- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Dirigente do turismo de Minas Gerais conhece projetos turísticos de BC
Mais uma vez Balneário Camboriú está servindo de referência para outro centro turístico do Brasil. Nesta quinta-feira (16), a secretária de Turismo da cidademineira de Sabará, localizada a 20 quilômetros da capital Belo Horizonte, Cláudia Rech, esteve na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), onde foi recebida pelo secretário Ademar Schneider e pelo diretor geral de Turismo, Renê Rothenburg Júnior. Na pauta do encontro, a necessidade de Sabará em criar um método de organização dos ônibus de turismo, como o sistema de rotas existente na 'Capital Catarinense do Turismo'.
Cláudia explicou que a cidade de Sabará é histórica com característica de outros centros mais conhecidos como Ouro Preto e Mariana e que apesar denão receber um grande número de turistas, está preparando a cidade para isso. "Já mapeamos mais de dez minas de ouro desativadas para transformá-las em roteiro turístico. Também temos belas igrejas, casarios antigos, a Festa da Jabuticaba, que na edição de 2013 trouxe para a cidade 42 mil visitantes e ainda nosso rico artesanato. Então, precisamos estar preparados e organizados como Balneário Camboriú, até porque estaremos recebendo muitos turistas da Copa", reflete Cláudia. Ela cita ainda que Sabará entrará na rota religiosa de turismo, que terá como ponto de partida Aparecida do Norte (interior de São Paulo), e finalizará no santuário da Serra da Piedade (formação rochosa situada na Microrregião de Belo Horizonte, município de Caeté/MG).
A secretária ficou cinco anos sem vir a Balneário Camboriú e se disse encantada com o desenvolvimento que encontrou desta vez. "Senti que a qualidade da cidade está bem maior, até mesmo no atendimento ao visitante. O que me chamou a atenção, foram os empreendimentos turísticos, o trânsito com o alargamento das avenidas, a mobilidade urbana, em si. Estou mesmo aqui porque a cidade é referência para outras cidades brasileiras", destacou.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú se mostrou solícito e informou à dirigente mineira sobre os projetos que estão sendo trabalhados, os que estão sendo visualizados para o futuro próximo e os que já são sucesso e auxiliam a desenvolver o município, que tem no turismo sua principal economia. Depois de ouvir a secretária sobre as necessidades de sua cidade, estrutura que oferece e onde pode e quer chegar, Ademar orientou, sugeriu e colocou a Sectur à disposição para ajudar a cidade mineira de 126 mil habitantes, a também ser um polo de turismo conhecido em todo o país. "É uma satisfação poder auxiliar a Secretaria de Turismo de Sabará, que certamente terá muito a contribuir conosco, para que o nosso turismo também possa se fortalecer ainda mais. Acredito que essa troca de experiências se transformará em uma grande parceria", finaliza Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
SESC abre unidade em Balneário Camboriú
A partir de fevereiro, Balneário Camboriú irá contar com sua própria unidade do Serviço Social do Comércio (SESC). O serviço iniciou sua trajetória no estado em 1948, está presente em todo o país e em Santa Catarina conta com pontos fixos de atendimento em 27 cidades e oito unidades móveis. No próximo mês, atenderá trabalhadores do comércio de bens e serviços, e ainda do turismo do município, em sede própria na Avenida Central, número 360.
A notícia foi recebida pela diretoria da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico no final do ano passado e nesta quinta-feira (16) foi ratificada a primeira parceria entre a Sectur e a nova unidade do Sesc. Com o apoio da Secretaria e também da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), o Serviço Social do Comércio irá realizar, no dia 3 de fevereiro próximo, o Circuito Sesc de Música com apresentação de shows do Karibu.
O SESC Balneário Camboriú, 24ª unidade operacional em Santa Catarina, ocupará uma área de três mil metros quadrados, onde serão oferecidos programas e serviços nas cinco áreas de sua atuação: educação, saúde, cultura, lazer e assistência. A nova sede será equipada com espaço amplo para diversas atividades e serviços, como trabalho com formação de grupos de idosos, central de turismo social, biblioteca, brinquedoteca, Clínica Integrada de Saúde, com psicólogo, massoterapeuta e assistência odontológica, restaurante, lanchonete, além de estúdio de pilates, academia com salas de ginástica e dança, musculação, espaço para treinamento multifuncional, artes marciais e aulas aeróbicas.
