- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú participa do maior encontro da indústria de cruzeiros no Brasil
Município participa de diálogos no setor e busca aumentar fluxo de cruzeiros na alta temporadaA Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, participa do maior encontro da indústria de cruzeiros no país, a CLIA Brasil 2025, na próxima quarta-feira (3), em Brasília (DF), juntamente com representantes governamentais, representantes de portos, operadores turísticos, especialistas e empresas do setor.Na rota de embarques e desembarques de cruzeiros marítimos desde fevereiro deste ano, Balneário Camboriú reforça seu interesse em ampliar o setor de turismo náutico com a finalidade de aquecer toda a cadeia produtiva do turismo e reforçar seu papel de referência nesse aspecto no país. Na última temporada, o município recebeu 60 escalas entre novembro e março, com isso, cerca de 180 mil cruzeiristas circularam pela cidade durante as escalas.Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, que estará presente no evento em nome do município, juntamente com a equipe do Atracadouro Barra Sul, o evento já faz parte da preparação do município para a temporada de verão 2025/2026. "Essa é uma oportunidade de tratar diretamente com a indústria e autoridades. Nesse encontro técnico, vamos debater a próxima temporada, vamos conversar com o setor, com autoridades intervenientes - Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa - e diretamente com as operadoras do setor.Temporada de cruzeiros em Balneário CamboriúEste ano, a temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú será iniciada em 13 de novembro com o município como porto de embarque pela primeira vez. A companhia MSC Cruzeiros fará o embarque de hóspedes em Balneário Camboriú para um roteiro de 7 noites com destino a países como Argentina e Uruguai. ________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica DinizFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022
+
Procura por Curso de Atendimento ao Turista aumentou mais de 150% este ano em BC
Mais de 1700 pessoas estão inscritas para o treinamento deste ano. Em 2024, cerca de 600 pessoas foram capacitadasA Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, recebeu 1.736 inscrições para o Curso de Atendimento ao Turista deste ano, enquanto que em 2024, o treinamento foi realizado para 685 pessoas. Um aumento de 153,43% de um ano para o outro.Este ano, 836 trabalhadores autônomos efetuaram inscrição pessoalmente junto à Secretaria de Turismo, enquanto que mais de 50 empresas do setor como atrativos turísticos, hotéis, bares e restaurantes inscreveram 900 colaboradores para a capacitação."Esse resultado é muito expressivo quando comparamos com edições anteriores e demonstra um crescimento bastante significativo no interesse pela capacitação. Esse aumento não aconteceu por acaso: ele é fruto do trabalho da Secretaria de Turismo em mobilizar empresas do setor, dialogar diretamente com o trade turístico e também incluir os trabalhadores autônomos, que têm um papel fundamental na experiência do visitante", frisou o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.Para o diretor, o curso representa não apenas a oportunidade de qualificação profissional, mas também a construção de um destino mais competitivo e preparado para receber bem os turistas em qualquer época do ano. "Esse engajamento mostra que Balneário Camboriú segue na frente quando o assunto é qualificação e atendimento de excelência. E, por isso, nós somos a Capital Catarinense do Turismo", finalizou.Curso é requisito para ambulantes e empresasO Curso de Atendimento ao Turista ocorrerá na próxima semana, nos dias 26, às 19h, e 27, às 8h30, no auditório do Hotel Sibara. A capacitação é totalmente gratuita e integra os requisitos para a obtenção de licença para o comércio ambulante.Já para as empresas interessadas em aderir ao Programa Selo Turismo Qualificado BC, pelo menos 10%, 20% e 30% do corpo profissional precisa ter passado pelo treinamento para obter respectivamente as categorias bronze, prata e ouro do Selo de Atendimento ao Turista. A certificação é concedida anualmente pela Secretaria de Turismo e representa o compromisso do estabelecimento com a excelência em atendimento ao turista.________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica DinizFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022
+
Turismo de Balneário Camboriú é promovido em cidades paulistas
