- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
COMUNICADO OFICIAL SECTUR
A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vem esclarecer informações que vêm sendo propagadas de maneira errônea na imprensa brasileira e também internacional, relativas aos efeitos causados pelas enchentes em Santa Catarina, tanto em alguns dias do mês de novembro de 2008, quanto nesta última semana, quando as chuvas causaram cheias apenas no sul do estado, na região de Criciúma e Araranguá, a aproximadamente 300 km de distância de nossa cidade.
Como já foi informado oficialmente por esta entidade no início do mês de dezembro, as fortes chuvas que caíram no final de semana, dos dias 22 e 23 de novembro de 2008, representaram um grande prejuízo ao Estado, principalmente às famílias moradoras de encostas, nas cidades de Blumenau, Ilhota e região, localizadas a 20 Km ou mais de distância de Balneário Camboriú e, ainda, Itajaí, que está a 12 km da cidade e que foi invadida pelas águas quase que em sua totalidade.
Apesar da grande catástrofe que foi duramente exposta na mídia nacional e internacional, Balneário Camboriú foi afetada em três bairros isolados, localizados na região oeste da cidade, também ocasionando perdas para aproximadamente mil residências. Foram dias de novembro e começo de dezembro de reconstrução para estes bairros e um intenso trabalho de ajuda de milhares de moradores do centro e de outras localidades do município, que muitas vezes não tiveram acesso visual ao ocorrido, mas que observaram notícias pela televisão e puderam colaborar. A solidariedade foi grande, mas, como citamos, no centro e no restante da cidade, não houve impacto maior, felizmente.
Os equipamentos turísticos centrais foram poupados e continuam mostrando o quanto maravilhosa é Balneário Camboriú, tanto geograficamente, quanto no serviço prestado pelas pessoas que residem aqui e fazem deste balneário a “Capital Catarinense do Turismo”.
Nos causou ainda mais estranheza, quando recentemente, com a cidade já em sua rotina, recebendo milhares de visitantes (cerca de 450 mil somente na virada de ano), outras notícias de cheias no sul do estado de Santa Catarina pôs em xeque a qualidade dos serviços e a integridade dos produtos oferecidos em Balneário Camboriú. Muitas informações inverídicas davam a entender que Balneário Camboriú estaria sem acessos, sofrendo danos com as águas, que doenças como febre amarela e leptospirose estariam espalhadas pelos bairros, refletindo a necessidade da informação correta e o pronunciamento desta entidade a favor da verdade. Muitos grupos cancelaram sua vinda, por acreditarem nessas notícias falsas.
Faz-se necessário saber que Balneário Camboriú continua linda (acompanhe imagens em www.balnear.com.br/cameras) e, conforme nossas informações no portal www.secturbc.com.br, está integralmente pronta para o turismo. Também não registra epidemias nem casos de doenças graves. A Praia Central está apta ao banho de mar(quase que 100% conforme informações da Fundação do Meio Ambiente do Estado - Fatma – veja em www.fatma.sc.gov.br), está preparada para receber famílias, grupos, pessoas que já têm carinho e admiração pelo município e, ainda, com um clima que se mostra generoso: temperaturas médias entre 24 e 28 graus, muito sol, mar, e tudo aquilo que nosso turista tem direito.
Nós trabalhamos pelos visitantes e para os moradores. Para que todos tenham qualidade de vida sempre melhor.
Balneário Camboriú, 08 de janeiro de 2009.
Cláudio Fernando Dalvesco
Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico