Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Pesquisa aponta: Balneário Camboriú continua na preferência dos turistas

Apesar das calamidades naturais sofridas por algumas cidades de Santa Catarina na segunda quinzena de novembro de 2008, e que chegaram a afetar três bairros isolados de Balneário Camboriú, a cidade continua com toda a sua infra-estrutura intacta e a normalidade já retornou ao dia-a-dia do município. A Praia Central, que corresponde a 70% do território urbano, continua oferecendo beleza e lazer privilegiados, assim como todos os atrativos naturais e os equipamentos turísticos estabelecidos na cidade.

E quem veio aproveitar a praia de Balneário Camboriú no mês de dezembro, pôde comprovar que a cidade está trabalhando com todo o dinamismo, procurando atender da melhor maneira quem a escolheu para passar seus momentos de descontração. Entre os 319 entrevistados, cem por cento pretende retornar às férias no balneário.

Este é o resultado de pesquisa mercadológica realizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. Equipes que realizam trabalho nas ruas avaliaram, no período de 1º a 31 de dezembro de 2008, os níveis de satisfação dos turistas na cidade. Foram questionados 213 brasileiros, 51 argentinos, 29 paraguaios, 17 chilenos, quatro bolivianos, quatro peruanos, um turista uruguaio, no total dos 319 visitantes, sendo 56,11% do público feminino e 43,89% do masculino. Suas idades variaram, sendo 16,3% abaixo de 18 anos; 7,84% entre 18 e 25; 15,67% entre 26 e 26 anos; 34,17% de 37 a 50; 16,3% na faixa entre 51 e 65 anos, e ainda 9,72% com mais de 65. No universo pesquisado, quase que sua totalidade, ou 88,09% (281 pessoas) disseram que a diversão e lazer preferidos estão na praia; 4,7% responderam nas compras; outros 4,7% nos passeios e 2,51% nas diversões noturnas.

Na avaliação da infra-estrutura, os turistas caracterizaram o comércio como bom ou ótimo (77,42%), sendo que apenas quatro pessoas (1,25%) consideraram regular. O total de 14,73% não utilizou os serviços e 6,58% não opinaram. Em relação a bares e restaurantes, a maioria considerou um bom ou ótimo serviço prestado na cidade (79,93%); 13,17% não utilizaram; 0,94% não opinaram; 5,64% consideraram regular e apenas uma pessoa, ou 0,31%, não gostou do atendimento.

No item sobre meios de hospedagem utilizados, novamente a maioria aprovou de forma satisfatória, a rede hoteleira local. Foram 28,84% os que consideraram o serviço ótimo e 44,2% caracterizaram como bom. O total de 24,76% não opinou; 1,88% disseram ser regular e apenas uma pessoa (0,31%) considerou ruim.

As diversões noturnas também foram avaliadas, apesar de que 254 pessoas não chegaram a utilizar o serviço (79,62%). Mas quem aproveitou, considerou ótimo ou bom (18,18%), num número de 58 entrevistados; quatro pessoas não opinaram; duas disseram ser regular e uma não gostou, caracterizando como ruim. Entre os que observaram a sinalização urbana (67,39% ou 215 turistas), 26 pessoas consideraram ótimo o serviço, 168 avaliaram como um bom equipamento; 12 consideraram regular, seis apontaram como ruim e finalmente três não opinaram.

No quesito segurança pública, Balneário Camboriú teve a aprovação de 160 turistas, sendo que o serviço estava ótimo para 19 entrevistados e bom para 141. Foram 86 pessoas que não chegaram a observar o trabalho na cidade; 38 analisaram como um serviço regular; 20 apontaram como ruim e 15 não opinaram.

Foi avaliada, ainda, a limpeza pública (aprovação de 305 pessoas, com a avaliação de boa ou ótima); limpeza das praias (238 responderam bom ou ótimo); Apenas oito consideraram que a cidade precisa melhorar em poluição sonora, e que isso ainda os incomoda; 234 disseram que a água tratada está satisfatoriamente boa ou ótima, sendo que 64 não opinaram, 14 apontaram como regular e sete como ruim.

A maioria dos questionados disse que iria ficar na cidade de sete a dez dias (124 pessoas); e em hotel ou apart hotel (144); vieram de automóvel (159); outros de ônibus de excursão (105) e ainda em ônibus de linha (43). Nenhum dos 319 turistas que responderam à pesquisa reclamou da hospitalidade de Balneário Camboriú. Para 167 pessoas (52,35%) ela foi boa; para 116, ótima; 29 não opinaram e sete disseram receber tratamento regular. яндекс

Outras informações e dados estão disponíveis no Departamento de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, que realiza atualizações diárias das informações que o setor fornece da cidade. O telefone para contato é o (47) 3367-8122, entre 13 e 19 horas.

Acesse os atrativos de Balneário Camboriú no nosso portal: www.secturbc.com.br.

Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail:  comunicacao@secturbc.com.br
www.camboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br

Últimas Notícias

Selo de Atendimento ao Turista é entregue a estabelecimentos Os primeiros estabelecimentos contemplados com o Selo de Atendimento ao Turista receberam a certificação do Programa Selo Turismo Qualificado BC nesta segunda e terça-feira (6 e 7). A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú entregou o selo, na Categoria Ouro, ao Camboriú Praia Hotel, Grupo Oceanic (Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata e a Aventura Jurássica), Pousada Morada do Estaleiro, Hotel Sibara e Hotel Marimar.O selo é concedido pelo Município de Balneário Camboriú com objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo em seu atendimento, elevar o padrão de serviços e melhorar a experiência dos visitantes na cidade. Para obter o reconhecimento municipal, estabelecimentos e prestadores de serviços têm de cumprir critérios que seguem padrões internacionais de boas práticas em atendimento ao turista. Entre os critérios para a Categoria Ouro, estão possuir pesquisa de satisfação do cliente, ter funcionário com domínio de um segundo idioma e dispor de um canal de comunicação com o cliente para atendimento rápido. O selo tem as categorias Prata e Bronze também. O processo de validação, com visitas aos estabelecimentos que solicitaram o selo, envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.O selo Atendimento ao Turista é o segundo do Programa Selo Turismo Qualificado BC, criado em 2022 para promover as boas práticas adotadas pelo setor. O primeiro foi o Sustentabilidade. Para obtê-lo, é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (Bronze, Prata ou Ouro).Para conhecer o Programa Selo Turismo Qualificado BC, solicitar reconhecimento e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br. Os próximos três selos a serem lançados serão os de Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.___________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Balneário Camboriú se mantém na categoria máxima no Mapa do Turismo Brasileiro Balneário Camboriú permanece na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em abril.O Mapa do Turismo Brasileiro possibilita a definição da área a ser trabalhada prioritariamente com políticas públicas pelo MTUR. Os municípios são categorizados (A, B, C, D e E) com objetivo de identificar o desempenho da economia do setor. Estar na categoria "A", caso de Balneário Camboriú, significa atrair políticas públicas e repasses de recursos para o setor.Para a categorização, são levadas em consideração variantes como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.A cidade é "A" desde o início da categorização, instituída por portaria do MTUR em 2015.Em território nacional, 2.043 cidades e 312 regiões foram avaliadas em 2024. Após a validação, o município recebe um certificado do Ministério do Turismo, que está no anexo desta matéria. A categorização pode ser conferida no site https://www.mapa.turismo.gov.br. O MTUR também reconheceu em abril, com certificado, o Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú como registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Temporada de cruzeiros termina em Balneário Camboriú neste sábado Último cruzeiro da temporada 2023/2024 em Balneário Camboriú, o navio Costa Favolosa chega ao Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul às 8h deste sábado (27). A embarcação vem de Santos (SP) e segue para Montevidéu (Uruguai), às 17h.A temporada de cruzeiros 2023/24 começou em 8 de novembro de 2023. Durante esses cinco meses, o Atracadouro Barra Sul recebeu 62 escalas com 15 navios de nove companhias diferentes e cerca de 250 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, vindos de diversos países. Esta foi a maior temporada de cruzeiros dos últimos sete anos em Balneário Camboriú, de acordo com o Atracadouro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú está sendo divulgada na WTM Latin America Conhecida pela beleza de suas praias e infraestrutura turística de alto padrão, Balneário Camboriú está presente na WTM Latin America (World Travel Market), considerada uma das principais feiras mundiais da indústria de viagens e turismo. A WTM começou na segunda (15) e vai até esta quarta-feira (17), em São Paulo.Balneário Camboriú está sendo divulgada neste evento pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) em stand próprio, o qual tem um novo design. A arquitetura do stand remete às belezas naturais da cidade. A estrutura tem também painéis de led com vídeos temáticos, que simbolizam a modernização da cidade.A participação de Balneário Camboriú no evento faz parte das ações do Masterplan do Turismo, planejamento que aponta para novas formas de comunicação e posicionamento da cidade. A intenção é reposicionar Balneário Camboriú no cenário internacional como um dos principais destinos de turismo, negócios e lazer. De acordo com a Sectur, o investimento na WTM não é apenas uma ação de curto prazo, mas sim parte integrante do projeto que visa transformar a cidade em um ícone global de turismo sustentável e de alta qualidade. Além de proporcionar negócios para a cidade e conexões com o setor, a presença na WTM visa ampliar, entre as principais referências do segmento, a visibilidade de Balneário Camboriú e seus atrativos, como praias, entretenimento e gastronomia.A WTM reúne profissionais e empresas do setor turístico para discutir as últimas tendências, estabelecer parcerias estratégicas e promover destinos turísticos. Com a presença de milhares de participantes e expositores, o evento tem papel importante na promoção do turismo no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas participam da WTM, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.