Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Zoológico e museus: opções de passeio em Balneário Camboriú

Para os moradores e turistas de Balneário Camboriú que não sabem o que fazer num dia nublado ou até mesmo de chuva, quando não se quer ir à praia e nem para as compras, aí vai uma dica: desde 1981, a cidade conta com o Zoológico do Parque Cyro Gevaerd – um dos maiores e mais completos do estado de Santa Catarina.

Num espaço de 39 mil metros quadrados, com uma diversidade de animais, belezas naturais e exóticas e a facilidade de acesso junto à BR 101, o zoológico é uma excelente opção para visitantes de todos os lugares. Mantido pelo Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e da Flora (ICCO), bilheteria do próprio zoológico e através de convênio com a Prefeitura de Balneário Camboriú, atualmente o parque conta com cerca de 1.200 animais, sendo 823 aves (91 espécies), 170 répteis (24 espécies) e 95 mamíferos.

Conforme a bióloga e, Márcia Regina Achutti - funcionária do zoológico desde 1984 - dois tigres de um ano e meio são os animais de menor idade do local. Cacatuas e papagaios do congo são os animais que estão no zoológico há menos tempo. Já um casal de araras-azuis é a espécie que há mais tempo está no parque. “Desde que comecei a trabalhar aqui, eles já estavam e eram adultos”, contou a bióloga, ressaltando que estas aves geralmente vivem até uma média de 70 anos.

“Na maioria dos casos, os animais chegam até o parque através de permuta entre os zoológicos de várias cidades do Brasil e apreensões feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou Polícia Federal (PF)”, explicou a bióloga. Ela salientou que e em alguns casos, os animais são doados ao Cyro Gevaerd.

Atrações

Entre as atrações do zoológico está o Mundo das Aves. Neste espaço há marantas e filodendros, recintos que abrigam aves das mais diferentes espécies como araras, tucanos, jacutingas e quatro lagos com cisnes, flamingos e marrequinhas.

Na parte dos mamíferos, observam-se diversas espécies de macacos, tigres e leões. Em seguida, no Terrário, há vários tipos de serpentes e aranhas. Já no Aquário, deslumbrantes espécies de peixes de água doce, como pacus, tambaquis, tilápias e carpas coloridas podem ser admiradas.

No espaço destinado aos museus, os visitantes podem conhecer o arquivo arqueológico, onde existem fósseis de milhares de anos da civilização indígena da região. De acordo com Márcia, o local é o mais interessante. “As ossadas de duas índias grávidas despertam a curiosidade de muitos que passam por aqui, como estudantes e professores de história”. Próximo a este espaço, existe também o Museu de Taxidermia, onde é possível ver de perto os animais que passaram pelo processo de taxidermização (empalhamento).

Já o Museu Oceanográfico mostra uma grande coleção com espécies raras de peixes, moluscos, crustáceos, algas e corais. Quanto ao Museu do Artesanato Catarinense, pode-se dizer que são artes imensuráveis: são mais de 700 peças entre vimes, cerâmicas, couros e representações de grupos folclóricos de pau-de-fita e boi-de-mamão. Próximo ao Museu do Artesanato encontra-se o do Pescador, com belíssimos utensílios da pesca artesanal, como canoa, balaios e redes.


Projeto Escola

Desde 1984 é desenvolvido no Cyro Gevaerd o Projeto Escola. O programa educativo tem o objetivo de sensibilizar, através do conhecimento, estudantes das redes públicas e particulares de ensino para com o cuidado e carinho pelos animais e o meio ambiente.

A prova de que o trabalho está cumprindo sua missão, é que a cada ano aumenta o número de alunos que conhecem a estrutura do parque. De acordo com números fornecidos pela bióloga Márcia, também coordenadora do Projeto Escola, em 2008 o total de 14.286 estudantes visitaram o zoológico. Em 2009, o número aumentou para 15.728, e no ano passado cresceu mais 10%, quando chegou a receber 17.381 estudantes das escolas de Santa Catarina.

Perfil dos visitantes

Família e estudantes são os que mais visitam o parque. De acordo com a bióloga, domingo é o dia em que mais pessoas passam pelo local, geralmente das cidades de Palhoça e São José. Quanto aos animais que mais chamam a atenção dos turistas, Márcia enfatizou que são os leões, tigres e macacos.

Porém, o casal Alfredo Junges e Ana Paula Radavelli, de Brusque, que visitavam o zoológico com seus dois filhos na tarde de sexta-feira (7), contaram que o jacaré era o animal que mais tinham vontade de conhecer.

Curiosidades

• Um leão do Cyro Gevaerd come, em média, por dia, seis quilos de carne.

• Cerca de 29 pessoas trabalham no zoológico atualmente.

• Os tratadores de animais têm curso para exercerem a função.

• Entre os diversos animais do zoológico, uma macaca-aranha e uma Ihama tem nome próprio. A macaca se chama Vitória e, a Ihama, Bebéu.

Atendimento

No verão (de 1/12 a 28/02) o horário de atendimento é das 9 às 19h30 e na baixa temporada (de 1/03 a 30/11) das 9 às 17 horas. O parque está situado na BR-101 - km 137. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (47) 3367-0033.

