- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Desenvolvimento econômico e turístico marcam 51 anos de Balneário Camboriú
Mesmo com a desaceleração da economia em muitas cidades turísticas do Brasil e até no exterior, Balneário Camboriú continua entre os principais destinos na preferência do turista que “desbrava” o Brasil nos seus momentos de férias a lazer e entretenimento. Isso acontece até mesmo nos meses de baixas temperaturas, pela grande quantidade de atrações, produtos e serviços oferecidos aos visitantes e moradores, durante todos os dias do ano. É assim que a cidade irá comemorar no próximo dia 20, os seus 51 anos de fundação político-administrativa, sendo um dos municípios responsáveis em Santa Catarina, por promover ao estado um Produto Interno Bruto (PIB) em turismo na casa dos 12,5%, mais de 4% acima da média nacional.
Um dos setores responsáveis é o setor de serviços, que vem oferecendo mais de 15 mil postos de trabalho anualmente, e no comércio, mais de 6,7 mil empregos formalizados. Na própria construção civil, o número de vagas alcançou quase 7 mil postos de trabalho formais, sendo que nos hotéis, pousadas e afins, uma das maiores forças econômicas e turísticas do município, foram mais de 6 mil vagas de trabalho em aproximadamente 130 meios de hospedagens. A cidade conta com mais de 5 mil pontos comerciais, fazendo com que o município movimente a economia dia e noite, de janeiro a dezembro.
Pela pesquisa realizada no setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo (Sectur) do município, em 2014 podem ter se hospedado ou passado por aqui, aproximadamente 3,7 milhões de turistas, a metade desse montante apenas entre os meses de dezembro a março, quando o forte do turismo é a praia, o sol e o calor. “Por isso, é necessário que os setores envolvidos com o turismo estejam equipados com ferramentas e mão de obra especializada, para atender cada vez melhor, e isso vem modificando a realidade de emprego e renda de nossa população”, qualifica o secretário do Turismo Ademar Schneider.
Motivação
Já que é imensa a oferta de produtos e serviços, a Sectur tem se preocupado com a qualificação dos setores ligados diretamente ao turismo. “A diversidade de prestadores de serviço para o setor de turismo é imensa e bem diversificada, com equipamentos que dão suporte à grande vocação da cidade, por isso, todos devemos trabalhar coletivamente para que Balneário Camboriú se desenvolva cada vez mais e melhor, dando tudo de si para o ramo que traz muita riqueza à cidade”, complementa Schneider.
Enquanto a comunidade se motiva em atender bem o turista, os empreendedores agregam valor ao turismo local oferecendo equipamentos turísticos de qualidade. Entre os empreendimentos de destaque nacional estão o Parque Unipraias, que anualmente recebe mais de meio milhão de visitantes; o complexo Cristo Luz, que contabilizou mais de 130 mil visitas num mesmo ano; o zoológico do Parque Cyro Gevaerd; as casas noturnas que estão entre as melhores do país; os atrativos do setor náutico como as escunas de passeio, lanchas e jets skis; os esportes radicais que podem ser feitos tanto no Morro do Careca, quanto no complexo Speedway e em vários locais a céu aberto ou até indoor; além do Parque Beto Carrero World, que apesar de estar a 32 quilômetros da cidade, é um dos grandes responsáveis pela ocupação hoteleira também fora da temporada de verão.
Balneário ainda desenvolve-se pelos atrativos criados pela iniciativa pública. A Prefeitura, por meio de suas secretarias e fundações, oferece uma centena de opções durante o ano, com eventos que vão desde o grande Réveillon Show, ao qual mais de um milhão de espectadores vêm à cidade para ver o maior espetáculo de fogos da virada do Sul do País, ao Carnaval de Balneário Camboriú, onde shows nacionais atraem um público superior a meio milhão de visitantes e moradores; além do Brilhos de Natal, o Coelhinho na Praia e o BC Criança, que juntos formam os grandes atrativos das famílias, entre outros inúmeros acontecimentos, que destacam Balneário Camboriú no cenário turístico nacional e internacional.
