Balneário Camboriú
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Balneário Camboriú volta à mídia nacional Depois de ser destaque no Jornal Nacional do sábado, dia 7 de março passado, como uma das cidades mais procuradas pelo turismo da “feliz idade” nos meses de março a maio, Balneário Camboriú estará de volta à mídia nacional nesta semana, novamente em reportagem sobre o turismo. Desta vez, o que chamou a atenção da equipe de produção jornalística da Rede Globo  foi a temperatura da água do mar em Balneário Camboriú. Mesmo no início do outono, a medição de uma universidade de Santa Catarina apontou que essa temperatura está na casa dos 26 graus, tornando as águas mornas e muito procuradas pelos banhistas, inclusive, este é um dos motivos que atrai os visitantes da terceira idade à nossa cidade, mesmo após o término do verão. Esse resultado será divulgado pela repórter da RBS TV, Kíria Meurer, no programa de notícias Jornal Hoje, que inicia diariamente às 13h15. Balneário Camboriú é destaque nesta medição ao lado de outras duas cidades litorâneas: Maceió, em Alagoas, e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, que também apresentam boas temperaturas para o banho de mar no outono. Kíria ainda mostrará alguns dos atrativos turísticos de Balneário Camboriú, que funcionam o ano todo, e que ajudam a manter a cidade com grande número de turistas, independente da estação climática. Vale lembrar que Balneário Camboriú tem aproximadamente 130 mil habitantes e que, além da praia, se mantém economicamente ativa os 365 dias do ano com grandes shoppings, bares, restaurantes, bistrôs, cafés entre outras opções de passeios, compras e entretenimento. Somente no ramo gastronômico, a cidade possui mais de 300 estabelecimentos. Outro detalhe é que o mês de menor movimento turístico do ano é junho e que, mesmo assim, com base nos últimos dois anos, o mês recebeu em média 50 mil visitantes, de acordo o setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  
Sectur apoia Casa de Balneário Camboriú em Buenos Aires Está em pleno funcionamento, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, a Casa de Balneário Camboriú. O espaço iniciou as atividades de forma não governamental, mas conta com apoio institucional da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú que, em troca, terá um espaço de divulgação na casa. Sua localização é em frente ao Obelisco na Diagonal Roque Saenz Peña 1119 5º 504/505. A iniciativa partiu de pessoas ligadas à Fundação de Jornalistas do Mercosul (órgão que está presente em nosso litoral), que estiveram em Balneário Camboriú e se apaixonaram pelo município. Hoje elas realizam este trabalho de assessoramento para, entre outros objetivos, desenvolver o turismo balneocamboriuense. A Casa está aberta para auxiliar autoridades brasileiras em visitas oficiais na Argentina, profissionais da imprensa de Balneário Camboriú, além de prestar serviços a empresários, estudantes e profissionais, de ambos os países, que sejam ligados ou estejam interessados na “Capital Catarinense do Turismo”.  Outro benefício que vem com a Casa, é o incentivo à língua portuguesa (através de cursos do idioma) e às viagens ao Brasil, especificamente para o litoral catarinense. Estará ainda aberta a outras necessidades que turistas, investidores, profissionais liberais e jornalistas apresentarem à direção do espaço. Quem precisar de mais informações, poderá ligar para o número de telefone argentino 11-15 3660-0092. O e-mail é o balneariocamboriu@argentina.com.  Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Estudante de Balneário Camboriú leva título do Garota Verão 2009 Ela tem 19 anos, é estudante de Direito e reside há 12 anos em Balneário Camboriú. Camila Paiva Pinzon de Souza foi eleita na manhã de sábado (14), no Balneário Rincão, cidade de Içara, ao Sul do Estado, a Garota Verão 2009. O concurso, que é promovido anualmentepela RBS TV, mobilizou dezenas de cidades em Santa Catarina, assim como Balneário Camboriú, que conseguiu entrar na final com Camila Pinzon, representante do centro, Aline Zimmerman Bley, que defendeu a Praia do Estaleiro e que ficou entre as dez finalistas, e ainda com a não menos bela, Anatanna Munique Martins, pela Praia do Estaleirinho. Todas as três disputaram a final que teve 50 candidatas.Extrovertida, simpática e humilde, Camila esteve há alguns dias na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, onde conquistou a todos com seu bom humor e beleza. Na Sectur, a jovem contou um pouco sobre sua origem e as visitas que fezem algumas cidade. A estudante é natural de Porto Alegre, mas afirmou que se sente muito mais uma cidadã balneocamboriuense.Suas medidas são 1,75m de altura, 60 kg, 62 cm de cintura, 88 cm de busto e 92 cm de quadril. É modelo profissional, já foi Miss