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Turismo tenta viabilizar pouso de 250 voos fretados para a temporada
Resultado do grande trabalho de divulgação realizado nos países do Mercosul e no Chile, a próxima temporada de Balneário Camboriú e região deverá contar com a vinda de milhares de turistas vindos não apenas em automóveis e ônibus, mas também através de voos fretados, conhecidos como charters. Mas essa realidade está ameaçada pela possibilidade de o aeroporto de Florianópolis não ter infraestrutura necessária para receber cerca de 250 chegadas previstas para esse verão, a maioria vinda do Chile e da Argentina. Para evitar que isso aconteça, Balneário Camboriú já se mobiliza para garantir o pouso dessas aeronaves, seja em Florianópolis, Navegantes, ou ainda em Curitiba.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, explica que Florianópolis j´pa adiantou que não poderá receber todos os voos, mas procura solucionar o caso. “Temos uma previsão de 30% aumento de turistas estrangeiros para esta temporada, pelo trabalho de divulgação que fizemos, mas não estamos conseguindo qualidade de transporte e infraestrutura para recebê-los”, analisa Schneider, que foi avisado do problema pelas agências de turismo que estão preocupadas com a possibilidade de cancelamento ou suspensão nas vendas dos pacotes. “Isso por enquanto ainda não aconteceu”, tranquiliza o secretário, que procura de todas as formas uma nova opção ao trade.
Enquanto espera uma nova resposta do aeroporto Hercílio Luz, da Capital, que solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberação de uma pista secundária para uso em período noturno e madrugada, Schneider faz contatos com outros aeroportos. Na última sexta-feira (3), o secretário esteve em reunião com o superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Marco Aurélio Zenni, acompanhado do representante do trade de Balneário Camboriú, Miguel Fajardo, que também se mostrou muito preocupado com a situação.
Zenni deixou claro que Navegantes tem sim a intenção de receber uma parte dos voos, na medida do limite do terminal aeroportuário. “Em Navegantes o que precisaríamos é analisar todas as informações. Apesar de sermos um aeroporto internacional, a nossa dificuldade é juntar os três órgãos federais necessários para a recepção destes vôos: a Receita Federal, a Polícia Federal e a Anvisa”, explicou o superintendente. “Se tivermos a demanda e as informações com antecedência, conseguiremos mobilizar estes órgãos”, complementou, informando que o terminal passa por reformas e não está operando em tempo integral.
O terminal está recebendo obras de melhoria na pista que atualmente tem 1.701 metros de extensão. O fechamento para pousos e decolagens acontece às 21h30 e a reaberta às 6 horas, o que acontecerá até o dia 29 de dezembro. Após esta data, a intenção é que a pista fique em operação das 6 às 24h, com a possibilidade de receber três voos noturnos em horários espaçados.
Para o secretário de Turismo esta possibilidade poderia auxiliar no problema, mas ele não descartou a possibilidade de recorrer ao Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Entretanto, a preferência é para que o plano de pouso continue e a capital do Estado consiga adequação de pista.
Melhorias para o turismo em quatro anos
O Aeroporto de Navegantes recebia, até 2008, uma média de 350 mil passageiros anuais. Em 2009, esse número chegou a 600 mil e a meta neste ano é alcançar os 850 mil usuários, com 20 voos diários. A reforma na pista acontece ainda nos próximos 20 dias e a proposta, em janeiro, é a de aumentar o número de voos diários para 22.
Atualmente, não há problemas para o aeroporto operacionalizar o pouso de aeronaves dos modelos 737-200/300 e até 500 e para 2011, uma das empresas que trabalham no terminal deverá trazer uma linha Navegantes-Buenos Aires, o que favorecerá o turismo de toda a região.
Também em 2011 será um ano de projetos e licitações no terminal. O local terá seu sistema de climatização e elevadores reestruturados e também uma estrutura melhor para atender aos passageiros. As melhorias, segundo Zenni, devem atender prioridade do Governo Federal de ajustar os aeroportos brasileiros para a Copa de 2014.
A pista também deverá ser aumentada para 2.640 metros de extensão por 45 metros de largura, em aproximadamente quatro anos, o que irá permitir pousos e decolagens de aviões que atualmente fazem a rota Brasil – Europa. “Dependemos de desapropriações e transferências à União, posteriormente, a liberação dos órgãos ambientais, mas entre três e quatro anos deveremos estar aptos para receber grandes aviões”, comemora Zenni.
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Na foto: Gil de Castro Gandra Filho, gerente de operações e segurança do aeroporto de Navegantes, o superintendente Marco Aurélio Zenni, o profissional aeroportuário Nelson dos Santos, o secretário de Turismo de BC, Ademar Schneider e Miguel Fajardo, representante do trade de BC.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de Turismo
Texto e fotos: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR
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