Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balneário Camboriú faz homenagem a turistas
O Dia do Turista, comemorado em 13 de junho, não passou em branco em Balneário Camboriú. Assim como a vela do Portal de Informações Turísticas da Avenida do Estado recebeu na semana passada as cores da bandeira municipal, a data direcionada aos turistas ganhou colorido especial com a lembrança da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.   O evento mobilizou a diretoria da Sectur. O secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, o diretor geral de Turismo, Ademar Schneider, e alguns funcionários do turismo compareceram ao Portal no sábado pela manhã, para render homenagens aos primeiros turistas que aparecessem solicitando informações, afinal, são eles os consumidores da principal indústria do município. O turismo movimentou na temporada cerca de 550 milhões de reais na economia da cidade.   O primeiro visitante que recebeu algumas lembranças pelas mãos do secretário e do diretor foi Giovane José Möller, de Joinville, que chegou a cidade com sua família, num total de quatro pessoas. É a terceira fez que Giovane vem a Balneário Camboriú, ficando dois dias no município. “Balneário Camboriú está cada vez mais linda”, afirmou, agradecendo a homenagem realizada. Outro turista que recebeu homenagem foi Armando da Silva Marques, de São Paulo, que veio a Balneário Camboriú pela primeira vez. Ele chegou a cidade com mais dois integrantes de sua família. As homenagens prosseguiram durante o sábado, com o auxílio dos funcionários do Portal Turístico.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú(47) 3367-8122e-mail:  comunicacao@secturbc.com.brwww.camboriu.sc.gov.brwww.secturbc.com.br
Turismo de Balneário Camboriú apresenta “case” em encontro técnico Nesta terça-feira (16) o turismo de Balneário Camboriú estará em vitrine, novamente. Profissionais da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico estarão participando de um encontro técnico sobre o Prodetur (Programa de Desenvolvimento Turístico) Santa Catarina, apresentando um case de sucesso. Case, como o nome sugere, é um caso, uma história na qual o seu palestrante conta sobre atividades que deram certo, esperando que a platéia possa tirar proveito do exemplo. A participação da Secretaria de Turismo acontece durante o Encontro de Gestores do Plano de Fortalecimento Institucional e Gestão Municipal para o Turismo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e ainda pelo Ministério do Turismo, entre 10h30 e 17 horas, no auditório do órgão gestor do turismo de Santa Catarina. Estarão presentes gestores públicos e municipais de turismo, secretários de turismo e assessores técnicos. Segundo explica o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado, Gilmar Knaesel, o objetivo é preparar os municípios para a participação no Prodetur SC, de maneira padronizada. Os municípios de Balneário Camboriú, Penha, Blumenau, Itajaí, Porto Belo e Joinville já integram o plano nacional, e assistirão a cases que explicarão o processo de implantação do projeto. Balneário Camboriú estará apresentando ações do Plano de Fortalecimento Institucional, ao qual já foram aplicados resultados obtidos com sucesso na cidade, que são os cursos de Capacitação Profissional em Língua Espanhola e Cursos de Técnica de Serviços e Manipulação de Alimentos para Restaurantes. A explanação do município será entre 14h45 e 15h30. Confirmaram presença ainda os municípios de Pomerode, São Francisco do Sul. Governador Celso Ramos, Itapema, Bombinhas e Navegantes, e lá devem aderir ao programa. A programação do encontro será conduzida pelo diretor do Prodetur SC, Júlio Moser.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômicowww.balneariocamboriu.sc.gov.br (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br  Acesse www.secturbc.com.br  e conheça nosso Calendário de Eventos Sociais
7ª Feijoada da Luiza acontece em julho A colunista social Maria Luiza Grein, do jornal “Tribuna Catarinense”, vai realizar no próximo dia 26 de julho, domingo, a tradicional e tão esperada feijoada, na sua 7ª edição, que acontecerá no Complexo Turístico Cristo Luz, em Balneário Camboriú. O evento, que faz parte da programação comemorativa ao 45º aniversário do município de Balneário Camboriú, vai reunir personalidades políticas, empresariais e intelectuais de todo o Estado, as mais belas e elegantes mulheres catarinenses, além de colunistas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Haverá diversas atrações durante toda a tarde, além da boa música de grupos de samba e pagode. Parte da renda será destinada às obras sociais da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Mais informações poderão ser obtidas através do fone (47) 3367-3343 ou (47) 9911 3847 - E-mail: marialuiza@jornaltribuna.com.br.    
