Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Projeto Brilhos de Natal encanta crianças e adultos

23.11.2009 às 15:27h

“Fantástica”, “Linda”, “Maravilhosa” e até  a expressão “Isso não é normal” foram ouvidas neste final de semana, pelas pessoas que conheceram a Casa do Papai Noel, aberta na noite de domingo (22), no Pontal Norte. Apesar da chuva que ocorreu no sábado(21), afastando a possibilidade de acontecer o evento de inauguração da Fábrica de Brinquedos na Barra Sul, o público compareceu em peso ao outro lado da praia no dia seguinte, para ver de perto o local onde residirá o “bom velhinho”, até o dia 23 de dezembro, pricipalmente as crianças que se encantaram com o que viram. As duas atrações integram o projeto “Brilhos de Natal”, realizado pela parceria entre a Prefeitura de Balneário Camboriú e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Secretaria de Turismo do município,  Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Obras/Paisagismo, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Fundo Municipal de Trânsito - Funtran, Companhia de Urbanização de Balneário Camboriú – Compur, Sinduscon – que doou a madeira e o telhado da casa do Noel - e as seis empresas colaboradoras.

Fábrica de Brinquedos
A Fábrica de Brinquedos da Barra Sul já pode ser visitada pelas famílias da cidade e também por visitantes. Choveu no sábado(21), e a solenidade de entrega da fábrica foi transferida para sexta-feira(27), às 20h. No local, há quatro papais noéis animados, que passam as horas produzindo brinquedos, através de um mecanismo conhecido como animatronics. A decoração enche os olhos de quem a conhece, e a Fábrica já se tornou um dos principais cenários para as fotos de final de ano na cidade. Maria Célia levou sua filha Angela, de 4 anos, para ver a Fábrica. “Me encantei mais que minha filha, cheguei a pegar o telefone para ligar para minha família em Curitiba, de tão emocionada que fiquei”, relatou ela, que foi ver a nova atração embaixo de chuva. Muita cor, luz, música natalina ambiente agradou quem já passou pela Barra Sul, no fim de semana. A visitação é gratuita, e pode ser feita até 11 de janeiro do próximo ano.

Casa do Papai Noel
Na noite de domingo, uma bela solenidade marcou a inauguração e abertura da Casa do Papai Noel, instalada no Pontal Norte e que ficará também aberta à vistação até 11 de janeiro de 2010. Ao som do coral Trupe Vocal Entrei Pelo Canto, regido pelo maestro Normélio Webber, e posteriormente pela dupla Marcos e Zailton (guitarra e teclados, respectivamente), foram acesas as lâmpadas da casa e todos os sete bonecos de papais e mamães noéis animatronics foram ligados, para dar movimento ao cenário que encantou crianças, jovens e adultos. A fila para entrar na casa permaneceu ininterrupta por mais de duas horas, e todos os visitantes foram recebidos e cumprimentados pelo prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) e pelo vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, que permaneceram na porta da casa até o final do evento, por volta das 22h30, além da diretoria da CDL.

A casa é um verdadeiro encanto, em todos os seus quatro cômodos. No quarto, há o casal Noel dormindo, uma banheira com espuma e bolinhas de sabão que são lançadas pelo ar. Na sala de jantar, quatro bonecos saúdam o Natal com seus copos e próximos à lareira. Na sala de estar, cadeira de balanço, árvore de Natal e um presépio  emolduram o cenário onde fica mais um casal de noéis. Nas cozinha, Mamãe Noel prepara o prato predileto de seu marido. Qual será? A dúvida permaneceu, mas as crianças davam seus palpites, entre brigadeiro, polenta, feijão e sopa de galinha. “Ela ficou muito linda. Todos estão de parabéns”, disse a visitante Cláudia, que veio ao local com a filha Paulinha. A visita à Casa do Papai Noel poderá ser feita diariamente, das 17 às 23h, até 11 de janeiro, mas o Papai Noel de verdade receberá as crianças entre os dias 5 e 23 de dezembro, no mesmo horário. Pede-se a quem puder, levar um brinquedo de qualquer valor ou tamanho, para ser doado à crianças menos favorecidas da cidade. Na área da casa há um grande saco vermelho, para que a doação seja depositada.

Outros brilhos
O presidente da CDL, Altamir Osni Teixeira, disse que o projeto Brilhos de Natal ainda não está finalizado, e até a chegada do Papai Noel em pessoa, na casa, no dia 5 de dezembro com a Abertura da Temporada no Pontal Norte, haverá outros “bilhos”pela cidade. Foram enfeitadas 190 árvores na Avenida Atlântica, e até o dia 28 de novembro, a intenção é finalizar a decoração em mais 200 árvores, e também na maioria dos quiosques da avenida.
Altamir ainda informou que um novo projeto já está finalizado e será colocado em ação para substituir o Noel que foi consumido pelas chamas, no último dia 16, na Praça Tamandaré. No local, haverá uma nova atração, que terá seu encantamento garantido. Esse novo equipamento deverá ser entregue até o dia 6 de dezembro.

