- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Reunião para encontro dos amigos é transferida
Em função do jogo da Seleção Brasileira pelas Semifinais da Copa do Mundo nesta terça-feira (8), contra a Alemanha, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico informa que a reunião que estava agendada para o participantes do 16º Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú para o mesmo dia, às 19 horas, foi transferida o dia seguinte, quarta-feira (9), ainda no Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, no Bairro Ariribá.
A modificação da data não altera o horário e nem o teor da reunião, que deve expor aos representantes dos grupos interessados em fazer parte do "Stammtisch", as novas regras e a distribuição das fichas de inscrição. É importante que os grupos enviem responsáveis ao CEM Ariribá, pois o não cumprimento das normas pode ter como consequência, o fechamento de barracas durante a festa.
Matéria anterior relacionada:
http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/imprensa/noticia.cfm?codigo=13382
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Foto: Arquivo Sectur
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Torcida argelina deixa Balneário Camboriú com festa
Os argelinos se despediram na noite desta quinta-feira (3), de Balneário Camboriú. Por volta das 20h, os últimos torcedores, que ainda estavam na cidade, receberam uma homenagem da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), através do secretário Ademar Schneider, que levou a bateria do bloco Unidos do Samboriú ao restaurante onde o grupo fazia sua refeição. Ao todo, 31 ônibus, com cerca de 2,1 mil argelinos, visitaram a cidade entre os dias 19 de junho e 3 de julho. Nesta quinta-feira, 400 ainda estavam hospedados na Capital Catarinense do Turismo.
A visita foi marcada por dias de muita alegria e descontração. Quem disse que só brasileiro tem samba no pé, é porque não conhecia os turistas argelinos. Um samba meio tímido, um tanto que descompassado, mas com grande vontade de se juntar à alegria dos brasileiros. Os argelinos misturaram-se ao batuque do país, imposto pelo bloco carnavalesco. A homenagem foi uma forma de agradecer pela passagem harmoniosa pelo país e litoral catarinense.
Os africanos partiram satisfeitos com a campanha do time, que pela primeira vez chegou às oitavas de final na Copa do Mundo de Futebol, e fez bonito no último jogo contra a Alemanha, onde o placar foi finalizado em 2 a 1 para o time europeu, sendo os argelinos desclassificados, mas com a sensação de dever cumprido. O time foi recebido na Argélia sob a denominação de ''heróis''.
O secretário de turismo, Ademar Schneider destacou a visita dos argelinos de forma positiva. “Apesar de terem cultura e tradições muito diferentes da nossa, desde a chegada a empatia foi recíproca. Acompanhei de perto todas as atividades do grupo e sua passagem por aqui foi ótima", menciona Schneider. "Tenho certeza que estreitamos laços e que eles voltarão em breve, com as famílias e amigos. É um povo muito amável e fácil de conviver e se comunicar. Realmente, foi um prazer recebê-los aqui", destaca.
Para eles, o Brasil deu sorte. Como recompensa, agitaram as coisas por aqui. Nas ruas, misturavam-se aos brasileiros, vestidos nas cores verde e amarela ou com bandeirinhas do país do futebol. Uniram-se a nossa torcida para assistir aos jogos nos bares e restaurantes da cidade, trocaram camisetas, torceram junto e até ensinaram alguns gritos de guerra da torcida: “One, two, three, viva l’Algérie!”.
A torcida agora continua. Eles querem ver o Brasil hexacampeão. Na cidade, o que se espera é seu breve retorno, com a mesma alegria, simpatia e descontração que marcou sua estada por aqui. "Podemos afirmar que eles entraram no clima e por alguns dias puderam sentir-se cidadãos do Brasil. Au revoir Algérie!! Bon voyage", finaliza o secretário de Turismo.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Nathalia Piloni Donin
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Turismo de Bombinhas visita Sectur
O secretário de Turismo de Bombinhas, Luciano Marcondes, e o diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico daquela cidade, Giancarlos Miguel, realizam na tarde desta terça-feira, 1º, visita de cortesia ao secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider. Segundo informou o diretor Giancarlos, ´"É importante que possamos trocar informações e prever futuras parcerias".