Hotelaria conhece ações da Secretaria de Turismo
As ações que a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está realizando nas áreas de Marketing e Assessoria de Imprensa foram conhecidas na manhã desta quarta-feira (10) pelos hoteleiros e algumas entidades ligadas ao trade turístico da cidade. Com duração aproximada de duas horas, a reunião que foi promovida no hotel Plaza Camboriú teve como objetivo esclarecer as atividades desenvolvidas e aquelas que ainda estão para acontecer. Segundo explicou o secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, é importante que a hotelaria e o trade conheçam o planejamento interno e que possam auxiliar na tomada de decisões. “Assim, poderemos encontrar juntos o melhor caminho, para que o nosso turismo seja resultado da soma de idéias”, analisa Dalvesco, que passou a abertura do encontro para o turismólogo Alexandre Montenegro, responsável pelo departamento de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo. “Estamos trabalhando sob a força do slogan Balneário Camboriú em Ação e de que todos se conscientizem que a cidade é a Capital Catarinense do Turismo”, iniciou Montenegro. O profissional colocou para os hoteleiros as participações da entidade mês a mês em feiras, congressos e exposições, neste primeiro semestre do ano. Também adiantou os próximos eventos e chamou a atenção para a importância de cada um deles. O diretor de Marketing e Eventos para o Mercosul, Mariano Palmioli, esclareceu a respeito da viagem à Lima, no Peru, e como foi a participação de Balneário Camboriú no encontro. O município atendeu convite feito pela agência Brapetur e Santur – Santa Catarina Turismo, e por isso, ficou restrito a participar sem poder levar outros hoteleiros.  O Peru faz parte do planejamento de trabalho da Secretaria de Turismo, que deve abrir um novo mercado exterior por ano, durante a gestão atual. As ações da Assessoria de Imprensa também foram expostas. De acordo com informações do departamento de Comunicação da Sectur, foi colocada toda a economia em mídia que representaram as matérias publicadas em jornais nacionais e internacionais, sem nenhum ônus para o município. Segundo levantamento feito pela assessora Silvia Bomm, entre janeiro e maio foram produzidos 98 releases, com clipagem de 1.653 matérias veiculadas dentro e fora do Estado, a maioria em mídia impressa e pela internet. O valor economizado está no piso de R$ 818.968,00. Vale lembrar que nem todas as reportagens publicadas chegam à assessoria de imprensa, então esse valor pode ser bem maior. A apresentação ainda contou com o superintendente do Fundo Municipal de Trânsito da Secretaria de Segurança, Jaime Mantelli, que voltou a explicar sobre o laudo técnico realizado com base na implantação das rotas de trânsito. Sobre esse assunto, o Conselho Municipal de Turismo volta a debater em reunião na próxima semana. Para finalizar o encontro, a agência de comunicação Tatticas, que detém a conta publicitária da Prefeitura de Balneário Camboriú desde outubro do ano passado, expôs o planejamento de mídia para o encarte de eventos de aniversário do município. Os hoteleiros puderam dar sugestões e o assunto volta a ser discutido com a classe na próxima semana.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômicowww.balneariocamboriu.sc.gov.br (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br  Acesse www.secturbc.com.br  e conheça nosso Calendário de Eventos Sociais
