- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sai a programação do Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) concluiu a programação do primeiro Acampamento Farroupilha da história da cidade. Além da invernada artística, tertúlia, trovadores, mateada, missa crioula e baile na Praça Higino Pio, haverá muitos shows e espetáculos de dança marcando as comemorações da Semana Farroupilha, a exemplo da apresentação de Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto (FOTO).Confira a programação.14 a 21 de setembro, Praça Higino Pio, CentroDia 14 (Sábado)18h - Chegada da Chama Crioula e cerimonial de abertura19h - Tertúlia Livre19h30 - Apresentação dos grupos de dança: Gaúcho do Litoral, Sem Fronteira e AGASC20h - Show Raul Quiroga / Dorval Dias e Grupo AmericantoDia 15 (Domingo)11h - Missa Crioula12h - Almoço Campeiro14h - Tertúlia livre17h - Declamações Antônio Milton Garcia - 1º Peão Mirim da 8ª RT do MTG / SC ; Ana Karine Vieira - 1ª Prenda da 8ª RT do MTG / SC ; Andressa Estrela - 1ª Prenda Adulta do CTG Barra Mansa;18h - Invernada Artística Tropeiros do Litoral19h - Show - Kevin Eger e Grupo Mescla de Campo e Alma - Segundo colocado no 3º Festival da Canção de Balneário CamboriúDia 16 (Segunda-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Declamações - Priscila P Bertotti - 3ª Prenda Juvenil do CTG Barra Mansa ; Laura Coelho - 1ª Prenda Mirim do CTG Barra Mansa 19h30 - Apresentação da Academia de Dança Gaúcho de Fato 20h - Apresentações Musicais: Gedir da Silva - CTG Barra Mansa ; Almir dos Santos Pasqualini - CTG Barra Mansa20h30 - Show com Teixerinha Filho e Teixerinha NetoDia 17 (Terça-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação da Academia de Dança CTG Barra Mansa19h30 - Show com Porto Carreiro e Neguinho da Gaita22h - Encerramento.Dia 18 (Quarta-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação dos grupos de dança gaúcha: Sou do Sul e Amigos do Pampa19h30 - Show com o Grupo Legião Gaúcha22h - Encerramento.Dia 19 (Quinta-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação Musical - Franciele Gomes - 1ª Prenda Juvenil - CTG Barra Mansa ; Guiseppe Bortolini - 1º Peão Juvenil - CTG Barra Mansa ; Anna Karine Vieira - 1ª Prenda Adulta da 8ª RT do MTG/SC19h30 - Apresentação de Dança do Facão com a Invernada Artística do CTG Barra Mansa19h50 - Show com o grupo Misturadão.comDia 20 (Sexta-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação de Dança: Grupo Artístico Charruas - Invernada Artística do CTG Barra Mansa20h - Show com Ricardo Porto e os Campeiros de Fato22h - EncerramentoDia 21 (Sábado)14h - Cavalgada - Saída da Praça das Bandeiras (Avenida do Estado)17h30 - Chegada na Praça Higino Pio18h - Tertúlia Livre19h - Baile de encerramento com o grupo Lida CampeiraMais informações: Paulo César Brito de Oliveira - (47) 9233.1614 ou (47) 3366.5325, das 13h às 19h.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaFundação Cultural de Balneário CamboriúTexto: Vânia de Campos Imagem: DivulgaçãoFone: (47) 3366-5325www.balneariocamboriu.sc.gov.br
União do segmento turístico visa atrair mais visitantes do Mercosul
Os profissionais de turismo de um dos países mais prósperos da América do Sul receberam na manhã de quinta-feira (29), toda a atenção e informação turística de Santa Catarina. O Workshop Trade SC 2013, que traz informações turísticas sobre Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur) e todo o trade turístico, passou por Santiago, capital do Chile.
