Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Turismo participa do Plano Catarina em Balneário Camboriú

Já se encontra em fase de conclusão, o planejamento de marketing do Estado de Santa Catarina,  que está sendo realizado pela empresa européia Chias Marketing com apoio dos órgãos estaduais e municipais de turismo e a parceria do trade. O Plano Catarina esteve pela quarta vez em Balneário Camboriú e na cidade contou com a efetiva participação de hoteleiros, entidades ligadas ao setor, secretarias de turismo, agências de turismo e de organização de eventos, equipamentos turísticos, entre outros participantes de toda a região. No município, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e pela Santur, e organizado pela Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, durante toda a tarde de sexta-feira (23), no hotel Plaza Camboriú.

O encontro trouxe informações importantes aos quase 50 participantes, que receberam certificados ao final do encontro técnico do Plano Catarina. Segundo o coordenador do plano, Flávio Agustini, o planejamento de marketing é importante para que se possa traçar uma nova estratégia de comunicação para o Estado.  Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o Catarina é um grande apoio, para que se possa divulgar Santa Catarina “com os pés no chão”.
 
A sócia consultora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, que explicou as ações do Plano Catarina em Balneário Camboriú, disse que o planejamento de marketing do turismo estadual irá compor o vasto material que tomará os produtos turísticos existentes em Santa Catarina e irá transformá-los em oferta. ”Quanto maior o número de turistas, teremos mais receita e mais emprego”, analisou.
 
O Plano Catarina foi dividido em três fases de execução. A primeira foi a análise da situação, de como se encontra o turismo, a oferta existente, a opinião do trade e do turista, entre outras informações levantadas pela pesquisa. A segunda, também concluída, foi a do planejamento estratégico, ou seja, todas as ferramentas que serão usadas para que o Plano Catarina possa ser desenvolvido e alcance suas metas. Nesta fase se procurou responder questões de como queremos ser e como queremos aparecer. Por fim, a fase atual, na qual o plano entra em etapa operacional, com o desenvolvimento de seus programas, promoções a serem realizadas, a comunicação e todos os fatores que possam guiar os trabalhos em todo o Estado.
 
Informações importantes repassadas pela Chias Marketing ao trade:
 
- O objetivo do Ministério do Turismo é fazer o turismo crescer 110% de 2010 a 2020 e triplicar a receita obtida pelo turismo; O Plano Catarina e o Plano Aquarela (leia sobre este planejamento em http://www.secturbc.com.br/pt_index.php?s=noticias&id=836 ) estão inseridos nesse objetivo;
- Balneário Camboriú é o 6º destino mais visitado em 2008 no país com turismo a lazer, atrás apenas do Rio de Janeiro (1º), Foz do Iguaçu (2º), Florianópolis (3º), São Paulo (4º) e Salvador(5º); e na frente de Búzios (7º), Parati (8º), Natal (9º) e Fortaleza (10º), entre outros destinos; (dados da Polícia Federal em acessos terrestres, marítimos, aéreos e fluviais);
- Santa Catarina recebeu, entre 2007 e 2008, 11,4 milhões de turistas, sendo 4,8 milhões de gaúchos, 2,8 milhões de paranaenses e 2,6 milhões de paulistas, entre outros;
- Turistas internacionais representaram 1,1 milhão, sendo a maioria de argentinos;
- Apesar de o turista argentino ter gasto médio baixo, a média trazida pelo turista internacional é melhor que o nacional;
- Quanto mais distante for a procedência do turista, mais ele permanece em uma região, mas em compensação, para trazê-lo, o investimento é maior;
- Santa Catarina tem 131 produtos prioritários para a promoção turística, sendo 18% culturais, 17% na área de eventos, 13% no setor de aventura, 13% em esporte, 8% no turismo de sol e praia, 7% na área rural e 7% no ecoturismo.
- Na região de Balneário Camboriú, os produtos que podem ser âncoras para o turismo são vários, entre eles as atividades náuticas e o ecoturismo na Costa Verde & Mar, as praias da cidade, o turismo cultural em toda a região, o vôo livre, entre outros; Ainda nos falta um trabalho de construção de imagem no Estado; não há uniformidade ou conceito de comunicação integrada ao turismo;
- Santa Catarina tem mais oportunidades ao turista do que ameaças; a qualidade da oferta turística no mundo está melhorando, e se não acompanharmos, perderemos a competitividade;
- O turista viaja porque recebe um estímulo, como a participação em um evento ou uma feira, etc.
- O Plano Catarina tem como meta levar ao conhecimento dos turistas que eles podem vir a Santa Catarina em qualquer época do ano, que ele terá turismo o ano todo;  A proposta é tornar o Estado um destino ativo em todas as estações;
- O plano quer ajudar Santa Catarina a ser líder no turismo brasileiro, recebendo tanto turistas nacionais, quanto internacionais de bom poder aquisitivo; E ainda, fazer o turista ter uma experiência única em Santa Catarina, que o Estado tenha uma identidade própria e que não seja comparado a outros destinos.
 