Globo Terrestre no Rio Grande do Sul, foi Garota Verão Meia Praia, Miss Brasil de Lãs Fronteiras, morou na Europa e fez trabalhosfotográficos, feiras e passarela na Itália, Alemanha e Espanha. Foi apresentadora de um canal aberto e de outro fechado. Agora, como Garota Verão  2009, pretende levar a todas as regiões a sua simpatia, divulgando a beleza catarinense, com um ano de vários compromissos ediversas oportunidades.O concurso iniciou em dezembro de 2008 e passou por 160 cidades e praias, que apontaram suas representantes. Foram escolhidas 2,5 mil garotas. Lopo após, aconteceram seis eliminatórias regionais, que definiram as 50 candidatas de hoje e que deu o título principal para nossa cidade através de Camila. Esta é a 14ª edição do Garota Verão Santa Catarina, entretanto, é a primeira vez que a final do concurso é disputada no Sul do Estado.  Com o troféu, Camila recebeu como prêmio um automóvel Peugeot 207, que ela afirmou que irá doar a uma instituição de saúde do Estado. -----------------------------------------------------Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail:  comunicacao@secturbc.com.brwww.camboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
Turismo de Balneário Camboriú estuda nova parceria com cidade Argentina Depois do sucesso da parceria com a província argentina de Missiones e que ainda deve render muitos frutos para o turismo de Balneário Camboriú, uma nova e grande oportunidade de divulgação para o nosso litoral e ao país vizinho começa a surgir. Desta vez, quem realizará a troca de informações turísticas em conjunto com nossa cidade é o município de Villa Carlos Paz, que está localizado no centro da província de Córdoba, no centro norte do país. Os contatos iniciaram entre o prefeito de Villa Carlos Paz, Carlos Felpetto, e o diretor de Marketing e Eventos para o Mercosul da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Mariano Palmioli. “Em conversa com Felpetto, ficou clara a importância de utilizarmos os públicos turísticos de Balneário Camboriú e de Villa Carlos Paz para a divulgação em conjunto dos dois destinos”, explica Mariano. O diretor de Eventos da Sectur(BC) recebeu na quarta-feira (11), na Secretaria, o diretor de Eventos da Intendência (prefeitura) de Villa Carlos Paz, Fernando Tardivo. O diretor argentino esteve com Nivaldo Evaristo Júnior, que é promotor de eventos de divulgação artístico-cultural entre países de Mercosul. Nivaldo é o organizador do conhecido projeto “Dança com Integração”, que já esteve em Carlos Paz. A idéia de Nivaldo é estar presente nesta nova parceria. Mariano confirma que o interesse é a realização de mostras artístico-culturais entre as duas cidades, que devem levar grupos balneocamboriuenses para mostrar seus talentos na Argentina e trazer atrações do município argentino para Balneário Camboriú. Durante essas mostras, acontecerá simultaneamente a divulgação do turismo dos dois destinos, com folhetos, releases e todo o material de marketing promocional. Encontro internacional abre espaço para Balneário Camboriú Outra oportunidade de realização de parcerias de turismo será promovida na Argentina, no mês de junho, e que excepcionalmente terá a participação de dois municípios do exterior: Balneário Camboriú e de Punta Del Este (Uruguai). O encontro contará com a presença de todos os diretores de turismo das províncias argentinas e serão discutidos temas em comum, como a sazonalidade. Balneário Camboriú e a cidade uruguaia foram as únicas do exterior convidadas, pela importância turística que representam no Mercosul. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú estará na Expo-Umuarama Mais de 250 empresas do Brasil e do exterior estão confirmadas para participar da Exposição Agropecuária de Umuarama, no Noroeste do Paraná. Os organizadores do evento, que comemora sua 35ª edição e é o maior da região, aguardam expositores da Argentina, Chile, Paraguai e de outros países do eixo Mercosul, além de visitantes das áreas política, comercial e empresarial de mais de 15 nações, inclusive dos Estados Unidos. E para mostrar as belezas naturais, produtos, serviços e qualificação do nosso município a todo o público da 35ª Expo-Umuarama e 8ª Feira Internacional, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará na mostra, em estande próprio. A feira será realizada entre 12 e 22 de março. A Expo-Umuarama se destaca como uma das maiores do gênero no Sul do Brasil em volume de negócios globais (média de R$ 12 milhões) e número de visitantes. Nesta edição, são esperadas 260 mil pessoas, o que é um número recorde. Esse movimento de pessoas, na sua maioria de paranaenses, se tornará um grande momento de divulgação para Balneário Camboriú, pois o Paraná é um dos grandes emissores de turistas brasileiros para a “Capital Catarinense do Turismo”. Os que passarem pelo estande do município terão acesso a folhetos, mapas, divulgações diversas. O material fará o contato entre o visitante, a estrutura e equipamentos turísticos, a organização urbana e todo o lazer, entretenimento e negócios oferecidos por um povo que se destaca pela hospitalidade e atendimento.     Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú em rede nacional A cidade de Balneário Camboriú estará sendo divulgada em rede nacional, através de reportagem produzida pela equipe da RBS TV, com produção da Rede Globo de Televisão. O tema turismo de terceira idade foi o que rendeu a pauta e a matéria jornalística, que deve ser transmitida entre a noite desta sexta-feira (5), sábado ou ainda na próxima segunda-feira, no Jornal Nacional que inicia às 20h15. A repórter Kíria Meurer foi quem recebeu a tarefa de mostrar o grande movimento de turistas da "feliz idade", suas atividades na praia, o porquê de Balneário Camboriú ser o destino de sua viagem, as promoções que encontram nesta época em nosso comércio, nos hotéis e nos atrativos turísticos, entre outros itens. Os dados referentes às pesquisas feitas na cidade foram requisitados com antecedência pela reportagem à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que desenvolve esse trabalho desde 1997 e é uma das mais completas em informações turísticas do país. A repórter contou com apoio total da Sectur. Com base nas experiências do trade, o diretor de Turismo, Ademar Schneider explicou à equipe o ponto de vista da Secretaria sobre os meses de março e abril, que se tornaram característicos para o turismo das pessoas de mais idade e foram decretados "os meses da feliz idade". O material produzido irá abordar os projetos voltados a este público na cidade como a ginástica na praia, as atividades de lazer e enriquecido com depoimentos de alguns visitantes. A presidente do Sindicato dos Hotéis, Karina Peters, também foi procurada para fazer a sua avaliação. Estimativa março Vale lembrar que a expectativa da Secretaria de Turismo é que a cidade receba cerca de 350 mil turistas em março, um volume maior que do ano passado. Deste montante, 75% são argentinos e também entre 40 e 45% pertencentes à faixa etária da terceira idade. A taxa de ocupação de hotéis, em março, deve ser mantida em 90% e, entre os hóspedes,aproximadamente 90% são da Argentina e 60% da terceira idade. Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail:  comunicacao@secturbc.com.brwww.camboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
Balanço do Carnamboriú – Entidades aprovam o evento Uma reunião bastante proveitosa e participativa aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (5), no hotel Plaza Camboriú, em Balneário Camboriú, entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). Na pauta, o Carnamboriú 2009. A preocupação da Sectur foi levantar os pontos positivos e negativos do evento, para que em projetos futuros, os erros sejam minimizados ou possam até inexistir. Estiveram presentes órgão locais através de representantes da Polícia Militar (comando do 12º Batalhão), Polícia Civil, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/BC, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomécio, Secretaria Municipal de Segurança, Fundo Municipal, Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindisol, Sindicato dos Empregados de Bares Restaurantes e Similares – Sechobar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e a Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, além da Sectur e da convidada especial Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Santa Catarina), que tem seu presidente também como membro do Conselho Estadual de Turismo. A reunião iniciou com o diretor de Turismo do município, Ademar Schneider, explicando da necessidade de o trade se envolver nas promoções que trazem turistas à cidade. Ademar passou a palavra para a delegada Magali Inácio Nunes, da 1º Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú. Ela avaliou positivamente o evento e o caracterizou como “bastante tranquilo”. “Pela quantidade de pessoas que a praia recebeu, entre 110 e 120mil, não houve ocorrências de destaque. Foi um carnaval da paz, da família, apesar da demanda”, analisou. O tenente coronel PM Edemir Meister, comandante do 12º BPM, também esperava que o evento fosse provocar situações fora do limite. “Quando se pensa em fazer um evento de grande repercussão, a primeira preocupação é com a segurança. Se ela vier a falhar, falha todo o resto. Agora penso que tivemos um pouco de culpa de não incentivar o evento, mas tínhamos receio. Seria bom que sempre acontecesse como aconteceu, de planejarmos todas as ações em conjunto com antecedência. Apesar de algumas falhas, todos os esforços foram feitos com o GOPE, com a cavalaria e o