- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Segurança no Réveillon é discutida em reunião na Sectur
Se aproxima a data de maior movimento de turistas em Balneário Camboriú, e, com ela, a preocupação de poder oferecer uma festa de Réveillon na orla da praia inesquecível, com muita alegria e segurança para todos os moradores e visitantes da cidade. Por isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico promoveu na tarde desta terça-feira (17), em sua sede, uma reunião entre seus funcionários, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública do município, com seus setores de Trânsito e Guarda Municipal Armada.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, explicou que o sucesso do Réveillon não depende apenas do grande show pirotécnico que será feito de dez balsas, espalhadas desde a Barra Sul até o Pontal Norte, com aproximadamente 25 toneladas de fogos. "Necessitamos que todos os setores de segurança e saúde novamente estejam envolvidos e trabalhando em conjunto. Por isso, solicito a compreensão de todos os senhores, para que coloquem suas dificuldades, para que tentemos resolver juntos e promover um show de virada de ano sem igual", expõe Ademar apostando num público superior a um milhão de pessoas, acompanhando a contagem regressiva na Praia Central.
Ademar também adiantou ao grupo que serão desenvolvidos nove dias de shows na Praça Tamandaré, para comemorar a chegada de 2014. "Teremos apresentações de artistas locais de 27 de dezembro a 4 de janeiro, para valorizar os nossos profissionais e porque a praça tem uma capacidade limitada de espectadores. Shows nacionais foram descartados para não gerar transtornos. Por isso, também estaremos realizando esses shows entre 19h e 23h30", complementou.
Os setores presentes se posicionaram confiantes no trabalho a ser realizado e também trocaram informações entre si, para que o trabalho conjunto realize o serviço esperado. O secretário de Segurança, Dão Koeddermann, disse que a preocupação é óbvia, também para toda a temporada. "Mas estamos certos que esse trabalho em consonância com as polícias, Bombeiros, saúde, enfim, com certeza teremos atuação forte com melhores resultados. Estaremos juntos em locais estratégicos, pois teremos muitas famílias na cidade e queremos proporcionar ao máximo segurança a elas e a todos que estiverem aqui", colocou.
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Marcelo Martinez Hipólito, adiantou que a Capital estará enviando para o Réveillon um grande reforço. "Teremos a Cavalaria da PM, o Canil e também a Tropa de Choque na cidade". Os Bombeiros estarão vistoriando todos os itens de segurança, como a distância das balsas até a praia, e a Saúde, estará com estrutura completa na virada, na Praça Tamandaré, inclusive com dois médicos de plantão. Já o Samu dará cobertura à Saúde Municipal, embora tenha que atender a toda a cidade.
Outra preocupação, colocada pelo PM Rodrigo Augusto Schmidt, é com os vasilhames de vidro que costumam ser levados à praia no Réveillon, e representam um grande perigo pela possibilidade de ferirem as pessoas na beira-mar. "Pedimos que as pessoas não levem taças, garrafas ou outro recipiente de vidro. Coloquem as bebidas em garrafas de plástico e levem copos descartáveis", lembrou. Precisamos alertar isso o mais cedo possível", pontua o policial. A Polícia Militar estará realizando barreiras nas principais vias de acesso à Avenida Atlântica, para evitar que esses itens sejam levados à praia.
Todos os participantes da reunião trocaram contatos, para acertar o trabalho a ser feito antes e a partir das 20 horas, momento em que o setor de Trânsito municipal irá fechar a Avenida Atlântica. "Estamos nos mobilizando para promover a segurança dos nossos turistas e moradores, que estarão comemorando em grupos de amigos ou em família, o novo ano que irá iniciar", finalizou o secretário Ademar.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.secturbc.com.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Brilhos de Natal encanta turistas e moradores em Balneário Camboriú
O projeto Brilhos de Natal – realizado entre Prefeitura/Secretaria de Turismo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), está recebendo centenas de visitantes todas as tardes e noites, em Balneário Camboriú, desde o mês de novembro. São vários locais decorados, além da Vila Encantada e da Fábrica do Papai Noel, que atraem pessoas de todas as idades para um mundo de sonhos, brilhos e fascínio, e onde é possível conhecer de perto o “Bom Velhinho”. A Vila está localizada na Praça Higino Pio, na Avenida Alvin Bauer, entre as avenidas Atlântica e Brasil, e a Fábrica do Noel, onde está o grande marceneiro Papai Noel de 15 metros, pode ser visitada na Barra Sul, próximo ao Parque Unipraias. O horário de ambos os locais é das 16h30 às 22h30, e nos fins de semana com uma hora a mais de visitação, com início às 15h30.
