- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
COMTUR debate a temporada
A menos de dois meses para o início da temporada de verão em Balneário Camboriú, o assunto foi o principal tema de reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) na tarde de quarta-feira(4). O evento, que foi coordenado pela presidente da entidade, Dirce Fistarol, contou com a presença do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Ademar Schneider, de representantes das forças de segurança municipais e estaduais da cidade, órgãos fornecedores de água e luz, membros da entidade, imprensa e interessados em geral, foi considerado "muito produtivo", pois informou o trade turístico sobre os preparativos para a estação que movimenta mais de um milhão de visitantes em Balneário.
Um dos pontos de destaque foi a informação do secretário da Segurança Municipal, Edemir Meister, de que durante a temporada, 277 profissionais, entre homens e mulheres, estarão trabalhando pela segurança no município, seja no trânsito, na Guarda Municipal ou como guardas patrimoniais. "Nenhum deles estará em férias nesse período", adiantou o secretário. O contingente a serviço envolve os novos guardas municipais que estão em treinamento e estarão também a postos a partir de dezembro. A Secretaria somará às operações conjuntas com a Polícia Militar, contará com 265 câmeras de vídeo-monitoramento nas vias e locais públicos e equipamentos que farão leituras das placas de veículos já apontando se os mesmos estão em situação legal, ou não.
Em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), sob a responsabilidade do advogado Valdir de Andrade, a Secretaria de Segurança municipal e a Polícia Militar irão trabalhar igualmente na distribuição de cartilhas de conscientização, com direitos e deveres dos turistas. "Lembramos que os responsáveis por menores que se envolvam em crimes podem ser penalizados, como previsto na lei", alertou Andrade, na reunião. Esse assunto foi debatido, já que houve questionamento da profissional do trade e responsável por uma empresa de receptivos, Ana Santos, que todos os anos traz centenas de jovens estudantes turistas do Mercosul para a cidade entre os meses de novembro e dezembro. Ana e outros profissionais do ramo, como a própria presidente Dirce Fistarol, estão preocupados com a venda de bebidas para menores no centro e com outros itens que envolvem a sua segurança. O secretário Edemir explicou que o Centro já tem patrulhamento maior, mas que a colaboração dos guias será "imprescindível". "Não podemos amedrontar os visitantes, temos que nos unir e que estaremos atendendo também as situações diferenciadas", analisou Meister.
Já o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel José Evaldo Hoffmann Júnior, alertou que, apesar de a Segurança estar fazendo a sua parte com inibições, prevenções e fiscalização, é necessário chamar os guias de grupos de jovens à responsabilidade. O alerta deve ser de todos os setores que trabalham direto com os turistas, já que na próxima temporada, segundo informou a Santur, o estado de Santa Catarina deve receber aproximadamente 2 milhões de argentinos na temporada, o dobro do que no verão anterior.
Ao mesmo tempo em que a notícia é positiva para o setor do Turismo, o comandante da PM local alertou sobre a preocupação de que haverá um número menor de policiais militares disponíveis para o serviço do período. "Mesmo assim, estaremos fazendo todo o nosso possível para suprir a demanda do verão, apesar dos problemas enfrentados. Teremos novos veículos, a promessa de um helicóptero que já está em processo de licitação, estamos construindo um heliponto no 12º BPM, e muitas outras ações, inclusive com o auxílio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú", citou o comandante Evaldo. "Queremos que o turista leve as melhores impressões da cidade", pontuou mencionando que além de novos materiais e veículos, a corporação fará barreiras fixas em vários pontos centrais e nos bairros e que irá trabalhar em conjunto com a Secretaria de Segurança do município (SGSIP) e com a Polícia Civil.