contingente onde estava a concentração de pessoas. Felizmente, não houve ocorrências graves”, pontuou. O capitão Marcelo Egídio, que comandou o policiamento durante o Carnamboriú, disse que “o evento, em si, foi um sucesso,  tranquilo”. Explicou que não houve ocorrências, apesar de algumas arestas que devem ser tratadas em eventos seguintes. Destacou o respeito que houve aos horários, mas criticou serem feitos eventos simultâneos, o que acabou fracionando o contingente de policiais. Sobre o show de Jota Quest, o capitão explicou que, por volta de uma hora antes da apresentação, havia cerca de 20 mil pessoas na praia e ele estava tranquilo. Contou que de repente, a praia se tornou ocupada e pela conta que a PM faz de área tomada, havia mais de 120 mil pessoas espectadoras. “Nossa preocupação é que o carnaval é um evento de grande consumo de bebidas alcoólicas, o que afeta a segurança pública, e faltou ação maior da fiscalização, pois havia muitos vendedores sem alvará. A escolha da banda foi extremamente positiva, pois atraiu famílias inteiras. Nos preocupamos, pois a praia é um lugar aberto, e a presença de pessoas de má índole é inevitável. Outro problema foi bebidas em vidro. O vidro é uma arma e uma grande preocupação, assim como é no Réveillon”, destacou lembrando ainda que o som ruim fosse uma reclamação que chegou à PM. Também citou que seriam necessários mais banheiros públicos espalhados pela orla. A presidente do Sindisol, Karina Peters, afirmou que só ouviu elogios sobre o Carnamboriú. “A ocupação dos hotéis ficou na média dos 90%, um número melhor que em 2008”. Ela sugeriu que em outros eventos de grande porte na praia, fossem colocadas torres com policiais no meio do público e que fosse feito algum tipo de triagem com os espectadores, antes de chegarem ao local do show. Também sugeriu a diminuição de bebidas em vidro e lembrou que a faixa de areia da Barra Sul é maior e acomodaria melhor o show. Assim mesmo, Karina aprovou o evento e a localização. O presidente da CDL, Altamir Teixeira, parabenizou a organização do evento. Ele avalia que a cidade precisa de promoções como o Carnamboriú, que traga turistas à cidade, pois é a indústria que movimenta todos os setores de nossa economia. “Sugiro um grande evento no meio do ano e também uma decoração natalina diferenciada. Não concordo quando dizem que decorações não atraem pessoas. Basta ver Gramado e outras cidades que investem neste tipo de atrativo”, disse Altamir, que gostou muito da escolha de Jota Quest para o show do carnaval. O superintendente do Funtran, Jaime Mantelli, citou alguns erros de entrosamento e de informações que acabaram complicando as atividades do setor de trânsito municipal, pois não se esperava tantas pessoas na cidade. Ele explicou da dificuldade que foi atender vários locais ao mesmo tempo (Pontal Norte, Centro e passagem de blocos pela Avenida Atlântica), por falta de equipamentos e de pessoal. “Estamos melhorando estes aspectos, mas nenhum motivo justificaria não fazer o evento”, defendeu. Mantelli acredita que a ousadia das entidades, em parceria com o comércio, poder público e trade, enfim, poderá mudar positivamente o turismo em Balneário Camboriú. Já Francisco de Assis Silva, supervisor operacional da Secretaria de Segurança, destacou o trabalho da Secretaria, que atuou não só no trânsito, mas ajudou em outras atividades, como as da Secretaria de Obras, durante o Carnamboriú. Disse que o trabalho se tornou difícil pela falta de equipamentos e porque muitas pessoas não respeitaram o trânsito, as faixas de segurança, os pedestres, enfim, houve muitas limitações que, segundo Assis, serão sanadas com o tempo. “No próximo evento queremos estar mais preparados”, avalia. A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, também parabenizou os organizadores do Carnamboriú, os policiais e todos os que trabalharam no projeto. “Se queremos público o ano inteiro em Balneário Camboriú, esse é o caminho, mas sempre com muita disciplina”, lembrou. O vereador Roberto de Souza Junior, da Comissão de Turismo da Câmara, também compareceu à reunião e parabenizou a equipe por ter organizado um grande carnaval em menos de um mês. Sugeriu para o próximo, que se incentive o desfile de blocos de bairros e aproveitou para também solicitar que sejam feitos projetos para melhorar a decoração de Natal da cidade. O presidente da Abrajet/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo, Valmir Grein, disse que há muito tempo não se fazia um carnaval como foi o Carnamboriú. “A cidade descobriu um novo filão, o carnaval para a família. Temos que incentivar a decoração de quiosques, o comércio, a volta dos blocos. No mais, todos estão de parabéns”, sinalizou. Álvaro Zambom dos Santos, presidente da Acibalc, sugeriu que em 2010 sejam feitas parcerias com