"É com satisfação que trazemos todo o suporte turístico de Balneário Camboriú e região para este povo tão receptivo e que busca cada vez mais informações sobre nossos destinos", ressaltou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
Conforme o organizador do evento, Mariano Palmioli, 120 agentes e operadores de viagens que atuam diretamente com pacotes de destino turístico no Sul do Brasil participaram da convenção, onde foram apresentados cada cidade e seus atrativos. "Unindo forças conseguimos mudar o conceito do turismo, pois oferecemos mais recursos e atrativos para que os profissionais possam repassar a seus clientes", destacou.
Para a diretora do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região (Sindisol), Dirce Fistarol, é muito importante estreitar os laços e renovar os contatos com os profissionais que atuam neste segmento para apresentar as novidades. "Anualmente, abrem-se novos destinos turísticos, por isso, temos que estar sempre atentos e sair na frente para apresentar nossas atrações e diferenciais", avaliou. Dirce comenta ainda que a integração dos municípios da região vem somar e dar uma nova dinâmica ao setor, uma vez que os profissionais terão mais opções a seus clientes, podendo assim fazer com que eles prolonguem suas estadias.
Parceria que faz a diferença
Segundo o gestor do Brusque Convention & Visitors Bureau, Jorge Luiz Ramos, que participa do projeto Workshop Trade SC pela primeira vez, os brusquenses estão aprendendo a fazer turismo diferenciado, apresentando além de seu comércio atrativo, suas belezas naturais. "A grande parceria que existe entre os municípios da região e a proximidade geográfica faz com que possamos planejar ações estratégicas que atraiam ainda mais visitantes, fazendo com que eles permaneçam mais tempo por aqui", enfatizou, complementando que Brusque possui diversos potenciais turísticos ainda não explorados.
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, também avalia de forma positiva para o turismo a parceria entre Balneário Camboriú e as cidades da região. “A divulgação conjunta dos destinos impacta muito mais, despertando assim maior interesse do visitante, pois quem viaja busca o maior número de atrativos possíveis e nós mostramos que temos condições e estamos prontos para recebê-los bem”, salientou.
Ana Beatriz Frigerio Prates, do Convention & Visitors Bureau da Costa Esmeralda, Bombinhas, Porto Bela e Itapema, lembra que os potenciais turísticos dos destinos, unido à proximidade geográfica, faz com que a região catarinense se torne ainda mais atrativa. “Unindo forças somos mais fortes e mostramos que a região da Costa Verde Mar e do Vale Europeu tem todo o suporte necessário para atender aos visitantes”.
Lançamento da temporada
Ao final do evento, a operadora de turismo, Paola Góngora Torreblanca, fez um convite especial ao secretário de Turismo, Ademar Schneider, estendendo-o ao prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, de Balneário Camboriú, convidando-os a retornar a Santiago para o lançamento oficial da temporada de verão catarinense no Chile, que reunirá mais de 400 profissionais que atuam diretamente no setor turístico.
"É com muita satisfação que recebemos este convite, pois demonstra todo o carinho que os chilenos tem com nossa cidade", comentou Schneider ao lembrar do forte vínculo existente com os chilenos, que iniciou em 2011, onde o país passou por um momento difícil após um terremoto e Balneário Camboriú acolheu todos os visitantes chilenos que estavam fora de seu país, visitando Balneário Camboriú. "Nossa cidade tem um carinho especial pelos chilenos e a reciproca é verdadeira, tanto que o prefeito Edson Piriquito foi homenageado neste país em 2011".
Workshop Trade SC
O projeto conta ao todo com 38 parceiros: Sindicato dos Hotéis (Sindisol), BC Convention & Visitors Bureau , Beto Carrero World e os demais participantes que fazem parte do trade turístico e visam divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing. Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um destes locais haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense. A primeira etapa, que iniciou no dia 27 de agosto, passou por Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina.
