- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Turismo tenta viabilizar pouso de 250 voos fretados para a temporada
Resultado do grande trabalho de divulgação realizado nos países do Mercosul e no Chile, a próxima temporada de Balneário Camboriú e região deverá contar com a vinda de milhares de turistas vindos não apenas em automóveis e ônibus, mas também através de voos fretados, conhecidos como charters. Mas essa realidade está ameaçada pela possibilidade de o aeroporto de Florianópolis não ter infraestrutura necessária para receber cerca de 250 chegadas previstas para esse verão, a maioria vinda do Chile e da Argentina. Para evitar que isso aconteça, Balneário Camboriú já se mobiliza para garantir o pouso dessas aeronaves, seja em Florianópolis, Navegantes, ou ainda em Curitiba.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, explica que Florianópolis j´pa adiantou que não poderá receber todos os voos, mas procura solucionar o caso. “Temos uma previsão de 30% aumento de turistas estrangeiros para esta temporada, pelo trabalho de divulgação que fizemos, mas não estamos conseguindo qualidade de transporte e infraestrutura para recebê-los”, analisa Schneider, que foi avisado do problema pelas agências de turismo que estão preocupadas com a possibilidade de cancelamento ou suspensão nas vendas dos pacotes. “Isso por enquanto ainda não aconteceu”, tranquiliza o secretário, que procura de todas as formas uma nova opção ao trade.
Enquanto espera uma nova resposta do aeroporto Hercílio Luz, da Capital, que solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberação de uma pista secundária para uso em período noturno e madrugada, Schneider faz contatos com outros aeroportos. Na última sexta-feira (3), o secretário esteve em reunião com o superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Marco Aurélio Zenni, acompanhado do representante do trade de Balneário Camboriú, Miguel Fajardo, que também se mostrou muito preocupado com a situação.
Zenni deixou claro que Navegantes tem sim a intenção de receber uma parte dos voos, na medida do limite do terminal aeroportuário. “Em Navegantes o que precisaríamos é analisar todas as informações. Apesar de sermos um aeroporto internacional, a nossa dificuldade é juntar os três órgãos federais necessários para a recepção destes vôos: a Receita Federal, a Polícia Federal e a Anvisa”, explicou o superintendente. “Se tivermos a demanda e as informações com antecedência, conseguiremos mobilizar estes órgãos”, complementou, informando que o terminal passa por reformas e não está operando em tempo integral.
O terminal está recebendo obras de melhoria na pista que atualmente tem 1.701 metros de extensão. O fechamento para pousos e decolagens acontece às 21h30 e a reaberta às 6 horas, o que acontecerá até o dia 29 de dezembro. Após esta data, a intenção é que a pista fique em operação das 6 às 24h, com a possibilidade de receber três voos noturnos em horários espaçados.
Para o secretário de Turismo esta possibilidade poderia auxiliar no problema, mas ele não descartou a possibilidade de recorrer ao Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Entretanto, a preferência é para que o plano de pouso continue e a capital do Estado consiga adequação de pista.
Melhorias para o turismo em quatro anos
O Aeroporto de Navegantes recebia, até 2008, uma média de 350 mil passageiros anuais. Em 2009, esse número chegou a 600 mil e a meta neste ano é alcançar os 850 mil usuários, com 20 voos diários. A reforma na pista acontece ainda nos próximos 20 dias e a proposta, em janeiro, é a de aumentar o número de voos diários para 22.
Atualmente, não há problemas para o aeroporto operacionalizar o pouso de aeronaves dos modelos 737-200/300 e até 500 e para 2011, uma das empresas que trabalham no terminal deverá trazer uma linha Navegantes-Buenos Aires, o que favorecerá o turismo de toda a região.
Também em 2011 será um ano de projetos e licitações no terminal. O local terá seu sistema de climatização e elevadores reestruturados e também uma estrutura melhor para atender aos passageiros. As melhorias, segundo Zenni, devem atender prioridade do Governo Federal de ajustar os aeroportos brasileiros para a Copa de 2014.
