Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

CHAMAMENTO CARNAVAL DE RUA 2014

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, pessoa jurídica de direito público interno, com sede a Rua 2950 nº 771, Bairro Centro, Balneário Camboriú – SC, comunica a quem interessar possa, que está realizando Chamada Pública com o objetivo de qualificar ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS, para participação em certame licitatório, visando a escolha do melhor projeto, para promover o CARNAVAL DE RUA 2014 DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ.

 

---

CHAMADA PUBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O CARNAVAL DE RUA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2014

1 - CHAMADA

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, pessoa jurídica de direito público interno, com sede a Rua 2950 nº 771, Bairro Centro, Balneário Camboriú – SC, comunica a quem interessar possa, que está realizando Chamada Pública com o objetivo de qualificar ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS, para participação em certame licitatório, visando a escolha do melhor projeto, para promover o CARNAVAL DE RUA 2014 DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ.

2 - REQUERIMENTO

a) As pessoas jurídicas de direito privado de fins não-econômicas e associações/agremiações civis não-lucrativas, cujas atividades sejam dirigidas à apresentações artísticas/culturais, deverão protocolar requerimento em envelope identificado e lacrado (contendo a documentação) junto a Secretaria de Turismo, com sede a Rua 2950 nº 771, Bairro Centro, Balneário Camboriú – SC, dirigido ao Secretário de Turismo Ademar Schneider, elencando todos os documentos abaixo exigidos, como condição única para a devida qualificação:

Estatuto registrado em cartório;
Ata de eleição de sua atual diretoria;
Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas jurídicas (CNPJ)
Certidão Negativa de Débitos Trabalhista
Certidão de Regularidade junto ao FGTS
Certidão de Débitos do INSS
Certidão Negativa de débitos Federal, Estadual e Municipal
Cópia do Documento de Identificação (RG ou Habilitação) do Atual Presidente, juntamente com o comprovante de residência atualizado.
Relação dos dirigentes com CPF (Anexo I)
Declaração que não possui vínculo com a Prefeitura de Balneário Camboriú ( Modelo - Anexo II)
Declaração que não Emprega Menor (Modelo - Anexo III)
Declaração de Legitimidade (Modelo - Anexo IV)

b) Os documentos acima exigidos somente poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou mediante publicação em órgão da imprensa oficial, não sendo aceitas cópias ilegíveis, documentos cujas datas estejam rasuradas, sendo que a Administração, reserva-se o direito de solicitar o original de qualquer documento, sempre que tiver dúvida e julgar necessário, para apresentá-lo no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, sob pena de desqualificação.

3 - PRAZO PARA O CREDENCIAMENTO

O recebimento do credenciamento, deverá ser devidamente acompanhado do envelope contendo a documentação acima mencionada e se dará das 13h:00 ás 18h:00 de dias úteis, a partir da data desta publicação, cujo prazo se encerrará no dia 21 de fevereiro as 14:00 horas, improrrogável.

4. PARA CREDENCIAMENTO DAS ENTIDADES, SERÃO CONSIDERADOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS: 

A Entidade deverá promover atrações artísticas/culturais no período compreendido de 27 e 28 de fevereiro, 01 a 05 e 08 de março de 2014, nos polos de atrações definidos para a referida programação e deverão contemplar as atrações abaixo descritas:

4.1 – ORGANIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS:

Organizar a apresentação dos blocos cadastrados na Entidade, construção de alegorias, contratação de músicos/bandas para acompanhar os desfiles, fornecimento de guarnições e mantimentos para os integrantes durante o desfile de cada bloco.
Sendo que a avaliação se dará da seguinte forma: 
a) Tempo de fundação da entidade - considerando que as entidades mais antigas são mais tradicionais; 
 
b) Número de participantes no desfile – considerando que as entidades com maior número de associados incorrem em maiores custos operacionais; 
 
c) Tipo de Indumentária - considerando que as entidades que preservam a indumentária característica proporcionam a manutenção da identidade cultural; 
 
Escala de pontuação por dimensões 
 
Ano de Fundação
Até 2000 – 10 pontos 
De 2000 a 2008 – 08 pontos
De 2008 a 2014 – 06 pontos
 
