Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Páscoa: Balneário Camboriú tem programação envolvendo arte, fé e cultura
Celebrações iniciam na Sexta-feira Santa com encenações, feira temática e o Festival Cultura Cristã - Páscoa 2025A partir da Sexta-feira Santa (18), Balneário Camboriú será palco de uma programação especial em comemoração à Páscoa 2025, com atividades que celebram a arte, a fé e a união entre as pessoas. Durante os dias 18, 19 e 20 de abril, moradores e turistas poderão vivenciar momentos de espiritualidade, cultura e lazer, com atrações que vão desde encenações da Paixão de Cristo até apresentações musicais, feira temática e atividades para toda a família.Promovida pela Fundação Cultural, com apoio das Secretarias de Turismo e Assistência Social, Mulher e Família, a programação integra o calendário oficial do município, por meio da Lei nº 3.730/2014, que institui a Semana Municipal da Cultura Cristã.A proposta do evento é valorizar o verdadeiro significado da Páscoa — uma data cristã que representa renovação e esperança — através da memória coletiva e da expressão artística e cultural. O Festival Cultura Cristã - Páscoa 2025 reunirá diversas igrejas da cidade, manifestações independentes e artistas locais, promovendo um encontro ecumênico e acolhedor.Para o presidente da Fundação Cultural, Allan Muller Schroeder, a programação de Páscoa é um marco na cidade. "A realização do Festival de Cultura Cristã e da Feira de Páscoa representa um novo capítulo na forma como celebramos essa data tão significativa. É uma iniciativa inédita em nosso município, pensada com carinho para resgatar o verdadeiro espírito da Páscoa — um tempo de união, reflexão e esperança", disse."Em Balneário Camboriú, preparamos uma programação acolhedora para moradores e visitantes, que alia espiritualidade, cultura e lazer em diferentes pontos da cidade. É uma maneira de receber as famílias com carinho, mantendo vivas as tradições e reforçando os valores que nos unem", destacou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.PROGRAMAÇÃO COMPLETA - FESTIVAL CULTURA CRISTÃ - PÁSCOA 2025Balneário Camboriú | 18 a 20 de abrilRealização: Fundação Cultural | Secretaria de Turismo | Secretaria de Assistência Social, da Mulher e da FamíliaSexta-Feira, 18 de abril (Dia da Paixão de Cristo)18h - Caminhada Penitencial e Encenação da Paixão de CristoSaída: Igreja São Judas Tadeu (Bairro São Judas)Chegada: Igreja Santo Amaro (Bairro da Barra)18h - Espetáculo "Cristo Vive 2025"Complexo do Cristo Luz19h15: Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo17h às 22h - Feira de Páscoa, Praça do Pescador (Barra)Gastronomia, doces, chocolates, artesanato e artigos temáticosSábado, 19 de Abril (Celebração Cultural - Música, Arte e Comunhão)09h às 15h - Praça da BíbliaFeira TradicionalRecreação Infantil10h: Oficina de Contação de Histórias (Espaço Arte e Cultura)15h às 23h - Praça do PescadorFeira de PáscoaProdutos típicos, gastronomia e artesanato localPalco Praça do Pescador - Shows e apresentações:15h - Banda Igreja Missão 5815h45 - Banda Igreja Meta16h30 - Banda Igreja da Família17h15 - Banda Igreja Abba18h - Coral PIBBC18h30 - Maison Freitas e Banda19h30 - Palavra do Conselho de Pastores e presença da prefeita20h15 às 23h - Show com Salomão do ReggaePraça Almirante Tamandaré - A partir das 14h:Parada de PáscoaPersonagens temáticosRecreaçãoBandinha de CoelhosPintura FacialDomingo, 20 de abril (Dia da Família e Encerramento Com Arte)10h às 18h - Praça do PescadorFeira de Páscoa e recreação infantil14h - Show infantil "As Mareadas"16h - Espetáculo teatral "Batalha Invisível" - Cia NissiPraça Almirante Tamandaré - A partir das 14hParada de PáscoaBrincadeirasPintura FacialPersonagens e Bandinha de Coelhos___________________Informações adicionais:Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC)(47) 3267-7011Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Gustavo PetryFotos: Beatriz Nunes/Arquivo PMBC +
Balneário Camboriú mantém categoria máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro
Balneário Camboriú segue entre a elite do turismo nacional. O município acaba de ser reconhecido novamente na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, agora denominada "município turístico", nomenclatura que substitui a antiga Categoria A. A atualização foi divulgada pelo Ministério do Turismo.Apesar da mudança no nome, o grau de exigência permanece o mesmo: apenas os destinos com alto nível de organização, estrutura e governança conquistam esse status. Para fazer parte desse seleto grupo, é necessário cumprir critérios rigorosos, como ter uma Secretaria e um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativos, orçamento próprio destinado ao setor e prestadores de serviços devidamente cadastrados no Cadastur.O Mapa do Turismo é uma importante ferramenta de gestão e planejamento do Ministério do Turismo. Além de reconhecer os destinos com maior relevância no cenário nacional, ele também orienta a aplicação de recursos federais e embasa políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor."Balneário Camboriú se consolida mais uma vez como referência nacional em turismo. Manter a categoria máxima reforça nosso compromisso com a excelência, a inovação e a qualidade na experiência oferecida aos visitantes. Seguiremos firmes na missão de promover um turismo sustentável, inteligente e acolhedor, que valorize nossa cidade e impulsione o desenvolvimento local", afirmou a prefeita Juliana Pavan.Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, o reconhecimento reforça a força do município no cenário turístico nacional. "A participação é fundamental, pois demonstra a maturidade e o profissionalismo do trade, além da responsabilidade de se manter atualizado com o Ministério do Turismo. Isso reforça o peso e a relevância de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores do turismo no Brasil", completou Neiva.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Servidores da Sectur vivenciam Balneário Camboriú em famtour de capacitação
A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur) realizou, nos dias 9 e 10 de abril, um famtour institucional com a equipe de servidores da pasta. A ação inédita teve o objetivo de fomentar a qualificação dos profissionais, fortalecer a hospitalidade pública e valorizar o turismo como uma política transversal.O famtour, que significa Familiarization Tour (viagem de familiarização), é uma prática reconhecida internacionalmente no setor de turismo como uma ferramenta de capacitação. Durante o evento, os profissionais puderam conhecer de perto os principais atrativos turísticos da cidade, com o objetivo de garantir que cada servidor, independentemente de sua função ou vínculo, esteja preparado para acolher, orientar e representar Balneário Camboriú com empatia, precisão e conhecimento.A ação não gerou custos para os cofres públicos. Os atrativos turísticos do Grupo Oceanic (Aventura Jurássica, Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata, Cinema 3D e Space Adventure) aderiram voluntariamente à iniciativa, oferecendo acesso gratuito com condução guiada.A Sectur explica que suas atividades não foram interrompidas durante o famtour. Para isso, a equipe foi organizada em grupos rotativos, garantindo o pleno funcionamento dos Postos de Informação Turística (PITs) e da sede administrativa."Esta é uma ação que qualifica de verdade, porque conecta as pessoas ao território. Foi planejada com zelo e responsabilidade, garantindo uma entrega técnica impecável. Os atrativos entenderam a importância da ação e se tornaram grandes parceiros. Nenhum serviço parou, nenhum centavo foi gasto, todos saímos ganhando. O turismo público de qualidade é construído assim", afirmou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.De acordo com o gerente comercial do Grupo Oceanic, Thiago Velasques, essa parceria reafirma o compromisso coletivo em qualificar ainda mais o destino turístico de Balneário Camboriú. "É importante não apenas para o Grupo Oceanic, mas também para a cidade que os servidores da Sectur conheçam as atrações, como elas funcionam e a movimentação de turistas que os atrativos trazem para cá. Essa aproximação é extremamente importante, só tende a somar para o turismo do município. O Grupo Oceanic é parceiro e sempre estará à disposição para esse tipo de ação e capacitação", disse.O analista turístico da Sectur, Elias Almeida de Souza, contou que mesmo conhecendo cada canto da cidade, o