Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Prefeito determina lançamento de edital para obra do centro de eventos em 30 dias

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, anunciou, na tarde desta segunda-feira (4), que está em fase final de elaboração o projeto da prefeitura para a construção do sonhado Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções para o município. A intenção da municipalidade é doar este projeto ao governo do Estado. Caso o Centro Administrativo não demonstre interesse e não assuma o compromisso imediato de construção da obra, o edital para a primeira etapa será lançado em 30 dias pelo setor de compras da prefeitura.

Há pelo menos três meses, o prefeito e sua equipe têm participado de reuniões com empresários do trade turístico para chegar ao melhor modelo a ser adotado na cidade. A determinação do prefeito partiu diante da necessidade de se tirar o projeto do papel e aos seguidos adiamentos por parte do governo do Estado.

“Contamos com a preciosa e importante ajuda do governo do Estado, mas se ela não vier, vamos fazer a obra por conta do município. Não podemos mais esperar”, explica Piriquito, frisando que o grupo teve a assessoria do administrador Leonardo Vieira, o Pezão, filho de Balneário Camboriú e que hoje é reconhecido “como uma das maiores autoridades em centros de eventos e pavilhões de convenções do país", acentua.

Outro ponto importante: tudo foi elaborado em sintonia com os empresários do ramo turístico e da indústria têxtil de Santa Catarina, setores que são unânimes ao afirmar que o projeto anterior não atende às necessidades catarinenses.

Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é construir, de forma modular e por etapas, um centro com até 35 mil metros quadrados, e que poderia ser edificado no terreno da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), no entorno do Parque da Santur. A área tem pelo menos 400 mil metros quadrados.

“A necessidade de se fazer um novo projeto, a pedido do prefeito Piriquito, surgiu por dois motivos principais: primeiro, as seguidas postergações por parte do Estado. Segundo: na audiência pública para tratar do tema, na Câmara de Vereadores, a sociedade foi unânime em rejeitar o projeto anterior. Estamos finalizando um projeto que atende às necessidades da indústria e do trade turístico de Santa Catarina”, acrescenta o secretário de Planejamento da prefeitura, Auri Pavoni.

Para o presidente do Sincomércio de Balneário Camboriú, Hélio Dagnone, o projeto é a “salvação para o comércio, a hotelaria e parte do transporte terceirizado de Balneário Camboriú. É importante lembrar que a cidade foi a primeira a ter o pavilhão da Santur, o que gerou muitos recursos ao município. Agora, precisamos do centro de eventos urgente. Já perdemos muito tempo e estamos muitos anos atrasados”, afirma ele, salientando que o Sincomércio é parceiro para a concretização deste sonho.

Segundo o diretor-superintendente do Expo Center Norte, em São Paulo, Sérgio Medina Pasqualin, é a primeira vez que uma equipe busca subsídios para uma obra desta natureza na fase de projeto. “Balneário Camboriú é bem servida de leitos de hotelaria. Tenho certeza que cabe um centro de eventos e pavilhão de convenções na cidade. Será como foi em Florianópolis, o antes e depois do Centro Sul. Só é preciso ter cuidado para construir no tamanho ideal, saber dimensionar o projeto, levando-se em conta o número de assentos em voos para região. Não adianta fazer um centro enorme se as pessoas não conseguem chegar”, finaliza.

"Chegamos a um consenso do que é viável a nossa realidade, após vários estudos e reuniões com entidades de vários setores da economia readequamos o projeto e tornamos ele mais sustentável e sofisticado. Queremos que ele seja viável financeiramente mas que não se perca em qualidade, que ele seja visto como referencia nacional e internacional. Nesta nossa viagem para São Paulo, por exemplo, tivemos a oportunidade de ser atendidos por Sérgio Pasqualin, um especialista em convenções e exposições que atua no mercado há 19 anos como gestor do Expo Center Norte desde sua concepção e nos apresentou diversos dados técnicos que somaram a experiência e conhecimento que já temos. A hora é agora”, declara Isaac Pires, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.

Histórico do projeto

- Após a audiência pública na Câmara de Vereadores (17.09.2011) ficou nítida a necessidade de um novo projeto, que começou a ser elaborado após uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, a pedido do prefeito Edson Piriquito, em março de 2011. Ali, foram colhidas as primeiras informações a respeito das necessidades de Balneário Camboriú e Santa Catarina em relação ao centro de eventos, em reunião capitaneada pelo então secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva.

- Após várias conversas com pessoas da cidade e troca de informações, com um projeto pré-elaborado, veio até o município o administrador e consultor Leonardo Vieira, o Pezão que, por ser filho da terra, prestou assessoria Gratuitamente à iniciativa. Este encontro ocorreu no sábado anterior ao Dia das Mães, 7 de maio. Pezão veio a Balneário a pedido do prefeito Edson Piriquito e do ex-secretário Carlos Humberto Silva.

