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Trade do turismo conhece necessidade do mercado paulista

Representantes e proprietários de hotéis e integrantes do trade turístico de Balneário Camboriú tiveram a oportunidade de saber o que esperam os operadores de turismo de São Paulo, em relação ao destino turístico de Santa Catarina. Na sexta-feira, 18, aproximadamente 30 pessoas participaram de reunião promovida pela Santur – órgão oficial de turismo do Estado e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através da empresa Promo Brasil – Representação e Inteligência Comercial. Também contou com apoio do Sindicato dos Hotéis (Sindisol), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e divulgação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

No encontro foi divulgado resultado de uma ação realizada pela Promo Brasil em São Paulo, durante quatro meses de planejamento e dois meses de investigação junto aos operadores. O objetivo foi conhecer o perfil das operadoras de turismo, saber onde atuam, qual destino vendem mais, os tipos de consumidores, enfim, esta primeira etapa do trabalho realizado para o Estado, e que será exposta em todas as regiões turísticas regionais, revelou dados interessantes, como por exemplo, Balneário Camboriú precisa fortalecer sua divulgação e realizar um trabalho conjunto com o turismo dos roteiros regionais próximos.

Segundo explica o presidente da Santur, Valdir Walendowski, Santa Catarina não é mais comprada como era no passado. “Agora temos que vender, pois a concorrência muda constantemente, em função da melhoria dos produtos”, analisa o presidente, que há dois anos vem trabalhando na idéia de atuar mais intensamente no maior mercado emissor de turistas do país, o Estado de São Paulo. O projeto foi viabilizado pelo Ministério do Turismo, que firmou convênio com Santa Catarina (o único do país a receber este incentivo), para que uma empresa profissional levantasse questões e repassasse ao trade turístico as soluções para aumentar o fluxo de turistas em todas as regiões catarinenses.

A diretora da Promo Brasil, Gisele Lima Assumpção, expôs o resultado da pesquisa em São Paulo. A primeira informação repassada foi que São Paulo é responsável pela emissão de 48% dos turistas em todos os destinos brasileiros e que as maiores operadoras de turismo estão naquele estado. Foram analisadas 50 operadoras, das 106 existentes, com margem de erro inferior a 5% e a maioria dos questionamentos respondidos de forma presencial.

Das operadoras entrevistadas, 43 disseram vender destinos nacionais e internacionais e 14% afirmaram se dedicar apenas ao mercado nacional. De um total de 42 operadoras, 38,1% disseram vender mais pacotes nacionais que internacionais e 7,1% comercializa os dois tipos de forma equilibrada.

Em relação a onde elas atuam, 94% das operadoras, ou seja, 47, disseram que atuam em todo o território nacional e vendem mais os destinos através da internet (82%). Depois seguem a venda maior pelas agências de viagens (76%); na sequência (62%) os representantes e a seguir (38%) maiores vendas por telefone; freelancer ou promotores. Neste quesito, a diretora Gisele analisou que o resultado aponta que os destinos devem estar presentes de forma continuada em divulgação pela internet. Na rede de distribuição, foi exposto que 57% das operadoras pesquisadas possuem promotores exclusivos, ou seja, possuem equipes próprias de vendas.

E qual seria o estado que as operadoras mais vendem? Com o benefício de oferecer praia o ano inteiro, o Nordeste liderou as respostas. Trinta e cinco por cento disseram que seus consumidores preferem esta região, enquanto que o sul recebeu 9% das respostas. Em compensação, durante o verão as praias de Santa Catarina se revelam grandes concorrentes do litoral nordestino. Na escala nacional, Natal é o primeiro destino preferido, com Fortaleza e Porto de Galinhas na segunda e terceira colocação. Santa Catarina aparece na 10ª posição e Florianópolis, na 32ª. Balneário Camboriú não apareceu nas respostas.

Quanto ao tipo de consumidores, um destaque interessante. O trade de Balneário Camboriú recebeu a informação de que 38 operadoras disseram que o público alvo de suas vendas são grupos familiares; 23 disseram jovens casados e 12, jovens solteiros. A melhor idade foi respondida por sete delas. Já no item classe social, a maioria dos consumidores do turismo pertencem à classe B+ , que, segundo a média Brasil divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, tem renda mensal de aproximadamente R$ 4 mil. “Certamente, todos têm acesso à internet”, acredita Gisele.

