Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Workshop Trade 2010 entra em fase final - Última etapa terá divulgação do litoral

Trinta e sete parceiros da região da Costa Verde e Mar estarão representados, a partir deste dia 30, em Buenos Aires, durante a Feira Internacional de Turismo – FIT, em Buenos Aires. A programação integra o projeto Workshop Trade  2010, que nasceu dentro da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, é gerenciado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e tem assinatura de entidades como a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, Amfri, através do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar - Citmar, a Prefeitura de Bombinhas, de Itapema, Balneário Camboriú e a marca Santur – Santa Catarina Turismo. O projeto, que começou em agosto e já passou por mais de 16 eventos, segue até o dia 6, quando finaliza na Feira Internacional de Turismo do Paraguai – Fitpar. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, é quem faz o balanço das atividades que divulgam o litoral norte de Santa Catarina nos países do Mercosul e no Chile.
 
1) Ademar, nesta semana começa a terceira e última fase do Workshop Trade 2010. Como será esta programação e onde ela acontece?

A 3ª e última fase do Workshop Trade encerra agora, numa expectativa de terminarmos com chave de ouro, na maior feira de turismo da América Latina, que é a FIT– Feira Internacional de Turismo – que acontece em Buenos Aires, na Argentina. Teremos uma programação extensa na feira, com um estande muito bem montado. Pela primeira vez na história, Balneário Camboriú e região vão estar muito bem representadas, com toda a exposição do workshop, com artistas, com imprensa, então a expectativa é de um encerramento muito bom, que vai dar o toque final para temporada de verão que começa em dezembro.

2) Na sua opinião, qual foi o balanço deste projeto, que neste ano esteve em sua segunda edição? Qual foi a diferença para o realizado em 2009?

Em 2009, o projeto foi desenvolvido somente pela Secretaria de Turismo, então ele foi um projeto limitado, com poucos recursos, mas foi um projeto que deu uma visibilidade muito grande.  Já, esse ano, com o apoio das outras associações, da Amfri - Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí através do Citmar (Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar) , do Balneário Camboriú Convention - além de outras cidades e participação da marca Santur - Santa Catarina Turismo- pudemos expandir muito o evento e fazer com que a programação para as três fases, que seriam de 18 eventos, passasse para 23, 24 eventos. Todos foram além da expectativa, foi uma quebra de paradigmas. A região de Balneário Camboriú, ao realizar um evento dessa grandiosidade, coloca o Estado como grande destaque do turismo, é isso é muito importante, pois já teremos frutos nessa temporada.

3) Porque o trabalho no Mercosul é feito em algumas cidades específicas, qual é o critério para escolher essas cidades e o que o senhor acredita que ainda falte para que o Workshop Trade se torne ainda mais eficiente?

A eficiência foi a contento, além da expectativa. Os critérios são pelo número de pessoas que vem de determinado destino. De onde vem pessoas de mais destinos, como por exemplo, Córdoba, Buenos Aires, Mar del Plata. O evento foi feito com mais ênfase para que ele tivesse uma visibilidade muito maior, somasse e viesse a reafirmar a vontade das pessoas de vir para Balneário Camboriú. Em algumas regiões estava baixando o número de turistas, com isso, estivemos nos grandes destinos, onde tem a potencialidade grande, mas também estivemos em lugares onde o número de turistas, segundo as nossas pesquisas, caiu.  Com isso, fizemos uma mudança muito grande, inclusive no Paraguai, que em 2008 tínhamos caído praticamente 95% o número de turistas. Reforçamos em Assunção, no Paraguai, e tivemos um incremento só de ônibus de mais de 100% e muitos também de veículos particulares. Esse reforço nestes destinos fez realmente, que focando no turista, a movimentação do turismo aumente.

4) O senhor já tem uma ideia do que poderá ser feito em 2011? O projeto continuará?

O projeto deu tão certo que passamos para o Ministério do Turismo como boas práticas. O governo do Estado já nos sinalizou que quer apoiar no ano que vem e dar mais ênfase, as prefeituras, as cidades da região, que apoiaram, querem também continuar no projeto. A cada ano a gente busca reformular e ajustar o Workshop Trade, nos itens que, por ventura, não tenham dado certo. Superamos as expectativas, mas nós vimos que podemos fazer nesse mesmo molde, apenas mudando algumas coisas.
Ano que vem vamos ampliar o leque de divulgação nestes destinos, com o mesmo molde que está dando certo, dando repercussão e fazer eventos de divulgação com parcerias de Beto Carrero, a prefeitura de Blumenau, juntamente com a Promotora de Exposições de Blumenau – Proeb.
A ideia é de que Balneário Camboriú e região, quando chegue aos eventos, não entregue apenas folhetos, e sim sejam a estrela da festa, dos eventos. Isso dá uma divulgação muito maior, mostra credibilidade, que a região é segura e tem um potencial turístico único no Brasil.

5) Para encerrar, gostaria que o senhor fizesse um resumo do que foi feito fora de Balneário para que a cidade atraísse turistas, tanto nacionais, quanto do exterior.