- Durante a posse do atual secretário de turismo, Issac Pires (em 3.5.2012), houve conversas com o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Oportunidade na qual se comentou que o setor têxtil de SC teria demonstrado interesse de que o centro de eventos e o pavilhão de convenções fosse construído em Balneário Camboriú para atender à demanda do setor. Para isso, a criação de um novo projeto se fazia necessária.

- Além disso, houve duas reuniões entre a Prefeitura, o setor têxtil, e o presidente da Santur, dias 11.05 e 24.05.2012 e, culminando com a ida para São Paulo, semana passada, aonde o grupo de Balneário Camboriú visitou e foi buscar informações junto aos administradores dos centros de eventos Center Norte e Transamérica.

Foto de capa, da esquerda para direita:
Sérgio Pasqualin, Isaac Pires, Edson Renato Dias, Auri Pavoni e Valdir Walendowsky.

Foto matéria:
Reunião na Secretaria de Planejamento no dia 24 de maio de 2012.

 

Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Fabian Lemos – diretor de Comunicação
Fotos: Divulgação PMBC

Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Últimas Notícias

Exposição de carros antigos terá nova edição no próximo domingo em BC Última edição aconteceu em 31 de maio com alta procura do público e mais de 70 veículosNo próximo domingo (28), Balneário Camboriú receberá nova edição da Exposição de Carros Antigos na Praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica. O evento ocorre das 9h às 13h e é realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o grupo Antigos BC Costa Esmeralda.A programação é gratuita e deve atrair moradores e turistas para o espaço, reunindo diferentes modelos de veículos clássicos, preservados por colecionadores de Balneário Camboriú e região. A última edição, também realizada na Praça Almirante Tamandaré, em 31 de maio, registrou grande procura de participantes e do público. Na ocasião, mais de 70 veículos participaram da exposição.O segmento de veículos antigos tem contribuído para atrair visitantes, movimentar os estabelecimentos nas proximidades e qualificar o uso do espaço público, fortalecendo novas alternativas de lazer e convivência na cidade.TrânsitoDurante o evento, será mantido o fluxo de veículos na Avenida Atlântica, sem interdições. Para garantir a fluidez do trânsito, equipes da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) prestarão apoio no perímetro. O evento contará também com auxílio da Guarda Municipal (GMBC).______Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Fotos: Jackson de Oliveira +
Prefeitura de BC promove a cidade para mais de 400 agentes de viagens do Brasil Município participou do maior evento de promoção turística da empresa Azul ViagensA Prefeitura de Balneário Camboriú participou do maior evento de promoção turística da empresa Azul Viagens e promoveu a cidade para mais de 400 agentes de viagens de todo o Brasil. O evento "Agente Tá On na Estrada" ocorreu de 16 a 20 de junho, em Fortaleza (CE), e contou com o trabalho da Secretaria de Turismo (Sectur-BC). Além dos profissionais, o encontro reuniu também mais de 100 representantes do trade turístico brasileiro e internacional, incluindo destinos consolidados no Brasil e no exterior. Balneário Camboriú, único município catarinense presente, participou de capacitações, rodadas de negócios e apresentou produtos, experiências e seus atrativos turísticos. Para o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos, a participação no Agente Tá On Na Estrada confirma que Balneário Camboriú está no caminho certo, mas também evidencia que o trabalho precisa ser permanente. "Balneário Camboriú tem um caminho consolidado no turismo nacional, mas precisa seguir presente, competitivo e conectado ao mercado. Outros destinos estão avançando, investindo e disputando espaço. Por isso, participar de eventos como esse é uma estratégia de posicionamento. Estar diante dos principais vendedores da Azul Viagens no Brasil nos permite apresentar o destino com profundidade, fortalecer relacionamento e transformar os atrativos de Balneário Camboriú em argumentos reais de venda", disse. Para a gestora de produtos da empresa Azul Viagens, Marcela Spagnol, o município vem se destacando no setor. "Balneário Camboriú merece o destaque que vem conquistando pelo trabalho realizado até aqui. Isso só se torna possível com gestores atuantes, que compreendam a importância do alinhamento estratégico entre as instituições e o trade turístico, bem como da realização de investimentos e ações coordenadas em diferentes frentes", afirmou.O gestor de promoção de destino, Marcelo Simões, frisa que a cidade mostrou seus diferenciais e tem significativo potencial de crescimento. "Ter Balneário Camboriú como parceiro da Azul Viagens em um evento tão relevante para o turismo nacional é um grande presente para os agentes de viagens. A receptividade à apresentação foi extremamente positiva e reforça o potencial de crescimento do destino. Temos plena confiança de que Balneário Camboriú ganhará cada vez mais destaque e participação nas vendas da operadora", destacou. Em outubro, Balneário Camboriú participará de mais uma etapa do calendário da Azul Viagens, durante o Workshop da Azul em Recife (PE), ampliando a oportunidade de capacitar agentes, fortalecer o relacionamento comercial e consolidar ainda mais o destino junto à rede de vendas da operadora.______Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Fotos: Divulgação PMBC +