Outra pergunta feita às operadoras foi em relação ao método de conhecimento dos roteiros turísticos. Foram 23 as que responderam internet e outras 18 disseram que ficaram sabendo da venda por anúncios em meios de comunicação. A revista Viagem e Turismo é a mais importante para 13 operadoras, na divulgação dos roteiros. Outras cinco disseram ser a Folha de São Paulo, enquanto que o restante se dividiu entre outras publicações.
 
Se o hoteleiro quiser um bom resultado em suas vendas, deve anunciar em canais infantis de repercussão, pelo menos, foi o que apontou a pesquisa. A maioria das operadoras disse que é importante anunciar pacotes ou destinos no Disney Channel ou ainda no canal de vendas Shop Tour, por serem os preferidos da família. No caso do segundo, também por oferecer produtos de qualidade e de bom preço.

E qual seria o critério final para que as operadoras colocassem um destino em seu catálogo e desse foco especial a esse roteiro? A resposta dada por 24 delas, é que o destino tem que ter qualidade; 14 responderam ter demanda turística; sete disseram destinos com bons preços, outras sete apontaram aquele que oferecer parceria em produtos, e seis analisaram que é importante o destino oferecer viagem de familiarização, conhecidas como famturs. Quatro responderam que é importante que haja um misto de cultura, história e lazer no roteiro e três qualificaram o receptivo local.

Apesar de a internet ser uma grande fonte de informações, 22 operadoras afirmaram que é por telefone que as vendas acontecem, pois os clientes querem segurança na negociação. Outras 15 disseram fechar por agências de viagem e 13 optaram por responder que é pela rede de computadores que as maiores vendas são feitas.
 
Perfil de Santa Catarina

Em outra parte da pesquisa, as operadoras responderam diretamente sobre o destino catarinense. Como o trade paulista vê Santa Catarina?  Elas vendem o Estado? “Sim” foi a resposta de 96% das 50 operadoras. Desse total, 88% disseram que Florianópolis está em suas vendas e 22 apontaram a Costa Verde Mar; onze disseram o Vale Europeu e só duas delas revelaram não vender o Estado.

Na questão qualificação, Santa Catarina se mostrou boa ou ótima para 45 operadoras e cinco apontaram ser regular. Nenhuma operadora mencionou ser ruim ou muito ruim e a maioria disse que o clima, as enchentes e chuvas não são fator tão prejudicial à vinda de turistas para cá. Em Santa Catarina, os turistas que vem de São Paulo pelas operadoras são familiares e jovens casados (41 respostas); melhor idade (24); jovens solteiros (10) e GLBT, duas respostas. A classe social predominante é também a B+, como no perfil nacional, com 36 respostas; “A” foi respondido por 27 e “B” por cinco. Os meses mais procurados são dezembro e fevereiro (ambas com 44 respostas); janeiro (43); novembro (27) e março (21). Depois seguem outubro com seis e abril com quatro.

O destino de maior concorrência à Santa Catarina é a Bahia (46 respostas); Pernambuco (32); Ceará (31); Rio Grande do Sul (28); Rio de Janeiro (26) e Rio Grande do Norte (21). “É importante que se mostre que Santa Catarina não é só praia, para que se reduza o período sazonal. Deve ser feito um trabalho conjunto inserindo mais roteiros, para que o Estado seja mais comercializável”, analisa Gisele. “Estamos abrindo as portas para que os operadores saibam que nosso produto é bom. Não temos a função de vender esta ou aquela cidade, queremos inserir nosso Estado nas vendas. A comercialização deve ficar a cargo do interesse de cada empresário do setor”, analisa o presidente da Santur, Walendowski.

A reunião ainda seguiu citando os pontos negativos apontados pelas operadoras, para que o Estado seja mais comercializável, como a flexibilização das negociações, a prioridade das reservas e principalmente, o serviço de transfer, que nada mais é do que o translado e o custo de transporte (valor do táxi nos destinos, entre outros). Na reunião foi debatido que o que encarece o pacote é a parte terrestre. Alguns participantes disseram que o preço do táxi em Balneário Camboriú é muito alto.

Apesar dessa colocação, as operadoras de São Paulo querem voltar a ter negociações com o Estado e com Balneário Camboriú. A empresa Promo Brasil se comprometeu intermediar as conversações entre o trade turístico local e as operadoras. “A primeira coisa que tem que ser feita é mudar as fórmulas usadas no passado. Temos que definir novos pacotes e promoções, um novo produto para que também tenhamos fluxo na baixa temporada”, especificou Cimélio Pereira, presidente do Convention Bureau. O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau deverá organizar uma reunião de trabalho entre o setor turístico de Balneário Camboriú, para definição de uma nova proposta aos operadores de viagens. Outra informação positiva, é que a Santur irá organizar o Salão de Santa Catarina em São Paulo, para aumentar a procura pelo destino catarinense.