O segundo dia de evento, em Santiago, iniciou com um café da manhã para recepcionar os operadores e agentes de viagens. Os participantes apresentaram os destinos e seus atrativos, frisando a expectativa para a Copa do Mundo 2014 que ocorrerá no Brasil, uma vez que mesmo Santa Catarina não sendo sede dos jogos, foi apontada como destino a ser visitado durante os eventos. Em seguida, foram abertas as mesas de rodadas de negócios, nas quais os profissionais puderam buscar mais detalhes sobre as novidades de cada localidade e equipamento turístico.
Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e Fotos: Alessandra Damaceno
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú entre as dez cidades preferidas por estrangeiros
01.09.2013 às 10:55h Pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério do Turismo(MTur), realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe, aponta que a Capital Catarinense do Turismo é também uma das preferidas para o visitante internacional. No ano passado, Balneário Camboriú recebeu 5% do total dos visitantes estrangeiros que estiveram no país, posicionando-se entre as dez cidades brasileiras escolhidas pela maioria desses turistas. Em Santa Catarina, a cidade está em segunda colocação, atrás apenas da capital, Florianópolis. Também apresentou resultado positivo em relação a 2010, quando apareceu na pesquisa como a nona colocada na preferência do turismo estrangeiro, exibindo-se, agora, na sétima colocação. O estudo da Fipe apurou, além da procedência e dos principais destinos preferidos, o perfil, gastos efetivados, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre. Dados de Balneário Camboriú/turismo estrangeiro Entre os emissores de turistas a Balneário Camboriú, aparecem nas primeiras colocações a Argentina(61,4%), Chile (16,7%) e Paraguai(13,7%), sendo que a cidade é a preferida para os paraguaios, que a elegeram como primeiro destino a ser visitado a lazer; a terceira na preferência dos chilenos; e, embora não se destaque como emissor, a Suíça qualificou a cidade também como terceiro destino (13,5% dos turistas suíços que chegaram ao Brasil, vieram para a praia catarinense em 2012, sendo em 2011 esse percentual era de apenas 0,6%). O motivo da viagem continua sendo o lazer (92,5%) e o motivo do lazer, o Sol e a praia (92,2%). Para a maioria, o alojamento utilizado foram os hotéis, pousadas ou flats (50,6%). Dos grupos que vieram, também na maior parte foi composto por familiares (57,4%). O gasto médio em Balneário per capita foi de US$ 57,95(dólares) e a permanência média na cidade de 8,5 dias. A principal fonte de informação do destino esteve em amigos e parentes (35,1%), seguida da internet (26,2%); Um grande percentual de pessoas que esteve no destino (77,7%) já tinha estado na cidade anteriormente e nada menos do que 98% deseja retornar. A faixa etária do visitante estrangeiro está entre 41 e 50 anos (25,5% do total), seguido de 32 a 40 anos (24,9%). Quase metade dos viajantes (49,7%) tem ensino superior completo e 47,9% qualificaram a viagem com satisfação máxima - superando suas expectativas-, seguido daqueles que disseram que a viagem atendeu plenamente suas necessidades (44,7%). Outro item que chamou a atenção foi a avaliação da infraestrutura. O total de 98,9% qualificou a segurança pública como melhor oferecimento na cidade, e a limpeza pública figurou na segunda colocação (96,7%). Os restaurantes foram citados por 99,4% dos turistas internacionais como infraestrutura turística de destaque e a hospitalidade foi o serviço turístico que mais agradou para 99,2% dos visitantes de outros países. 'Estamos na preferência dos turistas que vem de fora, e também somos o principal destino para turistas brasileiros. Além de nos deixar com grande satisfação, pois isso mostra que o trabalho que vem sendo realizado está no caminho certo, também nos revela que há muito a fazer. Não apenas para nos manter entre os destinos top do país e atrair novos visitantes, mas também para agradar os que já se habituaram a vir para nossa cidade para lazer, negócios entre outros motivos', declarou o secretário de Turismo do município, Ademar Martins Schneider.Acompanhe o Estudo de Demanda Turística Internacional do Mtur 2006 a 2012 no anexo desta matéria ou ainda em: http://zip.net/brkNNY Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Departamento de Comunicação Texto e fotos: Silvia Bomm (47) 3267-7139 www.balneariocamboriu.sc.gov.br Baixar arquivo anexo desta matéria
