- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Praia do Pinho sedia primeiro campeonato de surf naturista
A Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, vai receber no próximo dia 12 de janeiro o primeiro campeonato de surf naturista do sul do Brasil. Intitulado Surf nu Pinho, o evento tem início às 10h, sendo aberto ao público em geral.A Praia do Pinho é a primeira praia oficial de naturismo do Brasil. A prática é conduzida por um rígido código de postura. Localizada a nove quilômetros da área central do município, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante. Sua extensão para o banho de mar é de 310 metros.Organizado pela Associação de Amigos da Praia do Pinho (AAPP) e Complexo Turístico Praia do Pinho, o evento faz parte das comemorações de 25 anos da Federação Brasileira de Naturismo (FbrN). A programação será aberta no dia 11 e prossegue até o dia 13. Anilton Bitencourt, administrador do Complexo Turístico Praia do Pinho ressalta que o desejo é fomentar o naturismo e divulgar a filosofia. “Queremos mostrar que o naturismo pode ser praticado de outras formas, como o esporte, por exemplo”.Haverá um espaço em frente à praia destinado ao público que não quiser tirar a roupa. Para usar a faixa de areia, a regra é ficar nu. Para os interessados em surfar é determinado ficar sem roupa, mas não é necessário ser naturista. As inscrições podem ser realizadas no dia 12, até às 9h30, ou antecipadas, por telefone e e-mail.As inscrições e cadastramento para o evento serão feitas pela AAPP nos telefones (47) 3319-3136 ou (47) 8444-7035, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. E-mail: praiadopinho@praiadopinho.com.br.Programação
11/01/201316h Recepção e abertura das comemoraçõesEntrega do material e inscrições – Local: AAPP;20h Coquetel e musica - Local: AAPP.
12/01/20139h V EDN – duração de 3 horas. Local: AAPP;10h – Surf nu Pinho – Complexo Turístico Praia do Pinho;13h Almoço. Local: AAPP;20h Festa – Local: Deck do Bar do Complexo em frente a Praia.
13/01/20139h Comemoração dos 25 anos da FBrN e encerramento do V EDN (Encontro dos Dirigentes Naturistas). Local: AAPP.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Wagner Heinzen (estagiário)Fotos: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Apresentação de Fatboy Slim terá operação especial no trânsito
O DJ Fatboy Slim promete levar uma multidão para as areias da Praia Central de Balneário Camboriú na noite de hoje (3), por isso, o setor de segurança pública já elaborou ações estratégicas de atuação. Na quarta-feira (2) o secretário de Segurança Pública, Maurício Chedid dos Santos, e o supervisor dos Agentes de Trânsito, Francisco de Assis Silva, estiveram reunidos com representantes da Polícia Militar e representantes da GV Eventos Ltda ME para regular as atividades especiais de Policiamento Ostensivo durante a realização do evento, que iniciará a partir das 19h, na Barra Sul. A operação integrada de segurança com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito atuará de forma pró-ativa das 18h desta quinta-feira (3) até às 6h de sexta-feira (4), garantindo a normalidade do fluxo de veículos e a segurança dos participantes do evento. O policiamento, bem como o controle de veículos, será executado através de barreiras fixas, bloqueios de vias, sendo que após o fechamento só terão acesso os moradores locais. Ao todo, serão 120 policiais militares, 30 guardas municipais e 20 agentes de trânsito. O início do show principal está previsto para as 23h, com público estimado em 200 mil pessoas. A Avenida Normando Tedesco será transformada em via de mão dupla na altura da Rua 4.100 até a Rua 4.600, sendo o fluxo de veículos proveniente da Barra Sul (sentido contrário da via), desviado pela própria Rua 4.100 até o seu escoamento pela Avenida Atlântica. A Avenida Atlântica será interditada desde a junção com a Avenida Normando Tedesco até a esquina com a Rua 4.100. A partir deste ponto deverá ser utilizada como escoamento do fluxo de veículos proveniente da Avenida Normando Tedesco pela Rua 4.100. Os moradores da Avenida Atlântica, bem como das transversais existentes entre as ruas 4.100 e 4.800, deverão utilizar apenas a Normando Tedesco (sentido contrário da via) para o deslocamento sentido Centro.A Rua 3.700 terá o fluxo normal para quem segue em direção a Avenida Gastronômica ou Avenida Atlântica, porém, bloqueada para quem segue em direção à Avenida Normando Tedesco. As ruas 3.704 e 3.710 estarão interditadas, simultaneamente ao bloqueio total da Normando Tedesco. A Avenida Brasil terá o trânsito interrompido com o cruzamento da Rua 3.700, não podendo seguir em direção à Beira Rio.