Na área de cultura serão oferecidas atividades sistematizadas de dança, música e artes que proporcionam a formação cultural e a integração social de indivíduos. No campo da educação, a unidade contará com cursos de aprimoramento pessoal, como idiomas e de atualização profissional. Os eventos estaduais previstos no calendário da instituição, como o Esporte & Verão, Circuito Sesc de Caminhadas e Corridas, Dia do Desafio, Dia do Pedal, Semana Sesc Saúde, Jornada de Saúde, apresentações de espetáculos dos circuitos culturais, também serão realizados pela unidade.
"A entidade investe na multiplicação de iniciativas focadas em desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens e serviços e da comunidade catarinense", disse o gerente do Sesc Balneário Camboriú, Joezer Goulart Maria. "Numa primeira demanda, estaremos prontos para atender 1.500 pessoas, mas queremos cadastrar o maior número possível de empresas, para que nossos benefícios alcancem um grande número de trabalhadores", complementa, informando ainda que o cadastro das empresas é gratuito e só através dele é que os comerciários poderão ter acesso aos serviços oferecidos pelo Sesc.
O diretor de Marketing e Projetos Turísticos da Sectur, Edilson de Oliveira Ferreira, analisa que está chegando à cidade uma oportunidade que a Secretaria já estava procurando. "Tenho certeza do sucesso dessa parceria que irá gerar muitas outras", pontua. Para o diretor Geral da Sectur, Renê Rothenburg Júnior, ter o Sesc como parceiro neste evento cultural e futuramente em cursos, serviços e vários outras promoções, será de grande importância. "Isso porque ambas as entidades tem grande credibilidade e essa somatória de forças poderá render muitas possibilidades a nossa comunidade, auxiliando sobremaneira nosso desenvolvimento econômico", destacou.
Circuito Sesc de Música
O Karibu realiza turnê por 10 cidades catarinenses no Circuito Sesc de Música, em fevereiro. Formado por François Muleka (violão e voz), Max Tommasi (bateria) e Trovão Rocha (baixo), representantes da nova geração musical de Florianópolis, os amigos, músicos de origens e estilos musicais diferentes buscam oferecer através de suas composições uma atmosfera bastante poética que transpira as influências do rock, do jazz, dos ritmos do Congo, América Latina e Brasil. As apresentações são gratuitas. O nome "Karibu", termo do dialeto africano "swahili" que significa votos de boas vindas, traduz a vontade dos integrantes de apresentar músicas simples em arranjos complexos, mas acessíveis a diversos públicos.
Data: 3 de fevereiro de 2014
Horário: 20h
Local: Praça Tamandaré - Av. Atlântica, Centro, Balneário Camboriú – SC
Apoio: Fundação Cultural e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.
Entrada franca!
Mais informações: (47) 3363-4216 - cabccentral@sesc-sc.com.br - sesc-sc.com.br
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Últimos preparativos para o Carnaval de Rua de Balneário Camboriú
O Carnaval de Balneário Camboriú 2014 promete atrair milhares de pessoas à cidade. Além dos shows nacionais que estão sendo preparados para agitar o Pontal Norte da Praia Central durante as quatro noites do evento e que em breve serão conhecidos através dos meios de comunicação, a Secretaria de Turismoe Desenvolvimento Econômico do município (Sectur) finaliza os preparativos para Carnaval de Rua, que irá movimentar a cidade durante o Carnaval.
Blocos carnavalescos e escolas de samba, agora unidos e organizados pela Liga Carnavalesca Independente de Balneário Camboriú, irão se apresentar em desfiles alegres e irreverentes ou em apresentações pontuais. A programação ainda conta com dois pré-eventos carnavalescos e dois matinês infantis.
A definição da agenda do Carnaval de Rua está sendo estabelecida de acordo com a maioria dos integrantes da Liga e a diretoria da Secretaria de Turismo. Na noite desta segunda-feira (13), na Sectur, uma nova reunião coordenada pelo secretário de Turismo, Ademar Schneider, mostrou que os grupos carnavalescos estão dispostos a fazer o melhor evento de rua do gênero que a cidade já teve, com muita animação e samba no pé.
"Foi um encontro bastante produtivo. Estamos sentindo a boa vontade e a compreensão dos grupos integrantes. Estaremos nos responsabilizando pela parte burocrática como documentação de liberação, com a colocação das grades de proteção nas ruas e com o sistema de som, além de colocação do Palco na Tamandaré e da logística necessária", explica o secretário, que destacou o apoio que a Sectur quer dar para as ações da Liga.
