- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Movimento nos hotéis já é maior que em 2013
A rede hoteleira de Balneário Camboriú permanece em evidência durante todo o ano no litoral, mas o ápice em reservas é atingido durante as festas de outubro e, principalmente, na alta temporada. Esse ano, a ocupação já está superando as expectativas dos empresários e sindicatos da cidade, em especial, nessa segunda quinzena de dezembro, época em que as reservas e também a ocupação acontece de forma significativa.
Como em todos os outros anos, os visitantes do Mercosul vieram com fluxo maior ao registrado no ano anterior, com um acréscimo de 10%. Segundo Dirce Fistarol, vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e hoteleira, os turistas do exterior têm a característica de vir à cidade antes do Natal, alguns inclusive são grupos estudantis que retornam ao seu país para passar a data com a família.
Já durante o feriado e pós o Natal, o comum nos hotéis e outros estabelecimentos de hospedagens é a presença de grupos de famílias, que aproveitam para comemorar a data viajando. “Outra peculiaridade que está se estabelecendo no setor, aqui na cidade, é a compreensão dos turistas sobre o grande movimento na cidade durante o mês de janeiro, e por isso alguns têm adiantado suas férias para dezembro”, avalia Dirce. “No entanto, a hoteleira afirma que as tarifas estão mais reais, com menos promoções", contextualiza.
O hoteleiro Edson San Felice disse que já está satisfeito com a ocupação do mês de dezembro. “Ainda não podemos afirmar, mas essa temporada tem tudo para ser ainda melhor que a de 2013”, ressalta. Sua opinião não diverge à da vice-presidente do Sindisol. “O movimento nessa segunda quinzena de dezembro é sempre marcado por mais brasileiros do que estrangeiros”, conclui.
Animado com a ocupação praticamente lotada neste Natal, Agostinho Ferreira Filho, também hoteleiro da cidade, prefere afirmar que a característica ainda mais agradável é a opinião dos seus hóspedes, que "depois de uma prazerosa estadia, afirmam querer morar na cidade". Ele, que já registra 80% de ocupação em seu hotel nesta quinzena, com picos de 100% nos fins de semana, já adiantou: "Certamente, não teremos vagas no Réveillon, nesse ritmo".
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Talissa Bernardes (estagiária)
Fotos: Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122/ 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Plano Municipal de Turismo é entregue no Legislativo
Depois de 108 horas de trabalho, distribuídas em cinco meses de reuniões, encontros de formação e aperfeiçoamento por meio de oficinas temáticas, palestras e de fóruns destinados à formatação das oficinas pelos delegados eleitos, entre outras atividades, o relatório parcial do Plano Municipal de Turismo (PMT) de Balneário Camboriú – Uma Construção Coletiva, foi entregue ao Poder Legislativo do Município durante a semana. O documento foi repassado na quarta-feira (17) ao presidente da Câmara, Nilson Frederico Probst, pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider. Marcaram presença no evento empresários e trabalhadores do trade, delegados do PMT, a comunidade de forma geral, e ainda a técnica Flávia Didomênico, do Serviço Nacional do Comércio – Senac, responsável pela execução inicial do PMT.
Segundo explica Flávia, o período foi de trabalho intenso. “Foram muitas discussões sobre o destino da atividade turística de Balneário Camboriú, resultando em proposições que foram exaustivamente pensadas analisadas e aprovadas pelos participantes”, ponderou. Ela pontuou que o movimento de cooperação de toda a cadeia produtiva do turismo foi determinante para o sucesso da construção do plano. “Agora vem uma outra etapa, além do papel, que é a de fazer acontecer”, destacou a técnica, que se diz satisfeita com o trabalho realizado. “Estou certa de que estou contribuindo com o meu conhecimento e trabalho, para o desenvolvimento do turismo”.
Ademar Schneider, secretário de Turismo, agradeceu o empenho de todos que participaram da construção do PMT. “Foi um grande trabalho em grupo, que agora vai exigir de nós um outro estágio de dedicação, no qual devemos contar com a participação da sociedade, para que tudo que foi organizado no relatório, possa vir a se tornar realidade a curto, médio e longo prazos”, reiterou.