Workshop Trade SC divulga estado e Balneário Camboriú na rota andina
27.08.2013 às 23:47h
Expandir a divulgação no mercado andino, para atrair cada vez mais visitantes do Mercosul para Santa Catarina, este é o objetivo do Workshop Trade SC 2013, que iniciou nesta terça-feira (27) em Lima, no Peru. Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur), representam no país vizinho a região catarinense. "Compreendemos o grande potencial turístico deste público, por isso, apresentamos todos os atrativos de nossa cidade e região para que despeter o interesse de quem ainda não nos conhece", ressaltou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
O secretário lembra que desde o início do projeto aumentou expressivamente o número de visitantes dos países que compõem o Mercosul a Balneário Camboriú. "Os dados comprovam que estamos no caminho certo e a cada evento percebemos que aumenta o número de profissionais que atuam no setor turístico, e que nos procuram para obter mais informações da nossa cidade e região", destacou Schneider.
Segundo o embaixador do Brasil em Lima, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, no ano de 2003 mais de 40 mil peruanos visitaram o Brasil. Já no ano de 2012, foram mais de 100 mil turistas que optaram por destinos brasileiros. "Os eventos que ocorreram recentemente no Brasil nos deram uma amostra da capacidade que o país tem em receber bem seus visitantes, principalmente os estrangeiros. Acreditamos que, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aumentará ainda mais o interesse pelo destino, principalmente porque o Brasil está preparando seus atrativos e pacotes especiais", comentou. Teixeira salientou ainda a parceria existente entre o Brasil e o Peru, enfatizando os potenciais de Santa Catarina que atraem cada vez mais visitantes. "A distância entre os países é pequena quando as pessoas querem estar juntas e os catarinenses acolhem bem todos seus visitantes".
Para a gerente do Comitê Descubra Brasil, Norma De Navarro, o Brasil não é um destino popular, mas maravilhoso, por isso, Workshop Trade, que está em sua quarta edição, vem crescendo a cada ano. No período da manhã, 500 agentes participaram da rodada de negócios, na qual cada representante apresenta diretamente seu destino aos profissionais de turismo peruanos. No período da tarde, 700 profissionais do turismo participaram da convenção que contou com palestras, e os representantes puderam explanar um pouco mais sobre seus atrativos. "Os peruanos buscam informações sobre Santa Catarina porque é um estado completo, onde eles podem aproveitar belas praias, um parque temático sem precisar ir à Disney, conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã e fazer compras, tudo isso muito perto", explicou.
Para o gerente de Marketing da Santur, Eduardo Simon, o Peru é um mercado em crescimento e a demanda nos últimos 10 anos comprova que a economia local está em ascensão. "Há muitas pessoas viajando e Santa Catarina é o destino de sol, mar e montanhas, que concorre diretamente com os principais destinos do mundo. Os números apontam que atualmente temos uma demanda significativa, tanto para Florianópolis, como para Balneário Camboriú. É um mercado latente, e temos que estar presentes com nossos atrativos", agregou.
Projeto Workshop Trade
O projeto conta com 38 parceiros, entre eles: BC Convention & Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Parque Beto Carrero e os demais particiapantes que fazem parte do trade turístico. O grupo visa divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing.
Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um deles haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense.
A primeira etapa contempla as cidades de Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina, e já começou nesta semana. Em Lima, no Peru, nesta terça-feira(27), o evento contou com 16 mesas com rodada de negócios, almoço de confraternização, palestras de capacitação para os profissionais do turismo, e foi finalizada com happy hour e show de música brasileira, oferecido por Santa Catarina. "O vínculo criado cada vez mais vem se destacando e fortalecendo a vontade dos peruanos em conhecer nosso estado", agregou Ademar Schneider, do Turismo municipal de Balneário Camboriú.