Sobre os assuntos de água e luz, os fornecimentos deverão estar garantidos na temporada, conforme os representantes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), André Ritzmann e Arilson Vieira, respectivamente, que explanaram no encontro. Conforme Ritzmann, a Emasa vem trabalhando para prevenir problemas no verão, como a limpeza de peneiras dos hidrômetros, construção de duas novas linhas adutoras que somarão cinco até dezembro e alertando para que os grandes consumidores informem a empresa sobre a possível falta de pressão na captação de água por seus estabelecimentos. Já Arilson, afirmou que só faltará energia na cidade, se houve acidentes contra a rede elétrica, como objetos lançados na linha de transmissão, fenômenos atmosféricos como raios e os fogos de artifício. O gerente regional da Celesc adiantou ainda sobre investimentos na casa de 15 milhões para 2016, em Balneário Camboriú e a reforma total da subestação da rua 2950.
O encontro do COMTUR contou ainda com algumas palavras dos Bombeiros e da Polícia Civil, que se colocaram à disposição da população e dos turistas, a explanação da Secretaria de Turismo, por meio do diretor geral Rafael Amâncio, sobre o lançamento de um novo aplicativo de celular que prestará serviços de localização e informações a turistas e moradores (BCoAnoTodo) e ainda sobre o projeto BC Port, que está em fase avançada e que pretende instalar um pier turístico para navios de cruzeiro na Barra Sul. A fase é de apresentação em órgãos ambientais.
"Foi uma reunião muito produtiva", analisou a presidente Dirce. "Esclarecemos muitos itens e estaremos trabalhando também para ajudar a cidade a ter uma temporada tranquila", finalizou. O secretário Ademar agradeceu a presença de todos, e elogiou o trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Hoteleiros são considerados os maiores divulgadores de BC
Balneário Camboriú encontra no trade turístico o maior fomento de sua economia. Uma história de 51 anos, que torna hoje o município a Capital Catarinense do Turismo. Em uma cidade que recebe milhares de turistas todos os anos, o que não pode faltar é infraestrutura de qualidade e isso Balneário tem provado que tem sobra. Parques de diversão e ecológicos, praias e paisagens que atraem visitantes brasileiros e estrangeiros, casas noturnas, gastronomia para todos os gostos e é claro, uma rede de serviços, principalmente a hoteleira, que tem recebido da melhor maneira aqueles que passam para visitar ou até mesmo passar uma temporada no município.
No próximo dia 9, é comemorado o Dia Nacional do Hoteleiro e no destino que tem sido tão agraciado por esse setor, não há como deixar que a data passe em branco. “Balneário Camboriú é o que é hoje graças aos hoteleiros e a ousadia desses profissionais em abrir empreendimentos. Encontramos aqui o trade turístico mais vasto e completo do estado, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Acredito que somos bem servidos com a nossa hotelaria e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol) trabalha constantemente para contribuir ainda mais com esse ramo”, afirma o presidente do Sindisol, Alessandro Fondini.
Rosane Pretto é hoteleira no município e acredita que estamos num momento muito promissor deste mercado, unindo a alta taxa de ocupação com a diversificação de turistas, além das tarifas diferenciadas que atuam como grandes atrativos. “Esta é definitivamente uma área em crescimento constante, já que o brasileiro procura cada vez mais o turismo nacional e nossa região tem se consagrado como um ótimo destino dentro do país. É um momento também que o cliente procura respostas imediatas e se você trabalha com a facilidade da informação, o resultado é certeiro e positivo”, completa Rosane.
Em meio a tantos comentários e temores de crise, a rede hoteleira tem encontrado resultados bem diferentes. “Somos privilegiados por investir em Balneário Camboriú. Fico feliz por atuar na hotelaria e creio que quando a gente trabalha com tamanho gosto, a crise não chega”, diz Edison Ângelo San Felice (foto). Para a hoteleira Dirce Fistarol, o profissional é um “vendedor de sonhos”. Na sua opinião, o hoteleiro também tem o dever de trabalhar para que os planos de viagem saiam do papel e se transformem em realidade, para isso ela acredita que a excelência no atendimento seja o melhor caminho.