A pista também deverá ser aumentada para 2.640 metros de extensão por 45 metros de largura, em aproximadamente quatro anos, o que irá permitir pousos e decolagens de aviões que atualmente fazem a rota Brasil – Europa. “Dependemos de desapropriações e transferências à União, posteriormente, a liberação dos órgãos ambientais, mas entre três e quatro anos deveremos estar aptos para receber grandes aviões”, comemora Zenni.
--------------- Na foto: Gil de Castro Gandra Filho, gerente de operações e segurança do aeroporto de Navegantes, o superintendente Marco Aurélio Zenni, o profissional aeroportuário Nelson dos Santos, o secretário de Turismo de BC, Ademar Schneider e Miguel Fajardo, representante do trade de BC.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de Turismo Texto e fotos: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR Fone: (47) 3367-8122 e-mail: imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.br
Consulado paraguaio agradece apoio da Sectur
A cônsul geral do Paraguai, Lourdes Bogado de Insfrán, representante do Consulado do Paraguai que tem sede em Curitiba, esteve nesta segunda-feira (6), em Balneário Camboriú, para agradecer ao secretário de Turismo Ademar Schneider, o apoio recebido pelo órgão durante as vezes que esteve na cidade para regularizar a situação de paraguaios residentes na região.
Ela aproveitou para confirmar que a Casa Paraguaia continua atendendo seus conterrâneos uma vez ao mês como base do consulado, e informou que o hospital Santa Inês estuda uma parceria com o órgão para atendimento hospitalar facilitado. “Estamos em entendimentos com o hospital e em breve teremos um posicionamento”, explica a oficial.
Para quem desejar informações sobre o Consulado, a Casa Paraguaia continua à disposição, atendendo na rua 910, 131, na parte da tarde (a partir das 14h) ou pelo telefone (47) 3366-1919.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaTexto e foto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
Na foto, a Cônsul Geral com o secretário de Turismo, Ademar Schneider.Fone: (47) 3367-8122
Foto de Balneário Camboriú concorre como a melhor do VC Repórter, no Portal Terr
Novamente, Balneário Camboriú é destaque na mídia nacional. Desta vez, o nome do município figura no VC Repórter, do Portal Terra. Quer saber por quê? Na noite do último Reveillon, o bancário e “repórter fotográfico voluntário”, Jaime Batista da Silva, que adora registrar momentos através de cliques e, que é criador de um blog em Blumenau (SC), conseguiu captar do corredor do prédio de amigos, na Avenida Atlântica, a queima de fogos da orla da Praia Central.
Mesmo que aquela noite não tenha sido favorável para o registro de uma boa imagem, conforme contou Jaime, devido ao local e ao improviso, o que realmente se destaca é que a sua foto está entre as 20 selecionadas pelo Portal Terra para concorrer à melhor das enviadas pelos internautas em dezembro.
E quer saber o que é o mais legal da história? A imagem feita pelo blumenauense é a mais votada até o momento no portal. Até o início da tarde desta sexta-feira (03), a votação contabilizava mais de 9.000 pontos para a cena do Reveillon Show da cidade. Segundo o repórter, o concurso começou no início desta semana e se estenderá até o final do mês. “Comecei a fazer fotos há uns dois anos em Blumenau, na enchente. De lá pra cá, sempre saio com a minha câmera e registro tudo o que considero importante”, ressaltou.
Você, morador ou turista de Balneário Camboriú, pode ajudar a manter a cidade no topo do concurso. Acesse o Portal Terra (http://listas.terra.com.br/terranoticias/4053-eleja-a-foto-do-ano-do-vc-reprter), vote e escolha a foto de Jaime Batista da Silva como a melhor do VC Repórter.