Como não bastasse tanto destaque, a cidade está qualificada pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, como a 4ª cidade brasileira em Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM - de acordo com índices pautados na educação, demografia, saúde, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social, entre outros 180 itens, em pesquisas realizadas pelos Censos de 1991, 2000 e 2010. Em relação aos investimentos municipais em educação, um dos itens que pesa no apontamento desse índice, é possível afirmar que os professores do município são capacitados para realizar uma educação de qualidade.
Nada disso valeria tanto, não fosse o incremento gerado pela Administração Pública no quesito segurança. Com a criação da Guarda Municipal Armada há quase quatro anos, investimentos em equipamentos de segurança como câmeras ao vivo que hoje são compartilhadas com a Polícia Militar, ampliação da malha cicloviária, implantação das faixas se segurança elevadas e centenas de outros itens, Balneário Camboriú se tornou modelo para muitas cidades e capitais do Brasil.
Em relação às avaliações nacionais por institutos de pesquisa, podemos afirmar que segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em 2012, por meio do estudo sobre a realidade socioeconômica dos 5.564 municípios brasileiros, Balneário Camboriú ocupa posição privilegiada no ranking das melhores cidades do país. Está entre as 10 cidades que mais se desenvolveram em Santa Catarina. Já segundo um dos maiores portais de busca para viagens de turismo, a cidade ocupa a 20ª colocação na preferência dos viajantes a lazer e entretenimento dentro do Brasil.
E tudo isso ainda pode melhorar, pois o turismo e economia vão ganhar em breve, grande incremento com a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O complexo deverá ter mais de 32 mil metros quadrados de área e mobilizar empresários, empresas de eventos, receptivos, guias de turismo, entre uma variedade de benefícios que trará aos setores da cidade ligados direta ou indiretamente às demandas de feiras e eventos.
“Por tudo isso que os 51 anos de Balneário Camboriú serão uma ótima oportunidade para se comemorar, pois uma cidade tão maravilhosa para o descanso, mostra sua força através de pessoas de bem, do nosso povo, de uma comunidade que não para de trabalhar e que busca sempre por uma vida melhor. Com esse potencial, essas pessoas de bem acabam auxiliando nossa cidade a ser uma das melhores do país para se viver”, analisa o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Bolo de aniversário de Balneário Camboriú terá 51 metros
Na próxima quinta-feira (16), começa a ser confeccionado o bolo em comemoração ao aniversário de 51 anos de Balneário Camboriú. Promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o evento terá a assinatura do Centro de Treinamento Comunitário das Nações (CTC) na produção do confeito. O bolo será servido no Dia do Município, 20 de julho (segunda-feira) na Rua 3100, entre a Terceira Avenida e a Rua 3198 e terá extensão de 51 metros, de muita gostosura.
O tema de sua decoração será algumas festas e eventos que o município oferece aos moradores, turistas e visitantes, como o Brilhos de Natal, Carnaval de Balneário Camboriú, Páscoa/Coelhinho na Praia, Casamento Coletivo, e ainda o BC Criança, Réveillon Show e o Desfile da Abertura da Temporada.
Para a confecção do doce, uma equipe de 15 funcionários do CTC irá trabalhar em dois grupos, entre a produção da massa e a sua decoração. No preparo, serão utilizados em média 140 dúzias de ovos, 80 quilos de açúcar, 75 quilos de farinha de trigo, 48 quilos de amido de milho, 180 litros de leite, 20 quilos de emulsificante (Emustab), 10 quilos de fermento de bolo, 20 quilos de leite condensado, 15 quilos de coco ralado, 20 quilos de amendoim moído, 200 litros de chantili e 100 quilos de doce de leite. Para o enfeite sobre o bolo serão feitas sete maquetes dos eventos de Balneário Camboriú com dois metros cada.
