Balneário Camboriú
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Balneário Camboriú sedia reunião do Plano Catarina
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL) em parceria com a Santur (órgão estadual de turismo), com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) realizaram nesta terça-feira(25), em Balneário Camboriú, reunião interna opinativa sobre o Plano Catarina, que é o Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, e que vem sendo elaborado pela empresa espanhola Chias Markenting. O objetivo do encontro, que reuniu aproximadamente 60 pessoas, foi o de abrir o debate e conhecer as idéias e opiniões dos profissionais que atuam no setor de turismo na região de Balneário Camboriú. O Estado está dividido em nove regiões turísticas e cada uma terá o seu plano específico de marketing. O Plano Catarina surgiu da necessidade do Governo do Estado, desde o ano de 2003, de priorizar o turismo. Ele está embasado em três itens: turismo, qualidade e diversidade e sua aplicabilidade tem prazo até o ano de 2020. Por isso, equipes da empresa Chias estão visitanto todo o Estado, auxiliados pela Santur e Sol, para conhecer a realidade total do turismo catarinense. O trabalho é composto de várias fases. A primeira fase, e na qual o Plano Catarina se encontra, é o de análise da situação. Nela, a região poderá dar muitas informações, como por exemplo, quantos turistas recebe, o número de empreendimentos  de hospedanges, se os visitantes estão hospedados em casa de amigos, entre outros. Também nesta etapa será realizado o levantamento da oferta turística e como cada uma delas está sendo promovida; quem são os concorrentes do setor, qual a opinião dos turistas sobre a região, e várias pesquisas que foram encomendadas à Santur. No primeiro inventário dos produtos turísticos catarinenses realizado pela Santur em parceria com a Chias, foi apontado que o Estado tem mais de 500 itens. “’E importante saber como cada um deles é promovido”, explica Josep Chias, especialista mundial em marketing turístico.  Na segunda fase do plano, serão elaboradas estratégias, ações futuras, e na terceira, será feita a sua implantação, ou seja, será colocado em etapa operacional. O encontro em Balneário Camboriú reuniu representantes do turismo da região, entre secretarias de turismo, associações e consórcios de turismo, empreendimentos hotelerios e da gastronomia, prestadores de servições, e demais profissionais ligados ao trade. Os participantes responderam a um questionário com 14 perguntas, entre elas,  o participante responder sobre a imagem turística de Santa Catarina nos mercados nacional e internacional. As reuniões da primeira fase do Plano Catarina passará por todas as regiões turísticas do Estado:Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Costa Verde Mar, Serra Catarinense e Grande Florianópolis. Posteriormente serão realizadas reuniões nas demais regiões turísticas do Estado. Texto e fotos:Silvia BommSecretaria de Turismo e Des. Econômico - SecturBalneário Camboriú
Workshop divulga Balneário Camboriú em Montevidéo
Aproximadamente 110 pessoas, entre meios de comunicação e agentes de viagens, participaram na última semana do 4º Workshop Trade 2009 – Balneário Camboriú. O evento, que já foi promovido em Lima, no Peru, em Assunção e Cidade de Leste, no Paraguai, agora alcança a cidade uruguaia de Montevidéo, com objetivo de conquistar mais turistas, através de uma maior divulgação por parte da imprensa e dos profissionais do trade turístico. Os trabalhos em Montevidéo foram organizados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), em parceria com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Balneário e Região – Sindisol e apoio de alguns empreendimentos turísticos: Cristo Luz, Unipraias, Camboriú Estudantil e Beto Carrero World. Participaram, ainda, responsáveis por sete hotéis de Balneário Camboriú, num total de 11 pessoas que aproveitaram a oportunidade para mostrar o potencial turístico de nossa região. No encontro foram mostradas as principais belezas de Balneário Camboriú e do Beto Carrero, através de cinco DVDs da Sectur e dos empreendimentos participantes. “O trade do Uruguai se mostrou entusiasmado e impressionado com o material exposto. Também prometeu realizar divulgação mais ampla do nosso destino, o que deve gerar mais vendas de viagens para o nosso litoral”, analisou o diretor de Marketing e Eventos para o Mercosul, da Sectur, Mariano Palmioli. “Oferecemos, ainda, um almoço a base de massas, que foi muito apreciado pelos uruguaios”, complementa. O próximo Workshop Trade 2009 (5ª edição) será realizado em setembro, em cidades do Chile e da Argentina.  Texto: Silvia Bomm Assessoria de Imprensa Foto: DivulgaçãoSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú iniciará monitoramento da pesca artesanal
