- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Reunião com prefeito alinha Carnaval 2015
Representantes das Secretarias de Turismo, Administração e Fundação Cultural, se reuniram esta semana com o prefeito, Edson Renato Dias, Piriquito, a fim de discutir a programação para o Carnaval 2015. Foram discutidas sobre as atrações que deverão animar o público na programação do Pontal Norte.
Desde 2009, o Carnaval do Pontal Norte atrai turistas, moradores e famílias inteiras, que vão para prestigiar os shows nacionais oferecidos gratuitamente. Paralelo à isso, entrou em pauta o tradicional Carnaval que acontece na Avenida Atlântica e na Praça Almirante Tamandaré, com blocos, foliões e escolas de samba.
Para o prefeito, Edson Piriquito, o Carnaval de Balneário Camboriú é eclético e busca integrar e contagiar a todos com a alegria dessa época. “Oferecemos opções diversificadas de diversão para as famílias, moradores e turistas e buscamos envolver a todos por meio da programação variada, em horários diferenciados, também incluindo as crianças”, aponta. Além disso, o prefeito acrescenta que o Carnaval no Pontal Norte é uma atividade importante para o turismo da cidade. “O Carnaval é um projeto que deu certo, pois a nossa programação é referência nacional e atrai muitos turistas, que estendem as férias para prestigiar shows nacionais de qualidade e, consequentemente, permanecem mais tempo na cidade, investindo no município”, declara.
Estavam presentes na reunião o diretor geral da Administração, Rafael Diogo Amâncio, o presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo e o secretário de Turismo, Ademar Schneider. O Carnaval acontecerá nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de fevereiro. Em breve, serão divulgadas algumas das atrações nacionais que vão compor o Carnaval do Pontal Norte.
Mais informações pelo telefone: (47) 3267-7023
Prefeitura de Balneário Camboriú
Gabinete do Prefeito
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
FUMTRAN e Agentes de Trânsito informam sobre ônibus turísticos
O fluxo de ônibus turísticos e veículos de grande porte aumentam consideravelmente no período de alta temporada em Balneário Camboriú. Para que possam trafegar na cidade e cumprir suas rotas, algumas regras e orientações devem ser seguidas.
De acordo com o gestor do Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN), Jaime Mantelli, o ônibus, ao chegar na cidade, deve parar no Posto de Informações Turísticas (PIT) e informar o destino e endereço de estadia dos turistas, para que então sejam orientados e seja estabelecido o trecho que devem percorrer. No PIT, o veículo recebe um selo indicando o prazo para permanecer na cidade e a rota permitida. "Os selos são divididos em cores para estabelecer o trecho da cidade em que o veículo pode trafegar, facilitando assim a fiscalização e controle" ressalta Mantelli.
O trabalho de fiscalização é realizado pelos Agentes de Trânsito e, segundo o coordenador dos Agentes, Marcelo Fonseca Carrião "os veículos que estiverem fora de rota ou sem o selo são abordados, autuados e acompanhados até o PIT para regulamentar a situação". Carrião ainda explica que caminhões podem trafegar na área central das 2h da manhã até o meio dia e também serão autuados se transitarem fora desse período.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública
Texto: Luzara Pinho (estagiária)
Foto: Wagner Heinzen
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu.com.br
Guarda Municipal está atenta ao turismo da cidade
Os três pontos fixos de observação da Guarda Municipal Armada, da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública de Balneário Camboriú funcionam todos os dias, durante 24 horas. Além de estarem localizados em lugares estratégicos para auxiliar na segurança da cidade e principalmente do patrimônio público, a GM está também nos locais onde existe grande fluxo turístico. São eles: Pontal Norte, Barra Sul e na área central, na Praça Almirante Tamandaré, para, além de precaver incidentes relacionados à segurança, também atender melhor aos turistas.
Apesar de funcionar o ano inteiro, a maior demanda atendida por esses postos, tanto em questão turística e de segurança, é durante a alta temporada, quando a movimentação aumenta expressivamente. As pessoas, principalmente na posição de turistas, preferem pedir informação para alguém de segurança, por consequência, acabam recorrendo aos representantes do setor, mais próximos.