A decoração envolve seis presépios, dos quais três localizados na Praça Kurt Amann, Árvore de Natal no Pontal Norte, a decoração em clima tropical de papais noéis prontos para o banho de sol e mar no Calçadão da Central, várias pequenas árvores de led e nichos com presentes de Natal em seis pontos da Avenida Atlântica, e, na Vila Encantada, pode ser visitada a Casa do Papai Noel, o Espaço do Noel (no qual ele recebe os pequeninos), o grande Presépio na manjedoura, a Casa dos Gnomos e a garagem do Trenó do Noel. Moradores e turistas também poderão acompanhar o desfile do Noel em seu trenó em duas datas, a primeira será no próximo dia 21, a partir das 16 horas, no Desfile Show de Abertura da Temporada, promovido pela Secretaria de Turismo na Avenida Atlântica, entre Barra Sul e Pontal Norte, e também na sua despedida da cidade, no dia 25, a partir das 18h, com o seguinte percurso: Av. Alvin Bauer, Brasil, Rua 2000, Av. Atlântica e Av, Alvin Bauer até o Bairro dos Estados.
Segundo o coordenador do projeto Brilhos de Natal, Jorge Ribas, as pessoas poderão visitar o Papai Noel de verdade e interagir com ele até o dia 25 de dezembro, às 18h. Após essa data, a decoração irá permanecer aberta até 31 de dezembro e retirada em 6 de janeiro, quando será levada ao galpão do projeto, localizado no Bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.
“Essa é a parte mais importante, quando realizamos o inventário de cada item utilizado na decoração, com descritivo e fotografia de todo o material”, tranquiliza Ribas, informando que a experiência de quatro edições do Brilhos de Natal, ensinou à coordenação a manter as peças sobre controle e manutenção até a entrega das chaves do galpão à Secretaria de Turismo, após desmontagem do projeto.
Programação Cultural do Brilhos de Natal, em parceria com a Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC):
18/dez - 20h - Trupe Entrecanto; e 21h - Jazz In Trio
19/dez - 20h - Grupo Vocal Cantando Por Aí;e 21h - Percussax
20/dez - 20h - Musical Natal de Paz
21/dez - 20h - Musical Natal de Paz
22/dez - 20h - Trupe Entrecanto; e 21h - Coral Acalanto
23/dez - 20h - Grupo Vocal Cantando Por Aí; 21h - Percussax
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo – Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.secturbc.com.br
www.balneariocamboriú.sc.gov.br
Secretário de Turismo de BC é eleito vice-presidente da governança regional
Por decisão unânime, foi eleita na tarde de quinta-feira (12), na cidade de Bombinhas, a nova diretoria para o biênio 2014/15, da InStância de Governança Regional de Turismo (Convemar), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de Itajaí. Para encabeçar os trabalhos dos próximos anos, foram eleitos Cláudio Souza, do Convention Bureau de Bombinhas para presidente, e Ademar Schneider, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, como vice-presidente.
Na nova diretoria ainda foram definidos o cargo de diretor tesoureiro, que ficou com Maria Valdete Orci, secretária de Turismo do município de Itajaí; Marcos Arnold representante da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) como diretor secretário; Maria Bresolim, representante das agências de turismo e transporte de Balneário Camboriú, como diretora técnica; e ainda no Conselho Consultivo: Tiago Pinheiro (Barra Velha); Bianca Seibt (Bombinhas), Carlos Souza (Navegantes), Margot Rosembrock Libório (Balneário Camboriú), Neli Lenzi (Itapema) e Altamir dos Santos (Ilhota).
Segundo explica o novo presidente Cláudio Souza, a Instância de Governança da Costa Verde e Mar sempre foi reconhecida por sua organização e pareceres técnicos. "Agora partimos para outra fase, que é a afirmação de nossa região como polo propulsor do turismo catarinense, responsável hoje por aproximadamente 65% do PIB turístico catarinense. Nesta interlocução entre nossa entidade, empresários e o Governo do Estado, teremos a importante participação de Ademar Schneider, como nosso representante oficial", colocou Cláudio.