Jaime Batista da Silva, além de ter fotos publicadas no Portal Terra, conseguiu trabalhos publicados no Site da Globo, no “VC no G1”. Ele já fez parte do Conselho do Leitor do Jornal de Santa Catarina e participa com fotos e sugestões de reportagens para diversos jornais do Estado. Telefone para entrevistas - Jaime (47) 9104-6329
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialCRÉDITO DA FOTO: JAIME BATISTA DA SILVASupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Reveillon Show terá 06 balsas com fogos na Praia Central
03.12.2010 às 18:37h
Nesta sexta-feira, 03, a Prefeitura de Balneário Camboriú concluiu a licitação para a realização do show pirotécnico para a realização da festa de reveillon de 2010/2011. De acordo com o prefeito Edson Piriquito, a empresa vencedora deverá dispor na Praia Central, 06 balsas para a realização do show pirotécnico no dia 31 de dezembro.
O prefeito explica que serão 15 minutos de fogos, num show que deverá emocionar e encantar os mais de 800 mil turistas esperados para a época entre Natal e Ano Novo em Balneário Camboriú. “A nossa festa de reveillon em Balneário Camboriú está evoluindo a cada ano”, disse o prefeito. De fato, na virada de 2008/2009, os fogos eram soltos apenas de um ponto na praia, da Ilha das Cabras.
A partir do réveillon 2009/2010, a Prefeitura de Balneário Camboriú investiu em 04 balsas espalhadas em quatro pontos do mar, na Praia Central. “Em 2009 tivemos um show belíssimo na Praia Central, encantando a todos, foi fantástico”, disse o prefeito. Agora para o show da virada de 2010/2011, a Prefeitura amplia este número para 06 balsas, “Estamos evoluindo cada vez mais, a cada ano vamos fazer uma festa maior e mais bonita do que o ano anterior”, disse o prefeito.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Rafael Weiss – SC/02094-JPFotos: Celso Peixoto, Silvia Bomm, Rafael Weiss
Balneário Camboriú terá divulgação em rádios do Paraguai
A partir da próxima semana, os pontos turísticos, a programação e os roteiros de Natal e de final de ano em Balneário Camboriú, bem como tudo o que é destaque e movimenta a cidade - uma das 65 indutoras de turismo no Brasil-, será difundido no Paraguai. Comunicadores da rádio Latina 97.1 FM e da rádio Canal 100.1 FM, ambas da capital Assunção, estarão até a metade do mês de dezembro em uma tenda montada na Praça Almirante Tamandaré. De lá, levarão aos cidadãos paraguaios, aos internautas e aos turistas e moradores que estiverem nas imediações, entrevistas com convidados e informações ligadas ao verão e a Balneário Camboriú.
No ano passado, a Prefeitura já havia cedido o espaço para uma rádio de Assunção. Conforme explicou o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, “a parceria repercutiu positivamente em 2009 e colaborou para a vinda de turistas paraguaios à cidade". Ele disse ainda que este ano, o trabalho volta a acontecer. "Estamos otimistas, visto que pela audiência dos meios de comunicação internacionais que estarão aqui e a ampliação das divulgações, temos a certeza que somará muito para a vinda de turistas na temporada”, ressaltou Schneider.