O Carnaval inicia na cidade já no dia 8 de fevereiro, com o Pré-Carnaval a partir das 20 horas, na Praça Tamandaré. Na agenda, os blocos e escolas se apresentam dividindo horários, mostrando o que tem de bom e uma prévia do que preparam para o evento do final do mês.
No dia 15 de fevereiro, será a vez a escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval de Balneário Camboríu 2014, a partir das 20 horas, também na Praça Tamandaré. As inscrições serão abertas nos próximos dias, após divulgação das regras para participação.
Os matinês infantis estão pré-agendados para às 15 horas do domingo (02/03) e de terça-feira (04/03). A festa carnavalesca das crianças vai contar com muitas atrações infantis, música e brincadeiras, na Praça Tamandaré. Os blocos e escolas entram na Avenida Atlântica no período noturno, em agenda que será divulgada nos próximos dias.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Pesquisa aponta que Balneário Camboriú recebe grande número de famílias
Nesta semana, o setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município liberou os resultados do Estudo de Demanda Turística de Balneário Camboriú, realizado pelo setor durante o ano de 2013. Gerado através de Pesquisa Mercadológica com 5.242 entrevistados em vários pontos da cidade, o relatório apontou que a maioria dos turistas que aqui chegam pertence a grupos familiares.
Na somatória das respostas, 57,36% do público questionado afirmou ter vindo com a família, e uma grande parte, 38,43%, destacou ter ficado em casas de parentes ou pertencentes à empresas. Os hotéis foram apontados como hospedagem para 35,23% dos entrevistados, e em casas próprias ficaram 15,54%. Outros 8,56% preferiram alugar uma residência. Grupos de até cinco pessoas representaram 67% dos entrevistados. O meio de transporte utilizado para chegar em Balneário Camboriú foi o automóvel para 48,47% dos questionados; ônibus de linha para 25,96%; ônibus de excursão para 15,96%; e ainda: avião, 7,85%; moto, 1,64%; barco, 0,01%; e trailer, 0,01%.
Os brasileiros lideraram os grupos que vieram para a cidade, segundo resposta da maioria sobre sua procedência. Das pessoas interceptadas pelas pesquisadoras da Sectur, 4.142 eram do país ou, 79% do total. Entre os estados, Santa Catarina foi o primeiro apontado em número de cidades emissoras de turistas, com o Paraná na sequência, 18,9%, depois o Rio Grande do Sul, 14,07%; São Paulo, 11,42%; e Minas Gerais, 4,06%. A capital paranaense, Curitiba, é a cidade da maior parte entrevistada nas ruas, 4,48% dos visitantes; a segunda posição ficou com Blumenau, 2,21%; e logo depois a capital São Paulo, com 1,65% das respostas. Vale lembrar que, pelas estatísticas do Portal de Informações Turísticas (PIT), os ônibus de turismo foram responsáveis pela vinda de pessoas de 2.939 municípios emissores, entre nacionais e internacionais, durante o ano de 2013.
Os paraguaios foram também grande parte dos visitantes abordados pelos pesquisadores, sendo que 20,2% responderam ser da nação vizinha. Os argentinos corresponderam a 15,6%; uruguaios 1,79% e chilenos 0,95%. Embora a Argentina não tenha sido apontada como a nação da maioria dos entrevistados, a capital federal Buenos Aires foi destacada como o lar de 3,98% dos 5.242 entrevistados (primeira colocada), seguida de Córdoba, também na Argentina, com 3,54%.
A pergunta "Quantas vezes você visitou Balneário Camboriú" obteve outro resultado interessante. Um total de 47,44% disseram ter estado na cidade mais de dez vezes e 18,54% entre seis a dez oportunidades. Outra constatação foi a permanência dos turistas. Cerca de 41% disseram que ficariam em Balneário Camboriú de quatro a seis dias, seguidos dos que responderam de sete a dez dias, 28,86%.