O trabalho, a que se referiu o secretário como estágio, será a fase de ação, que vai depender, principalmente, da aprovação do Plano Municipal de Turismo no próprio Legislativo. Após aprovado, será a vez da busca de recursos, que se tornará muito mais passível de obtenção, pela existência do documento legalizado. “Também deve ser criado um fórum permanente integrado ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), entidade que muito nos ajudou com a elaboração do PMT. Através do fórum deverá haver um monitoramento das ações”, finalizou Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Fiscalização sobre ônibus de turismo será rígida
A partir do dia 26 de dezembro, a fiscalização, que já acontece durante todo o ano, vai focalizar esse tipo de transporte nas ruas da cidade. Balneário Camboriú vive novamente em meio à alta temporada, época em que a orla, os hotéis, o comércio, as ruas, avenidas e calçadões são tomadas pelos visitantes, que vêm aproveitar a potencialidade turística do município. É também nessa época em que se multiplicam os veículos visitantes, principalmente os ônibus de turismo. A maioria dos problemas com ônibus está relacionada às infrações de trânsito, principalmente aos estacionamentos irregulares e ao não cumprimento das rotas estabelecidas pelo Trânsito municipal. As rotas são repassadas aos motoristas e guias de turismo no momento em que o veículo entra na cidade e passa pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), para receber o selo de trânsito.
Essa foi a pauta da reunião entre os setores de Trânsito da Secretaria de Segurança do município, a Secretaria de Turismo e a Polícia Militar, realizada na tarde de quarta-feira (17), na sede da Sectur. No encontro foi definido que não haverá tolerância, pois os motoristas e agências de transporte de turismo já foram avisadas sobre as regras, em duas temporadas anteriores.
Entre os dias 26 e 31 de dezembro do ano passado entraram no município 182 ônibus. Para diminuir o impacto do fluxo de veículos nas ruas neste fim de ano, após o dia 26 os ônibus de turismo estarão proibidos de circular à noite na cidade, a partir das 20 horas. Se houver passeios noturnos, esses deverão ser feitos por veículos cadastrados como transporte turístico e com emplacamento no município. Também depois desta data, o transporte turístico Bondindinho, que circula nas Avenidas Brasil e Atlântica, não poderá parar em qualquer local da orla, a não ser que esteja indicada a parada através da pintura sobre a ciclofaixa. Atualmente existem 54 faixas elevadas para travessia do pedestre na Atlântica e 29 paradas para o Bondindinho.
Outro item discutido é que a Sectur estará enviando aos responsáveis por hotéis, pousadas e casas de excursão, ofício no qual solicita apoio para instruir seus recepcionistas a repassar aos motoristas de ônibus de turismo a proibição de estacionar nos bolsões para esses veículos, a não ser que seja apenas para embarque e desembarque, com motor ligado e que o motorista não saia do veículo. Será tolerado que ele desça apenas para auxiliar alguma retirada ou subida de bagagem.
Deverá constar no selo de permanência dos ônibus, a descrição de passeios a serem feitos, com o dia determinado nesse impresso. O selo fica afixado no vidro dianteiro, e pela sua cor (são cinco no total, que separam a cidade por áreas), os agentes de trânsito sabem se ele está ou não na área indicada pelo PIT para sua movimentação.
"Primeiro iremos orientar por escrito e verbalmente os motoristas no PIT. Nas ruas, ele já está passível de multa, caso irregular. Após a multa, o veículo é interditado (grampeado) e posteriormente, é retido e levado para o pátio", alerta o superintendente do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Jaime Mantelli. Ele ratifica que a vaga dos hotéis não é exclusiva dos empreendimentos de hospedagens, mas sim, uma parada temporária para auxiliar a chegada e partida dos turistas.
"A regra será colocar ordem", alerta o secretário de Turismo, Ademar Schneider sobre a rigidez que será aplicada neste fim de ano. "Os recepcionistas dos hotéis têm que ajudar no embarque e desembarque, só assim, essa ação será mais rápida", conclui. Outro item relembrado na reunião, foi a proibição de circulação dos ônibus na Interpraias; já os ônibus que trazem os turistas dos cruzeiros, devem ter o selo de Passe Livre, emitido apenas no PIT. Já os que trazem visitantes de outros locais para passeios rápidos, também devem regulamentar sua entrada no Portal, onde receberão o Selo de Visitante.
