Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Oficina de Turismo revela riquezas exclusivas de Santa Catarina


(27/10/09) - Uma verdadeira aula de identidade cultural foi ministrada nesta terça-feira, 27, na estação experimental da Epagri – Empresa de Pesquisa, Assitência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina, em Itajaí, durante a Oficina de Turismo do projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável(DTS) na Zona Costeira. O evento, que contou com a participação e explanação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú sobre o andamento do setor da cidade, mostrou valores que são encontrados exclusivamente em nosso Estado e que atraem o turismo de forma diferenciada. O principal item exposto pelos coordenadores do projeto e que provocou discussões positivas entre os participantes, foi o desenvolvimento turístico com base nas riquezas internas.

Conforme explicou Guilherme Araújo, responsável por  exposição de parte do projeto neste dia de encontro, o trabalho realizado pela riqueza e identidade local se tornam exclusivos e, por isso, procurado pelos turistas. “Nossos produtos não são encontrados em outros locais. Temos construção de barcos de um pau só, temos um estilo de produção de pescados que só é encontrado aqui, temos confecção de renda de bilro diferente do Nordeste brasileiro, nosso folclore, histórias, patrimônio histórico cultural, temos que valorizar tudo isso e produzir um desenvolvimento territorial sustentável”, analisa. Guilherme considera um desafio conciliar interesses dos investidores com a preservação da tradição e da natureza, para que a história de cada região do Estado não se perca em a favor da riqueza financeira.


As oficinas do projeto DTS iniciaram em setembro focando as áreas da agricultura, pesca, atividades não agrícolas (nele se inclui o artesanato) e o turismo. O público alvo são os pescadores artesanais, agricultores, proprietários de hospedagens, secretarias de turismo, cultura e de desenvolvimento econômico, artesãos e donos de equipamentos turísticos. Os objetivos principais são despertar o interesse da comunidade para as possibilidades do turismo de base comunitária; a identificação da identidade cultural de cada grupo e os grupos convergentes com esta proposta; e como o turismo pode potencializar as atividades locais. O projeto é do engenheiro agrônomo Sérgio Pinheiro, que explica a intenção da Epagri em inter-relacionar cada setor e cada região participante, para que haja troca de experiências, presevação histórico-cultural, e para que aconteça o desenvolvimento entre elas e se alcance o turismo que beneficie a todas as comunidades.


Turismo prudente
“Até que ponto o turismo que praticamos é prudente ou imprudente?”, pontua a engenheira agrônoma Daniele Lima Gelbelle, contratada pela Epagri para desenvolver itens da oficina. Ela colocou a importância de se fazer turismo de qualidade, não visando apenas a quantidade e o lucro. Na sua palestra, esclareceu que é possível desenvolver o turismo de base comunitária, preservando os aspectos de valorização de cada comunidade. “O contato do turista com a comunidade irá fazer com que haja o respeito do visitante para com os locais onde visita e também o respeito do morador local para com o turista”.


Mais um assunto tratado, foi o turismo rural na agricultura familiar, conhecido como agroturism. Foi explicado que é uma alternativa de renda para as famílias. Os agricultores que adotaram esse estilo de economia, moram no campo, vivem da propriedade e ainda recebem o turista da melhor maneira, para que retorne e/ou atraia outros visitantes para o local.  “O que estimula o jovem a deixar o campo e vir para a cidade é a falta de oportunidades no campo. O turismo rural pode ajudar a diminuir as estatíticas de evasão rural e a atrair o turista ao campo. Ele irá fazer com que se respeite o trabalho realizado no interior”, enfatiza Daniele.


O resultado das oficinas realizadas pela Epagri, tanto na costa litorânea do sul de Santa Catarina, quanto no litoral centro-norte, será levado ao Laboratório Terriotorial “Labter”, do DTS na Zona Costeira. O evento acontece em Garopaba nos dias 3, 4 e 5 de novembro. A aplicabilidade das oficinas no dia a dia das comunidade irá depender do interesse de cada grupo que participou dos encontros. Mais informações no telefone (47)3363-8168.