famtour o fez enxergar Balneário Camboriú com outros olhos. "Às vezes, passamos todos os dias pelos mesmos lugares e esquecemos o quanto são especiais para quem vem de fora. Foi gratificante participar, aprender e poder ajudar ainda mais quem chega em Balneário Camboriú".O famtour também está alinhado ao programa Visite BC, promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Secretaria de Turismo. Enquanto o Visite BC leva Balneário Camboriú ao mundo, o famtour assegura que os visitantes sejam bem acolhidos ao chegarem à cidade.A ação é respaldada pelas seguintes legislações municipais:- Lei nº 4.224/2018, que aprova o Plano Municipal de Turismo, com foco na qualificação profissional e na valorização da experiência turística como política pública.- Lei nº 1.361/1994, que institui o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), instrumento de apoio a ações estruturantes do setor.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022 +
Tradicional evento Cristo Vive acontece no dia 18 de abril
No dia 18 de abril, Sexta-Feira Santa, acontece o evento Cristo Vive, no Complexo Turístico Cristo Luz, em alusão à Páscoa. A encenação, que rememora os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, faz parte da tradição local há mais de 50 anos. A programação terá início às 18h e a participação é totalmente gratuita.A celebração terá início com a concentração dos participantes no Viaduto Zeferino Pretto, na Rua Indonésia, Bairro das Nações, de onde seguirão em peregrinação até o Cristo Luz. Lá, os participantes acompanharão a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Cerca de 70 artistas compõem o elenco.Cristo Vive é promovido pelo Complexo Turístico Cristo Luz e Paróquia São Sebastião (comunidade São Francisco), em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural. Neste ano, são esperadas aproximadamente cinco mil pessoas.Para a diretora do Cristo Luz, Rosane Pretto, o Cristo Vive é muito mais que um evento turístico, é uma experiência de fé que é vivida pela comunidade local. "O monumento Cristo Luz e a procissão Cristo Vive já fazem parte da história da nossa cidade há cinco décadas. Muitas pessoas, especialmente da comunidade da Paróquia São Sebastião e comunidade São Francisco, têm contribuído para a construção dessa tradição, trazendo sempre a experiência cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Cada ano, com o apoio da Cultura e do Turismo, o evento melhora, e esse ano, no contexto do ano jubilar, temos a oportunidade de vivenciar a fé de uma maneira única. Somos peregrinos de esperança. Traga sua vela, vamos mostrar nossa luz e vivenciar, juntos, esse momento de fé", completou Rosane."O evento Cristo Vive é uma expressão da nossa fé e da força da nossa comunidade. Através da parceria com o Complexo Turístico Cristo Luz, buscamos oferecer aos moradores e turistas uma experiência única, que transcende o turismo e promove a reflexão sobre a verdadeira mensagem da Páscoa. É um momento de união, luz e esperança, que reforça o compromisso de Balneário Camboriú com a cultura, a espiritualidade e o desenvolvimento de eventos que encantam a todos", afirmou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.O diretor cênico João Mendes assina a direção do evento, que busca, acima de tudo, proporcionar aos participantes uma profunda reflexão sobre a mensagem da Páscoa. O evento também contará com o animador Padre Silvano e os líderes Elici e Estefânio da Comunidade São Francisco, que também são membros do elenco, além da participação de jovens e demais membros de todas as paróquias.Aos peregrinos, é recomendado que tragam velas, como símbolo da luz interior, para iluminar o caminho durante a peregrinação.ServiçoEvento: Cristo Vive - Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de CristoData: 18 de abril (sexta-feira)Horário: A partir das 18hLocal: Início no Viaduto Zeferino Pretto, com chegada no Complexo Turístico Cristo LuzEntrada: Gratuita ____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022 +
Balneário Camboriú se despede da temporada de cruzeiros do verão 2024/2025