Guias de turismo
Foi ainda debatido na reunião que, devido aos guias não estarem todos cadastrados e sem alvarás, bem como uma falta de lei que ampare a fiscalização, a Sectur disponibiliza local no portal turístico para que esses profissionais possam oferecer seu trabalho, além de poderem fazer a conscientização junto às empresas que chegam na cidade, que assinem termo de compromisso e sigam as rotas. Nesse termo, assinam ainda, que se responsabilizam em ter um guia de turismo em seus passeios, sob pena de infração. "Em nota, faremos esse informe e também vamos conscientizar os hotéis e demais envolvidos sobre a importância do guia de turismo", explicou o secretário Ademar. "Acredito que, com o tempo e a demanda crescente, e com mais guias, poderemos evoluir nesse tema, pois essa luta já tem mais de 20 anos. Por isso, devemos nos unir e fortalecer o segmento", salientou.
Participaram da reunião, além de Mantelli e do secretário Schneider, o secretário de Segurança Edemir Meister, o coordenador dos Agentes do Trânsito, Marcelo Carrião, o Tenente da Polícia Militar Schmidt, o diretor de Trânsito Fabiano da Silva, além de diretores e coordenadores da Sectur.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário Camboriú é destaque Nacional
Em pesquisa nacional realizada pelo Ministério do Turismo, que mede o desenvolvimento em 13 critérios relacionados à atividade do turismo, Balneário Camboriú foi apontada como primeira colocada no quesito Aspectos Sociais, do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. A sondagem realizada em parceria com o Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas avaliou o desenvolvimento dos 65 destinos que são considerados indutores do turismo regional.
Balneário Camboriú foi o maior destaque chegando à pontuação de 83,4, após ser avaliada nos itens acesso à educação; empregos gerados pelo turismo; cidadania; política de enfrentamento e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil; a utilização dos atrativos e equipamentos turísticos pela população; e ainda a sensibilização e participação na atividade turística.
O secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, explicou que um dos papéis do turismo como atividade econômica é "a criação de oportunidades e diminuição das desigualdades, meta que deve ser perseguida com dedicação pelos destinos, guardados os devidos desafios particulares de cada região".
O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008 e a avaliação de 2014 é a sexta da série histórica. Segundo explica o secretário de Turismo do município, Ademar Schneider, que foi à Capital Federal para receber o certificado de destaque no começo da semana, Balneário Camboriú apareceu bem posicionada nas outras 12 dimensões, além da primeira colocação em Aspectos Sociais. São elas Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais - que fomos destacados em primeira colocação-, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Comércio de BC deve vender mais neste Natal
O Natal é considerada a data mais importante para a economia do terceiro setor, em todo o Brasil. É nessa época que o comércio procura atender por um período mais longo, a fim de que todos consigam adquirir os presentes para amigos e família. Em Balneário Camboriú, os dois grandes shoppings, os quatro centros comerciais centrais e mais de seis mil pontos comerciais de produtos e serviços, principalmente os localizados na área central e na Avenida Brasil sabem da importância da data, e se preparam para atender bem e vender mais nesse período.
Toda essa diversidade econômica faz com que Balneário Camboriú seja também uma atração a mais para o turismo de compras durante o Natal e, por isso, a expectativa para as vendas na próxima semana superam a expectativa, e chegam a marca de 40% a mais que os período normais.
Segundo Helder Couto Vieira, gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), a expectativa para o comércio do município é que o mês de dezembro, para as compras de Natal, o aumento seja nesse percentual acima do que foi comercializado nos outros meses do ano, sem datas comemorativas. A pesquisa realizada pela CDL aponta que o consumidor gaste em média R$ 150,00 para compras relacionadas ao setor de confecções e de calçados, e R$ 400,00 para os eletro-eletrônicos, que assim como nos outros anos, continuam em alta. “Outro setor que promete movimentar consideravelmente a economia da cidade, durante os dias de maior fluxo de pessoas – entre dias 20 e 25 de dezembro -, é o setor gastronômico, que em Balneário Camboriú é destaque pela quantidade de opções oferecidas”, ressalta Helder.
Como a economia esteve retraída no ano de 2014, de uma forma geral, a probabilidade é que a segunda parcela do 13º salário seja reservada especialmente para fazer as compras de Natal. Por isso, Helder diz que a partir do dia 20, comumente, a agitação no comércio da cidade deve ser intensa.