Prefeitura e representantes do trade turístico visitam seis importantes cidades até dia 22 deste mêsA Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú integra a comitiva que percorre seis importantes cidades no interior de São Paulo em uma ação de promoção do município como destino turístico. Desde o dia 11 e até o dia 22 deste mês, representantes do trade turístico e da Prefeitura Municipal visitam Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.A ação integra o Projeto Visite BC e Região Costa Verde & Mar, de iniciativa do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau com o apoio da Secretaria de Turismo. O Road Show, como é chamado, engloba ações estratégicas como capacitações de agentes e operadores turísticos, além de visitas a agências de viagens e rodadas de negócios. As cidades paulistas foram escolhidas estrategicamente por já configurarem como emissores de turismo para Balneário Camboriú e região.O secretário de Turismo, Evandro Neiva, salienta a intenção do município em alavancar o turismo como política prioritária. "Essa gestão tem levado o turismo muito a sério porque para nós o potencial que dispomos em Balneário Camboriú e na região nos permite buscar sermos um destino preferido no Brasil e fora dele, por isso estamos acompanhando de forma presente todas as ações do BC Convention", disse.Este ano, 22 cidades foram escolhidas para receber a comitiva de Balneário Camboriú que percorre o Brasil e países vizinhos desde março com encerramento previsto para outubro. No próximo mês, a ação de promoção seguirá para Belo Horizonte (Minas Gerais) e em outubro, Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai) e Lima (Peru).________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica DinizFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022
+
Inscrições para Curso de Atendimento ao Turista encerram nesta sexta-feira
Qualificação será ofertada a trabalhadores do setor nos dias 26 e 27 deste mêsO período de inscrições para o Curso de Atendimento ao Turista encerra nesta sexta-feira (15), às 12h. Interessados em participar da qualificação devem procurar a Secretaria de Turismo, localizada na Rua 2850, nº 566, e apresentar documento oficial com foto.Além de profissionais ligados a empresas do setor, como atrativos turísticos, a iniciativa beneficia também trabalhadores autônomos, como vendedores ambulantes. No ato da inscrição, deverá ser optado por participar do curso no dia 26, às 19h, ou dia 27, às 8h30. O Curso de Atendimento ao Turista será realizado no auditório do Hotel Sibara, localizado na Avenida Brasil, nº 1500. Ao fim da qualificação, os presentes receberão certificado.A iniciativa é realizada desde 2023, em uma parceria da Secretaria de Turismo com a Fundação Cultural, Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e atrativos turísticos. Ao oferecer a preparação anualmente, o objetivo da Prefeitura Municipal é qualificar o atendimento aos visitantes que chegam a Balneário Camboriú com hospitalidade, informação de qualidade e boas práticas.A ação é oferecida gratuitamente aos participantes. As inscrições estão abertas desde 4 de agosto e mais de mil pessoas já estão cadastradas. "Nossa preocupação com o atendimento ao nosso turista é uma das prioridades e das políticas estratégicas, que devemos fortalecer de maneira que o visitante, ao chegar aqui, tenha suas necessidades atendidas e uma experiência de qualidade", afirmou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.ServiçoCurso de Atendimento ao TuristaQuando: 26 de agosto (19h) e 27 de agosto (8h30)Local: Hotel Sibara, Avenida Brasil, nº 1500Inscrições presenciais: Até 15 de agosto, das 8h às 12hEndereço: Secretaria de Turismo, Rua 2850, nº 566, Centro________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica DinizFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022
+
Balneário Camboriú sedia evento nacional de arquitetura e design