Prefeitura de Balneário Camboriú - Sectur
Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122
Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação Social
Supervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR
imprensa@secturbc.com.br
www.secturbc.com.br

Últimas Notícias

Selo de Atendimento ao Turista é entregue a estabelecimentos Os primeiros estabelecimentos contemplados com o Selo de Atendimento ao Turista receberam a certificação do Programa Selo Turismo Qualificado BC nesta segunda e terça-feira (6 e 7). A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú entregou o selo, na Categoria Ouro, ao Camboriú Praia Hotel, Grupo Oceanic (Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata e a Aventura Jurássica), Pousada Morada do Estaleiro, Hotel Sibara e Hotel Marimar.O selo é concedido pelo Município de Balneário Camboriú com objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo em seu atendimento, elevar o padrão de serviços e melhorar a experiência dos visitantes na cidade. Para obter o reconhecimento municipal, estabelecimentos e prestadores de serviços têm de cumprir critérios que seguem padrões internacionais de boas práticas em atendimento ao turista. Entre os critérios para a Categoria Ouro, estão possuir pesquisa de satisfação do cliente, ter funcionário com domínio de um segundo idioma e dispor de um canal de comunicação com o cliente para atendimento rápido. O selo tem as categorias Prata e Bronze também. O processo de validação, com visitas aos estabelecimentos que solicitaram o selo, envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.O selo Atendimento ao Turista é o segundo do Programa Selo Turismo Qualificado BC, criado em 2022 para promover as boas práticas adotadas pelo setor. O primeiro foi o Sustentabilidade. Para obtê-lo, é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (Bronze, Prata ou Ouro).Para conhecer o Programa Selo Turismo Qualificado BC, solicitar reconhecimento e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br. Os próximos três selos a serem lançados serão os de Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.___________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Balneário Camboriú se mantém na categoria máxima no Mapa do Turismo Brasileiro Balneário Camboriú permanece na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em abril.O Mapa do Turismo Brasileiro possibilita a definição da área a ser trabalhada prioritariamente com políticas públicas pelo MTUR. Os municípios são categorizados (A, B, C, D e E) com objetivo de identificar o desempenho da economia do setor. Estar na categoria "A", caso de Balneário Camboriú, significa atrair políticas públicas e repasses de recursos para o setor.Para a categorização, são levadas em consideração variantes como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.A cidade é "A" desde o início da categorização, instituída por portaria do MTUR em 2015.Em território nacional, 2.043 cidades e 312 regiões foram avaliadas em 2024. Após a validação, o município recebe um certificado do Ministério do Turismo, que está no anexo desta matéria. A categorização pode ser conferida no site https://www.mapa.turismo.gov.br. O MTUR também reconheceu em abril, com certificado, o Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú como registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Temporada de cruzeiros termina em Balneário Camboriú neste sábado Último cruzeiro da temporada 2023/2024 em Balneário Camboriú, o navio Costa Favolosa chega ao Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul às 8h deste sábado (27). A embarcação vem de Santos (SP) e segue para Montevidéu (Uruguai), às 17h.A temporada de cruzeiros 2023/24 começou em 8 de novembro de 2023. Durante esses cinco meses, o Atracadouro Barra Sul recebeu 62 escalas com 15 navios de nove companhias diferentes e cerca de 250 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, vindos de diversos países. Esta foi a maior temporada de cruzeiros dos últimos sete anos em Balneário Camboriú, de acordo com o Atracadouro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú está sendo divulgada na WTM Latin America Conhecida pela beleza de suas praias e infraestrutura turística de alto padrão, Balneário Camboriú está presente na WTM Latin America (World Travel Market), considerada uma das principais feiras mundiais da indústria de viagens e turismo. A WTM começou na segunda (15) e vai até esta quarta-feira (17), em São Paulo.Balneário Camboriú está sendo divulgada neste evento pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) em stand próprio, o qual tem um novo design. A arquitetura do stand remete às belezas naturais da cidade. A estrutura tem também painéis de led com vídeos temáticos, que simbolizam a modernização da cidade.A participação de Balneário Camboriú no evento faz parte das ações do Masterplan do Turismo, planejamento que aponta para novas formas de comunicação e posicionamento da cidade. A intenção é reposicionar Balneário Camboriú no cenário internacional como um dos principais destinos de turismo, negócios e lazer. De acordo com a Sectur, o investimento na WTM não é apenas uma ação de curto prazo, mas sim parte integrante do projeto que visa transformar a cidade em um ícone global de turismo sustentável e de alta qualidade. Além de proporcionar negócios para a cidade e conexões com o setor, a presença na WTM visa ampliar, entre as principais referências do segmento, a visibilidade de Balneário Camboriú e seus atrativos, como praias, entretenimento e gastronomia.A WTM reúne profissionais e empresas do setor turístico para discutir as últimas tendências, estabelecer parcerias estratégicas e promover destinos turísticos. Com a presença de milhares de participantes e expositores, o evento tem papel importante na promoção do turismo no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas participam da WTM, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.