Concurso de decoração
Nesta terça-feira (24), haverá uma coletiva para a imprensa, para expor como será o 1° Concurso de Decoração Natalina da CDL. Vitrines comerciais, fachadas residenciais e de condomínios, bares e restaurantes entre outras categorias, poderão participar. Haverá premiação aos primeiros e segundos colocados em cinco segmentos. Dez entidades filiadas à CDL auxiliaram e, por isso, serão dados R$ 20 mil em prêmios. Detalhes no telefone 3261-3300.


Assessoria de Imprensa
Departamento de Imprensa
Fotos: Ariston Sal Jr  //  Celso Peixoto Imagens // Rafael Weiss // Silvia Bomm
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3267-7000

 

Últimas Notícias

Inscrições para blocos e charangas no Carnaval seguem até quinta-feira Grupos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente on-line até o dia 29 de janeiroBlocos, charangas e escolas de samba têm até esta quinta-feira (29) para realizar as inscrições para participar do Viva Folia BC 2026, o Carnaval de Balneário Camboriú. A programação acontecerá na Avenida Atlântica e nos bairros da cidade.Interessados devem observar as regras contidas em edital de chamamento público lançado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, além de anexar todas as certidões exigidas com as informações correspondentes. O documento está disponível para acesso público por meio do link: https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/licitacao/RX6PC9RA.pdf.Para realizar a inscrição, os grupos interessados devem acessar a plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC) por meio do link: https://bnccompras.com/Home/Login. Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI).A programação do Viva Folia BC 2026 deverá incluir até 15 blocos e escolas de samba para a realização de desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro, além de até 12 charangas acompanhadas de bandas que deverão passar pelos bairros de 13 a 17 de fevereiro.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual, especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família. ___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú terá primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira Centenas de passageiros devem passar pela cidade para os procedimentos de embarqueBalneário Camboriú avança no turismo náutico com o primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira (26), no navio Preziosa, da MSC Cruzeiros, com destino a Punta del Este, no Uruguai. Cerca de 300 pessoas devem passar pela cidade para os procedimentos de embarque, além dos passageiros que desembarcam durante a parada para visitação.Para embarcar, os passageiros usarão o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, qualificado para embarques e desembarques tanto nacionais, quanto internacionais. Os embarques ocorrem a partir das 11h, tendo o local passado por ampla reforma estrutural para se adequar aos procedimentos de fiscalização e controle aduaneiro que serão realizados a partir da próxima segunda-feira.O gerente da Marina Tedesco e responsável pelo Atracadouro, Gustavo Bauer, salienta que o terminal reformulou sua estrutura, resultado de um investimento de aproximadamente R$6 milhões. "Fizemos uma ampliação na nossa estrutura, com um espaço totalmente novo para check-in, mas também para fazer o processo de migração, inclusive, com o escaneamento de bagagens, pois os passageiros vão entrar em países como Argentina e Uruguai", enfatizou.Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o fato de Balneário Camboriú passar a realizar embarques e desembarques é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços. "Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem", disse.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Embarque histórico em navio de cruzeiro será nesta segunda-feira em Balneário Camboriú Pela primeira vez, Balneário Camboriú será palco de um procedimento de embarque em um navio. Nesta segunda-feira (26), cerca de 300 pessoas devem passar pelo Atracadouro Barra Sul para iniciarem uma viagem rumo a Punta Del Este, no Uruguai, pelo navio Preziosa, da MSC Cruzeiros.O momento é considerado histórico, uma vez que a cidade é a primeira do Brasil a ter uma Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada, o que qualificou o atracadouro a realizar o procedimento após investimentos feitos em reforma estrutural pelo Grupo Tedesco.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Beatriz NunesFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Pesquisa de demanda turística subsidia planejamento de Balneário Camboriú e da Região Costa Verde & Mar Balneário Camboriú recebeu, nos dias 15 e 16 de janeiro, a aplicação da pesquisa de demanda turística, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O levantamento, realizado anualmente, foi aplicado em pontos turísticos e locais de grande fluxo de visitantes, como as praias Central, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, além da região central da cidade, em horários de maior movimento.Mais de 160 visitantes participaram da pesquisa, respondendo a questões relacionadas à percepção do destino, qualidade dos serviços, tempo de permanência, gasto médio diário, origem do visitante e sugestões para melhoria da experiência turística.Para o diretor-geral de Turismo de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, a pesquisa é um instrumento técnico essencial para a tomada de decisão no setor público. "A pesquisa de demanda turística é uma ferramenta fundamental para a gestão do turismo, porque nos permite trabalhar com dados reais sobre o perfil do visitante, seu comportamento, percepção do destino e padrões de consumo. Esses dados, somados a outras bases que o município já possui, orientam o planejamento, a promoção do destino e a qualificação das nossas políticas públicas", disse.Laurindo explica que os dados levantados não são analisados de forma isolada, mas integrados a um conjunto mais amplo de informações já monitoradas pelo município. "Balneário Camboriú utiliza diferentes fontes de dados ao longo do ano, como os levantamentos do Posto de Informação Turística, informações