De acordo com a diretora do CTC, Angelina Schneider, o bolo terá aproximadamente 3.224 fatias, que serão distribuídas à população presente ao evento. “Para nós, é gratificante fazer o bolo de aniversário da cidade, assim comemoramos esta data como funcionários da prefeitura, além de moradores do município. O bolo é a maior marca dentro das comemorações, só é cortado no dia. É uma honra realizar o preparo”, enfatiza Angelina.
O bolo dos 51 anos será servido na manhã de 20 de julho, a partir das 9h da manhã, após a solenidade de comemoração do aniversário do município, no mesmo local. Mais informações pelo telefone: (47) 3367-8345.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (estagiária)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Sai credenciamento para apresentações folclóricas e Brilhos de Natal
FCBC credencia artistas para apresentações folclóricas e Brilhos de Natal
15.07.2015 às 15:58h
Após o encerramento do primeiro credenciamento, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lançou o segundo edital para credenciar prestadores de serviços artístico-culturais nas seguintes categorias: dança folclórica, música folclórica e interferência com conteúdo folclórico, além de coral/grupo vocal na condição de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. As inscrições vão até dia 19 e os credenciados poderão ser contratados para apresentações nos seguintes eventos: Festa das Nações, Festival do Folclore, Festival de Frutos do Mar, Acampamento Farroupilha, Brilhos de Natal e outras demandas da Fundação Cultural.
Os interessados devem acessar o edital publicado em www.culturabc.com.br e preencher a ficha de inscrição. Todo o processo é feito pela internet.
Confira a descrição das categorias:
Danças Folclóricas: a dança folclórica é caracterizada por uma sequência de passos que transmitem danças específicas de um determinado país e cultura, com base nos costumes e na tradição de um povo, sendo passada de geração a geração.
Músicas folclóricas: são canções populares, muitas de autores desconhecidos, que são transmitidas de geração para geração através dos tempos. Parte importante da cultura popular, são usadas como o objetivo lúdico (envolvendo jogos e brincadeiras) ou para pura diversão. Normalmente são músicas com elementos regionais, instrumentos típicos, letras que falem de acontecimentos e eventos regionais. Em geral, usam instrumentos e linguajar típicos de uma determinada região.
Interferência com conteúdo folclórico: quaisquer manifestações culturais folclóricas que não se enquadrem exclusivamente como dança ou música. Algumas vezes se utilizam de elementos cênicos específicos (objetos, figurinos, cenários), e que ocasionalmente possibilitam interação com os espectadores. Exemplos: Boi de Mamão, Terno de Reis, Maracatu, Capoeira, Pau de Fita, etc.
Coral: grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes, que tenham como regente pessoa com atuação profissional comprovada.
Grupo Vocal/Folclórico: grupo de 10 (dez) cantores ou mais podendo ter um regente, sendo este, pessoa com atuação profissional comprovada.
Mais informações
Departamento de Eventos/FCBC – (47) 3366.5325, das 13h às 19h
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos – (47) 3366.5325
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br | facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Festa dos amigos tem inscrições encerradas
A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), promotora do evento, informa que as inscrições para participar da festa ''Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú'', edição 2015, foram encerradas nesta terça-feira (14). A Avenida Atlântica estará tomada por grupos de amigos no sábado dia 25, entre 10h e 17h, para comemorar o grande evento de confraternização de amigos, conhecido internacionalmente como Stammtisch, e de aniversário de 51 anos de Balneário Camboriú. Para tanto, todos os participantes deverão enviar, pelo menos, um responsável pela sua tenda à reunião que antecede o encontro, na quarta-feira, dia 22, a partir das 19h até 21h, no Centro Comunitário Vila Real.
Nessa reunião, as informações e regras sobre o evento serão repassadas para os participantes. Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas nesse dia. No local, estarão presentes representantes da Secretaria de Segurança do Município (agentes de trânsito e guardas municipais), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, Secretaria do Meio Ambiente, além da diretoria da Secretaria de Turismo. A intenção é esclarecer normas que deverão ser seguidas pelos grupos, para que a festa dos amigos possa continuar acontecendo, e de forma organizada.
