos já veremos os bons resultados, e isso significará muito para Santa Catarina”, destacou.
Conforme Martins, o governo não tem interesse algum em assumir a paternidade da obra, uma vez que a preocupação é que ela seja um instrumento que atenderá o Estado. “Todos, em algum momento, participaram desse projeto, por isso, nosso alinhamento é com a cidade, para conciliar e realizar o projeto conforme foi feito e apresentado pelo município. Tudo que definirmos aqui será repassado a Prefeitura, ao Legislativo e as entidade de classe”, explicou.
O secretário da Fazenda do Estado, Antônio Marcos Gavazzoni, também participou da reunião e ressaltou a importância de Balneário Camboriú para Santa Catarina, “sobretudo, para a classe empresarial, uma vez que ela leva a marca catarinense para o mundo”.
Representando as entidades de classe, Anésio Fenner (Sincomércio - sindicato do comércio varejista de Balneário Camboriú) e Dirce Fistarol (Sindisol - sindicato dos hotéis, restaurantes e afins do município), comentaram sobre a felicidade de participarem daquele momento histórico. “Não poderíamos faltar neste momento, pois a criação do Centro de Eventos era a nossa bandeira, e não há dúvidas de que este turismo de eventos trará muitos benefícios ao nosso munícipio”, concordaram.
Entre os representantes do Legislativo municipal, o vereador Fábio Flor falou sobre a importância desta nova matriz econômica para a cidade, frisando também o estreitamento de laços do prefeito com os governos Federal e Estadual. “O entendimento é único, pois quem ganha é Balneário Camboriú e região”.
Depois da reunião, o prefeito Piriquito, juntamente com o corpo técnico do projeto, participou de uma reunião com os secretários de estado, o procurador Gerson Schwerdt e o consultor executivo Dagoberto Arens, do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para tratar dos próximos passos, rumo ao início da obra.
O Centro de Eventos terá 37 mil metros quadrados e será construído às margens da BR 101, onde hoje encontra-se o pavilhão de eventos Cyro Gevaerd. Para a construção da obra estão garantidos os recursos no valor de R$ 55 milhões, repassados pelo Governo Federal e R$ 20 milhões pelo Governo do Estado.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de Turismo-SecturTexto e fotos: Alessandra DamacenoFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Prefeito Piriquito comemora sucesso de missão realizada em Brasília
08.06.2013 às 16:24h
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Piriquito), desembarcou em Balneário Camboriú na noite de quinta-feira, comemorando o sucesso da viagem realizada para a Capital Federal. Em Brasília, teve três dias de reuniões sobre projetos que trarão novo desenvolvimento a Balneário Camboriú e região. Piriquito e sua equipe estiveram no Ministério do Turismo (MTur), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no Ministério das Cidades. Centro de Eventos O primeiro dia em Brasília, terça-feira (4), foi marcado pela afirmativa do Governo Federal, em liberar R$ 55 milhões para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Neste encontro, o prefeito apresentou e defendeu perante o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o governador catarinense, Raimundo Colombo, o projeto do complexo realizado pelo 'Escritório de Projetos' do município. O documento surpreendeu o ministro, não apenas no resultado físico, pela apresentação das plantas baixas e do projeto em si, mas também pelo estudo e consultas realizadas com o trade e no mercado de eventos em São Paulo, para se chegar ao resultado de um complexo de eventos que atendesse a necessidade das demandas. O governador Colombo também assinalou positivamente pela parceria do Estado junto à obra. Para tanto, uma nova reunião será agendada para a próxima semana, entre Piriquito e o governador, para firmar esse apoio de também discussão do destino do hospital Ruth Cardoso. Pontes sobre o CamboriúCom a afirmativa de apoio