Evento reforça a relevância nacional da cidade no setor, que abriga o maior centro de design do Sul do BrasilEntre os dias 19 e 22 de agosto, acontece a DW! Balneário Camboriú - Semana de Design 2025, único evento voltado a design e arquitetura realizado no Sul do país. O encontro será no CasaHall Shopping e deve atrair profissionais e grandes nomes da arquitetura de todo o Brasil, evidenciando Balneário Camboriú no circuito nacional de design e como polo de inovação.A programação é gratuita, sujeita à lotação. De caráter sem fins lucrativos e pela terceira vez em Balneário Camboriú, a Semana de Design inclui palestras, bate-papos, exposições e galeria de arte. Todos os dias, das 11h às 19h, o público poderá visitar espaços gratuitos, como cenários assinados por arquitetos e profissionais de interiores, além de exposições de arte."A cada ano, estaremos mais envolvidos diretamente com esses eventos. Este é um encontro importante, que conecta Balneário Camboriú ao mundo por meio do design, da inovação e da aproximação com esses profissionais, favorecendo não só a promoção do destino, mas também atraindo, nesse período, profissionais de todo o Brasil e do exterior", afirmou o secretário de Turismo, Evandro Neiva."Balneário Camboriú, pelo seu histórico ligado ao desenvolvimento imobiliário, tem potencial para ser referência no design nacional. Além disso, e com base em uma visão mais analítica, o município desfruta de uma localização estratégica em uma das regiões que mais crescem no Brasil. Nesse cenário, design e arquitetura estão presentes no processo de desenvolvimento. Por que design? Porque não é só estética. É encontrar soluções para a sociedade. Assim, entendemos que é fundamental para a DW! acompanhar, fazer parte e contribuir nesse processo não apenas de crescimento imobiliário, mas sobretudo de desenvolvimento, arquitetura e design urbano de qualidade", destaca Lauro Andrade, CEO da DW.________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica DinizFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022
+
Balneário Camboriú é palco de capacitação nacional do programa "Novas Rotas" da Embratur
Encontro teve como foco a internacionalização dos destinos da região Costa Verde & MarBalneário Camboriú sediou nesta terça-feira (12) a capacitação regional do Programa Novas Rotas, iniciativa nacional promovida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O encontro, realizado no Expocentro Júlio Tedesco, teve como foco a internacionalização dos destinos da região Costa Verde & Mar (Citmar) - consórcio turístico da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) que integra dez municípios litorâneos do Estado.A solenidade de abertura do evento contou com a presença da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, e do prefeito de Balneário Piçarras e presidente do Citmar, Tiago Baltt. Prefeitos e vice-prefeitos dos municípios da Amfri também estiveram presentes no ato.Três áreas foram tema da capacitação: sustentabilidade, inteligência de dados e inovação. As aulas foram ministradas por equipes da Embratur, que abordaram o comportamento do turista estrangeiro, práticas sustentáveis e análise de mercado.O objetivo do Programa Novas Rotas é descentralizar o turismo internacional brasileiro, promovendo roteiros alternativos fora dos destinos tradicionais. A Costa Verde & Mar foi uma das regiões selecionadas nacionalmente para receber as ações do programa, dada sua relevância turística, potencial econômico e integração regional.Na abertura do evento, a prefeita Juliana Pavan destacou que Balneário Camboriú trabalha com foco na segurança e qualidade de vida das pessoas, sendo considerado um dos destinos mais seguros do Brasil."A nossa cidade já tem o turismo do Mercosul muito forte, mas nós precisamos internacionalizar ainda mais. E pensando nisso, a capacitação vem ao encontro disso. Por isso é fundamental mantermos cada vez mais a qualidade ativa deste setor aqui na nossa cidade, com nosso trade turístico participando. É um segmento que movimenta muito a nossa economia e a questão social do município", destacou.O presidente do Embratur, Marcelo Freixo, explica que o programa visa promover o turismo para além das capitais. "É muito importante fazê-lo em Balneário Camboriú, chamando várias prefeituras e administrações para desenvolver uma região que tem um sol espetacular, mas que também tem mais do que isso. Aqui têm gastronomia, cultura, entretenimento e grandes centros de convenções", comentou.O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, detalha que o Sebrae traz o que considera essencial para esse setor da economia, com um olhar para os pequenos negócios. "Nós estamos aqui para abraçar com entregas efetivas aquilo que representamos, a quarta marca de maior credibilidade do povo brasileiro, porque nos transformamos em uma porta de sonhos, mas sonhos que se realizam, e somos uma instituição que só atuamos abraçados, principalmente com as prefeituras", disse.Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, a relação com a Embratur e Sebrae só reforça os trabalhos desenvolvidos na região. "Eles são dois braços importantes para os gestores públicos municipais. A missão é promover o nosso destino. A cada ano recebemos mais turistas de fora do Brasil, e Santa Catarina foi o estado que mais cresceu em relação ao turismo internacional", destacou.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Aysla PereiraFotos: Marcos Brito(47) 3267-7022