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
(47) 3367-8122

Últimas Notícias

Temporada de cruzeiros termina em Balneário Camboriú neste sábado Último cruzeiro da temporada 2023/2024 em Balneário Camboriú, o navio Costa Favolosa chega ao Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul às 8h deste sábado (27). A embarcação vem de Santos (SP) e segue para Montevidéu (Uruguai), às 17h.A temporada de cruzeiros 2023/24 começou em 8 de novembro de 2023. Durante esses cinco meses, o Atracadouro Barra Sul recebeu 62 escalas com 15 navios de nove companhias diferentes e cerca de 250 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, vindos de diversos países. Esta foi a maior temporada de cruzeiros dos últimos sete anos em Balneário Camboriú, de acordo com o Atracadouro.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú está sendo divulgada na WTM Latin America Conhecida pela beleza de suas praias e infraestrutura turística de alto padrão, Balneário Camboriú está presente na WTM Latin America (World Travel Market), considerada uma das principais feiras mundiais da indústria de viagens e turismo. A WTM começou na segunda (15) e vai até esta quarta-feira (17), em São Paulo.Balneário Camboriú está sendo divulgada neste evento pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) em stand próprio, o qual tem um novo design. A arquitetura do stand remete às belezas naturais da cidade. A estrutura tem também painéis de led com vídeos temáticos, que simbolizam a modernização da cidade.A participação de Balneário Camboriú no evento faz parte das ações do Masterplan do Turismo, planejamento que aponta para novas formas de comunicação e posicionamento da cidade. A intenção é reposicionar Balneário Camboriú no cenário internacional como um dos principais destinos de turismo, negócios e lazer. De acordo com a Sectur, o investimento na WTM não é apenas uma ação de curto prazo, mas sim parte integrante do projeto que visa transformar a cidade em um ícone global de turismo sustentável e de alta qualidade. Além de proporcionar negócios para a cidade e conexões com o setor, a presença na WTM visa ampliar, entre as principais referências do segmento, a visibilidade de Balneário Camboriú e seus atrativos, como praias, entretenimento e gastronomia.A WTM reúne profissionais e empresas do setor turístico para discutir as últimas tendências, estabelecer parcerias estratégicas e promover destinos turísticos. Com a presença de milhares de participantes e expositores, o evento tem papel importante na promoção do turismo no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas participam da WTM, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Balneário Camboriú recebeu mais de 1,5 milhão de turistas no verão No verão, que terminou nesta quarta-feira (20), mais de 1,5 milhão de turistas estiveram em Balneário Camboriú. A estimativa é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur BC), baseada na coleta de lixo em dezembro, janeiro e fevereiro.O mês com mais visitantes foi janeiro: 591.597. Para chegar a esse número, a Sectur BC calcula a produção média de lixo domiciliar por pessoa, descontando a produção do número de habitantes (139.155/IBGE 2022).Considerando apenas entradas via ônibus turísticos, foram 101.303 passageiros nos três meses. Em janeiro, mês tradicionalmente mais movimento, passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT) 39.562 passageiros.O primeiro mês do ano também registrou a mais alta ocupação hoteleira deste verão, 87,32%. A ocupação hoteleira em dezembro e fevereiro foi semelhante, respectivamente, 79,67% e 79,42%.Abaixo, alguns dos números dos três meses. Mais informações podem ser conferidas na newsletter que a Sectur lança mensalmente desde o início de 2024. Para recebê-la a cada mês, basta se inscrever gratuitamente no link http://tinyurl.com/mr2w45at ou pelo site da Prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br), na aba Secretarias e Entidades, selecionando Turismo e Desenvolvimento Econômico. As newsletters lançadas em janeiro, fevereiro e março estão disponíveis, respectivamente, nos links http://tinyurl.com/4m6y5b73, http://tinyurl.com/yw32ns6c e https://tinyurl.com/4f5k5mt6. NúmerosDezembro de 2023Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 35.914Doméstico: 61%Internacional: 39%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 480.119Janeiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 39.562Doméstico: 40,55%Internacional: 59,45%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 591.597Fevereiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 25.827Doméstico: 32,80%Internacional: 67,20%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 465.478*baseada na coleta de lixo____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Rafael Mendes/Arquivo PMBC +
Parque Raimundo Malta ficará fechado segunda e terça-feira O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta não abrirá para visitação nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de março). O local passará por um procedimento preventivo de rotina contra carrapato nesses dois dias.No Departamento de Fitoterapia, o atendimento ao público seguirá normalmente. A previsão da Secretaria do Meio Ambiente é de que o Parque reabra quarta-feira (13).Localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, o Parque Raimundo Malta tem entrada gratuita. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é 10h às 17h. Nos demais dias, é das 13h às 17h. Nos dias chuvosos, o local não abre para visitação.___________________Informações Adicionais:Secretaria do Meio Ambiente(47) 3267-7080Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Silvana de CastroFoto: Rafael Mendes/ Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.