Nº Estimado de Participantes 
A partir de 801  - 20
De 601 a 800  - 18
De 401 a 600  - 16
De 200 a 400 – 14
 
Característica/Indumentárias 
Fantasia  - 10 pontos para cada Ala
Abada - 05 para cada bloco
 
Marca Referencial 
Com identificação - 05 pontos para cada Bloco
Sem identificação  - Não pontua 
 

4.1.1. Forma de avaliação dos critérios e condições de cumprimento: 
 
4.1.2. No critério Ano de Fundação será considerado o ano de fundação determinado na respectiva Ata de Fundação, que possua registro em cartório ou a data de registro do CNPJ  correspondente; 
 
4.1.3. No critério participantes, será considerado descumprimento total do item evasão superior a 20% do número total de participantes. Para efeito de fiscalização será considerado o  número de integrantes que efetivamente desfilam nas ruas durante o carnaval. Não sendo considerado para tal critério o número de fantasias/abadás confeccionados; 
 
4.1.4. A responsabilidade da permanência dos associados no bloco durante todo o percurso é de exclusiva responsabilidade da entidade;
 
4.1.5. No critério indumentária, as agremiações que desfilam com fantasias e adereços terão maior pontuação, sendo considerado descumprimento total do item, número superior a 50% dos associados presentes sem a respectiva indumentária; 


4.2 – PROMOVER A ESCOLHA DA RAINHA DO CARNAVAL E REI MOMO

A Entidade será responsável na realização do Concurso da Escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval, devendo para o mesmo, confeccionar as fantasias dos participantes, escolher júri capacitado para o escolha e  instalar a estrutura necessária para o evento junto a Praça Almirante Tamandaré, sendo que o palco, iluminação e sonorização será fornecido pela prefeitura.

4.3 – PROMOVER CARNAVAL INFANTIL

No local e dia definido pela Secretaria de Turismo, a Entidade contratada, será responsável pela contratação de animador Infantil, Grupos de Dança, Banho de Espuma , distribuição de Pipocas e Algodão Doce, Decoração , contratação de Banda e realização do Concurso de Fantasias Infantis,sendo que o palco, iluminação e sonorização será fornecido pela prefeitura.

5. DO CREDENCIAMENTO DA ENTIDADE 
 
5.1. A contratação da entidade carnavalesca, fica condicionada à confirmação dos itens descritos na ficha de inscrição preenchida para o aludido banco de dados, realizando-se a despontuação ou exclusão se tais condições não se confirmarem. 
 
5.2. A entidade carnavalesca deverá apresentar descritivo, por dia de desfile a ser realizado, contendo o local da concentração e local da dispersão, de acordo com autorização da SECTUR, devendo discriminar os blocos participantes e número estimado de participantes. 
 
5.3. É proibido o credenciamento de entidades que tiverem em sua diretoria servidores públicos municipais, estaduais e federais. A não observância, caso constatado, implicará em suspensão sumária do contrato. 
 
5.4. É permitido o credenciamento apenas a entidades carnavalescas com personalidade jurídica própria, não sendo permitido o credenciamento através de representantes. 
 
5.5. A apresentação de proposta implicará na aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas neste Edital. 
 
5.6. Serão de responsabilidade do proponente: 
a) todas as despesas decorrentes de sua participação neste credenciamento; 
b) a veracidade das informações e dos documentos apresentados, bem como sua comprovação, quando solicitada; 
c) a guarda de cópia da proposta, documentos e de todos os anexos. 
 
5.7. A entidade carnavalesca credenciada deverá manter seus dados atualizados até a aprovação final da atividade. 
 
6. CRONOGRAMA DE TODO O PROCEDIMENTO DE CREDENCIAMENTO 
 
Período de Inscrição / Horário: 
- De 14 de fevereiro de 2014 das 13:00 as 18:00 horas a  21 de fevereiro de 2014 as 14:00 horas 
 
Divulgação do parecer da Comissão de credenciamento relativo à habilitação das entidades e pontuação, após o exame dos documentos exigidos no item 2: 
- Até 24 de fevereiro de 2014, no site da Secretaria de Turismo
Prazo para apresentação de recurso na fase de habilitação / Horário: 
- em até 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação do resultado; das 13h às 19h 
 
6.1. Caberá recurso do resultado da divulgação das entidades habilitadas e respectivas pontuações nos prazos acima estabelecidos, contados a partir do 1° dia útil seguinte após a data da publicação do respectivo resultado no Diário Oficial do Município e site. 
 