federal e estadual ao Centro de Eventos, o prefeito tratou de agilizar a mobilidade para o futuro complexo. Por isso, também manteve, em Brasília, encontro com o diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, para solicitar apoio na construção dos acessos, e tornar o Centro independente da BR-101. ?Propusemos que a Agência construísse uma das duas pontes sobre o Rio Camboriú, e o município se responsabilizaria pela outra. O diretor nos deu sinal positivo, mas solicitou enviarmos ofício para expormos a manifestação desse nosso desejo?, adianta o prefeito. Ele comemora que o deputado federal João Pizzolatti, articulador do encontro, se colocou defensor das pontes que ligarão o Centro de Eventos à cidade, e darão mobilidade também à comunidade da Barra e região sul de Balneário Camboriú. 'A presença de Pizzolatti foi emblemática, pelo fato de que se tornou um aliado nessa nossa luta'.Nesta reunião, Piriquito levou igualmente a necessidade de alargamento dos túneis de acesso ao município, sob a BR-101. Também será feito ofício, com exposição dessa necessidade, mas como essa obra demanda estudo aprofundado, o documento levará ao órgão os objetivos, as alterações necessárias e demais itens pertinentes.Outro assunto colocado pelo prefeito ao diretor Bastos, foi a falta de autonomia do município, em relação à obras que precisam ser feitas nas marginais Leste e Oeste, pois são áreas de competência da empresa Autopista Litoral Sul. 'Propusemos convênio entre a Prefeitura, a ANTT e a Autopista, pois sempre que necessitamos alterar essas vias, como a construção de travessias elevadas, nos é vedado, com ônus de multa. O diretor nos demonstrou que isso pode ser totalmente possível e inédito. Enviaremos igualmente um ofício solicitando a autonomia', disse. Saneamento para CamboriúNo Ministério das Cidades, o prefeito Piriquito e sua equipe - os diretores José Henrique Moraes Rosa, Eduardo Krewinkel e o engenheiro da Emasa Felipo Ferreira Brognoli - encontraram-se com a prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Matias e vereadores da cidade vizinha, Jakson Genésio Rosa e Josué Pereira. Na reunião técnica com o ministro Aguinaldo Ribeiro, a comitiva tratou dos recursos federais para a construção de uma rede coletora de esgoto para a cidade de Camboriú, que atualmente inexiste. No projeto, a proposta para a canalização de 150 quilômetros de rede coletora, perfazendo 100% de coleta na cidade vizinha, com aproximadamente R$ 100 milhões de investimento. 'Com 100% de esgoto tratado nas duas cidades, teremos a despoluição do rio Camboriú e a balneabilidade da Praia Central', analisa o prefeito, que foi enfatizar a solicitação de Camboriú, junto ao Governo Federal.Outras propostas foram apresentadas no Ministério das Cidades:Parque Inundável: Projeto de construção de uma área de reservação de água para momentos de estiagem na cidade, e de amortecimento em picos de cheia, para a contenção das águas da chuva, com finalidade de evitar os alagamentos tanto em Balneário Camboriú, quanto em Camboriú. O valor da obra, que foi bem aceita pelos técnicos do Ministério, é de aproximadamente R$ 32 milhões.Adutoras: Com investimento de cerca de R$ 11 milhões, a proposta é a de construção de uma nova adutora de água, para levar água do bairro Ariribá até o bairro Várzea do Ranchinho. Com essa canalização, outra grande obra seria beneficiada, a do novo acesso norte a Balneário Camboriú, pela Várzea do Ranchinho.Tratamento do lodo da estação de esgoto: O esgoto de Balneário Camboriú já tem eficácia superior a 90%, mas, segundo o prefeito, é preciso dar destino ao lodo. 'É um projeto complementar, para a construção de um novo decantador, que se uniria a outros dois já existentes na Emasa', pontua o prefeito, que agora aguarda avaliação das novas propostas protocoladas no Ministério das Cidades.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm Fotos: Arthur Monteiro/ABC Digitalwww.balneariocamboriu.sc.gov.br