As rádios Latina 97.1 FM e Canal 100.1 FM (abrangem mais de 3 milhões de ouvintes) podem ser acompanhadas através dos portais na internet www.radiolatina.com.py e www.canal100.com.py, respectivamente. Mais informações sobre a divulgação na Secretaria de Turismo, pelo telefone (47) 3367-8122.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Ambulantes capacitados já podem validar alvará de temporada
01.12.2010 às 17:44h
Mais uma etapa está cumprida. A maioria dos ambulantes que trabalha nas praias de Balneário Camboriú já está capacitada e pode validar seu alvará para comercializar produtos durante a temporada. Os vendedores concluíram as 27 horas/aula propostas pelo curso de Qualidade no Atendimento ao Turista, promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo, e realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADRVALE. Os certificados foram entregues nos dias 29 e 30 de novembro, nos locais das aulas: Faculdade Avantis e Escola Municipal Vereador Santa. No total, 792 pessoas concluíram o curso e/ou a capacitação especial de espanhol, entre ambulantes, funcionários de quiosques, empregados da rede hoteleira e gastronômica e mais de cem policiais militares e outros trabalhadores ligados ao trade do turismo. Segundo explicou o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, a nova proposta teve um foco diferenciado, pois em um dos dias de aulas houve passeio pelos pontos turísticos da cidade, o que, para ele, valorizou tanto o capacitado, quanto a cidade. “Nosso município é referência no turismo para o país e temos sempre que melhorar nossa apresentação. Os vendedores da praia são parte disso, também são responsáveis por hoje sermos um dos 65 indutores de turismo do Brasil”, avalia lembrando que o prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito, começou sua vida profissional como ambulante na praia. Já o coordenador do curso, o turismólogo Ademir José Moraes, disse que a capacitação não pode ser apenas usada como moeda de troca pelo alvará. “Queremos que todos aproveitem bem o curso, inclusive, pelo passeio feito, informar melhor ao turista”, analisa. ELES GOSTARAM A concluinte, Rosa Lopes, trabalha há 17 anos em um quiosque à beira-mar junto com o filho. Todos os anos, desde que a capacitação foi criada, ela repete o curso para poder se reciclar em conhecimentos. “Cada vez a gente aprende mais. Os turistas tem dúvidas frequentes, e precisamos estar preparados. Não podemos deixar ninguém sem resposta”, diz elogiando o curso. O garçon de hotel, Nilson José Dias, gostou do novo curso. “Está mais interessante e veio para enriquecer. O turista que vem pela primeira vez, sempre pergunta sobre a cidade e também sobre a região. É necessário dar informações corretas”. Para a ambulante Jane Maria Dall´Igna Schwertner, que vende salada de frutas e sanduíches naturais na orla há três anos, o importante é fazer a reciclagem de conhecimento. “Você acaba acordando algumas coisas esquecidas, às vezes pequenas, mas que não são menos importantes. Sempre há coisas novas a aprender”. Ela elogiou a capacitação de 2010, que está “mais completa e mais produtiva”. A ambulante apenas sugeriu que fosse separado o curso de manipulação de alimentos, para aqueles que não vendem esses produtos. “Poderiam dispensar alguns dessa parte”. Cristina Schoningor, ambulante há três anos, nunca falou em público, mas tomou coragem durante a entrega de certificados na Escola Santa, e agradeceu, em nome dos colegas, pela realização da capacitação. “Podem ter certeza, que vamos trabalhar e receber sempre muito bem o turista”, garantiu de forma simples e direta, revelando que aprovou a nova maneira de realização das aulas. ÚLTIMA CHANCE O curso de Qualidade no Atendimento ao Turista teve 80,24% de aproveitamento, um índice considerado satisfatório, considerando-se que o treinamento levou quatro dias : três em sala de aula e um nos pontos turísticos. Quem não realizou e dependerá dele para validar seu alvará de temporada, ainda terá uma chance. No dia 6 de dezembro iniciará uma nova turma, talvez a última do ano, dependendo do número de inscritos. Informe-se pelo telefone (47) 3367-8122 ou na Rua 2950, nº 771, das 13 às 19 horas no setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo. Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de Turismo Texto e fotos: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR Fone: (47) 3367-8122 e-mail: imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.br
Desenvolvimento territorial sustentável tem mais uma etapa em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú recebeu, nesta semana, uma nova fase de conversações e planejamento em prol do projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável – DTS promovido pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e que iniciou há pouco mais de um ano. O objetivo é o de valorizar a identidade cultural de toda a região, aliada ao seu crescimento turístico sustentável. O tema do último encontro foi “Territórios em construção: gestão territorial, estratégias e políticas para a promoção do DTS-IC (Desenvolvimento Territorial Sustentável-Identidade Cultural)”, e a realização aconteceu entre os dias 21 e 23, nas cidades de Balneário, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
O DTS-IC prevê ações de ordenamento de um turismo comum entre cidades que tem características culturais semelhantes. O encontro promovido foi o Laboratório Territorial de Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural da Zona Costeira de Santa Catarina (Labter DTS-IC) das cidades que sediaram o encontro. Segundo explica Sérgio Pinheiro, responsável pelo projeto na Epagri, o laboratório promoveu o diálogo entre conhecimentos e experiências, visando fortalecer coalizões entre atores, setores e projetos, e acordar estratégias de DTS-IC para os diversos territórios trabalhados.