6.2. Não será aceito, em nenhuma hipótese, envio de qualquer documento ou material fora do prazo, forma e demais condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos. 
 
6.3. O acompanhamento de todas as etapas do processo de avaliação/seleção e a observância quanto a eventuais prazos para atendimento de solicitações da SECTUR serão de inteira responsabilidade dos proponentes. 

7.FORMA DA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS 
 
7.1. Para o Carnaval de 2014, será disponibilizado em forma de convênio o pagamento no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), em até 05 dias após a assinatura do contrato. 
 
7.2. Para prestação de contas, a entidade carnavalesca deverá comprovar o cumprimento ao credenciamento e contrato firmado, apresentando Relatório de Resultados acompanhado de descritivo da atividade com mensuração quantitativa e qualitativa, e seu respectivo registro fotográfico, que será apurado e confrontado com o relatório de fiscalização, em até 05(cinco) dias úteis após o encerramento dos eventos.

7.3. As Alterações que se refiram ao objeto da proposta, atividades a serem realizadas e pessoas envolvidas deverão ser devidamente justificadas por ocasião da entrega dos relatórios, ao final do período carnavalesco. Tais modificações não poderão contrariar as disposições previstas neste Edital.

7.4 .A prestação de Contas deverá ser entregue devidamente preenchida com a indicação de seus recibos , comprovação de transferências bancárias ou depósitos referente ao pagamento de bandas/ou artistas, juntamente com os comprovantes ao Departamento Financeiro da SECTUR, na qual analisará e será submetida a aprovação da autoridade competente.

7.5. A não aprovação da prestação de contas do projeto , sujeitará o proponente a devolver o total das importância recebida, acrescida de atualização monetária , em até 30 (dias) da publicação do despacho que a rejeitou.

7.5.1 . A não devolução da importância no prazo assinalado caracterizará a inadimplência do proponente nos termos da Lei Federal 8.666/93
 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS 
 
8.1. É vedado efetuar pagamento a qualquer título a servidor ou empregado público ativo, integrante de quadro de pessoal de qualquer órgão ou entidade pública da administração municipal direta ou indireta, pela prestação de serviços, inclusive de consultoria ou assistência técnica. 
 
8.2. As entidades carnavalescas são as únicas responsáveis pelos ônus decorrentes do credenciamento incompleto, campos não preenchidos e falta de documentação. 
 
8.3. O acompanhamento de todas as etapas do processo seletivo e a observância quanto a eventuais  prazos para atendimento de solicitações da SECTUR serão de inteira responsabilidade dos  proponentes. 
 
8.4. A SECTUR  exercerá o dever de, a qualquer tempo, eliminar eventuais erros processuais comprovados, bem como disporá do direito de excluir desta seleção proponentes que: 
a) se enquadrem nas vedações indicadas neste Edital e na legislação aplicável; 
b) não tenham comprovada a veracidade das informações e dos documentos apresentados, 
quando solicitado; 
c) não atendam em tempo hábil às diligências solicitadas durante todo o processo. 
 
8.5. Serão recebidos pedidos de reconsideração dirigidos à Comissão exclusivamente na hipótese de erro de forma, que será apreciado pela própria Comissão mediante parecer técnico

Balneário Camboriú/SC, 13 de  fevereiro de 2014.