Texto: Silvia Bomm
Foto: Divulgação Sectur
Ass.Imprensa/Sectur
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122

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Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Balneário Camboriú recebeu mais de 1,5 milhão de turistas no verão No verão, que terminou nesta quarta-feira (20), mais de 1,5 milhão de turistas estiveram em Balneário Camboriú. A estimativa é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur BC), baseada na coleta de lixo em dezembro, janeiro e fevereiro.O mês com mais visitantes foi janeiro: 591.597. Para chegar a esse número, a Sectur BC calcula a produção média de lixo domiciliar por pessoa, descontando a produção do número de habitantes (139.155/IBGE 2022).Considerando apenas entradas via ônibus turísticos, foram 101.303 passageiros nos três meses. Em janeiro, mês tradicionalmente mais movimento, passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT) 39.562 passageiros.O primeiro mês do ano também registrou a mais alta ocupação hoteleira deste verão, 87,32%. A ocupação hoteleira em dezembro e fevereiro foi semelhante, respectivamente, 79,67% e 79,42%.Abaixo, alguns dos números dos três meses. Mais informações podem ser conferidas na newsletter que a Sectur lança mensalmente desde o início de 2024. Para recebê-la a cada mês, basta se inscrever gratuitamente no link http://tinyurl.com/mr2w45at ou pelo site da Prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br), na aba Secretarias e Entidades, selecionando Turismo e Desenvolvimento Econômico. As newsletters lançadas em janeiro, fevereiro e março estão disponíveis, respectivamente, nos links http://tinyurl.com/4m6y5b73, http://tinyurl.com/yw32ns6c e https://tinyurl.com/4f5k5mt6. NúmerosDezembro de 2023Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 35.914Doméstico: 61%Internacional: 39%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 480.119Janeiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 39.562Doméstico: 40,55%Internacional: 59,45%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 591.597Fevereiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 25.827Doméstico: 32,80%Internacional: 67,20%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 465.478*baseada na coleta de lixo____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Rafael Mendes/Arquivo PMBC +
Parque Raimundo Malta ficará fechado segunda e terça-feira O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta não abrirá para visitação nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de março). O local passará por um procedimento preventivo de rotina contra carrapato nesses dois dias.No Departamento de Fitoterapia, o atendimento ao público seguirá normalmente. A previsão da Secretaria do Meio Ambiente é de que o Parque reabra quarta-feira (13).Localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, o Parque Raimundo Malta tem entrada gratuita. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é 10h às 17h. Nos demais dias, é das 13h às 17h. Nos dias chuvosos, o local não abre para visitação.___________________Informações Adicionais:Secretaria do Meio Ambiente(47) 3267-7080Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Silvana de CastroFoto: Rafael Mendes/ Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Dois selos Sustentabilidade foram entregues nesta sexta-feira A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur BC) entregou dois selos "Sustentabilidade" nesta sexta-feira (8). Os contemplados foram o complexo turístico Cristo Luz e o Restaurante e Pizzaria Cristo Luz (localizado no complexo), que assumiram o compromisso de qualificação atingindo critérios ambientais e sociais. Ambos os estabelecimentos conquistaram a Categoria Prata. Inaugurado em 1997 em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, o complexo é uma das principais atrações turísticas da cidade.Para obter o Selo "Sustentabilidade", é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (bronze, prata ou ouro). O selo faz parte do Programa Selo Turismo Qualificado BC, lançado em setembro de 2022 pela Prefeitura, por meio da Sectur. O objetivo é promover o turismo de qualidade ao reconhecer os estabelecimentos que adotam práticas transformadoras do ambiente interno e externo. O Programa é uma forma eficaz para turistas identificarem que fizeram uma boa escolha com relação a um estabelecimento ou prestador de serviços. Por meio de um QR Code, que está em cada selo entregue, o visitante pode consultar informações sobre a empresa reconhecida."Sustentabilidade" foi o primeiro dos cinco selos previstos pelo Programa. Em setembro de 2023, a Secretaria de Turismo lançou o selo "Atendimento ao Turista". Os próximos selos serão "Acessibilidade", "Segurança" e "Medidas Sanitárias". Para conhecer o Programa, fazer inscrições e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, pelo telefone (47) 3267-7067.___________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Secretaria de Turismo/Divulgação +
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