Para valorizar os grupos mais harmonizados ao encontro, a Sectur estará avaliando durante a festa e premiando as equipes em quatro categorias: O grupo mais divertido; o mais organizado; o mais criativo e o que promoveu melhor ação social. A premiação será entregue em reunião posterior para avaliação do evento, premiação e confraternização. Esse encontro está agendado para 6 de agosto, às 19 horas, também no Centro Comunitário da Vila Real. Mais informações pelo telefone (47) 3367-8122.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista) e Juniétty Hugen (estagiária)
Fotos: Silvia Bomm/Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Comtur e Sectur participam de reivindicações junto ao Governo Estadual
A reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, Comtur, realizada nesta quinta-feira (9) em Balneário Camboriú, contou novamente com a participação de membros da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O encontro apresentou debates importantes do setor, como o projeto do Legislativo que tem como objetivo regulamentar o horário de funcionamento dos bares, restaurantes e casas noturnas da cidade, os avanços tecnológicos apresentados pela Polícia Militar, novas normas de segurança pelo Corpo de Bombeiros, atualização sobre as obras desenvolvidas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e ainda a missão técnica que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Florianópolis fará em Orlando, nos Estados Unidos, e que levará ao final de outubro deste ano, um grande número de integrantes do trade do turismo para conhecer as estratégias de turismo daquele destino.
Segundo explicou o secretário de Turismo e membro do Comtur, Ademar Schneider, a reunião foi muito válida, principalmente porque por meio dela, os integrantes do conselho puderem conhecer as novidades que Balneário Camboriú experimenta na área de segurança. E para explicar sobre essas tecnologias que transformaram o município em pioneiro no monitoramento e atendimento das ocorrências pela Polícia Militar, o comandante do 12º Batalhão, coronel Evaldo Hoffmann Júnior detalhou a ferramente virtual PMSC nos Bairros, a qual eliminou a burocracia no momento das ocorrência, equipando as viaturas com tablet e impressora, para que o Boletim da Ocorrência seja gerado no momento do fato. "Além de termos um atendimento muito mais rápido e no local, liberamos policiais que antes prestavam serviço de cartório, para o trabalho nas ruas. Com isso, também temos mais viaturas disponíveis na cidade", motivou o comandante.
Outra informação repassada pelo comando foi que os tablets apresentam um mapeamento das ocorrências, por isso, o trabalhos dos radiocomunicadores foram liberados. A partir da ocorrência gerada, ela aparece na tela do programa, e por meio de ícones, todos os policiais sabem o que está acontecendo na cidade e cada grupo assume a sua ocorrência rapidamente. O software será disponibilizado para a Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú, que já trabalha em conjunto com a Polícia Militar no município.
Essa era uma das preocupações do trade do turismo, em relação às ocorrências que vem ocorrendo no centro da cidade. "O que vínhamos notando era um excesso de crítica às forças de segurança, e agora nos é mostrada essa luz. Não adianta chorar ou berrar, temos que contribuir para que essas iniciativas deem certo em nossa cidade, principalmente se pudermos contribuir com as ações dos conselhos de segurança municipais, os Consegs", disse a presidente do Comtur, Dirce Fistarol.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, complementou informando o aumento de 67 GMs a partir dos próximos meses, o que elevará o número de Guardas Municipais a 150 em Balneário. "Em muitas cidades onde há o trabalho de GMs, Agentes de Trânsito e policiais, há choque de relacionamento e trabalho. Aqui isso não acontece, pela forma de trabalho de todos os comandos. Nossa cidade se tornou pioneira em ferramentas de segurança e exemplo de atuação para muitos outros municípios brasileiros. Além disso, o desenvolvimento desse setor favorece diretamente o nosso turismo", qualificou o secretário.