O turismo foi o que motivou a viagem para 84,18%; os negócios para 2,65%; congressos e convenções para 2,46% e outros motivos para 10,62%. Para a pergunta sobre o tipo de diversão e lazer que preferiu no município, a resposta já era esperada: a praia foi apontada na preferência de 76,68%; os passeios para 15,94%; as compras, 5,07%; e diversões noturnas, 2,21%. Para 93,95%, o fator que os faria retornar a Balneário Camboriú seriam as férias, seguidas das festas típicas regionais, com 2,89% das respostas. E para finalizar, de todas as pessoas questionadas, 99,67% disseram que gostariam de voltar à cidade.
Outros resultados:
Atrativos turísticos: "Bons"- 61,96%; Ótimos - 35,94%;
Hospitalidade do povo: "Boa" - 66,25%; Ótima - 25,37%;
Sinalização turística: "Boa" - 61,67%; "Não observei" - 20,45%;
Meios de hospedagens: "Bons" - 51,04%; "Ótimos" - 18,98%;
Bares e restaurantes: "Bons" - 50,93%; "Ótimos" - 34,54%;
Comércio e compras: "Bons" - 47,53%; "Ótimos" -34,85%;
Diversões noturnas: "Não utilizei" - 86,26%; "Boas" ou "Ótimas" - soma 12,17%;
Táxis: "Não utilizei" - 82,81%;
Sinalização urbana: "Boa" - 54,73%;
Segurança Pública: "Boa" - 50,83%;
Limpeza Pública: "Boa" - 73,27%; "Ótima" - 22,01%;
Ônibus urbano: "Não utilizei" -74,38%;
Limpeza praias: "Boa" - 70,25%;
Água tratada: "Boa" - 46,79%; Não opinou - 48%.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Summer Balneário proporciona atividades na Praia Central
O Summer Balneário é um evento que acontece pelo quinto ano consecutivo realizado pela RIC TV em parceria com a Secretaria de Turismo (Sectur), nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú. O projeto promete proporcionar lazer, cultura e atividades esportivas para turistas e moradores. As aulas de aeróbica começaram nesta segunda-feira (13) às 17h, em frente Rua Alvin Bauer. As atividades são destinadas a pessoas de todas as idades e oferecem um misto de exercícios físicos com música e diversão.
Durante esta temporada de verão, até o dia 13 de fevereiro, o Summer Balneário ainda terá o Cinema na Praia, com filmes e documentários, e o Sunset Summer, onde a música eletrônica vai invadir a orla. As atividades no palco têm início às 15h, com música ambiente e brincadeiras para as crianças no Espaço Kids.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, afirma que esta parceria é muito importante para o município e que as atividades são mais uma opção de lazer para moradores e turistas. "O projeto, além de trazer condições de entretenimento, lazer e práticas de atividades físicas, também eleva o nome da cidade dentro dessa magnitude de qualidade que Balneário Camboriú possui", salienta.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Comunicação
Texto: Juliana Nascimento (estagiária)
Foto: cedidas por Editora Ipeamarelo
Contato: (47) 3267 7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
PIT recepcionou 5.418 ônibus em 2013
O Portal de Informações Turísticas (PIT), que integra a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, está aberto todos os dias do ano. Durante o verão, funciona em horário estendido, das 6 às 24 horas, para receber os turistas que chegam em Balneário Camboriú através dos ônibus de turismo. Só em 2013, foram recepcionados 5.418 veículos de turismo, entre ônibus, micro-ônibus e vans.
Em 2013, pelo total de passageiros cadastrados, aproximadamente 92% pernoitaram na cidade e 57,15% eram brasileiros; 24,19% argentinos; 7,86% uruguaios; 6,71% paraguaios; e 3,62% de chilenos e outros 0,41% de várias nacionalidades, inclusive da Europa. Em relação aos estados brasileiros, o maior emissor continua sendo São Paulo, com 18,57% dos passageiros, seguido do Rio Grande do Sul (14,6%) e paranaenses (7,2%). Santa Catarina ficou na quarta colocação (5,93%); e Minas Gerais em quinto (4,44%).
Mesmo sendo um número expressivo de ônibus, vans e micro-ônibus na cidade, o total de 2013 foi menor do que o registrado em 2012, quando o número de veículos chegou a 6.025. Segundo explica o secretário de Turismo, Ademar Schneider, essa é uma notícia positiva. "Estamos com menor número de ônibus na cidade, aumentando gradativamente o de turistas que vem de modo particular, em veículos pequenos e em aviões. Esse turista tem maior poder aquisitivo e vem de encontro ao que buscamos, que é o de mudar o perfil do turismo da cidade".