Assessoria de Imprensa Sectur
Foto: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
Argelinos permanecem em Balneário Camboriú
A classificação para as oitavas de final na Copa do Mundo no Brasil deu um novo ânimo à torcida da Argélia, que deve permanecer hospedada em Balneário Camboriú até o próximo domingo (29). Mesmo com o resultado de empate em 1x1, a partida contra a Rússia na Arena da Baixada em Curitiba, na noite de quinta-feira (26), garantiu a vaga para que os argelinos continuassem na disputa, finalizando a primeira fase com a segunda colocação, do Grupo H. O próximo jogo será às 17h de segunda-feira, contra a Seleção da Alemanha, em Porto Alegre.
Segundo explica o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, que os acompanhou durante a última partida da primeira etapa na capital paranaense, a torcida retornou a Balneário Camboriú durante a manhã de sexta-feira, mas alguns grupos tiveram que fazer remanejamento de hotéis, de acordo com as vagas existentes.
"Queremos que todos permaneçam na cidade, mas será um novo momento, pois para eles estão iniciando o período de Ramadã, e durante esse tempo, não poderão comer e beber durante o dia, somente depois do horário do sol poente. Deverá haver uma adaptação", analisou o secretário. Ademar informou que existe uma outra situação a ser contornada, para o retorno da torcida à África. "Mesmo se a seleção argelina perder em Porto Alegre na segunda-feira, talvez os torcedores argelinos tenham que permanecer em Balneário Camboriú, até conseguirem encaixe nas companhias aéreas", pontuou.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Ademar Schneider/Fifa.com
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú recebe torcida argelina
Os primeiros ônibus com torcedores argelinos chegaram em Balneário Camboriú na noite desta quinta-feira (19). Os visitantes, que vieram motivar a seleção da Argélia no Brasil durante a primeira fase da Copa do Mundo, foram recepcionados no Portal de Informações Turísticas (PIT) da Avenida do Estado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) do município, pelo seu mascote, o Solzinho, pelos guias da Associação dos Guias de Turismo (Aguitur), imprensa e até pela bateria do bloco carnavalesco Unidos do Samboriú.
Apesar do cansaço da viagem de mais de dez horas de São Paulo para cá e da primeira derrota para a equipe belga por 2 a 1 em Belo Horizonte (MG), os africanos não se intimidaram e mostraram que são alegres e muito simpáticos. Trouxeram com eles um dos passageiros vestido de Maradona, talvez, para homenagear a cidade que mais recebe turistas argentinos durante o verão. Os grupos estarão hospedados em Balneário Camboriú em dois períodos, entre 19 e 26 de junho, e também de 23 a 29 deste mês, enquanto acontecem os jogos em Porto Alegre e em Curitiba, mas a estadia poderá ser prolongada, caso a seleção passe para a próxima fase da competição.
A recepção iniciou com o responsável pela estadia dos argelinos, o francês Georges Pouzada, da agência carioca Latitude 30, repassando informações e como eles deveriam proceder durante a chegada nos hotéis e o jantar no restaurante preparado para serví-los, dois estabelecimentos do grupo Dom Alberto´s. A principal preocupação era com a lojística que deveria envolver, só neste primeiro dia de chegadas, o trânsito de 32 ônibus de turismo. Até às 23h30min haviam sido registrados 21 veículos no PIT, por isso, o plantão da Sectur continuou até tarde da noite do feriado de Corpus Christi.
Segundo informou a presidente da Aguitur, Marivone Batista, nessa primeira noite os guias ficaram responsáveis por levar os turistas da Argélia para fazer o check in nos hotéis, depois levar aos restaurantes e posteriormente retornar aos hotéis. "Estaremos à disposição da Sectur durante o tempo em que eles ficarão na cidade, para possíveis passeios", disse.
Já Georges Pouzada explicou que toda a trajetória dos argelinos no país está sob responsabilidade da operadora francesa Couleur, e que Balneário Camboriú foi escolhida pelo marketing feito pela Sectur durante a ABAV, feira das agências de viagens em São Paulo, no final do ano passado. "A cidade é pouco conhecida na Europa e essa vinda provavelmente irá incrementar o turismo do município", acredita o agenciador.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, que preparou a recepção aos turistas da Argélia, esclareceu que a intenção durante a chegada foi de passar a eles a hospitalidade e a alegria dos moradores e do trade local. "Estamos vivendo um momento diferente, mas que nos dará um novo aprendizado. É um trabalho difícil, que exige nossa dedicação, mas que se tornará uma vitrine e uma mídia muito forte para nossa cidade. Temos que aproveitar todas as oportunidades", declarou.