Festa do município na Rua 3100 terá novidades Amigos da Rua 3100 e seus arredores já estão mobilizados na organização de mais uma edição do Bolo de Aniversário de Balneário Camboriú, que neste ano terá 45 metros de extensão. A festa está prevista para começar às 9 horas do dia 20 de julho e o evento, que é feito há nove anos por comerciantes e residentes daquela região, terá novidades em 2009.Este ano, segundo explica um dos organizadores do evento, Arnaldo Santana Filho, a festa promoverá o corte do bolo com ajuda de 45 crianças. Cada uma irá soprar uma vela do confeito. Elas estarão dispostas a cerca de um metro uma da outra. “Teremos som ao vivo,coral e principalmente brindes para quem for sorteado e estiver no local ao final da promoção”, especifica Santana, que em 2008 ajudou a promover o corte homenageando a terceira idade. Desta vez, as crianças é que vão auxiliar a organização e, assim, também serão lembradas.Também haverá distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce e refrigerante. Para concorrer aos brindes, será necessário adquirir tíquetes que serão distribuídos no comércio daquela região. Os brindes serão doados pelos comerciantes e eles receberão tíquetes para entrega a seus clientes, de acordo com o valor do prêmio doado, na proporção de um real para um tíquete. “Só irá ganhar o prêmio a pessoa sorteada que estiver no evento, na hora do sorteio”, lembra oorganizador.O bolo de aniversário do município iniciou em sua primeira edição com apenas 10 metros. Desde o terceiro ano, seu tamanho corresponde à idade do município. “As pessoas gostaram tanto da promoção, que hoje não conseguimos mais parar de fazer. Estamos comprometidos com a cidade. Pode ser que seja o último ano que faremos o bolo, a não ser que outras pessoas também se comprometam com a causa”, analisa Santana, que espera contar com o apoio das autoridades, entidades, associações e quem possa auxiliar para que a festa seja novamente umsucesso.---------------------------------------------------------------------------Texto colaboração voluntária:Silvia Bomm - JornalistaDRT 3930-JP PR(47) 9967-4868
Rústica Interpraias tem inscrições abertas Já estão abertas as inscrições para a 11ª Corrida Rústica Interpraias, que está programada para o dia 19 de julho, em Balneário Camboriú, e também integra o Calendário de Eventos de aniversário do município. As inscrições poderão ser realizadas somente pela internet até o dia 18 de julho, através dos sites www.ativo.com ou www.luizfelicio.com. Na véspera do evento, os interessados deveram fazer a inscrição no Hotel Gracher Praia. Quem for participar da corrida deverá escolher entre duas provas, uma com  percurso de 18 km e outra 7 km. O valor da taxa é de 40 reais com direito a almoço de confraternização no Restaurante Trapiche após a prova. O início das provas será as 9h, saindo da Barra Sul, no barco turístico Capitão Gancho, com trajeto até a praia de Laranjeiras (ida e volta). Os participantes receberão kits com camisetas e medalhão de participação. Serão ainda 130 troféus, frutas, lanche, energéticos, água de coco, água mineral, barra energética e mais premiação em dinheiro. O trajeto pelo asfalto parte da Praia de Laranjeiras, em direção à Praia do Estaleirinho. O retorno será até Laranjeiras, num total de 18 km. Já a prova de 7 km vai até a entrada da Praia do Pinho e volta à Laranjeiras. A corrida é organizada pelo atleta Luiz Felício e conta com o apoio da Policia Militar, e de secretarias municipais, do Fundo Municipal de Esportes e da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú. Mais informações pelo telefone (47) 3366-7788.  Anna Paula Xavier Cazatti, estagiária de Comunicação Socialsob supervisão prof. da A.I. Silvia Bomm (DRT3930-PR)Secretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br
Comunidades católicas preparam o Corpus Christi Esta semana, as igrejas católicas do mundo inteiro estarão celebrando a festa de “Corpus Christi”. O evento, que mobiliza comunidades pela reflexão da instituição do Santíssimo Sacramento na Eucaristia, é uma tradição que acontece desde o século 13. Em Balneário Camboriú não será diferente. Várias paróquias estarão revivendo a “Última Ceia” de Jesus Cristo junto com os apóstolos, antes da crucificação.   