A cidade conta com 129 empreendimentos de hospedagem, que são responsáveis por receber os milhares de turistas entre dezembro e março. “Os hoteleiros são os empresários que alavancam o nome do município, além de terem sido os primeiros empreendedores na economia da região. Acredito que é um dos segmentos que mais promova a cidade como destino turístico, tanto nacional, quanto no exterior. O trabalho desses profissionais gera emprego e renda em grande escala para a cidade”, conclui o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto : Gabriela Neves (estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Inauguração do novo PIT é adiada
Em decorrência do mau tempo, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) informa que está cancelada a inauguração do novo Posto de Informações Turísticas Consorciado, que estava agendada para o final da tarde desta terça-feira, 3 de novembro. Uma nova data será marcada e repassadada à comunidade, autoridades e imprensa nos próximos dias.
O novo PIT será um equipamento de grande importância tanto para turistas, quanto para moradores e trabalhadores da cidade. Por estar localizado na praça de maior movimento de pessoas, a Almirante Tamandaré, e pela sua localização central, junto à Avenida Atlântica e próximo ao Calçadão da Central, o Posto de Informações deverá sanar dúvidas, por exemplo, de como se localizar na cidade, passeios possíveis, folhetos com imagens de pontos turísticos, entre outros dados.
A responsabilidade pelo funcionamento do PIT é da Sectur, com a parceria do Beto Carrero World, Complexo Cristo Luz, Parque Unipraias, Zoo Cyro Gevaerd, Speedway Music Park e Barco Pirata. O horário de atendimento será das 10 às 22 horas, todos os dias da semana e durante o ano todo.
Mais informações pelo telefone (47) 3367-8122, das 13 às 19 horas, com setor de Imprensa.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Sectur finaliza promoção internacional em 2015
Depois de uma série de eventos internacionais que receberam a divulgação de Balneário Camboriú, a Rodada de Negócios BNT Mercosul encerrou as viagens de promoção da cidade até o carnaval. Agora, o foco da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sectur, é preparar o município para a temporada, já que a estimativa é de receber um número maior de turistas no período entre dezembro e fevereiro. As perspectivas são positivas e foram confirmadas durante os eventos no exterior e no receptivo da pré-temporada.
Além de ser apoiador principal da BNT, Balneário teve à disposição uma mesas de negócios para conversar diretamente com mais de 300 profissionais sobre o destino. O município apresentou todas as possibilidades de turismo que oferece e ainda entregou materiais promocionais. Por isso, além do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, estiveram presentes em Santiago e em Lima representantes da hotelaria local, entre outros profissionais que apresentaram as praias, hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos da cidade.
''Foi um evento muito importante, no qual tivemos condição de apresentar nossa região para profissionais importantes de outros países. Nós vimos a vontade de todos em vender o destino de Balneário Camboriú. Antes alguns nem sabiam onde ficava a cidade'', colocou Schneider. ''A expectativa é positiva, sabemos que muitos desses operadores e agências de viagens vão promover nossa cidade. Um diferencial de procura que sentimos foi de profissionais do Peru, com certeza neste ano sentiremos mais a presença dos peruanos'', motiva o secretário.
Aposta na temporada
No último final de semana, apesar do mau tempo, Balneário Camboriú recebeu milhares de visitantes em função das festas de outubro. Só em ônibus de turismo, foram mais de 50 veículos em apenas três dias e ainda, segundo levantamento do site carioca Voltem, a cidade é uma das preferidas para o próximo feriadão. O portal, que intermedia aluguéis temporários, aponta Balneário Camboriú - ao lado de Bombinhas -, como o quinto destino mais procurado no Brasil para aluguéis durante o feriadão de Finados, entre 31 de outubro e 2 de novembro, revelando uma estimativa positiva do que deve ser a temporada que se aproxima. "Além de todos os nossos atrativos, a moeda norte-americana em alta elevou o preço pacotes turísticos internacionais, o que pode ser um fator muito positivo para o turismo nacional", finaliza Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juniétty Mônica Hugen (estagiária) e Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Balneário Camboriú sedia Festival Indiano
O Movimento Hare Krischna, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e do Serviço Social do Comércio (SESC), realizará o 1º Festival de Cultura Indiana de Balneário Camboriú, o Ratha Yatra. O evento acontece no domingo, 1º de novembro, das 10h30min às 17h. O encontro será na Praça Almirante Tamandaré, de onde no início do evento partirá uma passeata até o Pontal Norte, em seguida os participantes retornam à Tamandaré para prestigiar as atrações da programação.