Em caso de emergência telefone no 153 da Guarda Municipal ou 190 da Polícia Militar.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Bruna Haut (estagiária)Fotos: Celso Peixoto – SC 01716 RFFone: (47) 3263-0190 / 9240-8639www.balneariocamboriu.sc.gov.br
A maior festa de Réveillon de todos os tempos em Balneário Camboriú
O maior e melhor espetáculo de fogos de artifício na festa da passagem do ano em Balneário Camboriú durou exatos 17 minutos e coloriu o céu da cidade diante de uma multidão extasiada e comovida que tomou conta da Avenida Atlântica, calçadas e areia da praia, entre o Pontal Norte e Barra Sul, num trecho de aproximadamente seis quilômetros. Autoridades da segurança calculam que pode chegar a 1,1 milhão o número de pessoas que foram para a grande festa de confraternização na orla da Praia Central.
Seis balsas com 14 toneladas de fogos ficaram ancoradas no mar em pontos diferentes a 400 metros da praia. A meia-noite em ponto o céu começou a tomar formas e cores. A maré baixa, que fez aumentar a faixa de areia, e o tempo estável contribuíram para o evento marcar a chegada do Ano-Novo, em homenagem a população local e turistas que lotam a cidade.
"Emocionante é pouco para classificar o que acontece aqui", disse o prefeito Edson Piriquito, que estava na praia com a família. Mais cedo ele foi pessoalmente vistoriar toda a logística de posicionamento das balsas que transportavam baterias de fogos. O prefeito lembrou que Balneário Camboriú, "além de ser um dos principais polos indutores do turismo brasileiro, tem nessa atividade matriz econômica da maior grandeza, porque é responsável, sobretudo, pela geração de emprego e renda", observou.
Agora Piriquito pretende intensificar a ação pela construção de um centro de eventos de grande porte em uma imensa área no bairro Nova Esperança, com acesso pelas pistas duplicadas da BR-101. A ideia é trazer para a cidade eventos de grande porte que influenciem o chamado turismo de negócio. O projeto é da própria prefeitura e atende a nova dinâmica de mercado com infraestrutura capaz de receber congressos, feiras e exposições.
Edson Piriquito crê que a facilidade de acesso a Balneário Camboriú por autoestrada, assim como as opções de transporte aéreo com aeroportos próximos, são ingredientes importantes para o fomento da atividade que representa receitas expressivas da cadeia do turismo. A cidade tem 20 mil leitos disponíveis na rede hoteleira. Há uma profusão de bares, restaurantes e casas noturnas para todos os gostos. As infraestruturas urbana e viária receberam atenção especial nos últimos três anos e meio e investimentos que superam a casa dos R$ 100 milhões.
"Tudo isso nos habilita à condição de cidade que consolidou posição privilegiada no turismo e agora vamos ampliar esse leque e negócios do setor, porque isso faz movimentar a economia com circulação de mais dinheiro, ao mesmo tempo em que a mão de obra local passa a ser absorvida pelo mercado promovendo emprego e renda", concluiu.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Edson MabaFoto: Celso Peixoto - SC 01716 RFFone: (47) 3267-7139www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú registra alto índice de reservas nos hotéis para a festa da virada
A proximidade com as festas de fim de ano em Balneário Camboriú projeta uma das melhores temporadas de verão. Enquanto a prefeitura prepara a programação da passagem de ano com espetáculo pirotécnico na orla, onde seis balsas com 14 toneladas de fogos de artifício darão colorido especial no céu da Praia Central, a rede hoteleira, que tem 20 mil leitos, anuncia reservas que elevam para além de 90% a taxa de ocupação.
A diretora de Hospedagem do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindisol), Dirce Fistarol, ressalta que a procura se estende por toda a rede. “A busca é maior por parte dos brasileiros, uruguaios, chilenos e argentinos”, garante. A dirigente do sindicato afirma também que os visitantes têm perfil e poder aquisitivo variado. "Há procura por hospedagem com preço acessível e até para pacotes com preços mais elevados".