Um projeto inédito e pioneiro para Santa Catarina está sendo colocado em prática em todo o litoral do Estado, inclusive em Balneário Camboriú. Com o objetivo de criar políticas públicas para o setor da pesca artesanal, o projeto que irá monitorar a atividade começa a ganhar força, através da seleção de monitores. Serão escolhidas 82 pessoas para realizar o trabalho na costa catarinense que, até então, é realizado apenas no setor da pesca industrial. O serviço, resumidamente, será o de realizar o levantamento estatístico de toda a atividade, fazer todas as anotações que irão dar característica à pesca artesanal de Santa Catarina. O projeto é resultado de um convênio (nº 064/2008) entre a Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP. Os admitidos não terão vínculo empregatício com a Epagri e o contrato valerá por 13 meses, prorrogáveis pelo mesmo período. As inscrições acontecem de 24 de agosto (próxima segunda-feira) até 11 de setembro e para entrar na seleção, os interessados deverão ter 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e CPF regularizado. O salário oferecido é o de R$ 458,94, sendo que as vagas estão distribuídas da seguinte maneira na região centro-norte: uma para Balneário Camboriú; uma em Piçarras; três em Bombinhas; uma em Navegantes; uma em Itapema; uma em Itajaí; outra em Porto Belo; e três em Penha. Os documentos necessários para a inscrição são: - 1 foto 3 x 4 colorida recente;- Comprovante de residência;- Comprovante de escolaridade;- Fotocópia original do: PIS/PASEP; RG; CPF e comprovante de inscrição no INSS;- Preencher declaração de ciência do edital no local de inscrição (Epagri). As atribuições dos monitores serão as seguintes: Coletar dados junto aos pescadores, realizar controle de entrada e saída de embarcações artesanais, realizar entrevistas com produtores pesqueiros, recolher e repor mensalmente os cadernos de monitoramento, apoiar a organização de reuniões comunitárias, entregar os dados coletados nos escritórios da Epagri e elaborar relatório mensal de atividades. Os interessados na seleção deverão entrar em contato com a Epagri de cada município do litoral. Em Balneário Camboriú ele está localizado no bairro da Barra, na rua José Francisco Vitor, esquina com rua Hermógenes de Assis Feijó. Informações no telefone (47) 3363-8168. Texto e foto: Silvia Bomm/SecturSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoPrefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de Imprensa 
Notícias da PMBC: Coral municipal vai cantar e encantar nas festas de fim de ano A Prefeitura de Balneário Camboriú quer fazer das festividades do fim do ano de 2009, algo diferente, criativo, e que promete deixar moradores da cidade e turistas emocionados. O coral infanto-juvenil “Encantando Balneário Camboriú” foi convidado para presentear milhares de pessoas com seus acordes musicais. A apresentação vai acontecer em um dos edifícios da Avenida Atlântica. A professora de música, Hilda Carolina Deola, com 20 anos de experiência musical, conta que dez músicas estão no repertório do coral, entre elas, “Certos Amigos”, do cantor catarinense Daniel Lucena, “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha, o Hino Nacional e o Hino de Balneário Camboriú. A educadora explica que os alunos são bastante aplicados e disciplinados, e que raramente faltam aos ensaios. Apesar do pouco tempo de formação do coral, desde abril deste ano, os jovens cantores já fizeram várias apresentações na cidade. Uma delas aconteceu em julho, durante as comemorações do aniversário do município. Os adolescentes cantaram para o prefeito e funcionários da prefeitura. “Eles