Segundo o diretor da GM, Adelcio Bernardino, os guardas municipais estão bem instruídos. “Todos os nossos guardas estão preparados para atender bem aos turistas da nossa cidade. Inclusive, nessa temporada já tivemos um retorno bastante satisfatório daqueles que precisaram de informações em um dos três pontos de observação da GM, em questão, para poder se orientar pelo município”, avalia.
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), quando requisitada, realiza capacitação a profissionais que trabalham diretamente com o turista, como é o caso dos GMs, dos policiais militares, guias de turismo, agentes de trânsito, entre outros. Já a qualificação de ambulantes e vendedores da praia é obrigatória, para a obtenção do alvará da Secretaria da Fazenda. As aulas iniciam anualmente após o mês de julho.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Talissa Bernardes (estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Sectur organiza Carnaval de Rua de Balneário Camboriú
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) já se reúne com blocos e escola de samba da cidade para definir o desfile dessas agremiações e entidades, pela Avenida Atlântica, durante o Carnaval. O evento terá coordenação, apoio logístico e institucional da Sectur, com o fornecimento de estrutura (som, palco principal, gradio, decoração na rua, banheiros químicos, etc) e da Prefeitura, com o que for legalmente possível e necessário.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, observou aos blocos e escola, a necessidade do envolvimento da comunidade. “Estamos melhorando a cada ano, e há cerca de três, tentando encontrar um modelo sólido para podermos investir nesse evento. Em 2014, observamos problemas que neste ano não queremos repetir. Por isso, solicitamos a ajuda de todos, para que o desfile de rua possa ser realizado de forma profissional e que se torne mais um acontecimento para desenvolver o nosso turismo e potencializar a nossa economia”, qualificou.
Uma nova reunião foi marcada para esta quarta-feira (14), na Secretaria de Turismo, evento no qual cada representante de entidade carnavalesca irá apresentar seu projeto para o Carnaval de Rua 2015, para a organização coletiva do evento.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (Jornalista)
Fotos: Talissa Bernardes
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Mais de 5 mil ônibus de turismo entraram em BC em 2014
O Portal de Informações Turísticas (PIT) da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), que registra a entrada dos ônibus de turismo na cidade por meio de cadastro e selo de permanência, liberou nesta semana o relatório total de veículos desse porte que passaram pela cidade em 2014, tanto de visitantes quanto dos que vieram a turismo. Pelo número geral, ingressaram em Balneário Camboriú no ano passado 5.110, ou 200.765 turistas e visitantes.
Apesar de alto, o número representa uma queda de 6% em comparação ao ano de 2013, quando foram cadastrados no portal 5.418 veículos, com 216.615 passageiros. No total apresentado pelo PIT, não são contabilizados os que vêm à cidade por meio de carros particulares, táxis, motocicletas e qualquer outra forma de locomoção, senão os ônibus de turismo com placas de fora. Segundo explica o secretário de Turismo, Ademar Schneider, como a cidade não apresentou queda significativa no movimento turístico, isso pode demonstrar a mudança no perfil do turista que vêm a Balneário Camboriú.
“Tivemos uma redução no número de ônibus de turismo, em contrapartida, aumentou o trânsito de particulares. Tivemos em torno de 4 milhões de turistas em 2014, segundo a coleta residual de lixo domiciliar, e a cidade mantém o movimento durante o ano. Esse é o nosso desafio e objetivo, de mudar o perfil do turismo local", adiciona o secretário.
Do geral anual de 2014, foram registrados 60,2% de passageiros brasileiros, 18,2% de argentinos, 9,19% de uruguaios, 7,51% de procedência paraguaia, 3,65% de chilenos e ainda 1,14% de visitantes e turistas de outras nacionalidades. Em comparação com o ano anterior, houve uma queda de quase 30% nos viajantes da Argentina, 2,3% menos de brasileiros, aproximadamente 3,2% de aumento de passageiros paraguaios, 7,7% a mais de uruguaios e ainda 6,7% a mais de chilenos. O percentual de passageiros com pernoite em Balneário Camboriú aumentou de 92,8% para 93,06% e o dia com maior movimento de ônibus no PIT foi em 1º de maio (quinta-feira), com o cadastro de 107 ônibus de turismo e 4.658 viajantes chegando à cidade num único dia por esse meio de transporte.