Neste sábado (29), Balneário Camboriú recebeu os últimos dois navios da temporada de verão 2024/2025, marcando o encerramento de um período movimentado para o turismo local. Ao todo, foram 60 escalas de cruzeiros, trazendo os gigantes dos mares de diversas partes da América Latina e impulsionando a economia e o turismo da região.De acordo com o diretor de operações do Atracadouro Barra Sul, Gustavo Bauer, os dois navios que finalizam a temporada são o Marina e o MSC Poesia."Hoje recebemos os dois navios que vão fechar a temporada. O navio Marina, que veio de Punta del Este, no Uruguai, e segue para São Francisco do Sul, transporta 762 tripulantes e 1.179 passageiros. É um navio de alto luxo e já passou por Balneário Camboriú anteriormente. O outro navio é o MSC Poesia, que veio de Montevidéu, capital do Uruguai, e segue para Ilhabela, em São Paulo, com 933 tripulantes e 2.887 passageiros", explicou Bauer.Além da movimentação turística, o dia conta também com uma operação integrada das forças de segurança, incluindo as Forças Armadas e as polícias Militar, Civil e Federal, que realizam uma inspeção de rotina com cães farejadores no terminal marítimo.O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, destacou a importância da temporada de cruzeiros para a cidade e os próximos passos para fortalecer ainda mais esse setor."Fechamos a temporada de cruzeiros com esses dois navios fundeados na nossa orla, a maior temporada que Balneário já teve. Esse ano tivemos a boa notícia do alfandegamento do terminal e temos muito que crescer ainda nesse segmento. Já é algo consolidado, que mostra a força de Balneário Camboriú como um destino atraente para as famílias e pessoas de todas as idades. Os cruzeiros permitem que todos passem o dia em nossa cidade e que queiram voltar", ressaltou Neiva.Em breve um balanço oficial da temporada será divulgado pela Secretaria de Turismo do município. No entanto, de acordo com o secretário, já é possível afirmar que os cruzeiros trouxeram ainda mais atratividade para a cidade durante o verão."Com o encerramento da temporada de cruzeiros, Balneário Camboriú se consolida cada vez mais como um destino estratégico para as grandes embarcações, impulsionando a economia e fortalecendo sua posição como um dos principais polos turísticos do Brasil", concluiu o secretário.___________________Informações Adicionais:Secretaria Municipal de Comunicação(47) 3267-7022Texto: Pedro Henrique HomrichFotos: Divulgação PMBC +
Visite BC 2025 inicia com quatro grandes ações e capacita mais de 400 agentes e operadores de viagens
Projeto é realizado pelo BC Convention, em parceria com a Secretaria de Turismo e trade turístico localA edição de 2025 do projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar começou com força total e resultados positivos. Ao longo de 12 dias, entre 9 e 21 de março, foram realizadas as quatro primeiras ações do cronograma anual, com visitas e eventos de divulgação em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.O projeto, que é realizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau contou com a presença da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e de representantes do trade turístico local. Juntos, promoveram o destino para quem está na linha de frente da venda de pacotes turísticos: os agentes e operadores de viagem."Foram mais de 400 profissionais capacitados nessas quatro cidades. Tivemos uma recepção excelente e percebemos o quanto o mercado possui grande interesse por Balneário Camboriú e toda a nossa região. A Secretaria de Turismo esteve presente em todos os momentos, somando forças ao lado do Convention e do nosso trade. Realizamos visitas às agências, eventos com rodada de negócios e capacitação com o filme BC Férias Sem Fim, o que gerou uma conexão ainda mais forte com os participantes", destacou a presidente do BC Convention, Andrezza Negrini.A Sectur BC marcou presença em todas as etapas da viagem, o que reforça a nova postura estratégica da pasta. O secretário de Turismo, Evandro Neiva, reforça que, para Balneário Camboriú, estar presente neste projeto é de extrema importância, pois permite mostrar ao Brasil inteiro as riquezas e potencialidades do município."No ano passado, a Secretaria de Turismo não participou das viagens junto com a equipe do Visite BC, mas este ano, com o novo planejamento da Secretaria, nossa participação é ainda