Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balneário Camboriú recebe ministro da Pesca

Fotos: Celso Peixoto

Seis novos computadores passam a integrar o telecentro da Colônia de Pescadores Z-7, localizada no bairro da Barra, em Balneário Camboriú. O convênio entre as associações de pescadores e o Governo Federal, que levará a pequenos pescadores 180 equipamentos em todo o Brasil, trouxe à cidade, na noite de terça-feira (26), o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (SEAP). A solenidade de oficialização da entrega, na sede da Z-7, contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, que representou o prefeito Edson Renato Dias. O anfitrião da noite, o presidente da Colônia de Pescadores Valmor Vieira, também recebeu o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores do Brasil, Ivo da Silva, presidentes e representantes de colônias de pescadores da região e, principalmente, pescadores artesanais integrantes da associação.


O convênio vem beneficiar o já existente projeto denominado “Beija-Flor”, que contempla a informatização dos pescadores artesanais e de suas famílias, mas que mantinha cinco computadores já ultrapassados em tecnologia no telecentro da Colônia Z-7. Os seis novos equipamentos integram parte das reivindicações dos pescadores locais, que aproveitaram a vinda do ministro para reforçar outros pedidos já realizados e que estão paralisados desde 2007. Entre eles, mais de 30 licenças de pesca, o aumento do prazo de negociação do subsídio do óleo diesel, que atualmente é de sete dias, a diminuição das dificuldades na liberação de recursos do Pronaf Pesca (Programa Nacional de Agricultura Familiar) junto ao Banco do Brasil, e a principal solicitação, que é a formatação de um convênio com o Governo Federal, para auxiliar a Colônia de Pescadores a construir uma nova sede, mais próxima ao rio Camboriú.


O grande problema exposto ao ministro e, em nome dos pescadores, defendido pelo vice-prefeito Cláudio Fernando Dalvesco, é em razão do sofrimento desses trabalhadores que hoje, para abastecer suas embarcações, precisam carregar galões de óleo diariamente, por mais de uma centena de metros, entre a colônia e o rio Camboriú, onde estão atracadas. “Não é justo que os pescadores, hoje, necessitem atravessar a rua com galões de óleo, sendo que existe um terreno que pode ser adquirido ao lado do rio. Tenho certeza que nosso prefeito irá lutar para que saia a permuta dos terrenos, e que isso se torne realidade”, disse Dalvesco, emocionando os pescadores presentes.


Segundo declarou o ministro Gregolin, a intenção do Governo é de estar mais próximo dos pescadores artesanais, entendendo e procurando atender as suas necessidades. “Governo e setor devem estar abraçados em uma mesma estratégia. Ou a gente se abraça, ou não avança”, analisa o ministro, lembrando que a Colônia Z-7 foi a primeira a ser contemplada com o subsídio do óleo diesel e que, em breve, Itajaí e Balneário Camboriú irão receber duas fábricas de gelo. “Tudo será encaixado conforme as demandas, as necessidades”, esclareceu o ministro, que é catarinense.


Ministério da Pesca no Senado


Ele lembrou que a pesca no Brasil ainda não recebe a atenção merecida, que necessita mais respeito e políticas para garantir o investimento dos pescadores. Por isso, o Senado vota, no neste dia 29 de junho, coincidentemente o Dia do Pescador, a transformação da SEAP em Ministério da Pesca e também neste dia, será votada a nova Lei da Pesca, em regime de urgência. A vigente data de 1967 e é totalmente desatualizada.


A pesca no Brasil gera atualmente 10 milhões de empregos diretos e indiretos. Segundo o ministro, “se tivéssemos investido na pesca há 30 anos, o Brasil seria hoje uma grande potência pesqueira”. Ele explicou que o setor tem crescido significativamente e que o consumo interno de peixe tem caído muito pouco após o período de Páscoa. “Temos potencial e espaço para crescer o cultivo. O que nos falta é a oferta”. Gregolin ainda afirmou que em 2003 o Brasil recebeu 11 milhões de investimentos em pesca e que, neste ano, a previsão orçamentária é de 464 milhões de reais. Nesse contexto, Santa Catarina deve ser beneficiado de forma intensa, pois é o maior estado produtor de pescado do Brasil, são 160 mil toneladas do produto por ano, produzidos igualmente com auxílio dos projetos e trabalhos também desenvolvidos pela Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural), embora o setor esbarre ainda em diversas licenças de pesca não liberadas.


A Colônia dos Pescadores Z-7 de Balneário Camboriú é considerada pelo Governo Federal como a colônia mais bem administrada do Brasil. São 480 pescadores (e familiares) filiados que, além das atuais reivindicações, necessita da demarcação do seu parque aquícola, para cultivo de moluscos. Apenas 10% de uma área de 50,6 hectares pode receber a produção, mas ainda não se sabe onde está localizada oficialmente.