"Estou muito satisfeito com a indicação do meu nome como vice-presidente da entidade. Um dos objetivos para que o cargo me fosse dado, é para que meu trabalho fosse direcionado na união do trade do turismo regional e na criação de novas frentes de ação. É nesse mote que quero somar junto à Governança", disse Ademar Schneider. Vale lembrar que a Instância de Governança Regional tem direito a ocupar uma cadeira no Conselho Estadual de Turismo.
Nova marca para SC
A eleição aconteceu na parte da tarde, após Seminário de Turismo Regional da Costa Verde e Mar desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santa Catarina Turismo (Santur), com presença de representantes da Instância de Governança 2012/13, a qual até então era presidida pela secretária de Turismo de Bombinhas, Roseli Capudi. No evento da manhã, a Secretaria estadual e Santur fizeram exposição do Plano de Turismo SC Rural - Roteiros Integrados, criado para desenvolver turística e economicamente as regiões rurais e também as atividades de pequenos produtores como pescadores artesanais.
Plano similar já vendo sendo elaborado pela Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, conhecido como DTS - IC (Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural) nas regiões sul e litoral centro norte do Estado. O DTS-IC poderá ser aproveitado no projeto SC Rural. "O objetivo do SC Rural é a trabalhar a sustentabilidade dentro das propriedades rurais, com novidade para essa inserção da pesca artesanal", confirma Elisa Wypes Sant´ana de Liz, coordenadora do programa e membro do Conselho SC Rural. "Nosso foco é a produção, a subsistência do pequeno produtor com a comercialização de seu produto", especifica.
O turismo estadual também apresentou a nova marca promocional de Santa Catarina - Isso Tudo é Santa Catarina / Santa Catarina - Descubra a sua - que está sendo finalizada e promete divulgar as regiões catarinenses de maneira flexível. "Cada região e/ou cidade, poderá usar a marca dando ênfase à potencialidade daquela localidade", especificou o secretário estadual de Turismo, Valdir Walendowsky complementando que a produção do novo material promocional do estado evidencia a autenticidade do que está sendo apresentado como divulgação e as diferenças regionais. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Schneider, aproveitou o evento para presentear Walendowsky com uma bolsa promocional, contendo a nova identidade visual de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.secturbc.com.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário Camboriú cresce acima da média e atrai consumidores potenciais
05/12/2013 - Balneário Camboriú é conhecida nacionalmente como a Capital Catarinense do Turismo e uma das poucas cidades brasileiras consideradas polo indutor de turismo. Isso significa que ela tem capacidade de atrair turistas não apenas para a si, mas para toda a região. Além dos vários títulos já obtidos e apresentados em pesquisas - principalmente econômicas -, o município agora acumula um novo índice potencial: a de crescer acima da média no país, isso em virtude do grande aumento do consumo e também da expansão do turismo. O levantamento foi publicado pelo Ibope Inteligência em setembro deste ano, com informações em dados do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), entre os anos de 2004 a 2010.
O resultado aponta para um crescimento vertiginoso em índices como do Produto Interno Bruto (PIB), na oferta de emprego formal, no poder de compra dos consumidores e ainda na recepção acima da média de imigrantes em busca de oportunidades de trabalho. O município entra num seleto grupo de 133 cidades brasileiras de tamanho médio que, juntas, somam 64% do poder de consumo no país, sendo que as 48 maiores concentram 7% da população nacional e respondem por 8,8% da riqueza gerada no Brasil. Cinco das sete cidades médias que motivam o desenvolvimento no Sul do Brasil estão no Estado de Santa Catarina. Além de Balneário Camboriú, aparecem em destaque Itajaí, Joinville, São José e Palhoça.
A expectativa, segundo a pesquisa, é de que as cidades com menos de 500.000 habitantes se tornem as responsáveis por cerca de dois terços do consumo brasileiro dentro de sete anos. Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, a cidade, que já é referência no turismo nacional e internacional, apresenta uma constante inovação em vários setores econômicos locais, o que tem atraído empreendedores e profissionais de todo o país, além de um público com alto poder aquisitivo, que acaba decidindo residir na cidade.