mais relevante. Balneário Camboriú está em constante transformação, sempre buscando inovação e qualidade para oferecer aos turistas uma experiência única. Apresentar nosso destino para os operadores e agentes de turismo, composto pelas belezas naturais e as novas infraestruturas que estão sendo implantadas na cidade é uma maneira de reafirmar nosso compromisso com o crescimento do turismo, um dos setores mais importantes para a economia local", disse Neiva, citando ainda que o Visite BC é uma excelente oportunidade para conectar Balneário Camboriú com o Brasil, pois reforça a imagem da cidade como um destino completo e de excelência e, assim, atrai mais visitantes durante todo o ano.Próximas açõesAs próximas ações do Visite BC 2025 já têm data marcada: no dia 30 de março, a equipe embarca novamente para mais uma etapa do projeto. Os próximos encontros acontecem nos dias 1º e 3 de abril, em Uberlândia e Uberaba, reforçando o compromisso contínuo com a promoção de Balneário Camboriú e da região Costa Verde & Mar em diferentes mercados emissores do Brasil.___________________Informações Adicionais:Secretaria Municipal de Comunicação(47) 3267-7022Texto: Assessoria BC ConventionFotos: BC Convention/PMBC +
Secretaria de Turismo inicia a entrega do Selo Turismo Qualificado BC
A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur BC) deu início esta semana à certificação do programa Selo Turismo Qualificado BC, com a entrega de selos em diversos estabelecimentos da cidade. Com cinco eixos de atuação, o programa visa estimular a melhoria contínua do setor turístico, com foco em Atendimento ao Turista, Sustentabilidade, Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.O programa Selo Turismo Qualificado BC é uma ação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de reconhecer os estabelecimentos cadastrados no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo, e que estão regularizados junto ao órgão.Para garantir a boa experiência do turista, o programa define critérios rigorosos que os estabelecimentos devem seguir, incluindo, por exemplo, a qualificação dos colaboradores e o uso de tecnologias inovadoras para facilitar o atendimento. A cada ciclo, os estabelecimentos podem conquistar três categorias de selo: Bronze, Prata e Ouro, identificados por estrelas."Estamos iniciando um novo capítulo no turismo de Balneário Camboriú, e o programa Selo Turismo Qualificado BC é um reflexo do compromisso da nossa cidade em oferecer serviços de qualidade e proporcionar uma experiência única aos nossos visitantes. É um reconhecimento ao esforço dos nossos parceiros e um incentivo para todos os prestadores de serviços turísticos a aprimorarem ainda mais seus serviços. A participação no programa é gratuita, e estamos convidando todos os estabelecimentos a se inscreverem e fazerem parte dessa iniciativa que fortalece o turismo local e contribui para a valorização da nossa cidade", afirmou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.O primeiro estabelecimento a ser visitado foi o Hotel Centromar, que recebeu a renovação de dois selos: Atendimento ao Turista e Sustentabilidade. Elisa Villa, analista de recursos humanos do hotel, destacou a importância da participação no programa. "Agora, com o Selo de Atendimento ao Turista e o Selo Sustentabilidade conseguimos reforçar nosso compromisso em proporcionar aos nossos hóspedes uma experiência única, com atendimento de qualidade e soluções rápidas. Participar dos cursos e qualificações oferecidos pelo município é essencial para que possamos sempre aprimorar nossos serviços e qualificar ainda mais nossos funcionários. Isso faz toda a diferença na experiência do turista que visita Balneário Camboriú", ressaltou.A responsável pelo departamento de reservas do Hotel Tropikalya, Maria Eugenia Maldonado, conta que a participação no programa é de extrema importância. "Para nós foi super importante o engajamento da nossa equipe, junto à Secretaria de Turismo e a Prefeitura de Balneário Camboriú. Para subir à Categoria Ouro realizamos principalmente cursos online com o Senac, usamos algumas informações da Sectur, como utilização de crachá, e mudamos a recepção ao turista, servindo agora um café e uma água saborizada, atitudes simples