- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
[NOTA] Turismo realiza primeira reunião da Cãominhada
Com o objetivo de promover a maior edição da Cãominhada Oficial de Balneário Camboriú, Willian Brand e Helder Couto, do setor de marketing da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), estiveram em reunião na tarde de hoje com Gabriel de Oliveira e Rosineide Dalçóquio, representantes da empresa DalPet.
Na reunião foram discutidos a questão de patrocínio, distribuição de kits, flyers de divulgação e conscientização dos cuidados e diferentes tipos de maus-tratos que os cachorros sofrem.
A 7ª Cãominhada, que acontece no dia 09 de julho, é um dos diversos eventos promovidos pela Sectur durante o mês de aniversário de Balneário Camboriú.
Texto: Matheus Petter (estagiário)
BC em Movimento acontece no próximo sábado
Com o intuito de movimentar a cidade e promover exercícios físicos, o 3º BC em Movimento, coordenado pelo professor de dança Mário Café, acontecerá no próximo sábado, dia 28, na Praça Almirante Tamandaré, das 15h às 22h. O evento tem apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), e também do comércio local, que fará distribuição de brindes e kits no evento.
O BC em Movimento é aberto para todos os públicos e contará com música, voz e violão (com Jujuba), dança de salão e grupos de dança, como Kebra Tudo Aê, Stardance, Agitadance, entre outros. A tarde na praça será voltada às atividades físicas e faz alusão ao Dia do Desafio, que ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Esse dia tem como objetivo o incentivo a uma vida ativa, à adoção de exercícios físicos para todas as idades e também é uma forma de combater o sedentarismo, comum nos dias atuais.
Além de entreter os moradores, Mário conta que o BC em Movimento é destinado a turistas e visitantes que passam por Balneário. Vários estilos musicais estarão em evidência. “Atualmente, diferentes ritmos são encontrados nas academias, mas a zumba é a mais procurada por se tratar de uma atividade descontraída e que, ao mesmo tempo, faz bem ao corpo”, adiantou. Haverá aulas de zumba, danças com ritmos, brincadeiras e gincanas para entreter o público. Professores de Camboriú, Blumenau, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Curitiba orientarão os moradores e visitantes que participarem do projeto. Após a prática de exercícios, um DJ tocará ao final do evento, finalizando a primeira das três edições que o BC em Movimento vai promover este ano.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Matheus Petter (estagiário)
Fotos: Arquivo Sectur/Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
BNT: Autoridades destacam o trabalho pelo turismo em SC
A 22º Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul - BNT, que acontece no Centreventos em Itajaí desde esta sexta-feira e continua neste sábado (20 e 21), está sendo uma ótima oportunidade para que o trade do turismo mostre que o setor não está desmotivado perante a situação econômica que enfrenta o País. Pelo contrário, na solenidade de abertura, autoridades que desejaram as boas vindas ao público formado por operadores e agentes de turismo, imprensa e demais convidados, ressaltaram a importância de se combater a crise com trabalho.
Além dos participantes e expositores e seus idealizadores, os empresários e profissionais de turismo Geninho Góes e Jair Pasquini, a solenidade contou com representantes de toda a região, como o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Piriquito), o prefeito de Itajaí, Jandir Belini, o presidente do Beto Carrero, Rogério Siqueira, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Hélio Dagnoni,e o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowski.
Geninho Góes e Jair Pasquini abriram a grande feira, dando boas vindas e agradecendo as parcerias do evento. Geninho destacou a representação do país e do exterior na BNT. "Santa Catarina é realmente acolhedor e especial. Tão especial que o Brasil inteiro vem fazer negócios de turismo aqui”, analisou. Geninho também mencionou a economia interna em relação ao turismo. “Como esta o Brasil? Tem várias respostas, depende quem vai responder. Como profissional de turismo, eu vejo o Brasil em fase de crescimento. O turismo gerou 3,2 milhões de empregos em 2015, e o gasto de brasileiros viajando dentro do País alcança mais de 300 bilhões de reais ao ano. O Brasil é o quinto no ranking da economia gerada pelo turismo, e eu acredito que a BNT tem tudo a ver com isso, pois é o evento que tem o maior número de expositores nacionais. Nosso evento é internacional, pois recebe o trade de 20 estados e seis países, colocando em exposição mais de 400 marcas em seus estandes”, pontua.
Geninho destacou o empenho para que a BNT acontecesse. “As pessoas costumam falar em crise, mas nós preferimos focar no trabalho. Não esta sendo fácil para ninguém, então a gente tem que se superar. Promovemos mais de 20 temas em salas de capacitação e rodada de negócios no exterior em agosto e setembro. Em novembro, realizaremos um meeting para empreendedores. Então, quando se tem parcerias, tudo fica muito mais fácil”, motivou, agradecendo os parceiros da feira, dentre os quais a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Para Pasquini, o modo de ação marca a transformação da BNT, que procura ampliar horizontes. “Se estamos aqui há 22 anos, há muitas pessoas por trás disso. Fizemos um trabalho em campo, para sentir o mercado atual nesse primeiro semestre. Em vários estados ouvimos empresários e estamos reedidando o formato da BNT com atividades paralelas como o Business Center. As capacitações estão promovendo mais conhecimento e aprendizado, pois mesmo que estejamos em tempos conturbados, existem empresas que mais uma vez apostaram e acreditaram que a promoção continua sendo o melhor caminho, e continuam sendo otimistas”, qualifica.
O profissionalismo também foi ressaltado pelo presidente do Parque Beto Carrero World, Rogério Siqueira, um dos parceiros da BNT ao lado da Prefeitura de Balneário Camboriú e Prefeitura de Itajaí, entre outros apoiadores. “E o que faz o Estado diferente é a forma com que a gente mostra Santa Catarina. Não dá para fazer a diferença, fazendo do mesmo jeito. É isso que começamos a aprender. Não vendemos o verão, o verão é vendido. Transformamos parcerias em alianças estratégicas e o Beto Carrero é uma estratégia para que Santa Catarina seja vendida mais amplamente”, frisou.
Em sua vez de falar na abertura, o prefeito Piriquito agradeceu e cumprimentou a organização, os parceiros, a imprensa, os expositores e o público de forma geral. “É uma alegria muito grande poder estar aqui. Nós que administramos a cidade, enfrentamos problemas dos mais diversos, e para isso que a gente trabalha, para enfrentarmos os problemas e achamos os caminhos”, disse Edson Pirquito.
“A gente toca hospital, cultura, obras, uma série de situações. Mas nada disso seria possível, se não transformássemos e construíssemos as calçadas, as ciclovias, as ciclofaixas, as travessias elevadas, as pontes, os postos de saúde, as escolas, e se nós, em Balneário, não integrássemos e não tivéssemos o turismo como mola propulsora da transformação e do desenvolvimento econômico. Então, vocês (trade na BNT) é que são os grandes responsáveis por fazer com que a gente tenha uma cidade linda, organizada, limpa, que se desenvolve a cada instante, porque em Balneário Camboriú a gente gosta de receber, tratar e de abraçar as pessoas, e todos que estão aqui na BNT, os profissionais de turismo, a imprensa que vive do turismo, todos são responsáveis por isso acontecer”, complementou Piriquito.
O prefeito deu as boas vindas, e colocou a cidade à disposição, mencionando ainda o prazer de participar mais uma vez da BNT. “Continuem assim, acreditando com brilho nos olhos, com amor no coração para transformar e acontecer. A crise não existe, vamos fazer o nosso dia-a-dia, que a gente vai transformar e fazer uma cidade, um estado e um país vencedor, é isso que precisamos”.
Prefeito de Itajaí, Jandir Belini, citou a honra em ser anfitrião da BNT. Agradeceu a confiança e o momento especial para o turismo que a feira proporciona. Já o presidente da Santur, Valdir Walendowski, registrou e agradeceu a homenagem feita ao governador Raimundo Colombo, em evento da noite anterior pela BNT. “O nosso desafio é proporcionar um Estado melhor para o turista. Na última temporada, recebemos mais de 1,6 milhão de estrangeiros em nosso Estado, por isso, destaco o nosso poder receptivo. Temos grandes desafios, mas mesmo em época de crise, precisamos cada vez melhorar mais”, complementou, destacando o crescimento do turismo e do Parque Beto Carrero.