Os veículos de turismo param no Portal para registrar sua entrada na cidade por meio de um cadastramento, no qual é feita a aquisição do selo de permanência, a rota que deverá ser seguida pelo motorista do veículo e ainda recebem todas as informações pertinentes ao turismo do município.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Papai Noel gigante é desmontado na Barra Sul
Depois de 52 dias encantando turistas e moradores de Balneário Camboriú durante o projeto Brilhos de Natal, o Papai Noel Gigante, de aproximadamente 15 metros de altura, foi desmontado e transportado na madrugada desta sexta-feira (10), na Barra Sul, em Balneário Camboriú. Como acontece com as centenas de decorações que estão sendo retiradas gradativamente de praças, passeios, avenidas e rótulas da cidade, o grande Noel foi encaminhado ao galpão da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), que promoveu o evento entre os dias 15 de novembro e 30 de dezembro do ano que passou.
A operação de desmontagem e transporte envolveu pelo menos 35 pessoas, duas carretas, três caminhões menores, um guincho, um munck e apoio das secretarias de Obras (Paisagismo), Segurança (Agentes de Trânsito), Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), entre outros colaboradores. Os trabalhos iniciaram por volta das 21 horas desta quinta-feira (9), e prosseguiram durante a madrugada de sexta até às 6h30min da manhã. O traslado, coordenado por três batedores, foi o serviço mais demorado. "As ruas estavam bastante movimentadas, pois haviam shows nacionais em casas noturnas e os veículos de transporte trafegaram com velocidade baixa, cerca de 20 km/hora", informa o coordenador do projeto Brilhos de Natal e organizador da retirada da decoração natalina, Jorge Vargas Ribas.
As decorações de Natal feitas para a Praça Higino Pio (Vila Encantada) e Barra Sul (Fábrica de Brinquedos do Noel e Noel Gigante marceneiro) já foram transportadas para o depósito, e agora seguem as desmontagens das rótulas e vias públicas. Na segunda-feira (13), serão retirados os enfeites e bonecos do Noel do Calçadão da Central, os presépios da Praça 20 de Julho (Kurt Aman), do Pontal Norte e Hospital Ruth Cardoso. Quando o trabalho for finalizado, o relatório em forma de inventário será entregue no barracão do Bairro dos Estados, para as mãos de um representante do prefeito Edson Renato Dias (Piriquito). "Fazemos a entrega no local, pois com o documento é feita a conferência das peças a serem repassadas para o Município. Provavelmente faremos isso até o final da semana que vem", garante Ribas.
Mais informações no telefone (47) 9927-7966 com o coordenador do projeto, Jorge RIbas.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Taxa de permanência para veículos de turismo é reajustada
Desde último dia 1º de janeiro, vigora em Balneário Camboriú o novo valor para a aquisição do selo de permanência para ônibus, micro-ônibus e vans de turismo na cidade. Isso porque a taxa acompanha o reajuste anual da Unidade Fiscal do Município (UFM), que passou de R$ 198,00 para R$ 210,00.
Os veículos que chegam na cidade, quer pernoitem ou não, pagam no banco, após emissão do boleto bancário através do site da Prefeitura da Internet (www.balneariocamboriu.sc.gov.br). O acesso é pelo menu 'serviços' e posteriormente em 'guias de turismo', para empresas já cadastradas junto ao Portal de Informações Turísticas (PIT), inserindo seu código de acesso. Caso a empresa ainda não esteja cadastrada, o primeiro caminho é entrar em contato com o PIT para inserir seus dados no sistema e receber o número do 'código único' que irá gerar os boletos a cada entrada na cidade. O telefone do PIT é o +55 (47) 3367-8005.
Os ônibus e micro-ônibus que pernoitam na cidade pagam uma taxa única de R$ 105,00. Já veículos com essas características que estão apenas em visita e não chegam a passar a noite realizam o pagamento pelo boleto de R$ 210,00. Já as vans que pernoitam devem quitar o valor de R$ 52,50 e aquelas que trazem grupos apenas para visita, pagam o valor de R$ 105,00.
Quaisquer dúvidas podem ser sanadas com os funcionários da Secretaria de Turismo, junto ao Portal, pelo telefone ou ainda pelo e-mailportalturisticobc@gmail.com. O endereço do PIT é Avenida do Estado, nº 5041, próximo ao túnel de acesso de entrada principal de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Wagner Heinzen (arquivo Sectur)
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