“O horário de funcionamento, por sua vez, fica a critério de cada comerciante. E isso já é uma tradição na cidade. Mas a tendência é que fiquem o maior tempo possível abertos, para aproveitar as vendas, exceto nos dias 24, que fechará às 20 horas, e no dia de Natal, que não vai abrir por convenção. No dia 31, atenderá novamente até 20 horas, e no dia primeiro do ano será reaberto a partir das 14 horas”, conclui Helder.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Talissa Bernardes (estagiária)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Decoração natalina dá toque especial a Balneário Camboriú
O Brilhos de Natal, evento da Prefeitura de Balneário Camboriú, executado por meio de uma parceira entre a Secretaria de Turismo (Sectur), Fundação Cultural (FCBC), Centro de Treinamento Comunitário (CTC) e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, encanta a cidade. As luzes coloridas, as imagens angelicais, os presépios, as fitas e laços, os cordões iluminados e, entre muitos outros detalhes, as árvores e os motivos natalinos tornaram Balneário Camboriú uma atração para a época mais familiar do calendário.
Para os que desejam conhecer de perto o efeito que o Brilhos de Natal deu à cidade, basta passear pelos locais onde a decoração foi implementada. É possível conferir que realmente, quando o Natal é lembrado através de luzes, cores e imagens, o sentimento aflora e torna o espírito natalino muito mais presente.
O ponto principal da decoração natalina do Brilhos de Natal é a Vila do Noel, que foi construída na Praça Tamandaré e mostra um espaço lúdico e mágico para as crianças. Objetos gigantes como a Bota do Noel, a Árvore de Natal e o Papai Noel de 15 metros de altura são cuidadosamente retratados por quem passa pelo local. A fonte luminosa, a roda de duendes, as caixas de presente, os bonecos de neve e vários outros itens compõem um cenário especial onde também há um palco, que durante todas as noites, até a véspera natalina, apresenta espetáculos musicais promovidos pela FCBC.
Além da Vila do Noel, a cidade recebe decorações e iluminações em vários outros locais. Na Barra Sul, os coqueiros foram emoldurados com luzes. Toda a extensão da Avenida Atlântica também ganhou iluminação diferenciada. As árvores ganharam, além de centenas de microlâmpadas em cordões luminosos que enfeitam seus troncos, tubos de luzes que foram fixados nos galhos e que simulam gotas de neve caindo pausadamente de uma extremidade à outra.
O Pontal Norte, onde está a charmosa passarela com decks de madeira, recebeu decoração especial, com luzes que destacam as cercas próximas ao Canal do Marambaia. Já a Prefeitura foi contemplada com a decoração do Bom Velhinho com seu trenó cheio de presentes, um presépio com as imagens dos primeiros dias de Cristo, e uma linda árvore de Natal. Se for passar pelo local à noite, será possível ver a beleza da iluminação, entre a qual se destaca uma cascata de luzes que cai sobre as paredes do edifício municipal.
A grande árvore que foi poupada pelo prefeito Edson Renato Dias, durante a ampliação do binário da Avenida Martin Luther, igualmente foi decorada com luzes, entre microlâmpadas e grandes bolas brilhantes. O efeito chama a atenção dos motoristas e pedestres que passam pelo local e que certamente deu um grande toque a mais ao Natal de Balneário Camboriú.
Foram ainda decoradas a Praça Fonte das Sereias, o Portal de Informações Turísticas (PIT) da Sectur e a Praça das Bandeiras, que conta com uma guirlanda de 6 metros e um presépio gigante. As mangueiras luminosas foram responsáveis por deixar esses locais mais atrativos para turistas, moradores e todos que se utilizam da Avenida do Estado para se locomover, sendo que de dia, o efeito é das cores e de noite, são as luzes que provocam os olhares para a data mais singela do ano.
“Realmente, o Brilhos de Natal 2014 nos comoveu, pois foi realizado de forma especial e com a força conjunta dos setores da Prefeitura. O grande esforço do CTC, coordenado pela diretora Angelina Schneider, que teve o grande trabalho voluntário das mães do Clube de Mães; o trabalho incessante da nossa secretaria, monitorando, fornecendo a logística, elaborando relatórios e a fiscalização; a Secretaria de Obras com reformas como a do Papai Noel Gigante, transporte e outros itens de sua competência; e a Fundação Cultural, que está cuidando da parte artística do Brilhos, tudo foi perfeito e nos demonstrou a importância do trabalho em equipe. O resultado não poderia ter sido outro, senão o que estamos vendo nas ruas, avenidas, calçadões e praças”, analisou o secretário de Turismo, Ademar Schneider.
Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, o Brilhos de Natal alcançou o seu objetivo, que é o de fazer com que as famílias tenham em mente que Jesus Cristo não é mera lembrança e sim uma presença e que as cidades podem e devem se humanizar para sua comunidade e visitantes. “O projeto está em várias ruas, esquinas, em locais estratégicos, para que possamos colocar Deus no nosso caminho, e que o Natal não seja apenas uma data comercial, mas que possamos ter o brilho do nascimento de Cristo nos mostrando que podemos e devemos ser melhores”, conciliou o prefeito.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Silvia Bomm / Celso Peixoto / Angelina Schneider
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Passeios e restaurantes são opções para presente de Natal
Nem sempre é fácil escolher o presente de Natal para amigos e familiares, principalmente porque, às vezes, não se sabe se vai agradar ou se o item presenteado vai servir. Por isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) tem algumas dicas atrativas e diferentes para o presente da próxima semana. E não são poucas as opções que podem tornar o próximo Natal uma ocasião para se guardar com carinho na memória. Que tal um passeio no alto do Morro da Aguada, observando de perto a estátua de 33 metros do Cristo Luz? Ou ainda, uma volta radical pelo Zip Rider ou Youhooo! do Parque Unipraias? Quem sabe uma boa brincadeira no Paintball do Speedway Park e um passeio de barco pela orla? Ou ainda, uma boa ceia em um dos restaurantes que preparam a data com carinho?
Complexo Cristo Luz
Foi inaugurado em 1997, e o monumento, que tem apenas quatro metros a menos que o Cristo Redentor, simboliza a luz do caminho da fé para a cidade. Através de um canhão de 6.6 mil watts de potência, o Cristo Luz emite uma luz muito forte a partir da mão esquerda, visível a vários quilômetros. Ao anoitecer, luzes de várias cores iluminam a escultura, deixando à vista, para os que estão longe, uma noite ainda mais bela. Quem, por sua vez, vai até o local pode conhecer o Memorial Fotográfico de Balneário Camboriú, assim como aproveitar o visual privilegiado que a instalação do lugar traz do município, a mais de cem metros de altura. Inclusive, também lá pode-se presentear com um jantar no restaurante, a visita à gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e o Memorial de Artes Sacras, que contém as réplicas das vestes utilizadas por Bento XVI, bispos e padres, na missa realizada em São Paulo, na última visita do Papa ao país. O acesso é feito pela Rua Indonésia, nº 800, no Bairro das Nações. Informe-se no telefone (47) 3367-4042 e visitewww.cristoluz.com.br.
Parque Unipraias
Além de permitir a contemplação das belezas naturais durante o passeio pelos bondes aéreos nas estações Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras, os visitantes do parque podem se aventurar ainda em outras atrações mais radicais. A Zip Rider, tirolesa com tecnologia exclusiva na América Latina, garante uma descida alucinante de 750 metros em meio à mata atlântica. O visitante fica suspenso por um cabo, sentado em uma cadeirinha, que na descida pode chegar a 60km/h. Já no Youhooo!, trenó de montanha fabricado na Alemanha, há muita adrenalina para os corajosos, que poderão também desfrutar das belezas encontradas em meio a Mata Atlântica, e do visual da Praia Central, durante a descida. O percurso é de 710 metros e a velocidade, que pode ser controlada pelo condutor, chega facilmente aos 60km/h. Informe-se no telefone (47) 3404-7600 e visite o www.unipraias.com.br
Speedway Music Park
O espaço foi criado por conceitos de adrenalina, velocidade e música. Garantir um passeio no local como presente, é também agradar. O Speedway Music Park não deixa a desejar em nenhum dos quesitos a que se propõe. Uma de suas atrações é a já famosa Trilha Ecológica com Quadriciclo pelo Morro do Boi, que se estende por três quilômetros, sendo 2,5 km em meio à mata, mas sempre dentro das dependências do parque. As trilhas têm duração de 30 minutos e são com guias especializados, pois as subidas íngremes e descidas radicais, merecem técnicas especiais. Outra proposta do parque é o “Paintball Center” que acontece em um campo de aproximadamente 1,4 mil metros quadrados. Os equipamentos são modernos e os jogos podem ser realizados no período noturno. Mas para os fãs de direção e velocidade, o Speedway tem ainda o Kartódromo Internacional, com 1,2 mil metros de extensão por 9 metros de largura. A pista conta com três opções de traçado e atende tanto pilotos profissionais quanto amadores. Informe-se pelo fone (47) 3268-1653 e visitewww.smpark.com.br