Balneário Camboriú é um dos principais polos indutores do turismo brasileiro. A população fixa da cidade, em torno de 108 mil habitantes, salta para cerca de um milhão de pessoas, especialmente no evento da passagem de ano. A infraestrutura hoteleira, de bares, restaurantes e casas noturnas para todos os gostos e poder aquisitivo atraem milhares de pessoas a cada ano.
O prefeito Edson Piriquito afirma que "a queima de fogos de artifícios na festa de fim de ano é tradicional e brinda a população local e visitantes com espetáculo emocionante, ao mesmo tempo em que fomenta a cadeia do turismo". Ele também disse que "essa contrapartida da prefeitura propicia sustentabilidade, já que na medida em que o mercado aquece os negócios, também gera emprego e renda".
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Edson Maba
Foto: Divulgação PMBC
Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Réveillon Show terá apresentações musicais na Praça Almirante Tamandaré
A festa da virada de ano em Balneário Camboriú será embalada pelas bandas locais no palco da Praça Almirante Tamandaré, em frente à Praia Central. O local vem recebendo desde o início de dezembro shows diário que, a princípio, marcaram o projeto Brilhos de Natal, e agora recebem turistas e moradores que se preparam para o Réveillon Show 2012/2013.Neste domingo (30) o palco recebe s banda Codename Jack, a partir das 20h. Já na segunda-feira (31) os grupos musicais Susi Brito & Omega 3, a partir das 20h, e Union Project, com os Djs Cristian Becker e Barak Sienra Feat Emmanuel Schmidt, Sergio Araya e Rubens Azevedo, às 22h, se responsabilizam pela festa.O Réveillon Show do município já é conhecido nacionalmente e espera atrair este ano mais de um milhão de pessoas, além dos dois milhões que devem passar na cidade durante toda a temporada de verão. Para a atração seis balsas, com 14 toneladas de fogos de artifícios, foram instaladas em alto mar e devem garantir aos moradores e turistas um show de 17 minutos.O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, ressalta que “preparamos esta atração para recebermos os turistas que assiduamente prestigiam nosso réveillon e o fizeram conhecido nacionalmente”. Piriquito ainda salienta que “preparamos a cidade para receber a todos e não prejudicar nossos moradores, as obras no sistema viário auxiliaram para que, pela primeira, o trânsito do município flua tranquilamente nesta época”.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Rafaela Dalago (estagiária)Fotos: Divulgação PMBCFone: (47) 3267-7139www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Aumento de visitantes a Balneário Camboriú já pode ser sentido no trânsito
O Réveillon em Balneário Camboriú atrai todos os anos milhares de pessoas que vêm conferir de perto o espetáculo de fogos. Este ano o aumento na população já pode ser sentido no trânsito da cidade, que está, em média, 30% a mais comparado ao mesmo período de 2011. Na Avenida do Estado, na altura do Posto de Informações Turísticas (PIT), nos horários de pico de quarta-feira (26) e quinta-feira (27) entraram na cidade uma média de 60 veículos por minuto, sendo que às 15h desta sexta-feira (28) foram contabilizados 65 veículos por minutos, em média 3.900 veículos por hora. “Estes números, nesta época, estão maiores do que no ano anterior, que era em média 44 veículos por minutos, por isso, é muito importante que os motoristas tenham paciência e dirijam com cautela, respeitando a sinalização”, ressalta o supervisor dos Agentes de Trânsito, Francisco de Assis Silva.Mesmo com o aumento de veículos na cidade não há filas de congestionamento nas vias onde ocorreram as mudanças no sistema viário. “As vias estão movimentadas, mas o trânsito está fluindo bem. Nossa equipe está nas ruas acompanhando as situações. Nas avenidas Brasil e Atlântica, por exemplo, a movimentação de turistas já é grande”, destaca. Uma sugestão do supervisor para os motoristas que transitam pela cidade, ou até mesmo querem aproveitar a festa da virada na Praia Central, é circular por Balneário Camboriú a pé ou utilizar transportes alternativos. “Vale lembrar que quem optar e ir assistir a festa de fogos da virada, no dia 31 de dezembro, na orla marítima, uma dica é não estacionar o veículo na Avenida Atlântica, nem nas vias transversais que dão acesso a ela”, orientou.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaFotos: Celso Peixoto – SC 01716 RFFone: (47) 3263-0190 / 9240-8639www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Segurança e atendimento médico serão garantidos durante réveillon da orla da Praia
A Prefeitura de Balneário Camboriú montará uma estrutura completa para garantir a segurança da população durante o réveillon. Tendas das secretarias da Saúde e Segurança, por exemplo, serão instaladas em pontos estratégicos para atender moradores e turistas. A definição deste cronograma foi debatida, nesta quinta-feira (27), durante reunião com os vários setores que colaboram para a realização do show de fogos da virada de ano.