O evento contou com a participação da comunidade local, das prefeituras municipais e de várias instituições, nacionais e internacionais, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Epagri, o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) e o Rimisp – Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento Rural. Da Prefeitura de Balneário Camboriú participaram a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural do município.
O Labter foi um espaço aberto entre atores territoriais de diferentes países, como Chile, Bolívia, Peru, Equador, Argentina, Colômbia e Brasil, no qual se estimulou a reflexão e o aprendizado acerca dos processos, resultados, dificuldades, avanços e perspectivas de diferentes iniciativas e ações relacionadas à abordagem territorial de desenvolvimento. Este evento contribuiu para a geração de um ambiente favorável para a continuidade dos trabalhos, através da parceria entre diversos atores do território, tanto do setor público, quanto dos privados e locais.
“Através de visitas à Praça do Pescador (Bairro da Barra), em apresentações do Terno de Reis e o engenho de farinha de Taquaras, em Laranjeiras, experimentando a sua gastronomia, na visita aos pescadores do Canto da Praia de Itapema, no Engenho do Sertão, em Bombinhas, entre outros, buscou-se mostrar que temos dinâmicas territoriais conflituosas, e simultaneamente ao processo hegemônico de crescimento econômico e ocupação imobiliária desordenada. Temos ainda identidades específicas, iniciativas de DTS-IC, e um grande desafio para integração e ampliação dessas identidades e iniciativas entre setores, municípios e atores”, concluiu Pinheiro, alertando para o grande trabalho que deve ser feito na região, para mudar essa realidade.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de Turismo Texto: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR Fone: (47) 3367-8122 e-mail: imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.br
Sectur recebe inscrições para o 12º Encontro de Amigos
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), promotora do 12º Encontro de Amigos de Balneário Camboriú ou “stammtisch”, como é conhecido na região, convida os grupos interessados a participar do evento, para que façam suas inscrições, através do email marketing@secturbc.com.br, até a data limite de 8 de dezembro.
Vale lembrar que somente serão confirmadas as inscrições quando um representante do grupo vier até a Sectur e trouxer 15 brinquedos de meninos, 15 brinquedos de meninas (podem ser usados, mas desde que estejam em bom estado) e mais cinco quilos de alimento não perecível, exceto sal. Os donativos serão distribuídos à entidades sociais.
Neste ano, o encontro que acontecerá na Avenida Atlântica, entre a rua 2.500 e a Praça Tamandaré, no centro da cidade, terá mais novidades. Uma delas será o show com uma das bandas da Oktoberfest, que promete abrilhantar o evento. A Sectur ainda aguarda confirmação de outra banda da cidade de Pomerode (SC).
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, ressaltou a importância de que os grupos se inscrevem, participem e prestigiem o Encontro de Amigos de Balneário Camboriú. “Está é uma festa que já faz parte do calendário de eventos da cidade e, novamente, serão repassadas as informações e fotografias à mídia local e nacional, que poderão dar visibilidade do encontro e de Balneário Camboriú”, destacou.
O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e conta com apoio da Secretaria de Segurança municipal (agentes de trânsito), Secretaria de Saúde, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, os serviços de iluminação pública, através da Cosip e ainda com os trabalhos da Engepasa/Coneville, que realiza a coleta de lixo na cidade.
Reunião - Regras
A reunião para definir regras aos grupos participantes acontecerá no dia 8 de dezembro, às 19h, na Casa da Sogra, localizada no final da rua Angelina, no bairro dos Municípios. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que 100 grupos se inscrevem e de que passem pelo local do encontro cerca de 15 mil pessoas. Mais informações no setor de Marketing e Eventos, da Sectur, com Nagel, no telefone (47) 3367-8122.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialFoto: Celso Peixoto/ ArquivoSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
