- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Comtur propõe reestruturação urgente da orla em Balneário Camboriú
Lixeiras e contêineres de lixo amontoados pelos passeios do Calçadão da Avenida Atlântica, pontos de vendas de milhos e churros sem padronização, cadeiras de praia e guarda-sóis de aluguel enferrujados e dispostos em qualquer canto da areia, mesinhas dispostas indiscriminadamente pelo passeio, ao lado das também inúmeras canchas do bocha. Todo esse visual concorre com um dos melhores cartões postais de Balneário Camboriú, a praia Central e a sua Ilha das Cabras.
Mas essa realidade poderá ser revertida a favor do turismo do município. Isso porque o Conselho Municipal de Turismo está se reunindo para encontrar uma solução emergencial, para que a próxima temporada já seja diferente para o turista que vem sentar nos bares e restaurantes a beira-mar, e que ele possa apreciar um cenário inesquecível.
O grupo, formado por entidades públicas e privadas do trade, atuantes no município, irá elaborar uma carta de intenções para enviar à Prefeitura de Balneário Camboriú, Câmara de Vereadores, Secretaria de Turismo e ao Ministério Público, para que a orla receba uma “repaginação” em curto prazo.
A presidente da entidade, Olga Ferreira, explicou durante a reunião da semana que passou, que o Comtur sabe que a Prefeitura tem um grande projeto para realinhar a orla, mas que também sabe que esse projeto acontecerá a médio e longo prazo. “É um projeto magnífico, mas não podemos esperar. Temos vários feriadões acontecendo, temos uma temporada próxima, e temos que repensar em um mini-projeto urgente”, analisa Olga, que pretende, junto ao Comtur, sugerir algumas mudanças no Calçadão para ocultar alguns objetos que estão tirando a beleza da praia.
O conselheiro Santiago Martin Návia opinou, lembrando que o Comtur não tem recursos, mas que pode aconselhar a Prefeitura, o departamento de Planejamento municipal, através de um dossiê de revitalização da orla. “Podemos também buscar parcerias com a iniciativa privada, por exemplo, a cada 500 metros uma empresa poderia ajudar nessa revitalização”, salientou.
A presidente Olga lembrou os decks que foram construídos junto aos bares e restaurantes, e que hoje servem de modelo para o resto do Brasil. “A cidade poderia ter cadeiras de praia e guarda-sóis de aluguel padronizados”, complementa. O tesoureiro da entidade, Valmir Grein, sugeriu que os milhos e churros fossem volantes, vendidos em carrinhos e que as cadeiras poderiam ser guardadas abaixo de decks entre os quiosques, obra sugerida pela presidente Olga.
As ideias apresentadas durante reunião do Comtur já foram levadas ao prefeito Edson Renato Dias, que sinalizou positivamente às mudanças. O engenheiro Marcelo Gianni Poletto, do departamento de Planejamento da Prefeitura, compareceu ao encontro e anotou as sugestões colocadas pelos membros do Conselho. O secretário de Turismo e membro do Comtur, Ademar Schneider, também defende as mudanças para antes da próxima temporada.
“Temos que nos modernizar e acompanhar as obras de qualidade que vem sendo construídas à beira-mar. O que se apresenta hoje, no Calçadão da Atlântica, não condiz com a beleza da praia e o alto padrão das construções. Acredito que também se faça mais que necessária uma reformulação na Praça Tamandaré, construindo no local um palco permanente, mas em sentido inverso do que vem acontecendo hoje. Seria interessante a construção um anfiteatro a céu aberto, possibilitando ao público, além de ver melhor as apresentações, ficar de frente para a praia e a ilha”, analisou o secretário.
O Comtur também discutiu em reunião a possibilidade de apoiar o turismo da diversidade em Balneário Camboriú, que em outros grandes centros tem sido um dos grandes alavancadores da economia. Também foi debatida a questão de tornar o Conselho um órgão deliberativo, além de consultivo, o que implicará em mudar seu estatuto e regulamento interno, e passar por aprovação dos vereadores.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo – Sectur
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
(47) 3367-8122
www.secturbc.com.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