A segurança do evento estará centralizada entre a Praça Almirante Tamandaré e a Rua 51, com barracas das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. A Guarda Municipal contará com efetivo de 34 homens e 30 agentes de trânsito.
Segundo o major da Polícia Militar, Ronaldo de Oliveira, a festa contará com 150 policiais e o policiamento especializado do BOPE, PPT, Choque, Cavalaria e Canil, além de ser novamente coibido a utilização de bebidas em garrafas de vidro e fogos de artifícios. Uma delegacia móvel também estará de prontidão.
No dia 31 de dezembro a Avenida Atlântica, na altura da Rua 2.500 até a Rua 1.001, será interditada a partir das 20h, sendo prevista a liberação da via a partir das 3h. A Rua 51 também estará fechada no mesmo horário, sendo permitido acesso apenas para moradores e viaturas oficiais da segurança.
Jet Skis serão fiscalizados pela Marinha, cabendo inclusive penalidades em lei para infratores. Três minutos antes da queima de fogos um sinalizador fará fumaça, alertando sobre o início do espetáculo. O Conselho Tutelar estará de plantão fixo das 22h30 do dia 31 de dezembro até às 2h do dia 1° de janeiro. Após esse horário o atendimento será feito através do telefone (47) 8883-7585.
Já a tenda da Secretaria da Saúde contará com suporte avançado de dois médicos, quatro enfermeiros e duas ambulâncias. O atendimento será das 18h do dia 31 de dezembro até às 6h do dia 1° de janeiro.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação PMBC
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Turistas lotaram Balneário Camboriú no feriado de Natal
A movimentação turística de Balneário Camboriú superou as expectativas para o Natal. Com temperatura beirando os 30°C nos últimos dias, a cidade esteve lotada e a movimentação nas praias foi grande. Todos em busca de um lugar ao sol e também de um pouquinho de sombra e água fresca na Maravilha do Atlântico Sul. O resultado foi de hotéis, turismo rodoviário e fluxo turístico com saldo positivo.O Portal de Informações Turísticas (PIT) registrou, entre 21 e 26 de dezembro, a entrada de 93 ônibus. Os argentinos foram os maiores visitantes internacionais, com um acréscimo de 145% sobre o número do ano passado, saltando de 446 para 1.094 turistas. A demanda nacional foi liderada por São Paulo, com 1.530 turistas, seguido por Rio Grande do Sul (446), Santa Catarina (309), Paraná (275), Goiás (134), Pará (54), Rio de Janeiro (45) e Minas Gerais (33). No total, foram 3.559 visitantes brasileiros, com média de permanência na cidade de quatro dias.A diretora de hospedagem do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindsol), Dirce Fistarol, informou que os hotéis tiveram quase 80% de ocupação. “Tivemos uma ótima movimentação e entre as razões estão o tempo bom, o feriado de Natal, estendendo para um feriadão, pelos hotéis que tem sites próprios e agilizam as reservas, além de Balneário Camboriú ter boa fama e praias acessíveis”.No final de cada mês a Secretaria de Turismo fecha os dados do fluxo turístico a partir de cálculos feitos com a coleta de resíduos realizada pela Secretaria do Meio Ambiente. Novembro apresentou um aumento de 48,50% no número de turistas sobre o mesmo período do ano passado. Foram 425.728 visitantes em novembro de 2012, sobre 286.681 no mesmo mês de 2011. Os 11 primeiros meses de 2012 já superaram o número total de turistas contabilizados em 2011. No ano passado foram 4.453.730 visitantes. Este ano, até novembro, são 4.542.973 turistas.A diretora geral da Secretaria de Turismo, Jamile Santana ressalta que “somos privilegiados com o roteiro sol e mar, mas ampliarmos nossa apresentação no Brasil e fora dele é um objetivo diário. Durante todo o ano a secretaria, em seus vários setores, trabalha com ações que promovam Balneário Camboriú como produto turístico em diversos segmentos e para públicos diversificados”.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Nathalia Piloni Donin Wagner Heinzen (estagiário)Fotos: Divulgação PMBCFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