A BNT continua neste sábado (21) com a visitação aos estandes por meio da feira de negócios no Centreventos de Itajaí, entre 15 e 19 horas. Nesse período também acontece no local as capacitações e Cine Turismo para o trade visitante. Às 20 horas, haverá festa de encerramento e premiação aos campeões de vendas Beto Carrero, no parque em Penha e à noite visitação ao Cristo Luz. Amanhã será dia de passeios no Beto Carrero, Unipraias, Barco Pirata e pontos turísticos de Balneário Camboriú, Itajaí e região.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto : Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Silvia Bomm e Matheus Petter
Assessoria de Comunicação
(47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo
Turismo acompanha obra do Centro de Eventos
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), por meio do secretário Hélio Dagnoni, vem acompanhando de perto as obras de construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Em visita à construção às margens da BR-101, na tarde desta quarta-feira (18), e posteriormente em reunião na Prefeitura com o empreiteiro da obra e a Diretoria de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado, de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Dagnoni expôs que irá formatar um grupo de representantes do trade, que irá acompanhá-lo mensalmente para seguir de perto o cronograma dos trabalhos.
No canteiro de obras, Dagnoni se encontrou com o engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), Sebastião Silveira, que também é fiscal da obra, e com a arquiteta responsável, Ana Maria Moter. Silveira disse que "a movimentação no local, com a visitação das autoridades municipais, auxilia para que todos os órgãos estejam informados sobre o andamento da construção". Já Ana Moter qualificou o acompanhamento da Secretaria de Obras e da Emasa, órgão municipal de saneamento e distribuição de água da cidade. “O auxílio dessas entidades foi essencial para que um novo cronograma fosse feito, com especificação de trabalhos”, salienta.
Outra informação obtida no canteiro de obras é que a Construtora Salver, responsável pela execução do projeto, está adiantando o serviço, na medida do possível. “É esperado que até dezembro seja colocada a cobertura da obra”, pontua Ana Moter.
Já em relação aos repasses financeiros, o secretário conversou com o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Omar Chaves, que explicou sobre as verbas já depositada e como o TCU auxilia financeiramente a construção do Centro de Eventos.
“Fiquei muito feliz com os resultados obtidos nesta tarde. Realmente, há muita disposição por parte da empreiteira, do Estado, da fiscalização dos profissionais envolvidos. Mas não podemos perder a obra de vista. Estaremos acompanhando os passos do processo, com auxílio do nosso prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), que também está acompanhando o andamento do serviço”, tranquiliza Dagnoni, após diálogo com a diretora de Projetos Estruturantes da SOL, Ana Paula Cardozo da Silva, e com o proprietário da empreiteira, Sálvio Salver. A diretora Ana Paula explicou ainda que foi agendado para a próxima terça-feira (24), uma nova medição da obra pela Caixa Econômica. As medições são realizadas para que possam ser feitos os repasses do Governo Federal.
“Queremos ainda que os profissionais do trade que estarão nos acompanhando nesse processo, iniciem seus relatórios, nos quais constará como o Centro de Eventos favorecerá os seus empreendimentos, e a cidade como um todo. Temos que estar preparados para essa mudança que vai acontecer em Balneário Camboriú, com a presença de um mega empreendimento como esse a favor do turismo”, finaliza Dagnoni, que na obra esteve acompanhado do diretor de Planejamento da Sectur, Paulo Pacheco.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista) e Matheus Petter
Fotos: Matheus Petter (estagiário)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário Camboriú amplia divulgação na BNT
Nos próximos dias 20 e 21 de maio, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), estará expondo na grande vitrine que é a Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul). O evento, que chega em sua 22ª edição, será realizada no Centroeventos de Itajaí e espera receber mais de sete mil participantes, além de aproximadamente 400 expositores em 146 estandes. A Sectur fará a exposição da Capital Catarinense do Turismo em estande próprio, no período das 15 às 19h30, tanto na sexta-feira, quanto no sábado.
Na lista dos participantes e expositores estão operadores e agentes de viagens, órgãos oficiais de turismo, companhias aéreas, hotéis e resorts, destinos e equipamentos turísticos, profissionais de imprensa e do turismo, que estarão representando Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e ainda a República Dominicana.
Além de expor em espaço próprio, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará realizando capacitação sobre o destino, que é um dos benefícios da BNT ao operador e agente de viagem. A palestra será realizada às 18 horas do dia 20, nas salas de capacitação montadas especialmente para o encontro. Entre os palestrantes estarão Natal, República Dominicana, Paraíba e Bahia.