 


ADEMAR SCHNEIDER
Secretário de Turismo 
FORMULÁRIO PARA CADASTRO DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS 
CARNAVAL DE RUA 2014 DE BALNEARIO CAMBORIU
Nome da Entidade:
 CAMPO 1 - DADOS DA ENTIDADE
Razão Social:

CNPJ:
Endereço: 
CEP:
Bairro:
Tel:
Fax: 
Cel: 
E-mail:
CAMPO 2 - DADOS DO REPRESENTANTE
Representante:
Função:
CPF:
RG:
Órgão expedidor:
Endereço:
CEP:
Bairro:
Tel:
Fax:
Cel:
E-mail:
CAMPO 3:
Ano de fundação:        

Número estimado de participantes:

Características/Indumentárias predominante:                             Abadá                         Fantasia
                                                        
CAMPO 4:
Equipamento de Som: (MÚLTIPLAS RESPOSTAS):
Trio-Elétrico        Percussão de solo       Percussão de sopro     Carro Alegórico     Carro de Apoio   
CAMPO 5:
Excelentíssimo Senhor Secretário da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Economico – SECTUR, do município de Balneário Camboríu.
Como proponente acima identificado requeiro através do presente documento CREDENCIAMENTO, conforme Edital publicado por esta Secretaria, declarando sob as penas da lei que:
a) As informações prestadas neste pedido de credenciamento são verdadeiras;
b) Qualquer fato superveniente impeditivo de credenciamento ou de contratação será informado;
c) Conhece os termos do Regulamento de Credenciamento bem como as informações e condições para o cumprimento das obrigações objeto do credenciamento com as quais concorda;
d) Está de acordo com o valor e normas definidas;
e) Não se encontra suspenso nem declarado inidôneo para participar de licitações ou contratar com órgão ou entidades da Administração Pública;
f) Não se enquadra nas situações de impedimentos previstos no Regulamento do Credenciamento;
g) Não há qualquer fato superveniente impeditivo do credenciamento;
h) Realizará todas as atividades a que se propõe, e;
i) Apresentará anexo ao presente requerimento toda a documentação exigida no Regulamento do Credenciamento devidamente assinada e rubricada para efetivar a inscrição, pedindo deferimento.

CREDENCIAMENTO CARNAVAL DE RUA 2014 – Relação dos dirigentes – ANEXO I

Nome da Entidade:_______________________________________________
NOME COMPLETO/ NOME DO BLOCO/ CARGO/ CPF/ RG

----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------
?----------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------
?----------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------
?----------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------
?----------------------------------------------------------------------------------------------------

ANEXO II

Modelo de Declaração

Eu, ________________________________________, CPF n.____________________, na condição de (presidente ou cargo equivalente) da entidade carnavalesca  _______________________________________________________________________, declaro sob as penalidades da lei que não sou servidor público municipal e que não tenho relação familiar ou parentesco consanguíneo, até o terceiro grau com qualquer servidor público na administração, fundações ou autarquias do Municipio. 
Declaro, ainda, que o recurso recebido pela SECTUR a título de apoio, para desenvolver a política cultural de manifestações de matriz africana, será utilizado da seguinte forma:
(DESCREVER OS ITEMS OU OBJETOS COM OS RESPECTIVOS VALORES)

EXEMPLO:
- 1 (um) trio elétrico (NOME DO TRIO) __________________ R$ XX.XXX,XX (XX mil reais);
- XX (número) fantasias (descrever a fantasia) _______________R$ XX.XXX,XX (XX reais);
- ETC...


Balneário Camboriú, _____ de fevereiro de 2014.

 

 


____________________________
Nome e cargo do dirigente

ANEXO III - MODELO DE CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO TRABALHO DO MENOR


...........................................................................................,com sede na ..............................................................................................................................................................., 
(endereço) (nome da empresa )
inscrita no CNPJ sob o n. ..............................................., vem através de seu representante legal infra-assinado, em atenção ao inciso V do art. 27 da Lei n. 8.666/1993, acrescido pela Lei n. 9.854 de 27 de outubro de 1999, declarar expressamente, sob as penas da lei, que cumpre integralmente a norma contida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 7° inciso XXXIII, regulamentada e que não será utilizada mão de obra de menores de dezoito (18) anos de idade em trabalhos noturnos, perigosos ou insalubres, bem como não será utilizada mão de obra de menores de dezesseis (16) anos em qualquer tipo de trabalho, salvo na condição de aprendizes.