ficaram muito orgulhosos. A educação deles me emocionou”, revela a professora. Hilda relata que a seleção para integrar o coral teve muita procura. Foram cerca de 2.500 inscritos. Atualmente, 11 escolas participam do coral, em um total de 150 integrantes. Quatro professores são os responsáveis pelas aulas, que acontecem uma vez na semana. Uma vez no mês, o ensaio geral é na Escola Municipal Vereador Santa, onde participam todos os núcleos. Disciplina A professora Desiree Tavares de Andrade é a tecladista do coral. Ela destaca que a disciplina é um dos quesitos básicos para poder participar do grupo e boas notas também. Os professores trabalham com o estímulo e criatividade dos cantores. “É um trabalho muito gratificante”, acrescenta. Além de Desiree e Hilda, os professores Rafael Xangô e Silvana Luvison, fazem parte da equipe. Alessandro Bussularo, 13 anos, é um dos integrantes do coral. Do rico repertório, sua música preferida é “Sementes do Amanhã”. O garoto não consegue relatar um trecho da letra, se não for cantada. “Ontem um menino que brincava me falou. Que hoje é semente do amanhã...”. Alessandro disse gostar da letra, porque ela relata a importância da criança no futuro. Eduarda Branco Fronza, 12, diz que nunca faltou a um ensaio. A menina, que participou de uma banda de axé com o tio, na Bahia, sempre fica na expectativa para saber quando será a nova apresentação. Com Matheus de Oliveira Amaral, de 11 anos, não é diferente. O aluno relembra que recebeu o convite de uma amiga para participar da seleção e que passou no teste. “Sempre gostei de cantar”, destaca. As próximas apresentações do coral já foram agendadas. Os jovens vão cantar para um grupo de franceses que visitará Balneário Camboriú entre 4 e 7 de setembro, e também no dia Sete de Setembro, durante as apresentações cívicas na Quarta Avenida e no bairro da Barra.   Texto: Anita Souza Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa   
Notícias da PMBC: Prefeito discute Carnaval 2010 com grupo baiano O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, e o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, tiveram um encontro na tarde de sexta-feira (21) com representantes do Carnaval de Salvador, estado da Bahia. Estiveram conversando com o prefeito o campeão mundial de boxe e promotor de eventos, Joca Soares, o empresário da banda Chiclete Com Banana, Djalma Oliveira, e o coordenador geral do Carnaval de Salvador, Reginaldo Santos. Na conversa, a possibilidade do grupo ajudar na organização do Carnaval de Balneário Camboriú em 2010, e também na organização de festas fora da temporada, as chamadas micaretas. Neste sábado, 22, o grupo se reúne novamente com o prefeito e o vice-prefeito para discutirem as melhores formas de construir um Carnaval atrativo para a população e visitantes de Balneário Camboriú. Para Reginaldo Santos, coordenador do carnaval em Salvador, a cidade tem um grande potencial, já que possui uma rede hoteleira profissional e boa infraestrutura urbana. “Gostamos muito da cidade e vislumbro uma bela festa para o próximo ano”, definiu. Prefeitura de Balneário CamboriúTexto: Rafael Weiss – SC/02094-JP
Balneário Camboriú na AVIRRP 2009 Referência no cenário nacional das feiras e exposições, e apontada como um dos maiores encontros de agentes de viagens do país, a 13ª AVIRRP  pretende reunir, em sua próxima edição, mais de 2,5 mil profissionais do ramo e atrair um recorde de público. A expectativa dos organizadores do evento, que acontece na cidade paulista de Ribeirão Preto nos dias 28 e 29 de agosto, é reunir mais de 5 mil visitantes nos dois dias de trabalhos. A AVIRRP acontece no Centro de Convenções Taiwan, um pavilhão com 4,6 mil metros quadrados. Neste ano foram comercializados 261 estandes, onde operadoras, companhias aéreas, locadoras, seguradoras, hotelaria, secretarias de turismo, associações, entre outros integrantes do trade turístico, estarão mostrando produtos e serviços para turistas. Entre os expositores estará a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, que em estande próprio, colocará todo o seu material de marketing à disposição dos visitantes. A feira será importante para os destinos turísticos, fornecedores e para os prestadores de serviços porque a temporada de verão se aproxima, e é comum que sejam fechados negócios de última hora. A AVIRRP 2009 terá um diferencial positivo para os expositores, é que pelo primeiro ano concentrará todas as atividades em um só espaço. Também, disponibilizará duas salas de apoio, sala para palestras, lanchonete, ambulatório, secretaria, sala de imprensa, sala para associados, local destinados aos negócios e ainda estacionamento. Mais informações no portal www.avirrp.com.br .  -------------------------------------------------------------------------Texto: Silvia Bomm/SecturDRT: 3930/JP-PRMSN Turismo: imprensasectur@hotmail.com(47) 3367-8122
Restaurantes realizam prevenção contra a Gripe A
Enquanto em alguns estabelecimentos comerciais o preço do álcool em gel disparou, em outros locais ele é obtido praticamente de forma gratuita. É o caso dos restaurantes e lanchonetes que, temendo perder o movimento pelo avanço da gripe H1N1 no país, adotaram medidas simples de prevenção, que muitas vezes estão agradando os clientes. Um restaurante da rua 1822, no centro de Balneário Camboriú, além de implantar o recipiente com álcool em gel ao lado da pilha de pratos limpos, também disponibilizou luvas de plástico que estão sendo usadas por grande parte das pessoas. Segundo informou a subgerente do local, Desirée Leandro, a embalagem do produto, que tem capacidade para matar o vírus H1N1, foi colocado na entrada do bifê há cerca de 40 dias. “Já as luvas de plástico nós implantamos há aproximadamente dez dias. Além disso, temos álcool em gel também ao lado dos caixas, por sugestão dos próprios clientes, por causa da manipulação de dinheiro”, explica a subgerente. “Outra medida que realizamos, mesmo antes da gripe A, foi desinfetar todos os pratos e talheres com álcool. Funcionários deste mesmo restaurante estão sendo instruídos a procurar a assistência médica, caso tenham os sintomas da nova gripe – febre acima de 38 graus, tosse seca, dor de cabeça, principalmente. “As gestantes estão sendo dispensadas, também encaminharemos casos suspeitos ao nosso médico do trabalho”, esclareceu. A preocupação acontece em centenas de estabelecimentos, embora em muitos ainda falte a conscientização. Entre os cautelosos está um restaurante da rua 1500, que disponibilizou o álcool em gel em um frasco identificado, para uso dos seus frequentadores. Conforme explicou a proprietária, Mariana Guassaloca, o objetivo é o de prevenir o aparecimento da doença, desde que começaram os casos de gripe A no Brasil. Ela explica que o uso do produto é recomendado, mas opcional, já que não é possível obrigar o cliente a aproveitar o benefício. “O que está chamando a nossa atenção, é que as pessoas não estão usando o álcool. Falta a conscientização, pois as autoridades públicas estão fazendo a sua parte”. Este restaurante adotou outra medida de prevenção, além do recipiente com álcool. Janelas e portas permanecem abertas para que haja ventilação, mas as máscaras não foram adotadas, porque a proprietária acredita que isso assustaria os clientes. “Temos receito de afastar os clientes, pois eles poderiam achar que nossos funcionários estariam com a doença”, colocou Mariana. No restaurante dos irmãos Ademar e Vanderlei Bergonsi, a gripe não chegou, mas não foi esquecida. O álcool em gel foi colocado em dois locais, ao lado do bifê e nos banheiros. Além disso, as janelas e portas ficam totalmente abertas. “Ainda assim, existem pessoas que preferem sentar do lado externo no restaurante”, disse Vanderlei. Em seu estabelecimento, cerca de 90% dos frequentadores estão usando o álcool em gel e o movimento não caiu. “Por incrível que pareça, nossos clientes não deixaram de almoçar conosco, acreditamos que é pela preferência e fidelidade, e as pessoas estão reconhecendo nossa prevenção”. Seu irmão, Ademar, dá um conselho aos outros proprietários: “Eu vejo que o problema é sério e devemos mudar nossas atitudes até mesmo em casa. Lavar sempre as mãos com muito sabão, e, no caso de contrair a gripe, é necessário ficar reservado e evitar aglomeração. Assim a pessoa não coloca a sua saúde e a dos outros em risco”, analisou.  