Os organizadores e diretores do grupo BNT, Jair Pasquini e Geninho Góes, destacam o crescimento da Bolsa de Negócios Turísticos nos últimos dois anos, principalmente pela capacidade de recepção do Centreventos de Itajaí. "A BNT já é a maior feira em números de expositores individuais do País. Serão mostradas mais de 400 marcas e a grande novidade é o Business Center, que será um espaço reservado exclusivamente à realização de negócios com horários marcados entre expositores e operadores", enfatiza o diretor Pasquini.
Além do Business Center e das Salas de Capacitação, a 22ª BNT contará com critérios para os agentes de viagens, como agenda de compromissos garantindo contatos comerciais para os expositores, atividades técnicas tanto em empreendimentos turísticos de Balneário Camboriú e Itajaí, quanto em Penha, no parque Beto Carrero World; a própria Feira de Negócios, e por fim os famturs (visitas de familiarização do turismo) , que promoverão o contato entre os agentes de viagens do Brasil e do exterior, e as potencialidades dos municípios sedes das atividades da BNT.
“A BNT possui grandes parceiros. Nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e credibilidade, e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento dessa atividade econômica, divulgando cada dia mais destinos e serviços turísticos para um público qualificado”, afirmam Góes e Pasquini, lembrando que ao final do evento haverá a premiação Campeões de Vendas Beto Carrero para quem apresentou movimento comercial de destaque.
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário, Hélio Dagnoni, a BNT é um grande acontecimento do trade para o trade turístico, que promove grandes negócios, oportunidades, a abertura de novos mercados e a ampliação do interesse a cada produto e serviço turístico ofertado na feira. "Como não podia deixar de ser, será um compromisso importante para a Prefeitura de Balneário Camboriú, até porque além de promover o nosso destino, estaremos fortalecendo a marca BNT que nasceu aqui, em nossa cidade e região. É todo o turismo regional que ganha força e se expande, ampliando também nosso alcance junto ao público potencial para o turismo", qualifica Dagnoni.
Confira a programação da 22º BNT
20 de Maio - Sexta–feira
Manhã – Chegada dos participantes – Visitas técnicas;
Das 15 às 19h – Feira de Negócios e Salas de Capacitação - Centreventos Itajaí;
21 de Maio - Sábado
Manhã – Visitas técnicas em hotéis e equipamentos turísticos;
Das 15 às 19h – Feira de Negócios e Salas de Capacitação - Centreventos Itajaí;
20h – Solenidade de entrega do prêmio Campeões de Vendas Beto Carrero e coquetel de encerramento oferecido pelo parque;
Das 08h30 às 13h – Business Center – Operadores e fornecedores - Exclusivo para expositores inscritos;
22 de Maio - Domingo
Visita dos participantes credenciados ao Beto Carrero World.
Mais informações no telefone (47) 3367-1119 ou 3367-9960.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação (47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo
Baixar arquivo anexo desta matéria
Dagnoni analisa momento favorável ao turismo
18.05.2016 às 14:53h
O novo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o empresário Hélio Dagnoni, disse esta semana que a transição política pela qual passa o Brasil, com novos nomes no cenário, deve ser vista como um momento de ação e reação. Inclusive o turismo deve ser beneficiado, mesmo que a passos lentos.
Dagnoni analisa que a moeda americana, o dólar, começa a recuar e dar fôlego ao empresariado, favorecendo também o investimento com lazer e entretenimento. Na sua opinião, com o dólar iniciando um período de queda, os empresários brasileiros importam e vendem mais, mantendo empregos e criando boas expectativas, que motivam inclusive as viagens pelo país.
"Eu vejo que essa mudança na Presidência do Brasil provoca um momento de perplexidade na população, pois o novo presidente tem a certeza de 180 dias no cargo. Ele é um presidente interino, mas essa foi uma ação que o povo brasileiro exigiu, por causa de muitos problemas na antiga administração. Eu acredito que o novo presidente Michel Temer é uma pessoa muito sensata e que, mesmo com algumas dúvidas, deve acontecer a retomada da credibilidade no Brasil com ações internacionais e será um período muito bom para o turismo", pontua.
Após a alta do dólar que o levou a casa dos R$ 4,20 em fevereiro, os atuais números conferem uma situação melhor à economia. A moeda foi comercializada na segunda-feira (16 de maio) em valores aproximados a R$ 3,65, e com esse recuo, Dagnoni analisa que o povo brasileiro consegue se adequar para fazer turismo tanto lá fora, quanto nos destinos brasileiros. "O turista nacional ou internacional não vai deixar de viajar pelo Brasil e temos que lembrar que estamos em um ano de Olimpíadas no País, o que o coloca na vitrine dos destinos turísticos para o viajante do exterior".