O ministro Altemir Gregolin disse na solenidade que o Plano de Desenvolvimento vai transformar o peixe num alimento mais popular. O Governo Federal desenvolve, desde o ano passado, o Plano de Desenvolvimento “Mais Pesca e Aqüicultura” – 2008/2011. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante o lançamento deste programa, no ano passado, que considera “uma vergonha” que o Brasil, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, oito mil quilômetros de costa e 190 milhões de habitantes, só seja capaz de produzir um milhão de toneladas de pescado por ano.

O Plano “Mais Pesca e Aquicultura” é provido de ações com a meta de estimular a produção de pescado brasileiro e programações a serem cumpridas até 2011. Além de representar uma resposta à crescente demanda mundial por alimentos, o plano será ainda responsável pela geração de empregos e aumento de renda dos trabalhadores do setor. Vale lembrar que os pescadores artesanais são responsáveis hoje por cerca de 60% da pesca nacional, ou, mais de 500 mil toneladas por ano. Essa produção é resultado da atividade de mais de 600 mil trabalhadores em todo o país.



Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail: 
imprensa@secturbc.com.br
www.secturbc.com.br


Últimas Notícias

Balneário Camboriú está sendo divulgada na WTM Latin America Conhecida pela beleza de suas praias e infraestrutura turística de alto padrão, Balneário Camboriú está presente na WTM Latin America (World Travel Market), considerada uma das principais feiras mundiais da indústria de viagens e turismo. A WTM começou na segunda (15) e vai até esta quarta-feira (17), em São Paulo.Balneário Camboriú está sendo divulgada neste evento pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) em stand próprio, o qual tem um novo design. A arquitetura do stand remete às belezas naturais da cidade. A estrutura tem também painéis de led com vídeos temáticos, que simbolizam a modernização da cidade.A participação de Balneário Camboriú no evento faz parte das ações do Masterplan do Turismo, planejamento que aponta para novas formas de comunicação e posicionamento da cidade. A intenção é reposicionar Balneário Camboriú no cenário internacional como um dos principais destinos de turismo, negócios e lazer. De acordo com a Sectur, o investimento na WTM não é apenas uma ação de curto prazo, mas sim parte integrante do projeto que visa transformar a cidade em um ícone global de turismo sustentável e de alta qualidade. Além de proporcionar negócios para a cidade e conexões com o setor, a presença na WTM visa ampliar, entre as principais referências do segmento, a visibilidade de Balneário Camboriú e seus atrativos, como praias, entretenimento e gastronomia.A WTM reúne profissionais e empresas do setor turístico para discutir as últimas tendências, estabelecer parcerias estratégicas e promover destinos turísticos. Com a presença de milhares de participantes e expositores, o evento tem papel importante na promoção do turismo no Brasil e no mundo. Profissionais de todas as áreas participam da WTM, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Divulgação +
Balneário Camboriú celebra a Páscoa sexta-feira e sábado Com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, o evento "Cristo Vive" abre a programação de Páscoa em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (29), às 18h. No sábado (30), as celebrações da data ocorrem na Praça Almirante Tamandaré.Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para participar da peregrinação, basta estar às 18h de sexta-feira no viaduto Zeferino Pretto (quem quiser, pode trazer uma vela, a qual vai representar a luz interior). Do viaduto, os participantes seguem até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde haverá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No sábado, a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação/KL Produções e Eventos Ltda +
Programação de Páscoa em Balneário Camboriú será dias 29 e 30 de março Balneário Camboriú celebra a Páscoa 2024 nos dias 29 e 30 de março, com atividades especiais no Cristo Luz e na Praça Almirante Tamandaré respectivamente.O evento "Cristo Vive", com peregrinação e encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, abre a programação na Sexta-feira da Paixão (29). Tradicionalmente feito pela comunidade local com apoio do Complexo Turístico Cristo Luz, o "Cristo Vive" deste ano será uma realização da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Às 18h, os participantes vão se concentrar no viaduto Zeferino Pretto e seguir até o Complexo Turístico Cristo Luz, onde ocorrerá a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É recomendado que os peregrinos levem uma vela, que representa a luz interior.No dia 30 (sábado de aleluia), a programação será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 15h30, com música, teatro e pintura facial, além da aparição do Sr. Coelho, personagem que vai interagir com o público. Entre as atrações, está o show musical Tradições, o qual levará ao público canções que remetem a renascimento, à esperança, à paz, entre outros sentimentos ligados à Páscoa. A programação termina com a Apresentação Instrumental Reino Music.PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA29/03 (sexta-feira)Cristo Vive 2024Local: Cristo Luz18h - Concentração para subir o morro no viaduto Zeferino Pretto19h - Encenação30/03 (sábado)Show de Páscoa 2024Local: Praça Almirante Tamandaré15h30 às 18h - Abertura do evento e início das atividades da programação18h30 - Início do Show de Páscoa Tradições21h - Apresentação Instrumental Reino Music____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Divulgação KL Produções e Eventos Ltda +