Os visitantes da Argélia terão na cidade, no período de 23 a 30 de junho, os serviços do consulado de Brasília, que funcionarão junto à Secretaria de Turismo, na Rua 2950, 771, no horário das 9 às 17 horas. Informações pelo fone (47) 3367-8122, a partir da próxima segunda-feira(23).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Santur firma cooperação para Natal integrado
A ideia dos municípios de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis, de compor um roteiro integrado para o Natal, foi compartilhada pela Santur, órgão oficial de turismo do Estado. Em reunião na sede da entidade, em Florianópolis, na manhã de terça-feira (17) com presença dos secretários e representantes do turismo das quatro cidades, o presidente Valdir Walendowsky certificou a necessidade das regiões trabalharem produtos temáticos diferenciados para atrair o turista e ratificou o auxílio do órgão nesse trabalho.
Blumenau já inicia uma forte divulgação durante as viagens promocionais, dando ênfase ao Natal e à Páscoa, e menor intensidade à Oktoberfest, que já é um evento forte na cidade. Ricardo Stodieck, secretário de Turismo do município e presidente do Parque Vila Germânica, disse que a intenção é levar aos estandes pelo Brasil e exterior, produtos natalinos como bolachas, artesanato, entre outros. Para ele, além de ter um produto eficiente, é necessária divulgação eficiente.
A secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista, concordou com Stodieck. “Necessitamos divulgar de forma conjunta, o que os municípios tem a oferecer de diferente”, citou sobre a importância da publicidade. Já Ademar Schneider, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, sugeriu um roteiro com datas diferentes, para que o turista possa estar em todos os eventos, nas quatro cidades. “Temos que colocar nosso diferencial, como a região, os costumes, a cultura”.
A mesma opinião é da diretora de Turismo de Itajaí, Valdete Campos. “Temos que pensar no que temos de diferente e unir tudo isso”, pontuou. Os municípios concordaram em realizar suas aberturas de Natal em datas diferentes, porém na mesma semana de novembro, iniciando pela quinta-feira e finalizando no domingo.
Todas as sugestões serão expostas em uma nova reunião a ser marcada para a próxima semana, em Florianópolis. Os representantes do turismo ficaram de levar seus principais produtos às mãos do presidente da Santur, Walendowsky, para que sejam analisados e compactados em um único material de divulgação.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo – Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Feriado e argelinos movimentam Balneário Camboriú
É grande a expectativa em Balneário Camboriú, por conta da chegada da torcida da Argélia à cidade. O grupo, com cerca de 2,1 mil torcedores, tem previsão de check in nos hotéis a partir da tarde da próxima quinta-feira (19), promete movimentar as principais vias com sua alegria e descontração, como já acontece em Belo Horizonte, onde estava agendada a primeira partida da seleção nesta terça-feira. Balneário Camboriú também recebe alguns torcedores do Chile e da Argentina, porém em grupos menores, e ainda turistas de outros países e Estados brasileiros, que devem aproveitar o feriadão entre 19 e 22 de junho, motivado pela celebração de Corpus Christi.
Segundo informa o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) do município, Ademar Schneider, a cidade está preparada para receber a seleção verde e branca da África. “Alguns estabelecimentos estão decorados, como hotéis e restaurantes, e algumas bandeiras da Argélia já tremulam entre as brasileiras que estão enfeitando a cidade, durante a Copa. Faremos o possível para que os argelinos tenham uma boa estadia e impressão de Balneário Camboriú, assim como tenho certeza que nossa hotelaria está capacitada para receber pela primeira vez esses turistas importantes para o desenvolvimento do setor”, analisou.
Os hotéis realmente estão procurando se adaptar aos novos hóspedes. Em um dos catorze estabelecimentos selecionados pela agência que traz o grupo, por exemplo, há um painel com a bandeira da Argélia, a do Brasil pequena sobreposta e abaixo, as saudações aos argelinos nos dois idiomas com os quais eles se comunicam, árabe e francês. Em outro empreendimento, foram até comprados novos vasos de flores para incrementar a decoração.