Local e data
(assinatura do responsável pela proposta e carimbo da empresa)

 

Anexo IV – DECLARAÇÃO DE ATESTO DE LEGITIMIDADE


Eu _______________________________________________________, brasileiro(a), portador (a) de RG, ________________________ e CPF __________________________, residente e domiciliado a Rua :___________________________________________, DECLARO, para fins de prova junto à Secretaria de Turismo , que represento o (a) Entidade:_____________________________________, composto por ______ membros envolvidos diretamente na execução do projeto, ficando encarregado pelo recebimento do recurso a ser pago em conformidade ao referido Edital e ao PROJETO ARTISTICO/CULTURAL  por nós propostos, sendo que me comprometo a prestar contas dos gastos efetuados, junto a esta Secretaria no prazo estabelecido em Edital.

Balneário Camboriú, ____de fevereiro de 2014.

 

____________________________________
Assinatura do Responsável

 

Últimas Notícias

Viva Folia BC: programação de Carnaval contará com três palcos pela cidade Atrações ocorrem de 13 a 17 de fevereiro, em diferentes pontos do municípioA partir do dia 13 de fevereiro, Balneário Camboriú será cenário de uma série de atrações em comemoração ao Carnaval. O Viva Folia BC 2026 segue até o dia 17 com três palcos que receberão desde programações voltadas ao público infantil até artistas reconhecidos pelo ritmo contagiante.O Palco Centro ficará na Praça Almirante Tamandaré, na Praia Central, e já contará com shows na sexta-feira de Carnaval. A programação inicia às 19h com apresentação do bloco Inimigos da Segunda. Em seguida, se apresentam o Quebra Tudo Aê e a Banda S/A. O palco também terá atrações no domingo, segunda e terça-feira (confira ao final da matéria).O Bairro da Barra, na Região Sul, terá um palco próprio na Praça do Pescador. Com shows no domingo (15) e na segunda-feira (16), o espaço receberá atrações como DJ Guesser, Mario Café, Luciana Arouca, DJ Nanny e Suh Wagner, além da programação infantil com o Bloquinho da Tia Suh.O Palco Estaleiro, localizado na Rua da Praia (próximo à Rua Virgílio Rodrigues Pereira), contará com atrações nos mesmos dias que o da Barra. O local terá nomes como Banda Jacarezinho, Luane Mattia, DJ Nanny, Mario Café e DJ Guesser. A programação infantil fica por conta da dupla As Mareadas, no domingo, a partir das 17h.Além dos palcos, o Carnaval em Balneário Camboriú será marcado pelos desfiles dos tradicionais blocos da cidade pela Avenida Atlântica, entre a Rua 2000 e a Praça Tamandaré, e das charangas que percorrerão os bairros acompanhadas por bandas. Os percursos, dias e horários serão divulgados dentro dos próximos dias."A ideia dos três palcos é que as comemorações estejam também pelos bairros da cidade e não se restrinjam ao Centro, atendendo a um pedido da prefeita Juliana Pavan. O Carnaval é uma das datas mais importantes para Balneário Camboriú para o turismo e, neste ano, contaremos com uma programação vasta e até shows nacionais que prometem movimentar a ocupação hoteleira e o comércio local", aponta o secretário de Turismo, Evandro Neiva.O Viva Folia BC é uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo. A programação do evento conta com o apoio institucional da Fundação Cultural, da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), da Guarda Municipal e da Polícia Militar, nas áreas de cultura, mobilidade urbana e segurança pública. A Liga Carnavalesca de Balneário Camboriú atua exclusivamente na cooperação da organização e articulação dos blocos de rua, colaborando na construção da programação dos desfiles, sem gestão ou repasse de recursos públicos.AgroPlay VerãoNo sábado (14), o Carnaval em Balneário Camboriú ganhará ritmo sertanejo: o AgroPlay Verão Festival levará para as areias da Praia Central um line-up composto por artistas como Ana Castela, Zé Felipe, Léo & Raphael, CountryBeat, Duda Bertelli, Júlia & Rafaela e Resenha da Muierada.O evento, organizado pela AgroPlay Music, conta com apoio institucional da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, sem qualquer ônus ao Município, sendo realizado no Pontal Norte com acesso gratuito ao público, além de camarote e área VIP de acesso pago.Confira a programação completa dos palcos do Viva Folia BCSexta-feira (13)Palco Centro19h às 20h30 - Inimigos da Segunda20h30 às 21h30 - Quebra Tudo Aê21h30 às 23h30 - Banda S/ADomingo (15)Palco Centro17h às 19h - Carnaval Infantil (Bloquinho do Café)19h30 às 20h30 - Quebra Tudo AêPalco Barra18h às 20h - DJ Guesser20h às 21h - Mario Café21h15 às 23h15 - Luciana Arouca23h15 às 00h15 - DJ GuesserPalco Estaleiro19h às 20h - DJ Nanny20h às 21h - Mario Café21h15 às 23h15 - Banda