Levantamento A Secretaria de Saúde Municipal, através do departamento de Fiscalização Sanitária, está realizando visita a todos os estabelecimentos que promovam a aglomeração de pessoas em locais fechados, como igrejas, restaurantes, bares, boates, entre outros. Segundo explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Gilberto Pereira da Silva Júnior, a maioria dos estabelecimentos não tem ventilação adequada. “Estamos realizando orientação e recomendações. Nosso trabalho é pela aplicação da Nota Técnica Estadual 09/2009, que orienta quanto às condutas que devem ser seguidas pelas chamadas instituições fechadas com objetivo de reduzir o risco de transmissão do vírus H1N1 no estado. A Saúde confeccionou panfletos, que estamos levando a esses locais. Após nossa visita, é feito um levantamento, que será encaminhado ao Ministério Público”, informa Gilberto. A Saúde mantém, na rua 1500 junto ao Posto Central, um Centro de Triagem 24 horas, que pode ser procurado pelas pessoas que tem a suspeita de ter contraído o vírus H1N1.   Texto : Silvia BommDRT 3930-JPPR  
Sectur de Balneário Camboriú incentiva cadastramento no Ministério do Turismo
Foto: Folder campanha do MTur em prol do cadastramento no Cadastur. Meios de hospedagens, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo, acampamentos turísticos, enfim, a grande maioria das atividades voltadas diretamente ao turismo deverá se cadastrar junto ao Ministério do Turismo (MTur). O cadatro, denominado Cadastur,  passou a ser obrigatório com base nas Leis Federais 11.771/2008 e 8.623/1993, e principalmente pela Lei Geral do Turismo, de 17 de setembro de 2008. Apesar da obrigatoriedade, o cadastro ainda é opcional para restaurantes, cafeterias e bares, centro de convenções, estruturas de apoio ao turísmo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadores especializados em segmentos turísticos e bacharéis em turismo. A determinação do MTur tem como objetivo dar mais tranquilidade ao turista, combatendo os serviços e produtos que operam na ilegalidade e também melhorar o acompanhamento do setor de turismo em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o primeiro município a tomar iniciativa pela  campanha do cadastramento é Balneário Camboriú que, através do interesse da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico participou na quinta-feira, dia 13, de uma reunião na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, para firmar parceria, pois o cadastro é gratuito, mas efetuar o cadastro depende unicamente do interesse dos municípios e da sociedade. O responsável pelo setor de Planejamento da Sectur de Balneário Camboriú, o turismólogo Alexandre Montenegro, explica que o cadastro já existia. “Antes, era combrada uma taxa de R$ 100,00 pelo cadastro, mas agora que o sistema é gratuito, é mais um ponto positivo para que os empresários, os prestadores de serviços, as empresas, até as Secretarias de Turismo façam seu cadastro. A cidade e os turistas só têm a ganhar”, explica Montenegro. A Sectur também está integrada ao Cadastur. O encontro em Florianópolis também serviu para que a Sectur pudesse receber orientação e agendar um Seminário em Balneário Camboriú, para explicar o funcionamento e importância do Cadastur. O evento deve acontecer na segunda quinzena de setembro, e os responsáveis pelo MTur na capital catarinense estarão realizando uma exposição sobre o cadastro. Posteriormente, esses profissionais estarão dando suporte às empresas que se cadastrarem ao documento que servirá de passaporte para que elas façam parte do mapa turístico brasileiro. “As empresas que são obrigadas a se cadastrar e não o fizerem, poderão sofrer sanções impostas pelo Governo Federal. Quem se cadastrar irá receber um certificado e será um diferencial para os turistas. “Faremos uma campanha de divulgação com folhetos explicativos em locais estratégicos da cidade”, adiantou Montenegro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3367-8122 com o setor de Planejamento, ou ainda pelo portal virtual www.cadastur.turismo.gov.br Silvia C. BommAssessoria de ImprensaSecretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômicowww.secturbc.com.br – e-mail: imprensa@secturbc.com.brMSN: imprensasectur@hotmail.com  - (47) 3367-8122

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