A Igreja de São Sebastião, por exemplo, procurou a Secretaria de Turismo e  Desenvolvimento Econômico para divulgar e viabilizar a sua programação junto à Secretaria de Segurança Pública – através do Departamento de Trânsito (Fumtran/Fundo Municipal de Trânsito) e assim convidar moradores e visitantes para a solenidade cristã, que acontece no Pontal Norte, na próxima quinta-feira, dia 11. O evento inicia com missa às 15 horas, junto ao molhe do Pontal Norte. Na sequência, acontece a procissão que percorrerá Avenida Atlântica até a rua 1901 e posteriormente em direção à Avenida do Estado, com retorno à igreja, que fica próxima ao Hospital Santa Inês, e a benção do Santíssimo Sacramento.A Paróquia São Sebastião é composta por várias comunidades, entre elas do Bairro das Nações, Centro, Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores e reúne três igrejas católicas, São Sebastião, que é a matriz, São Francisco e Nossa Senhora de Fátima. Segundo informou o pároco, Padre Pedro Carlos Daboit, a confecção de tapetes será na vertical, como aconteceu no ano passado. O que se pede é que os católicos que morem ou estejam em apartamentos e casas por onde passar a procissão, que enfeitem suas fachadas com cartazes ou faixas indicando frases, desenhos, enfim, o que puder ser feito para chamar a atenção à reflexão de Corpus Christi. “Os enfeites significam a devoção da comunidade à Nosso Senhor Jesus Cristo. Enfeitado com símbolos, concede a passagem de Jesus Cristo com dignidade”, explicou Padre Pedro.   O objetivo da procissão, conforme o pároco, é converter os católicos ao testemunho público da fé pela Eucaristia, pela presença viva de Jesus Cristo no Sacramento. “Assim como Jesus andou entre seu povo, nas ruas da Palestina, ele continua no meio de nós”, analisa Padre Pedro. A lembrança da Paixão e Morte do Senhor não significa tristeza para os católicos, e sim, a fortificação da fé pelo “Dom da Eucaristia”. O evento surgiu na Diocese de Liége, na Europa, pela iniciativa da religiosa Juliana de Mont Cornillon que, em suas visões que começaram a ocorrer em 1209, teria recebido uma mensagem de Jesus pedindo uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Irmã Juliana foi canonizada em 1599.Em 1247, aconteceu a primeira Procissão Eucarística pelas ruas de Liége como festa diocesana, transformando-se, posteriormente, em festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica. Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou, pela “Bula Transiturus”, a instituição da festa do Corpo de Cristo, mas a celebração só ganhou caráter universaldefinitivo 50 anos depois, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula nas Constituições Clementinas de Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou o Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.A partir de oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Os católicos do mundo todo agradecem, então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br  www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  
Encerradas as inscrições para o encontro de amigos de BC
A cerca de um mês da realização da 9ª edição da festa da amizade “Os Amigos Se Encontram em Balneário Camboriú – Stammtisch”, as inscrições já estão encerradas. Todos os 103 espaços disponibilizados para o evento foram tomados até semana passada por 85 grupos que estarão participando do encontro, organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio de secretarias e fundações municipais, Coneville, associações, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, entre outros apoiadores e colaboradores. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas participem do encontro e mais de 8 mil circulem pela Avenida Atlântica, no perímetro onde estarão montadas as barracas. O Stammtisch acontece no dia 4 de julho, das 11 às 17 horas, na Avenida Atlântica, entre a Praça Tamandaré e a rua 2500. Todos os grupos inscritos devem estar atentos para não faltar à reunião que vai expor as regras e firmar os últimos detalhes para a festa. Será no dia 25 de junho, às 19 horas, na Casa da Sogra, que fica no final da rua Angelina, no bairro Municípios. Informações podem ser adquiridas no telefone (47) 3367-8122 com Nagel ou Kelen.   Silvia C. Bomm - Ass. ComunicaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 e-mail:  imprensa@secturbc.com.br  www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.