Apesar dos avanços na segurança, a Polícia Militar, juntamente com o trade do turismo, secretarias municipais e entidades de segurança estarão elaborando um documento que será levado ao Governo do Estado, no intuito de solicitar já para a próxima temporada (2015/2016) o aumento do número de policiais a serviço do 12º BPM, além da necessidade de implantação de estratégias, como o retorno do trabalho do Canil - K9- e outras pendências que deverão ser assumidas pela coletividade local.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Moradores ganham lazer no aniversário do município
A Capital Catarinense do Turismo comemora mais um aniversário no próximo dia 20. E para que todos os moradores de Balneário Camboriú possam desfrutar das atrações turísticas permanentes no município, alguns empreendimentos proporcionam um presente aos munícipes, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). Quem reside em Balneário Camboriú poderá visitar o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, conhecido como Zoo da Santur; o Complexo Turístico Cristo Luz, que abriga a estátua do Cristo Luz iluminada no alto do morro da Cruz; e também o Barco Pirata, que faz o passeio entre a Praia Central e de Laranjeiras, de forma gratuita ou com desconto.
Para poder ingressar gratuitamente aos equipamentos turísticos parceiros da Sectur nesse projeto, os moradores deverão apresentar na bilheteria o comprovante de residência atual na cidade e ainda um documento oficial com foto. No Cristo Luz, por exemplo, serão sete dias de gratuidade para todos os moradores que apresentarem os comprovantes.
No Complexo onde fica a estátua do Cristo, com 33 metros de altura, o período da promoção que presenteia os moradores durante os 51 anos de Balneário Camboriú será entre 15 e 22 de julho. De lá, é possível visualizar todo o centro da cidade e uma grande panorâmica do oceano, a uma altitude de aproximadamente 155 metros. No local há restaurante, pizzaria, espaço para eventos, loja de lembranças e exposição de fotos históricas da cidade e da construção da estátua, além de estacionamento e gruta de Nossa Senhora Aparecida. Mais informações no site www.cristoluz.com.br
O Zoo da Santur oferece ao morador a entrada gratuita no complexo ambiental no dia do aniversário da cidade, 20 de julho, com direito a levar um acompanhante. A administração do zoológico é feita pelo Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e da Flora (ICCO), e lá são encontrados mais de 1.200 animais, também os museus de Taxidermia e Esqueletos, do Artesanato Catarinense, Oceanógrafo, do Pescador e ainda Arqueológico.
Informações acessewww.zoobalneariocamboriu.com.br
O Barco Pirata deu aos moradores a oportunidade de levar cinco acompanhantes, para participar do passeio, oferecendo um desconto a todos de 37% no valor do ingresso, ou seja, apenas R$ 25,00 por pessoa, no período de 15 a 22 de julho. A volta de escuna mostra um cenário deslumbrante da orla central e praia de Laranjeiras. Dispõe de um trajeto que sai do trapiche da Barra Sul, passa pela Ilha das Cabras, e ruma aos costões do Morro da Aguada. Pode ser finalizado em Laranjeiras, com desembarque no trapiche da praia, ou retornando à Barra Sul. Veja mais em www.barcopirata.com.br
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, os equipamentos turísticos visam atender e agradar não só o turista que vem a cidade, mas principalmente os moradores de Balneário Camboriú. “Queremos que a comunidade aproveite o lazer que o município oferece, pois temos muitas oportunidades para aproveitar Balneário Camboriú. Os empreendimentos turísticos são de fato grandes indutores de turismo ao nosso município, um turismo que pode e deve ser realizado também pelo morador”, pontua Schneider convidando as famílias para aproveitarem essa grande oportunidade.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismode
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
6ª Cãominhada é transferida para o dia 18
A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), comunica que a 6ª edição da Cãominhada, que iria acontecer amanhã, dia 11 de julho, foi transferida para o próximo sábado, dia 18. O motivo é a previsão de mau tempo com chuva, que conforme várias empresas de meteorologia deve se estender até segunda-feira.
O trajeto do evento e horário continuam os mesmos, a partir das 14 horasdo dia 18, com encontro inicial na praça Higino Pio (ao lado da Praça da Bíblia). O passeio seguirá pela Avenida Brasil até a Rua 1400, voltando pela Atlântica até a Praça Almirante Tamandaré, onde será realizado o tradicional Concurso de Cães.