Mais informações podem ser obtidas na Sectur, pelo telefone (47) 3367-8122, no período vespertino.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Turistas aprovam BC e querem retornar à cidade
Pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), divulgada nesta semana, aponta que 99,79% do público visitante entrevistado nas ruas da cidade, querem voltar a Balneário Camboriú. O índice mantém o resultado de 2013, que considera altamente satisfatória para os turistas, a permanência no município. A tabulação foi realizada com 4.398 entrevistados, entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014.
Outro dado que se repetiu, foi a faixa etária da maioria dos visitantes, que esteve entre 37 e 50 anos (32,23%), seguido dos que responderam ter entre 26 e 36 anos (25,13%) e 51 a 65 anos (23,2%). Também foi maioria o público do sexo masculino que respondeu às perguntas realizadas pelas entrevistadoras do departamento de Planejamento e Pesquisa da Sectur: 56,18%.
Os brasileiros foram o maior percentual nas ruas: 84,31%, sendo os argentinos na segunda posição, com 9,73% e paraguaios na sequência: 2,46%. Do total, a maioria se disse empregada da iniciativa privada: 26,62%, depois aposentados e pensionistas com 18,31% e empresários, 13,42%. O grau de instrução apontada por grande parte foi de segundo grau completo, com 41,31%.
O total de 26,34% disse que vem sempre a Balneário Camboriú e 22,47% de duas a cinco vezes. Foi maioria, os turistas que vieram com a família: 52,33%, seguido dos solitários, com 23,66% e excursão, 13,99%. Foi resposta de 56,63% que sua viagem se deu na companhia de uma a cinco pessoas.
O meio de transporte mais utilizado para chegar ao município foram os automóveis, com resposta de 45,06%. Na sequência, ônibus de linha, para 29,97% e depois os ônibus de excursão, que representaram 12,77% das afirmações.
O período de permanência para 53,07% seria de três a sete dias, e os hotéis, a preferência de 36,9%, com casa de parentes ou de empresa na segunda posição: 35,81%. Os imóveis próprios representaram 14,82% das repostas, e de aluguel 9,56%. As pousadas apareceram em 2,14% das vezes, e casas de excursão em 0,77%.
O total de 3.262 responderam a renda familiar, que ficou acima de R$ 4 mil para 21,6%. Já a renda mensal individual de 3.067 que se pronunciaram sobre o questionamento, ficou entre R$ 2.000,01 e R$ 2.500,00 para 11,14%.
No item o que motivou sua viagem à cidade, 86,092% responderam o turismo, e 81,85% disse que a diversão preferida foi a praia durante sua estadia, sendo que a motivação para 91,6% retornarem à cidade seria a volta das férias.
Os atrativos naturais foram avaliados como “ótimos” para 58,71%; e a hospitalidade do povo ajudou no bom desempenho para 52,93%, sendo boa também a infraestrutura de Balneário Camboriú para 45,12%. A limpeza das praias foi considerada boa para 67,10% e a limpeza pública boa para 62,54%. Quando questionados sobre a água tratada, 46,37% disse que o item também estava em bom patamar.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a pesquisa mercadológica realizada nas ruas de Balneário Camboriú com os turistas auxilia de forma intensa a promoção de novas ações por parte do Poder Público, mas também pode servir de referência para a iniciativa privada. “É importante que saibamos usar e valorizar essas respostas, e que procuremos cada vez mais melhorar o atendimento ao turista, porque visitante bem atendido é visitante que volta e que indica a cidade”, declarou.