fundos que possam patrocinar o carnaval, para que a cidade não tenha que envolver grandes quantias. O diretor Ademar Schneider concordou com sua colocação, requisitando apoio de entidades, do comércio, de pessoas que se beneficiam com o turismo. Para finalizar, os funcionários da Sectur, o turismólogo Alexandre Montenegro e o Assessor Carlos Dickmann, deram seus pontos de vista. Alexandre disse que a cidade poderia, através das entidades, incentivar a cultura com os grupos que fazem trabalhos sociais, como o Latarte que se apresentou durante três horas e tem um  trabalho que agrada os turistas. Dickmann ratificou a idéia da Sectur de realizar eventos voltados à família e de envolver os bairros em blocos carnavalescos. Reativação do ConselhoAo final do encontro, foi discutida a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que está parado há cinco anos. Todas as entidades presentes firmaram compromisso de participar da entidade, que ajudará a decidir, organizar e promover os eventos de turismo na cidade. Com o Conselho funcionado, Balneário Camboriú poderá buscar verbas federais, inclusive para promoção de cursos de qualificação e eventos de grande porte. O Regimento Interno do Conselho foi distribuído entre os participantes. Ficou agendada para dia 25 de março, às 8h30, a reunião que definirá os nomes para integrar o órgão. -------------------------------------------------------------------------------------Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail: comunicacao@secturbc.com.brwww.camboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
Fevereiro supera expectativas e turistas lotam Balneário Camboriú Apesar de o número de turistas em Balneário Camboriú ter sofrido queda de 27,64% no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, o mês de fevereiro apresentou reação e um ótimo resultado, segundo o relatório apresentado nesta semana, pelo departamento de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal. De acordo com o movimento de turistas estimado pelo volume de lixo coletado no município, fevereiro conseguiu manter e melhorar o número total de visitantes recebido em janeiro, o que é um fato inédito. Através da estimativa, Balneário Camboriú teve, em janeiro deste ano, 518.742 turistas e em fevereiro, 518.906, um acréscimo de 0,03%.  O número de fevereiro também foi melhor que em 2008, em positivos 2,42%. No ano passado, o período registrou 506.600 visitantes, que representava uma queda de 29,33% em relação ao mês anterior. Na contabilidade de janeiro de 2008, haviam estado na cidade 716.932 turistas. A manutenção dos visitantes de janeiro para fevereiro rompeu um histórico de quedas. Em anos anteriores, o primeiro mês do ano era o melhor do calendário para o turismo local, mas fevereiro apresentava constantemente o decréscimo de, em média de cinco anos anteriores, 230 mil turistas. Em 2009, a situação foi inversa. Mesmo apresentando a queda em relação a 2008, o turismo do mês de janeiro foi mantido e melhorado em algumas unidades percentuais, provando que a crise econômica que abalou o turismo mundial, as enchentes de novembro no litoral catarinense que alarmaram os visitantes e os preços mais altos em vários setores, foram combatidos por várias ações positivas. Entre estas ações, esteve o trabalho insistente dos órgãos ligados ao turismo, inclusive da Sectur, minimizando as conseqüências para o setor com as notícias de cheias, deslizamentos e doenças que eram fatos isolados. Foi um trabalho intenso de divulgação, que provavelmente apresente resultados ainda melhores a médio e longo prazo. “A crise e as enchentes fizeram com que todos os órgãos trabalhassem com grande intensidade, e de forma simultânea. Foi um momento único, em que a divulgação positiva de Balneário Camboriú, em conjunto, fizesse muita diferença. Temos que trabalhar sempre dessa forma”, analisa o diretor de Turismo, Ademar Schneider. Outra atitude positiva foi a promoção do carnaval Carnamboriú 2009, que trouxe várias atrações, o show nacional da banda mineira Jota Quest e milhares de turistas à cidade. Também houve interesse do turista pela oferta de produtos e serviços com preços melhores. Mais um fator importante foi a própria retomada do turismo nacional, favorecido pela alta do dólar que encareceu as viagens ao exterior. CONFIRA: NÚMERO DE TURISTAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ                  2009         2008          2007          2006 Janeiro    518.742       716.932      704.940      633.760Fevereiro  518.906     506.600      481.184      355.472                  + 0,03%         -29,33%    -31,74%     - 43,91%------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br www.camboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br

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