Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Workshop Trade 2010 entra em fase final - Última etapa terá divulgação do litoral

Trinta e sete parceiros da região da Costa Verde e Mar estarão representados, a partir deste dia 30, em Buenos Aires, durante a Feira Internacional de Turismo – FIT, em Buenos Aires. A programação integra o projeto Workshop Trade  2010, que nasceu dentro da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, é gerenciado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e tem assinatura de entidades como a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, Amfri, através do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar - Citmar, a Prefeitura de Bombinhas, de Itapema, Balneário Camboriú e a marca Santur – Santa Catarina Turismo. O projeto, que começou em agosto e já passou por mais de 16 eventos, segue até o dia 6, quando finaliza na Feira Internacional de Turismo do Paraguai – Fitpar. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, é quem faz o balanço das atividades que divulgam o litoral norte de Santa Catarina nos países do Mercosul e no Chile.
 
1) Ademar, nesta semana começa a terceira e última fase do Workshop Trade 2010. Como será esta programação e onde ela acontece?

A 3ª e última fase do Workshop Trade encerra agora, numa expectativa de terminarmos com chave de ouro, na maior feira de turismo da América Latina, que é a FIT– Feira Internacional de Turismo – que acontece em Buenos Aires, na Argentina. Teremos uma programação extensa na feira, com um estande muito bem montado. Pela primeira vez na história, Balneário Camboriú e região vão estar muito bem representadas, com toda a exposição do workshop, com artistas, com imprensa, então a expectativa é de um encerramento muito bom, que vai dar o toque final para temporada de verão que começa em dezembro.

2) Na sua opinião, qual foi o balanço deste projeto, que neste ano esteve em sua segunda edição? Qual foi a diferença para o realizado em 2009?

Em 2009, o projeto foi desenvolvido somente pela Secretaria de Turismo, então ele foi um projeto limitado, com poucos recursos, mas foi um projeto que deu uma visibilidade muito grande.  Já, esse ano, com o apoio das outras associações, da Amfri - Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí através do Citmar (Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar) , do Balneário Camboriú Convention - além de outras cidades e participação da marca Santur - Santa Catarina Turismo- pudemos expandir muito o evento e fazer com que a programação para as três fases, que seriam de 18 eventos, passasse para 23, 24 eventos. Todos foram além da expectativa, foi uma quebra de paradigmas. A região de Balneário Camboriú, ao realizar um evento dessa grandiosidade, coloca o Estado como grande destaque do turismo, é isso é muito importante, pois já teremos frutos nessa temporada.

3) Porque o trabalho no Mercosul é feito em algumas cidades específicas, qual é o critério para escolher essas cidades e o que o senhor acredita que ainda falte para que o Workshop Trade se torne ainda mais eficiente?

A eficiência foi a contento, além da expectativa. Os critérios são pelo número de pessoas que vem de determinado destino. De onde vem pessoas de mais destinos, como por exemplo, Córdoba, Buenos Aires, Mar del Plata. O evento foi feito com mais ênfase para que ele tivesse uma visibilidade muito maior, somasse e viesse a reafirmar a vontade das pessoas de vir para Balneário Camboriú. Em algumas regiões estava baixando o número de turistas, com isso, estivemos nos grandes destinos, onde tem a potencialidade grande, mas também estivemos em lugares onde o número de turistas, segundo as nossas pesquisas, caiu.  Com isso, fizemos uma mudança muito grande, inclusive no Paraguai, que em 2008 tínhamos caído praticamente 95% o número de turistas. Reforçamos em Assunção, no Paraguai, e tivemos um incremento só de ônibus de mais de 100% e muitos também de veículos particulares. Esse reforço nestes destinos fez realmente, que focando no turista, a movimentação do turismo aumente.

4) O senhor já tem uma ideia do que poderá ser feito em 2011? O projeto continuará?