"Nossa tarefa é mostrar, sempre, a infraestrutura, a qualidade e o potencial de Balneário Camboriú e região, mas o mais importante, é que toda a cidade esteja engajada em melhorar cada vez mais. Resultado disso, já está sendo visto, pela exigência do mercado consumidor. Por isso, os produtos e serviços oferecidos aqui já apresentam um diferencial", analisa Schneider, citando por exemplo, o aparecimento nos últimos anos de demandas para o mercado de luxo, com destaque para a construção civil e para o turismo.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Noel Gigante é marceneiro de sua Fábrica na Barra Sul
06/12/2013 - Durante as três edições passadas do projeto Brilhos de Natal em Balneário Camboriú, o Papai Noel Gigante encantou turistas, trabalhadores da cidade e moradores na Praça Tamandaré, na sua característica mais conhecida, olhando para todos e pronto para agradar com seu sorriso simpático e sua mensagem de esperança. Nesta quinta edição, o grande Noel de 15,5 metros de altura, o maior do seu gênero na América Latina, agora está com as "mãos na massa" e produz os brinquedos de sua Fábrica, que foi instalada junto ao molhe da Barra Sul. O lançamento da segunda etapa do evento, na noite de sábado (23), mostrou um velhinho incansável, que prepara a festa natalina escolhendo cores aos seus mais belos brinquedos para a garotada.
A abertura da Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, na Barra Sul, contou com a participação da Trupe Vocal Entrecanto e dos organizadores do projeto em Balneário Camboriú. O coordenador do Brilhos de Natal, Jorge Ribas, agracedeu a presença de todos,os parceiros que auxiliam nesta edição do evento, e pediu que todos aproveitem bem o Natal na cidade. "Teremos o Papai Noel Gigante aqui na Barra Sul todas as noites, até o Natal, pintando os brinquedos, movendo braços, cabeça, boca e olhos, e dando a sua mensagem sempre às 20h, 21h e 22h", destacou.
Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, parceira da Prefeitura na realização do Brilhos de Natal, José Roberto Cruz, destacou o grande trabalho que todos estão fazendo para que o Natal seja novamente especial na cidade. O presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), Anderson Beluzzo, lembrou das apresentações culturais, que acontecerão na Praça da Bíblia de 6 a 12 de dezembro, todas as noites, e de 13 em diante na Praça Tamandaré, que estará pronta para receber as apresentações a partir desta data.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, representando a Prefeitura e a Sectur, realizadoras do evento ao lado da CDL e FCBC, também agradeceu o grande empenho de todos, da própria CDL, do coordenador Jorge Ribas, das secretarias de Obras(com Paisagismo), de Segurança (Trânsito e GM), Cosip, e ainda as empresas parceiras: Sicredi, Cechinel, Camvel e Pasqualotto GT Empreendimentos. "Este é mais um evento criado pela Prefeitura, que tem como objetivo aproximar as pessoas e criar uma nova opção de entretenimento, tanto para quem reside aqui, trabalha, e também para o turista, que acaba encantado com os projetos e realiza a publicidade positiva do nosso destino. Gostaria que todos aproveitassem bastante o Brilhos de Natal", alinhavou.
Na Fábrica de Brinquedos é possível se encantar com o Papai Noel finalizando seus presentes e ainda ver brinquedos já prontos e em tamanho gigante, assim como ele. Vale lembrar os locais da decoração de Natal em 2013, que será completa até final de novembro: Barra Sul, Pontal Norte, Calçadão da Central, Avenida Atlântica, Praça Kurt Amann (20 de Julho) e Praça Higino Pio, além de outros pontos pela cidade: Hospital Ruth Cardoso, fachada da Prefeitura, Rótula da Av. Estado, próximo ao Ariribá, Rótula das Sereias, Praça das Bandeiras, PIT, Praça da Bíblia e Ponte Altamiro Castilho (Vila Real).
Programação Natalina
30/11 - 20h30: Inauguração da decoração na Praça Higino Pio, com chegada do Papai Noel de verdade na VIla Encantada, em seu trenó motorizado. No local estará a Casa do Papai Noel, o Espaço do Noel, a Casa dos Gnomos, a Garagem do Trenó do Noel e o Presépio principal;
6 a 12/12 - 20 às 22h: Apresentações culturais no coreto da Praça da Bíblia;
13 a 25/12 - 20 às 22h: Apresentações culturais em local a ser definido;
25/12: Despedida do Papai Noel, que passará pelas ruas em seu trenó motorizado;
06/01/14: Desmontagem do Brilhos de Natal.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Silvia Bomm e Amanda Weber
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Liga carnavalesca de Balneário Camboriú é apresentada na Sectur
Agora é oficial. Balneário Camboriú já tem sua Liga Carnavalesca Independente - Liga BC. A nova entidade, que foi criada para que o Carnaval da cidade tenha uma organização maior e melhor, foi apresentada na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Sectur, no final da tarde desta segunda-feira (25), na sede da pasta. O secretário Ademar Schneider recebeu representantes da maioria das escolas de samba e dos blocos integrantes da associação e realizou reunião para reforçar a importância de a Liga BC ter sido criada, o que deve possibilitar a viabilização de projetos, até mesmo em outras esferas.