No Brasil, nós estivemos em mais ou menos 50 eventos, trabalhamos durante todo o ano. Esse Workshop Trade no Mercosul, especificadamente, é um evento feito numa época certa, pois temos que ter uma data para divulgar, fomentar, para que os operadores, agências, pessoas, venham e até pela dificuldade de se fazer no Mercosul, então fizemos um caso específico no Mercosul e assim que temos.
No Brasil, o diferencial foi que divulgamos em feira do trade turístico e tivemos um vínculo muito especial com Brasília que nos recebeu, o Ministério do Turismo que ajudou a divulgar de uma ou outra maneira em eventos de público aberto, de público direto, como feiras agropecuárias, eventos de vários segmentos, que fomenta o turista diretamente. Eu acho que está bem focado. A ideia é só expandir com as parcerias que nos estamos fazendo, trabalhando regionalmente, e que vai nos trazer muitos dividendos. A regionalização é um fato que não pode ser mudado, e com isso, estamos unindo forças e vamos fazer divulgação no ano que vem com muita motivação, e com certeza, terá um retorno turístico muito forte.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo
Texto e entrevista: Daiane Benso / estagiária e Silvia Bomm - DRT 3930-JP PR
Foto: Arquivo Sectur
(47) 3367-8122

Últimas Notícias

Selo de Atendimento ao Turista é entregue a estabelecimentos Os primeiros estabelecimentos contemplados com o Selo de Atendimento ao Turista receberam a certificação do Programa Selo Turismo Qualificado BC nesta segunda e terça-feira (6 e 7). A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú entregou o selo, na Categoria Ouro, ao Camboriú Praia Hotel, Grupo Oceanic (Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata e a Aventura Jurássica), Pousada Morada do Estaleiro, Hotel Sibara e Hotel Marimar.O selo é concedido pelo Município de Balneário Camboriú com objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo em seu atendimento, elevar o padrão de serviços e melhorar a experiência dos visitantes na cidade. Para obter o reconhecimento municipal, estabelecimentos e prestadores de serviços têm de cumprir critérios que seguem padrões internacionais de boas práticas em atendimento ao turista. Entre os critérios para a Categoria Ouro, estão possuir pesquisa de satisfação do cliente, ter funcionário com domínio de um segundo idioma e dispor de um canal de comunicação com o cliente para atendimento rápido. O selo tem as categorias Prata e Bronze também. O processo de validação, com visitas aos estabelecimentos que solicitaram o selo, envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.O selo Atendimento ao Turista é o segundo do Programa Selo Turismo Qualificado BC, criado em 2022 para promover as boas práticas adotadas pelo setor. O primeiro foi o Sustentabilidade. Para obtê-lo, é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (Bronze, Prata ou Ouro).Para conhecer o Programa Selo Turismo Qualificado BC, solicitar reconhecimento e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br. Os próximos três selos a serem lançados serão os de Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.___________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Balneário Camboriú se mantém na categoria máxima no Mapa do Turismo Brasileiro Balneário Camboriú permanece na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em abril.O Mapa do Turismo Brasileiro possibilita a definição da área a ser trabalhada prioritariamente com políticas públicas pelo MTUR. Os municípios são categorizados (A, B, C, D e E) com objetivo de identificar o desempenho da economia do setor. Estar na categoria "A", caso de Balneário Camboriú, significa atrair políticas públicas e repasses de recursos para o setor.Para a categorização, são levadas em consideração variantes como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.A cidade é "A" desde o início da categorização, instituída por portaria do MTUR em 2015.Em território nacional, 2.043 cidades e 312 regiões foram avaliadas em 2024. Após a validação, o município recebe um certificado do Ministério do Turismo, que está no anexo desta matéria. A categorização pode ser conferida no site https://www.mapa.turismo.gov.br. O MTUR também reconheceu em abril, com certificado, o Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú como registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de Castro +
Temporada de cruzeiros termina em Balneário Camboriú neste sábado Último cruzeiro da temporada 2023/2024 em Balneário Camboriú, o navio Costa Favolosa chega ao Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul às 8h deste sábado (27). A embarcação vem de Santos (SP) e segue para Montevidéu (Uruguai), às 17h.A temporada de cruzeiros 2023/24 começou em 8 de novembro de 2023. Durante esses cinco meses, o Atracadouro Barra Sul recebeu 62 escalas com 15 navios de nove companhias diferentes e cerca de 250 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, vindos de diversos países. Esta foi a maior temporada de cruzeiros dos últimos sete anos em Balneário Camboriú, de acordo com o Atracadouro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú está sendo divulgada na WTM Latin America Conhecida pela beleza de suas praias e infraestrutura turística de alto padrão, Balneário Camboriú está presente na WTM Latin America (World Travel Market), considerada uma das principais feiras mundiais da indústria de viagens e turismo. A WTM começou na segunda (15) e vai até esta quarta-feira (17), em São Paulo.Balneário Camboriú está sendo divulgada neste evento pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) em stand próprio, o qual tem um novo design. A arquitetura do stand remete às belezas naturais da cidade. A estrutura tem também painéis de led com vídeos temáticos, que simbolizam a modernização da cidade.A participação de Balneário Camboriú no evento faz parte das ações do Masterplan do Turismo, planejamento que aponta para novas formas de comunicação e posicionamento da cidade. A intenção é reposicionar Balneário Camboriú no cenário internacional como um dos principais destinos de turismo, negócios e lazer. De acordo com a Sectur, o investimento na WTM não é apenas uma ação de curto prazo, mas sim parte integrante do projeto que visa transformar a cidade em um ícone global de turismo sustentável e de alta qualidade. Além de proporcionar negócios para a cidade e conexões com o setor, a presença na WTM visa ampliar, entre as principais referências do segmento, a visibilidade de Balneário Camboriú e seus atrativos, como praias, entretenimento e gastronomia.A WTM reúne profissionais e empresas do setor turístico para discutir as últimas tendências, estabelecer parcerias estratégicas e promover destinos turísticos. Com a presença de milhares de participantes e expositores, o evento tem papel importante na promoção do turismo no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas participam da WTM, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.