O projeto deu tão certo que passamos para o Ministério do Turismo como boas práticas. O governo do Estado já nos sinalizou que quer apoiar no ano que vem e dar mais ênfase, as prefeituras, as cidades da região, que apoiaram, querem também continuar no projeto. A cada ano a gente busca reformular e ajustar o Workshop Trade, nos itens que, por ventura, não tenham dado certo. Superamos as expectativas, mas nós vimos que podemos fazer nesse mesmo molde, apenas mudando algumas coisas.
Ano que vem vamos ampliar o leque de divulgação nestes destinos, com o mesmo molde que está dando certo, dando repercussão e fazer eventos de divulgação com parcerias de Beto Carrero, a prefeitura de Blumenau, juntamente com a Promotora de Exposições de Blumenau – Proeb.
A ideia é de que Balneário Camboriú e região, quando chegue aos eventos, não entregue apenas folhetos, e sim sejam a estrela da festa, dos eventos. Isso dá uma divulgação muito maior, mostra credibilidade, que a região é segura e tem um potencial turístico único no Brasil.

5) Para encerrar, gostaria que o senhor fizesse um resumo do que foi feito fora de Balneário para que a cidade atraísse turistas, tanto nacionais, quanto do exterior.

No Brasil, nós estivemos em mais ou menos 50 eventos, trabalhamos durante todo o ano. Esse Workshop Trade no Mercosul, especificadamente, é um evento feito numa época certa, pois temos que ter uma data para divulgar, fomentar, para que os operadores, agências, pessoas, venham e até pela dificuldade de se fazer no Mercosul, então fizemos um caso específico no Mercosul e assim que temos.
No Brasil, o diferencial foi que divulgamos em feira do trade turístico e tivemos um vínculo muito especial com Brasília que nos recebeu, o Ministério do Turismo que ajudou a divulgar de uma ou outra maneira em eventos de público aberto, de público direto, como feiras agropecuárias, eventos de vários segmentos, que fomenta o turista diretamente. Eu acho que está bem focado. A ideia é só expandir com as parcerias que nos estamos fazendo, trabalhando regionalmente, e que vai nos trazer muitos dividendos. A regionalização é um fato que não pode ser mudado, e com isso, estamos unindo forças e vamos fazer divulgação no ano que vem com muita motivação, e com certeza, terá um retorno turístico muito forte.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo
Texto e entrevista: Daiane Benso / estagiária e Silvia Bomm - DRT 3930-JP PR
Foto: Arquivo Sectur
(47) 3367-8122