Jacarezinho23h15 às 00h15 - DJ NannySegunda-feira (16)Palco Centro17h às 19h - Carnaval Infantil (Bloquinho do Café)19h30 às 20h30 - Quebra Tudo AêPalco Barra17h às 19h - Carnaval Infantil (Bloquinho da Tia Suh)19h às 20h - DJ Danny20h às 21h - Mario Café21h15 às 23h15 - Suh Wagner23h15 às 00h15 - DJ DannyPalco Estaleiro17h às 19h - Carnaval Infantil (As Mareadas)19h às 20h - DJ Guesser20h às 21h - Mario Café21h15 às 23h15 - Luane Mattia23h15 às 00h15 - DJ GuesserTerça-feira (17)Palco Centro18h às 19h - Mario Café19h às 20h - Carnatuga20h às 20h30 - Mario Café20h30 às 22h30 - Luane Mattia___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Beatriz NunesFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Inscrições para blocos e charangas no Carnaval seguem até quinta-feira Grupos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente on-line até o dia 29 de janeiroBlocos, charangas e escolas de samba têm até esta quinta-feira (29) para realizar as inscrições para participar do Viva Folia BC 2026, o Carnaval de Balneário Camboriú. A programação acontecerá na Avenida Atlântica e nos bairros da cidade.Interessados devem observar as regras contidas em edital de chamamento público lançado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, além de anexar todas as certidões exigidas com as informações correspondentes. O documento está disponível para acesso público por meio do link: https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/licitacao/RX6PC9RA.pdf.Para realizar a inscrição, os grupos interessados devem acessar a plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC) por meio do link: https://bnccompras.com/Home/Login. Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI).A programação do Viva Folia BC 2026 deverá incluir até 15 blocos e escolas de samba para a realização de desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro, além de até 12 charangas acompanhadas de bandas que deverão passar pelos bairros de 13 a 17 de fevereiro.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual, especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família. ___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú terá primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira Centenas de passageiros devem passar pela cidade para os procedimentos de embarqueBalneário Camboriú avança no turismo náutico com o primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira (26), no navio Preziosa, da MSC Cruzeiros, com destino a Punta del Este, no Uruguai. Cerca de 300 pessoas devem passar pela cidade para os procedimentos de embarque, além dos passageiros que desembarcam durante a parada para visitação.Para embarcar, os passageiros usarão o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, qualificado para embarques e desembarques tanto nacionais, quanto internacionais. Os embarques ocorrem a partir das 11h, tendo o local passado por ampla reforma estrutural para se adequar aos procedimentos de fiscalização e controle aduaneiro que serão realizados a partir da próxima segunda-feira.O gerente da Marina Tedesco e responsável pelo Atracadouro, Gustavo Bauer, salienta que o terminal reformulou sua estrutura, resultado de um investimento de aproximadamente R$6 milhões. "Fizemos uma ampliação na nossa estrutura, com um espaço totalmente novo para check-in, mas também para fazer o processo de migração, inclusive, com o escaneamento de bagagens, pois os passageiros vão entrar em países como Argentina e Uruguai", enfatizou.Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o fato de Balneário Camboriú passar a realizar embarques e desembarques é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços. "Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem", disse.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Embarque histórico em navio de cruzeiro será nesta segunda-feira em Balneário Camboriú Pela primeira vez, Balneário Camboriú será palco de um procedimento de embarque em um navio. Nesta segunda-feira (26), cerca de 300 pessoas devem passar pelo Atracadouro Barra Sul para iniciarem uma viagem rumo a Punta Del Este, no Uruguai, pelo navio Preziosa, da MSC Cruzeiros.O momento é considerado histórico, uma vez que a cidade é a primeira do Brasil a ter uma Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada, o que qualificou o atracadouro a realizar o procedimento após investimentos feitos em reforma estrutural pelo Grupo Tedesco.