Prefeitura Municipal de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo - SecturAssessoria de ComunicaçãoTexto e Fotos: Alessandra Damacenowww.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sectur participa da 28ª Contesc
Balneário Camboriú está sempre presente nos grandes eventos, por isso, na última semana a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) participou da 28ª Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc), no Centro de Eventos Marejada, em Itajaí.
Conforme o secretário de Turismo, Ademar Schneider, o evento impulsiona o turismo de negócios para a região. “Como polo indutor do turismo catarinense, não poderíamos ficar de fora deste evento, pois a maioria destes participantes, mesmo sendo de Santa Catarina, não conhecia nossos atrativos, ou seja, agora eles podem retornar com seus familiares para aproveitar ainda mais nossa cidade”, avaliou.
Segundo o secretário, a convenção durou quatro dias e reuniu centenas de profissionais da área contábil de todo o estado e diversas secretarias de Turismo de outros municípios também participaram com estandes, inclusive da região da Costa Verde e Mar.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Fórum debate planejamento, infraestrutura e segurança no turismo
Balneário Camboriú observada pela ótica de quem reside e trabalha na cidade, e planejada turisticamente para seus visitantes. Esta foi a conduta dos debates no Fórum do Turismo, que ocorreu no início da semana, no Legislativo Municipal.
O vice-prefeito, Claudio Dalvesco, iniciou o fórum comentado sobre a importância da troca de ideias e experiências no setor turístico, uma vez que quem vivencia a cidade pode deixá-la mais atrativa. “Quem conhece a cidade, principalmente quem atua junto ao setor turístico, sabe das necessidades existentes e compreende a importância de deixarmos Balneário Camboriú cada vez mais atrativa para seus visitantes”, ressaltou.
Durante o debate vários assuntos foram pontuados, como por exemplo: a importância do alargamento da faixa de areia; sinalização adequada na entrada da cidade; cursos profissionalizantes para o setor; turismo receptivo; terminal turístico central, intensificação na fiscalização dos profissionais de Guia de Turismo e dos transportes, além das questões dos visitantes que utilizam os aeroportos da região.
“Este é momento do processo de criação e planejamento muito importante, pois estamos criando um novo conceito de cidade turística, no entanto, compreendemos que há situações as quais dependemos de muitas coisas, como por exemplo, a sinalização de identificação na entrada do município, que é de responsabilidade da concessionária que administra a rodovia. Mas, estamos nos empenhando na busca das soluções necessárias da melhor forma possível”, explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
Infraestrutura, segurança e planejamento também foram temas do debate. “Uma cidade de qualidade busca turismo com os mesmos requisitos. Atualmente, Balneário Camboriú é uma vitrine para o país e ouso dizer para o mundo, por isso, precisamos estar preparados para receber nossos visitantes, principalmente porque fomos apontados como destino a ser visitado durante os eventos da Copa do Mundo 2014 e isso nos traz mais responsabilidades”, ressaltou Schneider.
Na ocasião, o secretário também apresentou o projeto Workshop Trade Mercosul 2013/2014 e o plano de marketing que está sendo construído para a Secretaria de Turismo, o qual visa a divulgação do município, incluindo novo site, reformulação de todo sistema de informatização turística, criação da marca turística, aplicativo para celular, e-mail marketing, mascote turístico e a criação de um roteiro turístico com ônibus panorâmico. “Estamos buscando uma identidade visual para Balneário Camboriú, assim como alguns destinos turísticos já possuem, desta forma poderemos trabalhar ações focadas em nossos potenciais turísticos, consequentemente atraindo mais visitantes”, salientou.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaFotos: Sectur BCFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú é divulgada em Porto Alegre
A Capital Catarinense do Turismo recebeu atenção no Rio Grande do Sul. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) participou neste mês, do 26º Encontro Comercial da União Gaúcha dos Representantes e Operadores de Turismo do RS (Ugart) & Associação Brasileira dos Operadores de Turismo (Braztoa) em Porto Alegre (RS).