MATÉRIA RELACIONADA:
http://www.secturbc.com.br/pt_index.php?s=noticias&id=558


Texto e fotos: Silvia Bomm/Ass.Imprensa
Secretaria de Turismo e Desenv. Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú

Últimas Notícias

Balneário Camboriú se mantém na categoria máxima no Mapa do Turismo Brasileiro Balneário Camboriú permanece na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em abril.O Mapa do Turismo Brasileiro possibilita a definição da área a ser trabalhada prioritariamente com políticas públicas pelo MTUR. Os municípios são categorizados (A, B, C, D e E) com objetivo de identificar o desempenho da economia do setor. Estar na categoria "A", caso de Balneário Camboriú, significa atrair políticas públicas e repasses de recursos para o setor.Para a categorização, são levadas em consideração variantes como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.A cidade é "A" desde o início da categorização, instituída por portaria do MTUR em 2015.Em território nacional, 2.043 cidades e 312 regiões foram avaliadas em 2024. Após a validação, o município recebe um certificado do Ministério do Turismo, que está no anexo desta matéria. A categorização pode ser conferida no site https://www.mapa.turismo.gov.br. O MTUR também reconheceu em abril, com certificado, o Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú como registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Temporada de cruzeiros termina em Balneário Camboriú neste sábado Último cruzeiro da temporada 2023/2024 em Balneário Camboriú, o navio Costa Favolosa chega ao Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul às 8h deste sábado (27). A embarcação vem de Santos (SP) e segue para Montevidéu (Uruguai), às 17h.A temporada de cruzeiros 2023/24 começou em 8 de novembro de 2023. Durante esses cinco meses, o Atracadouro Barra Sul recebeu 62 escalas com 15 navios de nove companhias diferentes e cerca de 250 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, vindos de diversos países. Esta foi a maior temporada de cruzeiros dos últimos sete anos em Balneário Camboriú, de acordo com o Atracadouro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú está sendo divulgada na WTM Latin America Conhecida pela beleza de suas praias e infraestrutura turística de alto padrão, Balneário Camboriú está presente na WTM Latin America (World Travel Market), considerada uma das principais feiras mundiais da indústria de viagens e turismo. A WTM começou na segunda (15) e vai até esta quarta-feira (17), em São Paulo.Balneário Camboriú está sendo divulgada neste evento pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) em stand próprio, o qual tem um novo design. A arquitetura do stand remete às belezas naturais da cidade. A estrutura tem também painéis de led com vídeos temáticos, que simbolizam a modernização da cidade.A participação de Balneário Camboriú no evento faz parte das ações do Masterplan do Turismo, planejamento que aponta para novas formas de comunicação e posicionamento da cidade. A intenção é reposicionar Balneário Camboriú no cenário internacional como um dos principais destinos de turismo, negócios e lazer. De acordo com a Sectur, o investimento na WTM não é apenas uma ação de curto prazo, mas sim parte integrante do projeto que visa transformar a cidade em um ícone global de turismo sustentável e de alta qualidade. Além de proporcionar negócios para a cidade e conexões com o setor, a presença na WTM visa ampliar, entre as principais referências do segmento, a visibilidade de Balneário Camboriú e seus atrativos, como praias, entretenimento e gastronomia.A WTM reúne profissionais e empresas do setor turístico para discutir as últimas tendências, estabelecer parcerias estratégicas e promover destinos turísticos. Com a presença de milhares de participantes e expositores, o evento tem papel importante na promoção do turismo no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas participam da WTM, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Balneário Camboriú recebeu mais de 1,5 milhão de turistas no verão No verão, que terminou nesta quarta-feira (20), mais de 1,5 milhão de turistas estiveram em Balneário Camboriú. A estimativa é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur BC), baseada na coleta de lixo em dezembro, janeiro e fevereiro.O mês com mais visitantes foi janeiro: 591.597. Para chegar a esse número, a Sectur BC calcula a produção média de lixo domiciliar por pessoa, descontando a produção do número de habitantes (139.155/IBGE 2022).Considerando apenas entradas via ônibus turísticos, foram 101.303 passageiros nos três meses. Em janeiro, mês tradicionalmente mais movimento, passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT) 39.562 passageiros.O primeiro mês do ano também registrou a mais alta ocupação hoteleira deste verão, 87,32%. A ocupação hoteleira em dezembro e fevereiro foi semelhante, respectivamente, 79,67% e 79,42%.Abaixo, alguns dos números dos três meses. Mais informações podem ser conferidas na newsletter que a Sectur lança mensalmente desde o início de 2024. Para recebê-la a cada mês, basta se inscrever gratuitamente no link http://tinyurl.com/mr2w45at ou pelo site da Prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br), na aba Secretarias e Entidades, selecionando Turismo e Desenvolvimento Econômico. As newsletters lançadas em janeiro, fevereiro e março estão disponíveis, respectivamente, nos links http://tinyurl.com/4m6y5b73, http://tinyurl.com/yw32ns6c e https://tinyurl.com/4f5k5mt6. NúmerosDezembro de 2023Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 35.914Doméstico: 61%Internacional: 39%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 480.119Janeiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 39.562Doméstico: 40,55%Internacional: 59,45%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 591.597Fevereiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 25.827Doméstico: 32,80%Internacional: 67,20%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 465.478*baseada na coleta de lixo____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Rafael Mendes/Arquivo PMBC +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.