Balneário Camboriú recebeu mais de 1,5 milhão de turistas no verão No verão, que terminou nesta quarta-feira (20), mais de 1,5 milhão de turistas estiveram em Balneário Camboriú. A estimativa é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur BC), baseada na coleta de lixo em dezembro, janeiro e fevereiro.O mês com mais visitantes foi janeiro: 591.597. Para chegar a esse número, a Sectur BC calcula a produção média de lixo domiciliar por pessoa, descontando a produção do número de habitantes (139.155/IBGE 2022).Considerando apenas entradas via ônibus turísticos, foram 101.303 passageiros nos três meses. Em janeiro, mês tradicionalmente mais movimento, passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT) 39.562 passageiros.O primeiro mês do ano também registrou a mais alta ocupação hoteleira deste verão, 87,32%. A ocupação hoteleira em dezembro e fevereiro foi semelhante, respectivamente, 79,67% e 79,42%.Abaixo, alguns dos números dos três meses. Mais informações podem ser conferidas na newsletter que a Sectur lança mensalmente desde o início de 2024. Para recebê-la a cada mês, basta se inscrever gratuitamente no link http://tinyurl.com/mr2w45at ou pelo site da Prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br), na aba Secretarias e Entidades, selecionando Turismo e Desenvolvimento Econômico. As newsletters lançadas em janeiro, fevereiro e março estão disponíveis, respectivamente, nos links http://tinyurl.com/4m6y5b73, http://tinyurl.com/yw32ns6c e https://tinyurl.com/4f5k5mt6. NúmerosDezembro de 2023Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 35.914Doméstico: 61%Internacional: 39%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 480.119Janeiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 39.562Doméstico: 40,55%Internacional: 59,45%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 591.597Fevereiro de 2024Entrada de ônibus turísticos no PIT- Passageiros: 25.827Doméstico: 32,80%Internacional: 67,20%Estimativa de fluxo turístico*Turistas/População flutuante: 465.478*baseada na coleta de lixo____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Fotos: Rafael Mendes/Arquivo PMBC +
Parque Raimundo Malta ficará fechado segunda e terça-feira O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta não abrirá para visitação nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de março). O local passará por um procedimento preventivo de rotina contra carrapato nesses dois dias.No Departamento de Fitoterapia, o atendimento ao público seguirá normalmente. A previsão da Secretaria do Meio Ambiente é de que o Parque reabra quarta-feira (13).Localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, o Parque Raimundo Malta tem entrada gratuita. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é 10h às 17h. Nos demais dias, é das 13h às 17h. Nos dias chuvosos, o local não abre para visitação.___________________Informações Adicionais:Secretaria do Meio Ambiente(47) 3267-7080Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Silvana de CastroFoto: Rafael Mendes/ Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Dois selos Sustentabilidade foram entregues nesta sexta-feira A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur BC) entregou dois selos "Sustentabilidade" nesta sexta-feira (8). Os contemplados foram o complexo turístico Cristo Luz e o Restaurante e Pizzaria Cristo Luz (localizado no complexo), que assumiram o compromisso de qualificação atingindo critérios ambientais e sociais. Ambos os estabelecimentos conquistaram a Categoria Prata. Inaugurado em 1997 em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, o complexo é uma das principais atrações turísticas da cidade.Para obter o Selo "Sustentabilidade", é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (bronze, prata ou ouro). O selo faz parte do Programa Selo Turismo Qualificado BC, lançado em setembro de 2022 pela Prefeitura, por meio da Sectur. O objetivo é promover o turismo de qualidade ao reconhecer os estabelecimentos que adotam práticas transformadoras do ambiente interno e externo. O Programa é uma forma eficaz para turistas identificarem que fizeram uma boa escolha com relação a um estabelecimento ou prestador de serviços. Por meio de um QR Code, que está em cada selo entregue, o visitante pode consultar informações sobre a empresa reconhecida."Sustentabilidade" foi o primeiro dos cinco selos previstos pelo Programa. Em setembro de 2023, a Secretaria de Turismo lançou o selo "Atendimento ao Turista". Os próximos selos serão "Acessibilidade", "Segurança" e "Medidas Sanitárias". Para conhecer o Programa, fazer inscrições e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.com.br. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, pelo telefone (47) 3267-7067.___________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(47) 3267-7067Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Silvana de CastroFotos: Secretaria de Turismo/Divulgação +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.