O evento está incluído no Calendário Turístico de Aniversário de 51 anos do Município e é regido pela Lei Municipal 2975/2009. Informações adicionais no setor de Marketing da Sectur, pelo telefone (47) 3367-8122.
Notícia Relacionada: http://migre.me/qHYND
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juniétty Hugen (Estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Aberta a temporada de sabores em Balneário Camboriú
O grande festival gastronômico Balneário Saboroso já está aberto a todos os moradores, visitantes e turistas da cidade, até o próximo dia 26. O evento, que é organizado e realizado pelo Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau, está em sua sexta edição e tem apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). Ele envolve a mais rica gastronomia da cidade, com pratos diferenciados, montados com requinte e muito sabor, com valores únicos para refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa), para cada pessoa que quiser experimentar um dos melhores ingredientes do turismo do município. O Saboroso foi aberto na noite desta quarta-feira (8), no anfiteatro da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e contou com a presença do secretário de Planejamento Fábio Flor, representando o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), e do secretário de Turismo Ademar Schneider, entre outras autoridades e grande público.
Anfitriã do festival, a empresária e presidente do BC Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, abriu a solenidade, destacando a importância dos desafios. "A batalha foi grande até chegarmos a um resultado que agradasse a todos. Mas temos que pensar que não existe evento que seja bom para o turista, se não for bom para o seu morador. Então a nossa coragem, as várias batalhas nem sempre ganhas e a experiência adquirida, nos deram um grande aprendizado e hoje construímos um lindo festival, à altura da nossa cidade de Balneário Camboriú, que é um município sensacional", analisou Margot. Ela agradeceu a parceria dos 35 restaurantes participantes, da Prefeitura, Sectur, Santur, Secretaria de Estado do Turismo (Sol), Sebrae, Univali, além dos demais apoiadores e patrocinadores. "Quero agradecer em especial a dedicação do secretário Ademar Schneider, e a confiança do prefeito Edson Piriquito, assinando convênio conosco", complementou.
O secretário Fábio Flor fortaleceu o abraço do prefeito Edson Piriquito e destacou a necessidade de que causas públicas tenham o envolvimento de pessoas de bem. Enfatizou o esforço de todos para que o Balneário Saboroso se tornasse realidade e do grande complemento turístico que a gastronomia representa, perante outras iniciativas que devem ser constantes na cidade. "Balneário é saborosa e fantástica, tem um povo alegre e empreendedor. Mas como toda cidade que quer se manter turística, devemos ajudá-la a se reinventar todos os dias, por isso, estamos trabalhando para manter e criar novos atrativos turísticos como as ciclofaixas, o píer para transatlânticos que ainda neste ano poderemos receber o primeiro navio de cruzeiro em nossas águas, e já temos um porto natural homologado pela Marinha na Barra Sul. Temos a nossa Guarda Municipal Armada e agora teremos o nosso centro de eventos. A gastronomia por si, já é um atrativo extraordinário, mas devemos ter uma série de opções para dar propulsão à economia de nosso município. A iniciativa privada tem entendido bem isso", disse Fábio, complementando que o Balneário Saboroso deve crescer ainda mais, no ritmo em que se encontra.
Já o secretário de Turismo, Ademar Schneider, lembrou da extensa programação de aniversário oferecida pelo Município, nos seus 51 anos, e que tem no Balneário Saboroso um dos seus grandes atrativos. "O festival é um dos melhores ingredientes dessa festa. Tenho certeza que é um dos responsáveis por movimentar a cidade nesse mês de julho. A luta para desenvolver um projeto dessa natureza é muito difícil, é como juntar ingredientes de um prato sofisticado. Existem temperos doces e amargos, mas no final, torna-se uma receita de sucesso", ampliou Schneider.
O 6º Festival Balneário Saboroso é realizado de 9 a 26 de julho, e além de pratos especiais a preços também especiais em diversos estabelecimentos gastronômicos (veja no portal virtual www.balneariosaboroso.com.br os detalhes dessa promoção), oferece também uma programação paralela com aulas-show e palestras com renomados profissionais do setor nacional, entre os dias 14 e 23 de julho.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