Para ele, o turista não vai deixar de vir a Balneário Camboriú. "Isso porque temos algumas das mais belas praias do Brasil e acredito que toda essa transformação pela qual o país vai passar nesses próximos meses não vai interferir". O secretário destaca que a tendência é melhorar, pois o dólar estando um pouco mais baixo, há uma reação positiva e a volta da confiança das pessoas.
Foco no internacional
A Secretaria de Turismo deve continuar seu trabalho de divulgação pelo país de modo acentuado, mas de acordo com o secretário Dagnoni, irá focar muito mais no turista argentino em 2016. Isso porque, conforme especifica, "o argentino continua muito intensamente interessado em Balneário Camboriú".
"Nessa última temporada, foi esse turista que salvou nossa economia. Eles vieram para cá, porque gostam daqui e foram bem atendidos. Então, nossa intenção é fazer com que ele volte mais vezes durante o ano, e aquele que ainda não veio, que venha conhecer nosso destino", complementa. "Ele aqui sempre acaba gastando em nosso comércio, levando uma lembrança ou algum produto que para ele é mais caro em seu país".
Turismo acessível
E são muitos os pontos favoráveis, para que Balneário Camboriú continue na rota do turista nacional e estrangeiro, independente da condição econômica do país. Balneário é uma cidade que tem bons preços e muitas atrações, que lembra o secretário, são de graça, como a principal delas que é a praia. "E nós estamos com uma ótima infraestrutura. Nossa mobilidade urbana está muito boa, desde os ônibus de turismo, que entram na cidade por setorização, até nas calçadas que estão sendo pavimentadas com pisos táteis, ou feitas com superfícies em relevo para quem tem limitação de visão. Ainda os acessos a cadeirantes que tem melhorado muito. Isso tudo vai ser ampliado com o nosso centro de eventos que está em construção", frisa.
Entre as metas de Dagnoni está o trabalho para diminuir a sazonalidade de Balneário Camboriú. "Fiquei muito contente de vir para a secretaria, porque além de ser de Turismo, é também de Desenvolvimento Econômico, então estamos buscando esse desenvolvimento em período de baixa visitação no município. Não precisamos estar focados em divulgar a cidade somente para o verão. Temos, sim, que cuidar da nossa praia, que é o que Balneário mais vende, mas temos que incentivar também o turismo de outros segmentos, principalmente o de negócios, com a construção de centro de eventos".
Pela condução de Hélio Dagnoni, a Sectur continuará divulgando Balneário Camboriú para um turismo de ano inteiro; sua vida noturna, a gastronomia, a segurança, a mobilidade, e todas as demais atrações que oferece. "Nós temos os melhores lugares de lazer e entretenimento e temos uma cidade muito tranquila", motiva Dagnoni.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação (47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo
Baixar arquivo anexo desta matéria
[NOTA] Sectur recepciona empresários de Porto Belo
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) esteve em reunião na tarde de hoje recepcionando empresários de Porto Belo. O secretário de turismo, Hélio Dagnoni, e o diretor-geral, Rafael Amâncio, ressaltaram pontos importantes na infraestrutura de Balneário Camboriú, como a construção do Centro de Eventos, o BC Port, a segurança municipal e projeto Visite Balneário Camboriú e Região, feito em parceira com o BC Convention.
Texto: Maria Eduarda (estagiária)
[NOTA] Centro de Eventos e Trade Turístico são pautas da reunião da Sectur
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) esteve em reunião na tarde de hoje para discutir sobre o trade turístico, a construção do Centro de Eventos e o projeto Visite Balneário Camboriú e Região, feito em parceria com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.
Estiveram presentes na reunião o atual secretário da Sectur, Hélio Dagnoni, o diretor-geral, Rafael Amâncio, o presidente do BC Convention, João Francisco Barão e também a vice-presidente, Margot Rosenbrock Libório. Dirce Fistarol, do Sindisol, Ludiane de Oliveira, responsável administrativo e financeiro do BC Convention, e Celso Pirmann, do Sebrae/SC, também estavam presentes.
Texto: Matheus Petter (estagiário)