Últimas Notícias

Inscrições para blocos e charangas no Carnaval seguem até quinta-feira Grupos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente on-line até o dia 29 de janeiroBlocos, charangas e escolas de samba têm até esta quinta-feira (29) para realizar as inscrições para participar do Viva Folia BC 2026, o Carnaval de Balneário Camboriú. A programação acontecerá na Avenida Atlântica e nos bairros da cidade.Interessados devem observar as regras contidas em edital de chamamento público lançado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, além de anexar todas as certidões exigidas com as informações correspondentes. O documento está disponível para acesso público por meio do link: https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/licitacao/RX6PC9RA.pdf.Para realizar a inscrição, os grupos interessados devem acessar a plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC) por meio do link: https://bnccompras.com/Home/Login. Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI).A programação do Viva Folia BC 2026 deverá incluir até 15 blocos e escolas de samba para a realização de desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro, além de até 12 charangas acompanhadas de bandas que deverão passar pelos bairros de 13 a 17 de fevereiro.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual, especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família. ___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú terá primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira Centenas de passageiros devem passar pela cidade para os procedimentos de embarqueBalneário Camboriú avança no turismo náutico com o primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira (26), no navio Preziosa, da MSC Cruzeiros, com destino a Punta del Este, no Uruguai. Cerca de 300 pessoas devem passar pela cidade para os procedimentos de embarque, além dos passageiros que desembarcam durante a parada para visitação.Para embarcar, os passageiros usarão o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, qualificado para embarques e desembarques tanto nacionais, quanto internacionais. Os embarques ocorrem a partir das 11h, tendo o local passado por ampla reforma estrutural para se adequar aos procedimentos de fiscalização e controle aduaneiro que serão realizados a partir da próxima segunda-feira.O gerente da Marina Tedesco e responsável pelo Atracadouro, Gustavo Bauer, salienta que o terminal reformulou sua estrutura, resultado de um investimento de aproximadamente R$6 milhões. "Fizemos uma ampliação na nossa estrutura, com um espaço totalmente novo para check-in, mas também para fazer o processo de migração, inclusive, com o escaneamento de bagagens, pois os passageiros vão entrar em países como Argentina e Uruguai", enfatizou.Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o fato de Balneário Camboriú passar a realizar embarques e desembarques é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços. "Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem", disse.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Embarque histórico em navio de cruzeiro será nesta segunda-feira em Balneário Camboriú Pela primeira vez, Balneário Camboriú será palco de um procedimento de embarque em um navio. Nesta segunda-feira (26), cerca de 300 pessoas devem passar pelo Atracadouro Barra Sul para iniciarem uma viagem rumo a Punta Del Este, no Uruguai, pelo navio Preziosa, da MSC Cruzeiros.O momento é considerado histórico, uma vez que a cidade é a primeira do Brasil a ter uma Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada, o que qualificou o atracadouro a realizar o procedimento após investimentos feitos em reforma estrutural pelo Grupo Tedesco.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Beatriz NunesFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Pesquisa de demanda turística subsidia planejamento de Balneário Camboriú e da Região Costa Verde & Mar Balneário Camboriú recebeu, nos dias 15 e 16 de janeiro, a aplicação da pesquisa de demanda turística, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O levantamento, realizado anualmente, foi aplicado em pontos turísticos e locais de grande fluxo de visitantes, como as praias Central, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, além da região central da cidade, em horários de maior movimento.Mais de 160 visitantes participaram da pesquisa, respondendo a questões relacionadas à percepção do destino, qualidade dos serviços, tempo de permanência, gasto médio diário, origem do visitante e sugestões para melhoria da experiência turística.Para o diretor-geral de Turismo de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, a pesquisa é um instrumento técnico essencial para a tomada de decisão no setor público. "A pesquisa de demanda turística é uma ferramenta fundamental para a gestão do turismo, porque nos permite trabalhar com dados reais sobre o perfil do visitante, seu comportamento, percepção do destino e padrões de consumo. Esses dados, somados a outras bases que o município já possui, orientam o planejamento, a promoção do destino e a qualificação das nossas políticas públicas", disse.Laurindo explica que os dados levantados não são analisados de forma isolada, mas integrados a um conjunto mais amplo de informações já monitoradas pelo município. "Balneário Camboriú utiliza diferentes fontes de dados ao longo do ano, como os levantamentos do Posto de Informação Turística, informações do atracadouro, dados operacionais da temporada e pesquisas históricas. A pesquisa de demanda vem para complementar esse conjunto, permitindo identificar o que estamos acertando, onde precisamos ajustar e quais caminhos estratégicos devemos seguir", relatou.Os resultados da pesquisa serão consolidados e apresentados no âmbito do colegiado regional de turismo, por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, possibilitando que os municípios participantes utilizem os dados como subsídio técnico para o planejamento integrado do turismo regional.A turismóloga e servidora pública de Balneário Camboriú, Luciana Vargas, destaca que o levantamento contribui diretamente para o aprimoramento das ações do setor. "A pesquisa permite compreender melhor o perfil do visitante e a imagem que ele tem do destino, auxiliando na definição de estratégias mais eficientes para a promoção e qualificação do turismo", afirmou.Além de Balneário Camboriú, a pesquisa de demanda turística foi aplicada em municípios como Navegantes, Itapema, Porto Belo, Ilhota, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Bombinhas e Camboriú, que integram a Região Costa Verde & Mar.