Em parceria com a Santur (Santa Catarina Turismo S/A), as ações de divulgação dos destinos visam fortalecer o relacionamento dos profissionais do setor turístico de todo o país. Operadoras turísticas, secretarias municipais e estaduais, instituições de turismo estaduais, nacionais e internacionais, hotéis, companhias aéreas, transportadoras terrestres e marítimas e locadoras de veículos cia são alguns dos participantes do evento.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a divulgação de Balneário Camboriú no estado vizinho é de grande importância, pois “os gaúchos estão sempre entre os nossos maiores visitantes. Por isso, desenvolver trabalhos junto ao trade, de forma profissional e qualitativa, reforça a atenção para o público ao qual se faz questão de preservar e ampliar”, ponderou.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo - SecturAssessoria de ImprensaFotos: Nagel MeloFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Cãominhada chama a atenção para cuidado com os animais
A Praça Almirante Tamandaré, no centro da cidade, foi o ponto de encontro para cães de vários tamanhos, idades e raças, acompanhados de seus donos no último domingo (18). O evento 4ª Cãominhada chamou a atenção de todos que circularam pelo local e além da caminhada, promoveu desfile de conscientização realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Viva Bicho e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur).
A campanha deste ano trouxe o slogan: “Crueldade nunca mais” e deu ênfase à conscientização sobre os maus tratos com os animais, posse consciente, adoção e a importância do recolhimento dos dejetos dos animais, mantendo assim a cidade limpa, além de ajudar na prevenção de muitas doenças.
“A maioria das pessoas possui um animal de estimação em casa, por isso, o que queremos com esta caminhada é contribuir com a relevância dos temas apresentados este ano, pois realmente é muito triste saber que atrocidades acontecem com animais a todo momento, nos mais diversos lugares”, ressaltou o secretário de Turismo, Ademar Schneider.
Com cartazes que trouxeram fotos, frases e lei sobre maus tratos durante o pequeno percurso da manifestação - da Praça Almirante Tamandaré, passando pelas Avenidas Alvin Bauer, Brasil, Rua 1400, retornando pela Avenida Atlântica ate à praça -, os mais de 200 participantes acompanharam a vice-presidente da Viva Bicho, Heloísa Knabben, que alertou pelo carro de som: “Ao passear com seu cão, não esqueça de levar uma sacolinha para juntar a sujeira que ele fizer. Ajude a deixar nossa cidade limpa. Denuncie os maus tratos, pois isso é crime, vamos todos ficar atentos a posse consciente e responsável”.
Micheli Calegari, 18 anos, tem quatro cachorros, mas para a caminhada só levou dois deles. “Quem tem animal de estimação sabe o carinho que eles nos dão e o que eles significam, por isso, acho muito importante esta manifestação”, destacou.
Mara Regina Porcelani, 36 anos, sempre teve cachorros em casa, por isso, levou Zezinho, com pouco mais de 60 dias de vida para participar da manifestação. “É importantíssimo cuidarmos dos animais, pois eles fazem parte da família e merecem carinho, atenção e respeito. Quando alguém ver uma pessoa maltratando um animal tem que denunciar”, ponderou.
Viva Bicho
Fundada em 2004, a ONG Viva Bicho tem mais de 700 animais aguardando por adoção. A Prefeitura de Balneário Camboriú reconhece a organização como Serviço de Utilidade Pública, e desde 2010 a realização da Cãominhada cumpre Lei Municipal. Para conhecer o trabalho da Viva Bicho, visite o site http://vivabicho.org/.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Imprensa
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