+
Balneário Camboriú recebe evento nacional voltado ao turismo nesta terça-feira
Capacitação oferecida pela Embratur ocorrerá no Expocentro para gestores públicos e empreendedoresA partir das 9h desta terça-feira (12), no Expocentro Balneário Camboriú, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) dará início ao projeto Novas Rotas em Santa Catarina. A ação é promovida também em outros destinos e Balneário Camboriú foi o escolhido para sediar a primeira rodada de capacitação no estado.Com foco na região Costa Verde e Mar, gestores públicos e empreendedores locais receberão capacitação realizada por equipes da Embratur em práticas sustentáveis, análise de mercado e comportamento do turista estrangeiro, por meio do Programa Novas Rotas, cujo intuito é descentralizar o turismo internacional e direcionar visitantes para regiões com potencial turístico para estarem entre os principais destinos do país.Além da prefeita Juliana Pavan, a solenidade de abertura contará com a presença do presidente da Embratur; do presidente nacional do Sebrae; além de autoridades locais e de representantes dos municípios que compõem a região Costa Verde e Mar e Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).Logo após a abertura, os painéis técnicos de capacitação serão iniciados às 10h30 e seguirão até às 15h30, com pausa para o almoço. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, além de operadores regionais e parceiros do setor.Mais informações:Evento de capacitação da Embratur para trade turístico pelo Programa Novas RotasQuando: 12 de agosto de 2025, das 9h às 15h30.Onde: Expocentro Balneário Camboriú, Torre Sul, Avenida Marginal Oeste, Bairro Nova Esperança.________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022
+
Curso de Atendimento ao Turista já recebeu mais de 700 inscrições
Interessados devem comparecer à Secretaria de Turismo até 15 de agostoO Curso de Atendimento ao Turista, oferecido pela Secretaria de Turismo, recebeu 743 inscrições na primeira semana. A qualificação ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, no Hotel Sibara, localizado na Avenida Brasil, nº 1500.O número de vagas é limitado e, para participar, os interessados devem comparecer à Secretaria de Turismo - Rua 2850, nº 566 - até 15 de agosto, das 8h às 12h e apresentar documento oficial com foto. O curso será dividido em duas turmas, dia 26, às 19h, e dia 27, às 8h30. A data escolhida deverá ser informada no ato de inscrição.Ao fim da qualificação em cada um dos dias, os presentes receberão certificado emitido pela Prefeitura de Balneário Camboriú. Além da Secretaria de Turismo, estarão presentes a Fundação Cultural, os equipamentos turísticos, o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e o BC Convention, em colaboração às aulas que serão ministradas para os participantes.Totalmente gratuito, o curso é oferecido desde 2023 a profissionais do segmento turístico, inclusive, trabalhadores autônomos, como vendedores ambulantes. A iniciativa faz parte do preparo do município para a temporada de grande fluxo de visitantes em Balneário Camboriú. Válido por um ano, o curso deve ser revisto anualmente pelos participantes, que devem se qualificar de maneira contínua.Programa Selo Turismo QualificadoO curso de atendimento ao turista é uma das políticas municipais de qualificação do destino por meio do preparo de profissionais do setor, que no caso de equipamentos turísticos, pelo menos 20% do corpo profissional deve passar pelo treinamento para atender a um dos requisitos para a obtenção do selo turismo qualificado.Com a certificação do Programa Selo Turismo Qualificado, as empresas instaladas em Balneário Camboriú recebem o reconhecimento de excelência em sustentabilidade, atendimento ao turista, medidas sanitárias, acessibilidade e segurança turística.________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica DinizFoto: Divulgação PMBC(47) 3267-7022
+