do atracadouro, dados operacionais da temporada e pesquisas históricas. A pesquisa de demanda vem para complementar esse conjunto, permitindo identificar o que estamos acertando, onde precisamos ajustar e quais caminhos estratégicos devemos seguir", relatou.Os resultados da pesquisa serão consolidados e apresentados no âmbito do colegiado regional de turismo, por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, possibilitando que os municípios participantes utilizem os dados como subsídio técnico para o planejamento integrado do turismo regional.A turismóloga e servidora pública de Balneário Camboriú, Luciana Vargas, destaca que o levantamento contribui diretamente para o aprimoramento das ações do setor. "A pesquisa permite compreender melhor o perfil do visitante e a imagem que ele tem do destino, auxiliando na definição de estratégias mais eficientes para a promoção e qualificação do turismo", afirmou.Além de Balneário Camboriú, a pesquisa de demanda turística foi aplicada em municípios como Navegantes, Itapema, Porto Belo, Ilhota, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Bombinhas e Camboriú, que integram a Região Costa Verde & Mar.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação +
Inscrições para blocos e charangas participarem do carnaval de 2026 serão abertas nesta quinta-feira Interessados em participar do Viva Folia BC têm até o dia 29 de janeiro para efetuar as inscriçõesAs inscrições para blocos, escolas de samba e charangas participarem do carnaval de Balneário Camboriú deste ano serão abertas nesta quinta-feira (15) pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo. O Viva Folia BC ocorre de 13 a 17 de fevereiro em vários pontos da cidade.A seleção será realizada conforme as normas contidas em edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Turismo e disponível para acesso no link https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=4379 . Interessados têm até o dia 29 de janeiro para efetuar a inscrição na plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC).A programação do Viva Folia BC prevê desfiles carnavalescos nos bairros de 13 a 17 de fevereiro. Para os eventos, serão selecionadas até 12 charangas acompanhadas de bandas. Já blocos e escolas de samba serão selecionados no total de até 15 participantes para desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro.O secretário de turismo, Evandro Neiva, frisa que o cronograma dos desfiles levarão em consideração a ordem classificatória obtida por meio do chamamento público. "Considerando os critérios técnicos, que estão previstos em edital, e após a análise criteriosa da Secretaria de Compras, com o apoio da Comissão Permanente de Eventos da Secretaria de Turismo, vamos definir os detalhes do carnaval, principalmente relativos ao cronograma dos desfiles", disse o gestor.Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI). No ato de inscrição, deverão ser anexados os documentos exigidos em cada caso, além de certidões e o devido preenchimento das declarações em anexo no edital.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será efetivada em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Forças de segurança atuarão de forma integrada durante a realização do AgroPlay Verão Festival Evento será realizado em Balneário Camboriú no dia 14 de fevereiro, na Praia CentralFalta pouco mais de um mês para Balneário Camboriú receber o AgroPlay Verão Festival, evento que se apresenta como um dos maiores projetos do gênero no país, conforme divulgado por seus organizadores. A programação está prevista para o dia 14 de fevereiro, nas areias da Praia Central, com estrutura a ser montada no Pontal Norte.O festival é organizado pela agência da cantora Ana Castela, que integra o line-up do evento, e contará com apoio institucional da Prefeitura de Balneário Camboriú, sem custos para o município, observados os limites legais e administrativos aplicáveis. A entrada será gratuita para o público em geral, com área VIP de acesso pago.Na tarde desta quinta-feira (8), os organizadores do evento estiveram reunidos com representantes das forças de segurança municipal e estadual, além da equipe da Secretaria de Turismo, para alinhamento de estratégias voltadas à realização do festival de forma segura e organizada. Participaram da reunião a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o BC Trânsito, que atuarão de maneira integrada."O evento reforça a capacidade de Balneário Camboriú em receber iniciativas de grande porte, com planejamento, organização e responsabilidade. A cidade possui estrutura consolidada para sediar eventos que promovem entretenimento, movimentam a economia local e fortalecem o turismo", destaca o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.Segundo ele, a segurança é tratada como prioridade em ações dessa natureza. "Foi definido um planejamento integrado envolvendo monitoramento, controle de acessos, ordenamento do espaço e gestão do trânsito, sempre com foco no bem-estar da população, dos turistas e de todos que estarão presentes", afirma.A escolha de Balneário Camboriú pelo Grupo AgroPlay levou em consideração a estrutura urbana, turística e logística do destino. O festival propõe um novo conceito de Carnaval, conectando música, entretenimento e experiência, com identidade sertaneja e atmosfera praiana, respeitando as normas ambientais, urbanísticas e de uso do espaço público.Para os sócios-diretores do Grupo AgroPlay, Raphael Soares e Rodolfo Alessi, a realização do evento na cidade representa um marco para o projeto. "É uma honra para o Grupo AgroPlay ser recebido por Balneário Camboriú. Estamos desenvolvendo um projeto inovador dentro do calendário de Carnaval brasileiro, e poder realizá-lo em uma cidade com forte vocação turística e tradição na realização de grandes eventos torna essa experiência ainda mais relevante", destaca Raphael.Nos próximos dias, serão divulgadas mais informações sobre a programação, atrações e estrutura do evento.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto e foto: Kássia Dalmagro(47) 3267-7022 +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.