Barco Pirata
O famoso passeio no Barco Pirata é feito em um trajeto que sai do trapiche da Barra Sul, passa pela orla da Praia Central, contorna a Ilha das Cabras e vai em direção aos Costões do Morro da Aguarda finalizando o percurso na Praia de Laranjeiras. Além do visual maravilhoso que esse passeio concede aos seus viajantes, durante cerca de 1h30 de percurso, seu grande destaque é o show teatral cheio de bom humor que os próprios “piratas” do barco realizam. Você pode embarcar na Barra Sul, passar o dia em Laranjeiras e retornar pelo barco, que tal?. Saiba mais no (47) 3367- 2815 ou pelo portal www.barcopirata.com.br.
Restaurantes
Se a proposta for um jantar ou almoço para comemorar o Natal, é importante ressaltar que Balneário Camboriú também se destaca quando o assunto é culinária de alta qualidade. Só na Avenida Atlântica, famosa avenida que emoldura a orla da Praia Central, existem mais de 100 estabelecimentos gastronômicos. Alguns deles estão preparando momentos especiais para a Ceia ou almoço de Natal. Vale a pena conferir as ofertas gastronômicas, consultando o site da Sectur, no link http://www.secturbc.com.br/tb2013/pt-br/guia/gastronomia ou ainda em contato com entidades como Sindisol – Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares ou ainda com o Balneário Camboriú Convention Bureau, ligadas também a estabelecimentos de gastronomia.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Talissa Bernardes (estagiária)
Fotos: Divulgação Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Verão está oficialmente aberto em Balneário Camboriú
FOTOS EM NOSSO FACEBOOK: Sectur BC
Mesmo faltando alguns dias para iniciar a estação, o verão já está literalmente "a todo o vapor" em Balneário Camboriú. Num desfile de impressionar turistas, moradores e até os que trabalhavam na praia neste sábado(13), pararam para ver o que Balneário Camboriú tem para o oferecer a quem vem aproveitar a cidade. Com o evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, decretou oficialmente aberta a temporada. E para comemorar a festa, sol e calor não deram trégua. O desfile de Abertura da Temporada 2014/2015 foi realizado em toda a extensão da Avenida Atlântica, entre 15 e 17 horas.
A abertura do verão iniciou já pela manhã, com um pré-desfile pela Avenida Brasil, para que a Planetapéia pudesse chegar até a Barra Sul, de onde começou a festa. De um total de 14 veículos estilizados com muitas flores, chope, e itens que preservam a cultura germânica, uma das colonizadoras da nossa região, 10 foram conduzidos em cinco caminhões pela via. Mas mesmo sem estarem no solo, começaram a produzir o alto astral da cidade. "Foi uma pequena mostra do que teríamos na parte da tarde e do que poderemos encontrar em nosso verão. Muita alegria, descontração, e gente de bem com a vida", destacou o secretário de Turismo do município, Ademar Schneider, anfitrião da festa.
Se no pré-desfile, houve quem parasse para dançar nas calçadas, principalmente as senhoras e os jovens, e quem acenasse das janelas dos prédios e das lojas e escritórios, no desfile a alegria não foi diferente, mas muito mais acentuada. Para iniciar a passagem pela avenida, Balneário Camboriú mostrou que trabalha muito pela segurança, seja através da Guarda Municipal Armada, ou por meio dos Agentes de Trânsito, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, com uma pequena mostra de seus veículos e equipamentos de trabalho.
Logo na sequência, começaram os equipamentos e serviços turísticos. A bicicleta articulada do Atlântico Shopping - Lacraia - representou a força do comércio local. Depois veio o Unipraias, que levou para a avenida uma das cabines dos seu bondinho aéreo, atração internacional e muito procurada pelos turistas em Balneário Camboriú. O complexo também oferece aos visitantes aventuras radicais pelo Youhooo! e Zip Rider, e ainda trilhas ecológicas e educação ambiental no alto do Morro da Aguada.