PIT dá boas vindas
O Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú estará recepcionando os grupos argelinos a partir de quinta-feira, 19, com uma faixa de boas vindas, escrita também nos idiomas francês e árabe. Serão recebidos 32 ônibus no primeiro dia, e cerca de 18 nos dias seguintes.
Embaixada muda atendimento
Os diplomatas da Embaixada da Argélia no Brasil, que tem sede em Brasília, estarão na cidade entre os dias 23 de 30 de junho, atendendo os argelinos com serviços consulares, das 9 às 17 horas na Secretaria de Turismo, e não a partir do dia 18, de acordo com comunicado anterior. O motivo foi tomarem conhecimento do feriado de Corpus Christi, no dia 19, e ainda pelo ponto facultativo decretado pelo município de Balneário Camboriú, para o dia 20 de junho.
“Embora estivéssemos dispostos a atender a comitiva da Embaixada durante os dois dias, foi resolvido em Brasília que o atendimento será apenas a partir do dia 23”, adiantou o diretor geral da Sectur, René Rothenburg Jr. A central de atendimento aos torcedores estará localizada nas dependências da Sectur, que fica na Rua 2950, 771. O telefone é o (47) 3367-8122.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e foto: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Municípios da região querem se unir e incrementar o Natal
Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis iniciaram reuniões com o objetivo de desenvolver seus eventos de Natal de forma integrada. Nesta semana, representantes do turismo da região receberam informações de como os municípios podem ampliar os projetos, com elementos comuns que possam criar um roteiro de visitação. Para isso, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário, Ademar Schneider, convidou as secretarias e entidades envolvidas com o Natal das quatro cidades, que participaram de um encontro na Sectur local, com o criador do projeto Natal Luz, de Gramado, Sérgio Korsakoff.
Na reunião, que contou com presença de secretarias de turismo de Blumenau, Balneário e Itajaí, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú e Proeb, Fundação Promotora de Exposições de Blumenau, o secretário Ademar explicou que o objetivo não é competir com Gramado, até porque esse é um projeto a médio e longo prazo, que deve ser, de alguma maneira, iniciado. "Nossa região tem belos projetos de Natal, que podem ser roteirizados em uma experiência diferenciada", analisou.
O convidado Korsakoff explicou que sua experiência com o Natal iniciou em 1991. Desenvolveu projetos natalinos para Curitiba (Natal HSBC) e na cidade gaúcha, onde acompanhou o crescimento do Natal Luz, que hoje movimenta R$ 25 milhões na economia de Gramado e é o segundo maior evento do país, atrás apenas do Rock in Rio. Ainda desenvolve o Natal em outros municípios brasileiros, como em João Pessoa, na Paraíba, e em Brasília, Capital Federal. Também esteve várias vezes na Disney World, nos Estados Unidos, para conhecer a magia de um evento infantil que encanta as famílias inteiras há décadas. Também auxiliou o desenvolvimento do Planeta Atlântida.
"Um dia, plantamos uma semente em Gramado, com uma promoção que movimentou inicialmente 500 espectadores. Hoje o Natal Luz é um case de sucesso e está indo para sua 29ª edição", disse Korsakoff. O Natal Luz 2013 atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas a Gramado, durante 73 dias da promoção.
Para a região entre Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e a Capital, Korsakoff sugere um planejamento forte, com um espetáculo comum que esteja nas quatro cidades, em datas diferenciadas. "Deve ser um planejamento de média ou longa duração, para emplacar uma marca, um conceito. Deve ter uma linguagem única, sem apresentar concorrência e que cative as pessoas", sugeriu, lembrando que a regionalização do Natal pode se transformar num legado que será deixado para os moradores e turistas, mesmo que os representantes do turismo de hoje não estejam envolvidos com o projeto no futuro. "Serão necessários tempo e persistência, além de um bom planejamento", sugeriu.
Na próxima semana, os representantes do turismo dos municípios estarão reunidos em Florianópolis, com a Secretaria de Turismo da Capital, para que os conceitos comecem a ser discutidos e trabalhados, mesmo que para 2014, seja apenas o começo. O projeto já tem o aval da Santa Catarina Turismo - Santur, que deve apoiar a iniciativa, já que o objetivo atual do órgão oficial de turismo catarinense, é que as regiões se unam para desenvolvimento do setor.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Fotos e texto: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