Apresentações culturais como dança e música clássica indiana, aulas de Yoga, meditações e atividades para as crianças serão desenvolvidas. Quem estiver presente também poderá se deliciar com as iguarias da cozinha indiana. As atrações são gratuitas.
Este festival comemora os 15 anos da Acarya da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON) no Vale do Itajaí, e adianta as celebrações dos 50 anos da instituição que acontecem em julho de 2016, no Ocidente. O principal objetivo dos organizadores e praticantes é promover a paz e trazer alegria para o mundo, ações que serão valorizadas durante a passeata, ao som de mantras.
Mais Informações com a organizadora do evento, Raquel Reschke (47) 9760-0711.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur)
Texto: Juniétty Mônica Hugen
Fotos: Divulgação ISKCON
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário participa de mais dois eventos internacionais
A cidade de Balneário Camboriú terá mais dois grandes trabalhos de divulgação internacional nesta semana. Por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), o turismo do município e consequentemente da região é apresentado nos dias 20 e 22 de outubro, na Rodada de Negócios BNT Mercosul, primeiro no Chile e posteriormente no Peru. O objetivo da Bolsa de Negócios Turísticos (BNT), é promover os destinos brasileiros para os turistas estrangeiros, além de possibilitar o encontro empresarial entre o trade do turismo e conta com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, pela ação da Sectur.
O evento conta com a participação de vários expositores como hotéis, resorts e spas, cartões de assistência ao viajante, parques temáticos, operadores de viagens, imprensa e demais setores ligados ao trade. Além de expor os destinos turísticos, também realiza aproximação entre órgãos oficiais, secretarias de turismo, entidades e associações de classe com os profissionais do setor.
Balneário participa em uma das 50 mesas de negócios e assim irá mostra o município, seus pontos turísticos e potencialidades como infraestrutura ao turismo, a força econômica, enfim, os representantes da cidade farão a exposição do que a cidade possui e das atualizações que beneficiam o mercado turístico. O público é de aproximadamente 150 Agentes de viagens e operadores por evento, diretamente ligados ao emissivo de turistas estrangeiros para o Brasil.
Com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, também estarão em Santiago e em Lima representantes da hotelaria local entre outros profissionais. "Estamos motivados e aproveitando que o turismo ao Brasil está convidativo, com boas ofertas e excelente procura. Muitos dos nossos empreendimentos estão com ótima expectativa para essa temporada, mas queremos esclarecer que a cidade vive além do verão e que a praia pode ser aproveitada em outros meses do ano, com bom clima e temperaturas. Isso sem contar que nosso município oferece atrações para todo o ano, e fora do verão, o custo desses benefícios pode ser bem menor", analisa Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juniétty Mônica Hugen (estagiária) e Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
BC Criança garantiu um dia divertido à criançada
O Dia da Criança foi comemorado com muita alegria em Balneário Camboriú. A 5ª edição do BC Criança, evento realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), recebeu crianças, jovens e adultos, que puderam assistir apresentações artísticas e culturais, além de aproveitar os brinquedos e participar das atividades propostas pela promotora do evento. O mau tempo não impediu que famílias inteiras se divertissem durante toda a tarde de segunda-feira, dia 12 de outubro.
Dança, canto, encenações, palhaços, contadores de história, pinturas de rosto e brinquedos como tobogãs, cama elástica, piscina de bolinhas, tabela de basquete e chute a gol foram algumas das opções disponibilizadas, na estrutura coberta de 1.200 m2. Duas carrocinhas de pipoca e uma de algodão-doce também estivam à disposição do público, gratuitamente.