Em seguida, o veículo do grupo Barco Pirata, que levou à via personagens que atuam em pequenas esquetes de teatro em suas embarcações de passeio, que estão localizadas na Barra Sul. A estátua do Cristo Luz também veio desfilar. Claro que em tamanho bem menor, afinal o monumento, que está no alto do Morro da Cruz, é apenas quatro metros menor que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
O Parque Beto Carrero, que atrai mais de 2 milhões de turistas por ano e é um dos grandes fomentadores do turismo em Balneário Camboriú, desfilou também com personagens do velho oeste, onde o mocinho Beto Carrero salva a bela donzela das mãos dos bandidos. As crianças adoraram poder ver de perto o Betinho Carrero e sua turma, um boneco que já faz sucesso pelo Brasil e exterior.
O Parque Ambiental Cyro Gevaerd, onde está localizado o grande zoo de Balneário Camboriú e mais cinco museus, desfilou com sua diretoria em um veículo promocional. E se em dezembro tem Papai Noel, o projeto Brilhos de Natal da Prefeitura, não poderia ter ficado de fora. O Bom Velhinho e seu trenó chegaram na cidade chamando o público para as decorações construídas pelo Centro de Treinamento Comunitário (CTC) e apresentações promovidas pela Secretaria de Turismo e Fundação Cultural na Vila do Noel que está na Praça Tamandaré.
Os trabalhadores do turismo foram representados pela associação ASPMIC, com representantes da venda de milhos e churros sobre uma camionete também estilizada. E outro polo de turismo importante para atrair visitantes a Balneário Camboriú, a cidade têxtil e da Fenarreco, Brusque, mostrou que tem muita alegria, por meio do veículo Fábrica de Chope. Também na avenida os karts, quadriciclos de passeio no Morro do Boi e equipamentos de paintball do Speedway Music Park, um grande complexo de lazer localizado no Bairro Nova Esperança.
As faculdades presentes em Balneário Camboriú foram lembradas pela Faculdade Avantis, que homenagearam os estudantes também com um carro no desfile. Grande parte da força de trabalho do turismo do município é auxiliada por estagiários do ensino superior, que estão em vários setores da economia.
E para revelar que a cidade tem história - aliás centenária - e equipamentos de turismo culturais como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso na Barra, o Veteran Car Club participou da festa com carros antigos, que chamaram muito a atenção do público.
Para encerrar, a Planetapéia deu um verdadeiro show de animação com veículos articulados e decorados, relembrando a cultura germânica e o alto astral do litoral centro-norte catarinense. Através da Chinapeia, Garotapeia, Centopeia Clássica e Centopeia do Chope (a primeira da história da Associação), a Locopeia, a Sograpeia, a pequena Tomarokpeia, Vikingpeia, Trenopeia, a Tecotecopeia, a Batpeia, a Europeia, a Fuscopteropeia e ainda a Alfapeia, levou para o desfile mais de 200 participantes e muito chope, e fechou em grande estilo o evento.
"Nós realmente adoramos o desfile, muito, muito bonito", disse a turista do Mato Grosso do Sul, Fabiana Smiderle Antunes, que estava na praia com toda a família. "Foi de encher os olhos. Todo mundo gostou. Eu gostei muito das bicicletas articuladas", emendou sua cunhada, Mara Alves Smiderle.
"Realmente superou nossas expectativas", complementou os secretário de Turismo Schneider. "O público esperou, vibrou, dançou, bateu palmas, e isso tudo fez com que atingíssemos o nosso objetivo: mostrar a potência turística que é Balneário Camboriú, com suas inúmeras opções em passeios, compras, diversão, lazer, enfim. Nossa cidade busca sempre desenvolver o turismo de forma profissional, e embora o desfile tenha sido animado e irreverente, levamos o setor adiante com muita seriedade", finalizou o secretário, lembrando que a cidade agora se prepara para seu principal evento, o Réveillon Show 2014/2015, que deve atrair mais de 1 milhão de pessoas a Balneário Camboriú na virada de ano.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Silvia Bomm / Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