Prefeitura de BC lança nova consulta pública sobre Plano Municipal de Turismo 2026/2036 Participação popular antecede o próximo seminário com delegados, marcada para ocorrer em 30 de junhoA Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo (Sectur-BC), tornou disponível nesta sexta-feira (19) nova consulta pública relacionada ao Plano Municipal de Turismo (PMT) para o período 2026/2036. O prazo para a participação popular segue até o dia 29 de junho, véspera da próxima reunião com delegados.Interessados em participar do processo de construção do documento que irá nortear o novo PMT deverá acessar o link (confira o link abaixo) e responder a seis perguntas de múltipla escolha relacionadas a três eixos temáticos, que serão discutidos na próxima reunião, marcada para ocorrer no dia 30 de junho, no Complexo Turístico Cristo Luz, às 16h.A consulta pública consiste nos eixos temáticos: Tecnologia e Inovação, Sustentabilidade e Promoção e Comercialização do Destino. As respostas fornecidas pelo público serão apresentadas e durante a discussão sobre as mesmas temáticas na próxima reunião, que é aberta ao público. Próxima etapaApós a fase de discussão dos eixos temáticos, será realizado o fórum de validação de todas as deliberações tomadas pelos delegados. A etapa é fundamental para revisar e consolidar as decisões que servirão como diretrizes para a política municipal de turismo para os próximos dez anos. Consulta pública: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwOOiRbYasLAKl0EgN0M1eDPTCM5WaOlFW8aBaII7yiGOKag/viewform Saiba mais sobre os três eixos temáticos SustentabilidadeA sustentabilidade no turismo busca garantir que o desenvolvimento da atividade aconteça de forma equilibrada, conciliando a preservação ambiental, a valorização dos recursos naturais e culturais e a geração de benefícios duradouros para toda a comunidade. Isso inclui a conservação do território, a criação de empregos, o fortalecimento dos negócios locais e a promoção de oportunidades de forma inclusiva, contribuindo para uma cidade mais próspera e com melhor qualidade de vida.Tecnologia e InovaçãoNeste eixo, é explorado como a tecnologia pode transformar a experiência do turista em Balneário Camboriú, tornando-a mais personalizada e memorável. O intuito é encontrar ideias que impulsionem o empreendedorismo e coloquem a cidade na vanguarda do turismo inteligente.Promoção e Comercialização do DestinoA promoção e comercialização do destino ampliam a visibilidade e competitividade de Balneário Camboriú. Esse eixo busca desenvolver estratégias de marketing e comercialização que atraiam visitantes, valorizem os diferenciais da cidade e fortaleçam sua presença no cenário nacional e internacional.______Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Fotos: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú participa de capacitação nacional para agentes de turismo Participação é estratégica e tem como objetivo promover o município para empresas e profissionais do setorNesta quinta-feira (18), a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú representará o município em um evento nacional de capacitação para profissionais de turismo de todo o país. O "Agente Tá On Na Estrada" iniciou nesta terça-feira (16) e segue até o dia 20 de junho em Fortaleza (CE), com o objetivo de fomentar a cadeia turística brasileira.Realizado pela empresa ATS Viagens e Turismo - Azul Viagens, o evento será uma importante oportunidade de promoção turística do município, que terá seus atrativos turísticos, temáticos, produtos, infraestrutura local e experiências divulgadas e atualizadas para centenas de profissionais que atuam diretamente com o mercado consumidor. A expectativa é impulsionar o fluxo turístico para Balneário Camboriú por meio de capacitações, rodadas de negócios e busca por novas parcerias estratégicas. Durante o trabalho de promoção, um dos destaques do município será o Viva o Natal BC, produto turístico lançado em 2025, cuja próxima edição está sendo planejada pela Secretaria de Turismo, com início previsto para 11 de novembro de 2026. Promoção turística ao longo de todo o anoBalneário Camboriú participa ativamente de feiras e eventos de promoção turística ao longo do ano, nacionais e internacionais. Neste mês de junho, além do Tá On Na Estrada, será a vez de participar das próximas edições do Projeto Visite BC, iniciativa do Balneário Camboriú Convention & Visitors, que conta com a parceria da Secretaria de Turismo. A primeira parada será em Lima, no Peru, no dia 23 de junho, já a segunda ação do mês ocorrerá dia 25 de junho, em Santiago (Chile).______Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Fotos: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú participa do Festival Internacional de Turismo em Foz do Iguaçu Município esteve presente no evento junto dos destinos do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & MarO Festival Internacional de Turismo Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), contou com a participação de Balneário Camboriú na edição deste ano. O município atuou na promoção turística do destino nos dias 10, 11 e 12 de junho em conjunto com demais destinos que integram o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar).Recepção no estande, capacitações e rodadas de negócios com operadores de viagens foram algumas das atividades desenvolvidas ao longo dos dias pela Secretaria de Turismo (Sectur-BC) com a divulgação de atrativos turísticos, de experiências locais e novos produtos turísticos como o Viva o Natal BC, que oferece ao público espetáculos natalinos com concepção e produção exclusivas.A servidora pública e turismóloga, Luciana Vargas, representante do município na feira, avalia que o evento fortalece a campanha promocional promovida ao longo do ano, uma vez que o evento registrou um bom público e foi possível trabalhar de forma satisfatória o posicionamento de Balneário Camboriú. "Estivemos marcando presença, fortalecendo parcerias e ampliando o networking com agentes e operadores. Falamos sobre a nossa diversidade de produtos, experiências que oferecemos e fortalecemos, especialmente, o Natal de Balneário Camboriú, mostramos o potencial do evento e a programação deste ano".Os visitantes da FIT Cataratas puderam conhecer também uma amostra do artesanato local por meio da artesã de Balneário Camboriú, Roseni dos Santos Cruz, representante do Coletivo Artes em Conchas, do Bairro da Barra. Rosine participa da feira por meio de uma parceria com o Citmar. A artesão que trabalha com peças provenientes de resíduos da maricultura, ostreicultura e pesca, promoveu também a confecção da boneca abayomi, uma tradição da comunidade quilombola do município. "Estamos mostrando ao público que o nosso artesanato oferece além de produtos sustentáveis e tradicionais, toda uma experiência por meio da confecção das bonecas abayomi", disse.______Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Fotos: Divulgação PMBC +
Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados Próximo encontro ocorrerá em 30 de junho, no Complexo Turístico Cristo LuzA elaboração do texto que irá nortear o novo Plano Municipal de Turismo de Balneário Camboriú avançou nesta terça-feira (9), com a realização da segunda reunião de delegados, ocorrida no bairro Estaleirinho e coordenada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo.Na oportunidade, foram discutidos três eixos temáticos por meio de dinâmicas em grupo. Utilizando a matriz SWOT, ferramenta amplamente aplicada em processos de planejamento estratégico, os delegados analisaram o contexto atual e o estágio de desenvolvimento do turismo no município, considerando a meta de consolidar Balneário Camboriú entre os principais destinos turísticos do Brasil.Os temas debatidos envolveram segmentação turística, profissionalização e excelência na experiência turística, além de turismo criativo. Com a contribuição dos delegados governamentais e não governamentais, somada às respostas recebidas por meio da consulta pública, será possível incorporar novas diretrizes ao texto-base do PMT. Além disso, a discussão incluiu a análise do texto do plano anterior, com a finalidade de avaliar a pertinência atual de pontos considerados importantes.De acordo com o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos, presente à reunião como delegado governamental, o propósito é construir um plano efetivamente estratégico, moderno e aderente às transformações recorrentes do setor. "Temos temas sensíveis que impactam diretamente as metas de Balneário Camboriú, como mobilidade urbana, qualificação da mão de obra e estruturação da experiência turística. Com o novo plano que estamos construindo, o objetivo é criar condições para que o município possa responder melhor a esses desafios e se adequar à forte dinâmica do turismo", afirmou.Próxima reuniãoSeguindo o cronograma de atividades, a próxima reunião de delegados ocorrerá no dia 30 de junho, às 16h, no Complexo Turístico Cristo Luz, localizado no Bairro das Nações. Na ocasião, serão discutidos os três eixos temáticos restantes: meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia e inovação, e promoção e comercialização do turismo.Todas as reuniões de delegados são abertas e podem ser acompanhadas pela comunidade. Antes de cada encontro, é lançada uma consulta pública on-line, permitindo a contribuição direta da população. As sugestões apresentadas por delegados e pela comunidade passarão, ainda, por um fórum de validação antes da consolidação do texto final, etapa que será divulgada oportunamente para acompanhamento público.______Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Fotos: Divulgação PMBC +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.