Mais informações podem ser obtidas na Sectur, pelo telefone (47) 3367-8122, no período vespertino.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Palcos de verão iniciam atividades neste sábado
O agito em Balneário Camboriú não é limitado apenas às festas de final de ano e durante o Carnaval. Em todo o verão, e até mesmo fora da temporada, turistas e moradores podem aproveitar a praia 24 horas, com muitas atrações e atividades. Prova disso é o palco Summer BC, realizado pelo Grupo Ric Record em parceira com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), e que mistura lazer, música e saúde de forma gratuita. O Summer BC acontece a partir deste sábado (10) durante 30 dias, das 15 às 20 horas. O local é na orla Central, em frente à Rua Alvin Bauer.
Além das atrações no palco, serão feitas as “ações de praia” com muitas brincadeiras, caminhadas e distribuição de brindes. Essas ações acontecem nas praias Central, de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Segundo explica a organizadora do evento, Rafaele Matta, no palco principal acontecem ações variadas, que vão desde interatividade com o público com brindes nas primeiras três horas (10 às 13h), à orientações de saúde, brincadeiras infantis, música, teatro e dança nas quatro horas seguintes (13 às 17h), e ainda momentos destinados à ginástica na praia, sempre após às 17 horas e até o encerramento.
O Summer BC é um evento consagrado na região e foi uma das atividades do case vencedor na edição de 2014 do Top Turismo, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas de Santa Catarina (ADVBSC). Isso porque foi reconhecido não apenas como modelo de atração turística, mas foi aprovado por quem passou pelo local e aproveitou as atividades.
Espaço Verão BC
Outro atrativo realizado na Praia Central que inicia neste sábado (10) com apoio da Sectur, é o Espaço Verão BC. O evento, também gratuito, será realizado das 9 às 19h, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que junto ao Espaço Verão BC, realiza o Espaço & Verão SESC. A agenda conta com sessões de alongamento, “Quintal de Brincadeiras”, aulas de zumba, ritmos, axé, shows musicais, entre outras atividades.
Para o primeiro dia, a programação é a seguinte:
- 09h às 09h50: Aulas de Alongamento
- 09h às 18h: Quintal de Brincadeiras
- 17h às 18h: Brincadeira na Praia
- 18h às 19h: Ritmos
Programação Especial nas quartas-feiras e sábados, das 19h às 19h50, com show artístico.
A ação estará concentrada em frente à Rua 1800, de 10 de janeiro até o Carnaval. A coordenação é feita pelo professor de dança da cidade Mário Gomes (Café) e por professores do SESC-SC.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Talissa Bernardes (estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122/ 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Selo de permanência em BC tem novo valor
Veículos com placas de outras cidades, que realizam o transporte de turismo em Balneário Camboriú, tem novo valor para ingressar legalmente no município. Desde o primeiro dia do ano, com o reajuste da Unidade Fiscal Municipal (UFM) por meio do decreto 7.611/2014, o valor para a aquisição do selo de permanência para ônibus, micro-ônibus e vans de turismo já está reajustado. Os novos valores são R$ 56,00 para veículos estilo vans com pernoite; e R$ 112,00 para os que apenas visitam Balneário Camboriú. Para ônibus e micro-ônibus, o custo do selo é de R$ 112,00 para os que pernoitam; e para visitantes R$ 224,00.
O pagamento deve ser feito por meio de boleto bancário, que é emitido no portal virtual da Prefeitura (www.balneariocamboriu.sc.gov.br), no menu “serviços”, e em seguida, no link “guias de turismo”. Isso vale para empresas de transporte que já estão cadastradas junto ao Portal de Informações Turísticas (PIT) da Secretaria de Turismo (Sectur), e que possuem o número de acesso (código único). Para as que ainda não são cadastradas, o primeiro passo é entrar em contato com o PIT pelo telefone +55 (47) 3367-8005, entre 6h e 24h, durante a temporada, para obter o cadastro e o código.
Para informações, além do telefone, é possível esclarecer dúvidas através do e-mail portalturisticobc@gmail.com ou ainda no local, que fica na Avenida do Estado, 5041, próximo ao acesso principal à cidade de Balneário Camboriú. A via tem mão única direção BR- 101, centro.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm- Jornalista (3930-JP PR)
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