que fazem toda a diferença", completou.Já para a proprietária do Hotel Bella Camboriú, Margot Rosenbrock, renovar o Selo Sustentabilidade é fazer parte de algo maior. "Aumenta a consciência da equipe de gestão, mas também dos colaboradores, passamos até para os hóspedes a importância da sustentabilidade, eles ficam satisfeitos em ver que o hotel se preocupa com essa questão, afinal vivemos todos no mesmo planeta, dividindo o mesmo espaço e cada um fazendo sua parte", ressaltou Margot.Um dos estabelecimentos que solicitou o Selo Sustentabilidade, o PZ Ecomall, adquiriu uma composteira para o lixo orgânico. "O PZ Ecomall já está inserido na certificação de sustentabilidade desde o ano passado, e para nós é de uma importância muito grande. Estamos muito inseridos nesse ecossistema da sustentabilidade, na separação de lixo, no cuidado com canudos e copos plásticos, que não usamos aqui. Isso tudo tem dado um parâmetro bastante importante para que a gente consiga novamente essa certificação. O lixo orgânico para nós é um sucesso, porque todo resíduo a gente manda para a composteira, que vira adubo e distribuímos para a comunidade", contou o gestor do empreendimento, Márcio Casadei.Como participarA turismóloga da Secretaria de Turismo, Luciana Vargas, reforçou o convite para participar do projeto. "O programa é gratuito e aberto a todos os prestadores de serviços turísticos e estabelecimentos de Balneário Camboriú que estejam cadastrados no Cadastur. Quanto maior a adesão, mais qualificado o destino", destacou Luciana.Para participar e obter mais informações sobre como se inscrever, basta acessar o site oficial: www.seloturismoqualificadobc.com.br.Ao identificar um selo na fachada de um estabelecimento, o turista pode ter a certeza de que o local segue rigorosos critérios de qualidade, conduta responsável e boas práticas no atendimento. Com o QR Code presente em cada selo, os visitantes podem obter informações sobre os critérios e categorias alcançadas pelo estabelecimento.Sobre o programaO Selo Turismo Qualificado BC visa formalizar e profissionalizar o setor turístico de Balneário Camboriú, estimulando a melhoria contínua dos serviços prestados aos turistas. A entrega dos selos será realizada semestralmente e cada estabelecimento será avaliado conforme os critérios estabelecidos para cada eixo. O programa é uma iniciativa de grande relevância para o setor, reforçando o compromisso da cidade em ser referência nacional em qualidade no turismo.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFotos: Divulgação PMBC(47) 3267-7022 +
BC é um dos destinos preferidos da terceira idade nos meses de março e abril
Conhecida por suas belezas naturais, infraestrutura e qualidade de vida, Balneário Camboriú tem se consolidado como um dos destinos preferidos de turistas da terceira idade, especialmente nos meses de março e abril. Durante esse período, a cidade atrai um grande número de visitantes que buscam, além de descanso, um clima mais ameno para aproveitar suas férias com conforto e tranquilidade.De acordo com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, é comum observar um aumento significativo na procura por pacotes de viagem voltados para esse público, que escolhe a cidade por sua facilidade de acesso, excelentes opções de hospedagem e infraestrutura adaptada."Esse período é realmente um momento especial para BC, onde vemos uma grande quantidade de turistas da terceira idade que escolhem nossa cidade para descansar. Com temperaturas mais amenas e uma cidade organizada para proporcionar conforto e segurança, temos a certeza de que estamos oferecendo uma experiência única para esse público, que busca qualidade de vida, tranquilidade e lazer", destacou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol) registrou, até o momento, uma taxa de ocupação hoteleira de 83,4% para o mês de março, a maior dos últimos cinco anos. Para efeito de comparação, os índices dos anos anteriores foram: 74,86% em 2024, 73,99% em 2023, 73,06% em 2022, 25,92% em 2021 e 67,35% em 2020."Tradicionalmente no mês de março, Balneário Camboriú se destaca pela participação do turismo da terceira idade, que tem sido um dos responsáveis pela movimentação da nossa rede hoteleira e da nossa gastronomia, além de valorizar a cidade pela tranquilidade e segurança oferecida a este público", ressaltou o presidente do Sindisol, Rodrigo Vieira.Atividades para os idososBalneário Camboriú oferece uma variedade de atividades voltadas para os idosos, incluindo passeios tranquilos pela orla, visitas a pontos turísticos e atividades culturais. A cidade está preparada para receber este segmento com acessibilidade, atendendo às suas necessidades e promovendo um ambiente acolhedor."Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos turistas e trabalhamos para que cada visita seja memorável. A terceira idade tem um papel fundamental no turismo de nossa cidade, e é um prazer poder recebê-los com toda a hospitalidade que Balneário Camboriú oferece. Continuaremos investindo para que todos, sem exceção, possam aproveitar nossa cidade da melhor forma possível", completou o secretário Evandro Neiva.Wilson Tapia, 72 anos, e Lídia Villar, 67 anos, vieram de Puerto Montt, no sul do Chile, para passar uma semana em Balneário Camboriú. Eles já visitam a cidade há dez anos e fazem questão de vir nessa época do ano. "Eu gosto de tudo aqui em BC porque tem um povo tranquilo. Eu gosto muito também da água do mar, que é calma e quente", afirmou Tapia.Lídia diz que os casal fez muitos amigos em Balneário. "Aqui fizemos amizades e sempre gostamos de voltar". Eles também aproveitaram os dois dias da viagem para visitar algumas atrações turísticas como a roda gigante (FG Big Wheel), Oceanic Aquarium, Space Adventure e Classic Car Show. "Ano passado fomos no Parque Unipraias e ficamos encantados com tudo. Esse ano curtimos muito a Praia Central e no dia mais nublado fizemos os passeios. Fiquei encantada com os passeios porque no Chile não há esse tipo de entretenimento. Além disso, nos sentimos muito seguros aqui", afirmou Lídia.O gerente comercial da FG Big Wheel, Ramon Fernandes, explica que uma mudança no perfil do público é percebida ao longo do ano e que durante a baixa temporada, a roda gigante recebe um número maior de visitantes da melhor idade, que buscam uma experiência tranquila e confortável."Mas esse público não se restringe apenas a esse período. Ao longo do ano, também recebemos muitas famílias, incluindo diferentes gerações, como pais, filhos e avós, que aproveitam o passeio para conhecer as belezas de Balneário Camboriú. A procura desse público reforça o quanto a FG Big Wheel se tornou um atrativo para todas as idades, oferecendo momentos especiais para os visitantes e vistas deslumbrantes a 82 metros de altura", completou Fernandes.Para o diretor do Grupo Oceanic, Regis Rodrigues, receber o público da terceira idade também é uma oportunidade de vivenciar sua sabedoria. "Enquanto proporcionamos entretenimento, temos o privilégio de absorver sua experiência de vida. Além disso, eles podem visitar nossos atrativos com a família, revivendo histórias, criando novas memórias e, claro, se divertindo muito. É uma honra fazer parte desses momentos", conclui o diretor.Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário CamboriúA Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) oferece atualmente 40 oficinas, que também estão disponíveis para turistas. Entre elas, destacam-se aulas de idiomas, música, canto, teatro, pilates, danças, pintura, artes, xadrez, jogos, massagens, entre outros. Outro destaque é a mateada, encontro tradicionalista realizado todas as quintas-feiras à tarde, que reúne mais de 200 pessoas.O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, reforça que a secretaria está de portas abertas para todos. "Nossas atividades, realizadas tanto em nossa sede quanto ao ar livre, são acessíveis a quem queira participar. Convido todos a visitarem Balneário Camboriú, uma cidade que se consolida cada vez mais como um dos melhores destinos para idosos no Brasil", ressaltou Maciel.O secretário complementou dizendo que a SPI é um espaço de transformação, onde a arte, a cultura e as atividades promovem o convívio e a qualidade de vida. "Até o final do ano, nossa meta é ampliar ainda mais essa oferta, chegando a 50 oficinas para os idosos", concluiu.A SPI está localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFotos: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.