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Notícias
Comtur aprova projeto de Natal
O Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú aprovou, na noite de segunda-feira (29), o projeto de decoração natalina 2009 oferecido pela diretoria da entidade aos demais integrantes do Comtur. A empresa EcoDecor, que realiza decorações em várias cidades do Brasil, entre elas, Gramado (RS), Teresópolis (RJ), e Foz do Iguaçu (PR), foi apresentada pela empresária Nelci Maran, que tem oito anos de experiência no setor e realiza trabalhos decorativos valorizando o meio ambiente. O projeto contou com a adesão total dos 55 participantes do encontro.
O evento foi aberto pelo presidente do Comtur, o secretário de Turismo Cláudio Fernando Dalvesco, auxiliado pelo diretor de Turismo, Ademar Schneider. Na mesa, a secretária executiva da entidade, Olga Ferreira, que é presidente do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Similares, Bares, Restaurantes, de Balneário Camboriú e Região (Sechobar), e a conselheira do Comtur e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Karina Peters. A pauta abordou a decoração natalina e o plano de marketing para divulgação do município a partir do mês de aniversário da cidade. O item de formação de comissões de trabalho foi repassado para a próxima reunião, pois os grupos estão sendo montados para depois serem apresentados e aprovados pelos integrantes.
Decoração de Natal
O presidente Dalvesco explicou que o Natal sempre foi um desafio para Balneário Camboriú. “Há mais de 20 anos, desde que fui secretário de Turismo pela primeira vez, ouço críticas sobre a falta de uma bonita decoração natalina na cidade. A cidade de Gramado, apesar de ter como principais atrações o frio e a neve, conseguiu fazer um evento de Natal maravilhoso, que custa atualmente 3 milhões de reais só em incrementos à decoração já existente. Em Balneário Camboriú queremos iniciar uma nova etapa, buscando trazer um projeto mais técnico e profissional”, analisou Cláudio Dalvesco, antecipando que a Prefeitura deve custear o projeto natalino, mas a arrecadação de matéria-prima pra fazer a decoração, composta principalmente de garrafas pet, irá depender do apoio da comunidade.
O projeto é cumulativo, segundo explicou a empresária Nelci Maran. Ou seja, toda a decoração natalina feita em um ano, é repassada para o ano seguinte, agregando itens. Em aproximadamente três a quatro anos, toda a cidade recebe a decoração, que em 2009 deve acontecer na Avenida Atlântica, inclusive com realização do Coral de Natal em fachada de prédio, como acontece em uma grande agência bancária de Curitiba. O prédio escolhido pela empresa foi o Imperador, na Praça Tamandaré, o qual deverá ser decorado, e na abertura de Natal, cada janela deverá contar com quatro pequenos cantores, de acordo com a aprovação dos moradores. O síndico do edifício, Georges El Haouli, a convite, esteve na reunião e agradeceu a escolha. Aproveitou para adiantar que irá mobilizar os moradores para a arrecadação das garrafas e auxiliar na decoração natalina ambiental.
“Gramado começou sua decoração natalina quase que de brincadeira, e se tornou um grande negócio. Conseguiu alavancar o turismo de 500 mil visitantes para 2 milhões, na época de Natal. A cidade nos deu notoriedade nacional, e hoje buscamos conhecimentos fora do país”, analisa a empresária Nelci.
O projeto natalino de Balneário Camboriú não deve fugir à estrutura empregada em outras cidades. Deve envolver as secretarias de Educação e do Meio Ambiente, que já realizam trabalho na área de educação ambiental, palestras em escolas, concursos e captação de garrafas com todos os setores da comunidade. A idéia é conscientizar sobre a importância da reciclagem. Também deve envolver grupos da feliz idade, programas sociais, clubes de serviço, clube de mães, jovens, órgãos ambientais e demais grupos. A meta, além de valorização ao meio ambiente, é estilizar as garrafas pet, de modo que não pareçam mais garrafas, mas sim, grandes enfeites natalinos. Vale lembrar que cada unidade pet levaria cem anos para se decompor no meio ambiente, e como decoração bem guardada, pode ser reaproveitada ano após ano. O projeto agradou a todos os participantes da reunião.
O presidente Cláudio Dalvesco fechou o encontro após passar a explanação do plano estratégico de mídia, feito pela agência Tatticas. Ele disse que assim como a diretoria do Comtur, a intenção da Secretaria de Turismo da cidade é fazer com que os órgãos integrantes da entidade ajudem nas tomadas de decisões. “Queremos estar bem respaldados, para que Balneário Camboriú possa desenvolver um trabalho que some ao trade do turismo”.
Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
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