"Tudo o que for possível para a Prefeitura e a Secretaria de Turismo fazer, com o objetivo de facilitar a apresentação dos blocos e das escolas, faremos. Num primeiro momento, poderemos garantir toda a infraestrutura como o som, o palco para apresentações, os banheiros químicos, as grades de proteção, enfim. Necessitamos agora que cada entidade participante repasse suas necessidades para o Carnaval 2014 à Liga BC, que trará para analisarmos", disse o secretário Ademar, elogiando o esforço de todos para que a agremiação se tornasse realidade.
Ademar acredita que, agora com a Liga BC em operação e organizando o show de Carnaval no Centro, a cidade terá um "divisor de águas". Para ele, a entidade terá função importante de, primeiramente, obter as liberações junto às entidades públicas, para que o evento possa acontecer de maneira tranquila e planejada. Um dos momentos que terá a fundamental participação da Liga será a escolha do Rei Momo e da rainha para os carnavais de Balneário Camboriú.
A diretoria da Liga BC é formada pelo presidente Victor Alves dos Santos e seu vice, Fernando de Sordi. O tesoureiro é Carlos Alberto Silveira, a diretora social Rose Maria Gomes e o secretário geral Dagoberto Coelho. A Liga BC está cadastrada no endereço Rua 1822, nº 1580, esquina com Marginal Leste. Os participantes iniciais são as escolas de samba Maravilha do Atlântico, Unidos do Samboriú e Unidos do Municípios, além dos blocos Inimigos da Segunda, Bloco do Bêco/Amor pra Down, Amigos do Chope, Quero Quero, Mexe Mexe, Bloco do Beiço, Agasc - Mas Báh e Samba Xequerê. A Liga está aberta a novos integrantes.
"Com a Liga, certamente teremos mais credibilidade e acesso aos recursos de que necessitamos", ratifica o presidente Victor dos Santos. "Pedimos aos blocos que ainda não se cadastraram à Liga, que o façam, para nos organizarmos para o Carnaval", lembra.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú sedia o Workshop Argentina
Que muitos 'hermanos' argentinos elegeram Balneário Camboriú como sua segunda casa, isso muita gente já sabe. A novidade é que eles estão investindo para que os catarinenses incluam a Argentina como destino certo para sua próxima viagem. O evento Workshop Argentina, que aconteceu nessa terça-feira, 26, no hotel Infinity Blue, reuniu cerca de 50 expositores da Argentina, entre eles hoteleiros, casas de tango, receptivos e cruzeiros que recepcionaram cerca de 250 agentes de viagem, vindos de todas as regiões de Santa Catarina.
Segundo Bruno Stigger, gerente comercial da Orinter Tour Operator - operadora responsável por trazer o Workshop para Balneário Camboriú em parceria com a Caltour Operadora de Turismo de Buenos Aires -, esse é o primeiro evento oficial apoiado pelo governo argentino que acontece em Santa Catarina e a escolha da cidade se deu justamente por sua visibilidade, tanto no estado como na Argentina.
Durante o evento, os expositores ficaram à disposição dos agentes de viagem apresentando seus produtos, tirando dúvidas e elaborando sugestões de pacotes turísticos com as melhores dicas de passeios, hospedagens, lazer e programações completas para todos os tipos de viajantes. A Argentina apresentou um painel sobre os seus destinos turísticos e finalizou com uma amostra da cultura do país, um show de tango que terminou com 'gostinho de quero mais', segundo os participantes.
O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco, prestigiou o evento e destacou a importância de a cidade sediar o Workshop. “A Argentina é o país que mais traz turistas para nossa cidade. Só no ano passado passaram pelo Portal de Informações Turísticas, PIT, 63.823 passageiros, fora os que não vieram de ônibus e este número só tende a aumentar. É imprescindível que a gente acolha e mantenha o bom relacionamento com o país. Além do que, a Argentina é realmente uma ótima opção para se passar as férias, fiquei encantado com o grande número de produtos e destinos turísticos que eles conseguiram trazer para este salão hoje”, destacou.