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Beatriz NunesFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Pesquisa de demanda turística subsidia planejamento de Balneário Camboriú e da Região Costa Verde & Mar Balneário Camboriú recebeu, nos dias 15 e 16 de janeiro, a aplicação da pesquisa de demanda turística, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O levantamento, realizado anualmente, foi aplicado em pontos turísticos e locais de grande fluxo de visitantes, como as praias Central, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, além da região central da cidade, em horários de maior movimento.Mais de 160 visitantes participaram da pesquisa, respondendo a questões relacionadas à percepção do destino, qualidade dos serviços, tempo de permanência, gasto médio diário, origem do visitante e sugestões para melhoria da experiência turística.Para o diretor-geral de Turismo de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, a pesquisa é um instrumento técnico essencial para a tomada de decisão no setor público. "A pesquisa de demanda turística é uma ferramenta fundamental para a gestão do turismo, porque nos permite trabalhar com dados reais sobre o perfil do visitante, seu comportamento, percepção do destino e padrões de consumo. Esses dados, somados a outras bases que o município já possui, orientam o planejamento, a promoção do destino e a qualificação das nossas políticas públicas", disse.Laurindo explica que os dados levantados não são analisados de forma isolada, mas integrados a um conjunto mais amplo de informações já monitoradas pelo município. "Balneário Camboriú utiliza diferentes fontes de dados ao longo do ano, como os levantamentos do Posto de Informação Turística, informações do atracadouro, dados operacionais da temporada e pesquisas históricas. A pesquisa de demanda vem para complementar esse conjunto, permitindo identificar o que estamos acertando, onde precisamos ajustar e quais caminhos estratégicos devemos seguir", relatou.Os resultados da pesquisa serão consolidados e apresentados no âmbito do colegiado regional de turismo, por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, possibilitando que os municípios participantes utilizem os dados como subsídio técnico para o planejamento integrado do turismo regional.A turismóloga e servidora pública de Balneário Camboriú, Luciana Vargas, destaca que o levantamento contribui diretamente para o aprimoramento das ações do setor. "A pesquisa permite compreender melhor o perfil do visitante e a imagem que ele tem do destino, auxiliando na definição de estratégias mais eficientes para a promoção e qualificação do turismo", afirmou.Além de Balneário Camboriú, a pesquisa de demanda turística foi aplicada em municípios como Navegantes, Itapema, Porto Belo, Ilhota, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Bombinhas e Camboriú, que integram a Região Costa Verde & Mar.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação +
Inscrições para blocos e charangas participarem do carnaval de 2026 serão abertas nesta quinta-feira Interessados em participar do Viva Folia BC têm até o dia 29 de janeiro para efetuar as inscriçõesAs inscrições para blocos, escolas de samba e charangas participarem do carnaval de Balneário Camboriú deste ano serão abertas nesta quinta-feira (15) pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo. O Viva Folia BC ocorre de 13 a 17 de fevereiro em vários pontos da cidade.A seleção será realizada conforme as normas contidas em edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Turismo e disponível para acesso no link https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=4379 . Interessados têm até o dia 29 de janeiro para efetuar a inscrição na plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC).A programação do Viva Folia BC prevê desfiles carnavalescos nos bairros de 13 a 17 de fevereiro. Para os eventos, serão selecionadas até 12 charangas acompanhadas de bandas. Já blocos e escolas de samba serão selecionados no total de até 15 participantes para desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro.O secretário de turismo, Evandro Neiva, frisa que o cronograma dos desfiles levarão em consideração a ordem classificatória obtida por meio do chamamento público. "Considerando os critérios técnicos, que estão previstos em edital, e após a análise criteriosa da Secretaria de Compras, com o apoio da Comissão Permanente de Eventos da Secretaria de Turismo, vamos definir os detalhes do carnaval, principalmente relativos ao cronograma dos desfiles", disse o gestor.Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI). No ato de inscrição, deverão ser anexados os documentos exigidos em cada caso, além de certidões e o devido preenchimento das declarações em anexo no edital.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será efetivada em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.