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação +
Inscrições para blocos e charangas participarem do carnaval de 2026 serão abertas nesta quinta-feira Interessados em participar do Viva Folia BC têm até o dia 29 de janeiro para efetuar as inscriçõesAs inscrições para blocos, escolas de samba e charangas participarem do carnaval de Balneário Camboriú deste ano serão abertas nesta quinta-feira (15) pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo. O Viva Folia BC ocorre de 13 a 17 de fevereiro em vários pontos da cidade.A seleção será realizada conforme as normas contidas em edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Turismo e disponível para acesso no link https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=4379 . Interessados têm até o dia 29 de janeiro para efetuar a inscrição na plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC).A programação do Viva Folia BC prevê desfiles carnavalescos nos bairros de 13 a 17 de fevereiro. Para os eventos, serão selecionadas até 12 charangas acompanhadas de bandas. Já blocos e escolas de samba serão selecionados no total de até 15 participantes para desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro.O secretário de turismo, Evandro Neiva, frisa que o cronograma dos desfiles levarão em consideração a ordem classificatória obtida por meio do chamamento público. "Considerando os critérios técnicos, que estão previstos em edital, e após a análise criteriosa da Secretaria de Compras, com o apoio da Comissão Permanente de Eventos da Secretaria de Turismo, vamos definir os detalhes do carnaval, principalmente relativos ao cronograma dos desfiles", disse o gestor.Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI). No ato de inscrição, deverão ser anexados os documentos exigidos em cada caso, além de certidões e o devido preenchimento das declarações em anexo no edital.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será efetivada em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Forças de segurança atuarão de forma integrada durante a realização do AgroPlay Verão Festival Evento será realizado em Balneário Camboriú no dia 14 de fevereiro, na Praia CentralFalta pouco mais de um mês para Balneário Camboriú receber o AgroPlay Verão Festival, evento que se apresenta como um dos maiores projetos do gênero no país, conforme divulgado por seus organizadores. A programação está prevista para o dia 14 de fevereiro, nas areias da Praia Central, com estrutura a ser montada no Pontal Norte.O festival é organizado pela agência da cantora Ana Castela, que integra o line-up do evento, e contará com apoio institucional da Prefeitura de Balneário Camboriú, sem custos para o município, observados os limites legais e administrativos aplicáveis. A entrada será gratuita para o público em geral, com área VIP de acesso pago.Na tarde desta quinta-feira (8), os organizadores do evento estiveram reunidos com representantes das forças de segurança municipal e estadual, além da equipe da Secretaria de Turismo, para alinhamento de estratégias voltadas à realização do festival de forma segura e organizada. Participaram da reunião a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o BC Trânsito, que atuarão de maneira integrada."O evento reforça a capacidade de Balneário Camboriú em receber iniciativas de grande porte, com planejamento, organização e responsabilidade. A cidade possui estrutura consolidada para sediar eventos que promovem entretenimento, movimentam a economia local e fortalecem o turismo", destaca o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.Segundo ele, a segurança é tratada como prioridade em ações dessa natureza. "Foi definido um planejamento integrado envolvendo monitoramento, controle de acessos, ordenamento do espaço e gestão do trânsito, sempre com foco no bem-estar da população, dos turistas e de todos que estarão presentes", afirma.A escolha de Balneário Camboriú pelo Grupo AgroPlay levou em consideração a estrutura urbana, turística e logística do destino. O festival propõe um novo conceito de Carnaval, conectando música, entretenimento e experiência, com identidade sertaneja e atmosfera praiana, respeitando as normas ambientais, urbanísticas e de uso do espaço público.Para os sócios-diretores do Grupo AgroPlay, Raphael Soares e Rodolfo Alessi, a realização do evento na cidade representa um marco para o projeto. "É uma honra para o Grupo AgroPlay ser recebido por Balneário Camboriú. Estamos desenvolvendo um projeto inovador dentro do calendário de Carnaval brasileiro, e poder realizá-lo em uma cidade com forte vocação turística e tradição na realização de grandes eventos torna essa experiência ainda mais relevante", destaca Raphael.Nos próximos dias, serão divulgadas mais informações sobre a programação, atrações e estrutura do evento.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto e foto: Kássia Dalmagro(47) 3267-7022 +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.