Também esteve presente, o diretor geral da Secretaria de Turismo, Renê Rothenburg Junior. Ele disse que o evento foi "semelhante ao nosso Workshop Trade SC, um projeto nosso que está crescendo cada vez mais e temos colhido bons frutos desta experiência". E complementou afirmando: "a Argentina é um de nossos destinos dentro do projeto, e tem nos recebido sempre de portas abertas. Temos satisfação de recebê-los aqui e que eles continuem elegendo Balneário Camboriú como sua segunda casa".”
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Nathalia Piloni Donin
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Turismo de BC participa do lançamento da segunda fase do Viaja Mais Melhor Idade
06/12/2013 - A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú marcou presença, na tarde de segunda-feira (25), em Florianópolis, durante evento de lançamento da segunda edição do projeto do Ministério do Turismo, Viaja Mais Melhor Idade. O secretário de Turismo, Ademar Schneider, se mostrou parceiro e colocou o Turismo do município à disposição para motivar junto com o Estado os prestadores de serviços turísticos e as principais entidades de turismo locais para a importância do programa.
O Viaja Mais Melhor Idade - 2ª Edição tem como objetivo fortalecer o turismo interno do país, incentivando viajantes com mais de 60 anos a conhecerem outras cidades por meio de pacotes turísticos com preços abaixo do mercado, condições de parcelamento, direito a levar um ou mais acompanhantes e melhor planejamento.
O secretário de Turismo do Estado, Valdir Walendowsky, lembrou aos municípios participantes do encontro que o sucesso do Viaja Mais depende principalmente dos atores de cada município e região. "Esta é uma nova etapa na qual quem quiser estar inserido, deve se cadastrar ao sistema. O programa está ampliado, facilitado e com mais vantagens. Os juros estão abaixo do mercado e melhores condições. As pessoas da melhor idade e seus acompanhantes estão recebendo grande incentivo para viajar pelo país, por Santa Catarina, deixando sua rotina de casa e aproveitando esse período em que 70% deles têm independência financeira", menciona Walendowsky, otimista que o novo Viaja Mais Melhor Idade irá aumentar a circulação de turistas pelo Estado, até mesmo porque essa nova fase do projeto tem produtos diferenciados.
Em sua primeira edição, o Viaja Mais Melhor Idade vendeu 599 mil pacotes, sendo que oferecia viagens de até R$ 3 mil com menos de 1% de juros e crédito consignado; Juros reduzidos para parcelamento em até 10 vezes; Pacotes turísticos para grupos; Datas de viagens pré-definidas;40 destinos receptores; 28 destinos emissores; Compras somente em operadoras e agências cadastradas; Descontos somente em hotéis credenciados; Compra intermediada; No máximo um acompanhante com as mesmas condições; e, ainda gestão terceirizada.
No novo Viaja Mais lançado nesta semana:
O viajante terá crediário ou débito no cartão de crédito, mas deve possuir cartões específicos da Caixa ou do Banco do Brasil (consultar o programa); Pacotes de acordo com a renda do idoso; Juros reduzidos com parcelamento em até 48 vezes; Pacotes turísticos ou serviços avulsos; As viagens podem ser em quaisquer datas; Envolve emissores de todo o país; Envolve receptivos de todo o país; As compras podem ser feitas em qualquer empresa cadastrada no programa; Os descontos e vantagens existem em toda a rede cadastrada; O consumidor pode comprar direto com o vendedor; Pelo menos um acompanhante pode ter as mesmas condições; e a Gestão será da Administração Pública.
Segundo explica Cristiano Borges, coordenador geral dos Programas de Incentivo à Viagens do Ministério do Turismo, o Viaja Mais agora irá oferecer aos integrantes da melhor idade pacotes de viagens com vantagens bem melhores, que favorecerão ainda as regiões, que terão melhor movimento em baixas temporadas. Por isso, ele também requisitou aos municípios que sejam multiplicadores dessa informação, para que novos prestadores de serviços e produtos de cada cidade catarinense se cadastre no site www.viajamais.gov.br e aumentem as opções de pacotes oferecidos em nosso estado.
Serviço
O quê? Programa Viaja Mais Melhor Idade 2ª edição
Quem? Oferecido pelo Ministério do Turismo
Para quem? Pessoas com 60 anos ou mais e seus acompanhantes, ou ainda aposentados, ou pensionistas
Para que? Viajar pelo interior do país e principalmente SC, com vantagens financeiras e melhor planejamento
Como? Observando ofertas e comprar diretamente pelo www.viajamais.gov.br
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