E não foram só as crianças que se divertiram, pais, mães, tios, amigos adultos foram juntos com os pequenos, para aproveitar o dia. O momento mais aguardado do evento foi o sorteio dos brindes doados pelos parceiros da Sectur. A FG Empreendimentos doou 15 bicicletas, três passeios no veleiro e um dia no Fazenda Parque Hotel, em Brusque; o Beto Carrero presenteou com cinco passaportes, além de brinquedos para as crianças. Já o Prepara Cursos ofereceu três cursos kids de informática com duração de 10 meses.
A pequena Najla Santos Rott Cutti foi uma das ganhadoras e se mostrou empolgada com o BC criança. Além de ter aproveitado a festa, ao final a menina de nove anos ganhou uma bicicleta. '' Eu adorei tudo, brinquei no pula-pula e ganhei uma bicicleta linda. Foi muito divertido'', contou emocionada.
“O BC Criança superou todas as expectativas. Este é um evento que proporciona alegria e diversão para a comunidade e os turistas'', comentou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
O BC Criança foi promovido pela Secretaria de Turismo do município, com a parceria da Secretaria de Inclusão Social, por meio do Centro de Treinamento Comunitário - CTC, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação/ Projeto Oficinas, Fundação Cultural de Balneário Camboriú - FCBC, SESC, FG Empreendimentos e Beto Carrero. Também com apoio da Secretaria de Segurança, Secretaria de Saúde, Compur, Emasa, Cosip, Polícia Militar, Prepara Cursos e projeto Latarte.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur)
Texto e fotos : Juniétty Mônica Hugen (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú se apresenta durante 29º Contesc
Daqui dois anos, o município de Balneário Camboriú estará sediando a 30ª Contesc - Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina. Por isso, e para divulgar seu potencial turístico aos participantes da edição atual, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú - Sectur, participa da 29ª realização, que acontece de 14 a 16 de outubro, no Centro de Eventos CentroSul de Florianópolis. O evento movimenta mais de 1.100 profissionais da contabilidade e de empresas afins e é uma promoção da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina, do CRC - Conselho Regional de Contabilidade e Santa Catarina e do Sindicato dos Contabilistas da Grande Florianópo0lis - Sincópolis.
Balneário Camboriú revela as novidades em infraestrutura turística e a atualização de dados em revista institucional, vídeo oficial, mapa, grandes eventos que atualmente realiza, entre outras informações, em estande que divide com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Segundo explica o vice-presidente da Fecontesc, que também é presidente do Sindicato dos Contabilistas de de Balneário Camboriú e Região, Silvio Ribeiro, o encontro tem como foco a capacitação, o treinamento, a qualificação profissional e a apresentação de novas ferramentas de trabalho.
"Aqui no evento temos os principais programas e ferramentas usadas dentro da contabilidade e agora, como as empresas tem que se qualificar cada vez mais, não apenas o contador, o empresário deve se tornar um gestor do próprio negócio", analisa. Nos estandes, os participantes podem conferir atualização em programas para auxiliar na gestão das empresas, como a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica. "Porque tudo se tornará eletrônico e tudo terá um controle muito rígido por parte do Estado e da Receita Federal", alerta Ribeiro.
A 30ª Contesc, que acontece em outubro de 2017 na Capital Catarinense do Turismo, deverá se tornar um dos maiores eventos de contabilidade do Sul do país. "Nossa cidade é muito bem quista entre pessoas que desejam realizar uma viagem de passeios, negócios e também para o turismo de eventos. Aqui em nosso estande estamos recebendo pessoas do Brasil todo, entre contabilistas, integrantes de federações e sindicatos, então fazer chegar a elas o nosso material de marketing e promoção de destino é fundamental", pontua o diretor de Marketing e Projetos Turísticos de Balneário Camboriú, Osnildo Fernando Albino. "Possibilitamos que esses profissionais possam estar melhor situados para a convenção futura", finaliza.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e Fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
