Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balneário Camboriú recebe ministro da Pesca

Fotos: Celso Peixoto

Seis novos computadores passam a integrar o telecentro da Colônia de Pescadores Z-7, localizada no bairro da Barra, em Balneário Camboriú. O convênio entre as associações de pescadores e o Governo Federal, que levará a pequenos pescadores 180 equipamentos em todo o Brasil, trouxe à cidade, na noite de terça-feira (26), o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (SEAP). A solenidade de oficialização da entrega, na sede da Z-7, contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, que representou o prefeito Edson Renato Dias. O anfitrião da noite, o presidente da Colônia de Pescadores Valmor Vieira, também recebeu o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores do Brasil, Ivo da Silva, presidentes e representantes de colônias de pescadores da região e, principalmente, pescadores artesanais integrantes da associação.


O convênio vem beneficiar o já existente projeto denominado “Beija-Flor”, que contempla a informatização dos pescadores artesanais e de suas famílias, mas que mantinha cinco computadores já ultrapassados em tecnologia no telecentro da Colônia Z-7. Os seis novos equipamentos integram parte das reivindicações dos pescadores locais, que aproveitaram a vinda do ministro para reforçar outros pedidos já realizados e que estão paralisados desde 2007. Entre eles, mais de 30 licenças de pesca, o aumento do prazo de negociação do subsídio do óleo diesel, que atualmente é de sete dias, a diminuição das dificuldades na liberação de recursos do Pronaf Pesca (Programa Nacional de Agricultura Familiar) junto ao Banco do Brasil, e a principal solicitação, que é a formatação de um convênio com o Governo Federal, para auxiliar a Colônia de Pescadores a construir uma nova sede, mais próxima ao rio Camboriú.


O grande problema exposto ao ministro e, em nome dos pescadores, defendido pelo vice-prefeito Cláudio Fernando Dalvesco, é em razão do sofrimento desses trabalhadores que hoje, para abastecer suas embarcações, precisam carregar galões de óleo diariamente, por mais de uma centena de metros, entre a colônia e o rio Camboriú, onde estão atracadas. “Não é justo que os pescadores, hoje, necessitem atravessar a rua com galões de óleo, sendo que existe um terreno que pode ser adquirido ao lado do rio. Tenho certeza que nosso prefeito irá lutar para que saia a permuta dos terrenos, e que isso se torne realidade”, disse Dalvesco, emocionando os pescadores presentes.


Segundo declarou o ministro Gregolin, a intenção do Governo é de estar mais próximo dos pescadores artesanais, entendendo e procurando atender as suas necessidades. “Governo e setor devem estar abraçados em uma mesma estratégia. Ou a gente se abraça, ou não avança”, analisa o ministro, lembrando que a Colônia Z-7 foi a primeira a ser contemplada com o subsídio do óleo diesel e que, em breve, Itajaí e Balneário Camboriú irão receber duas fábricas de gelo. “Tudo será encaixado conforme as demandas, as necessidades”, esclareceu o ministro, que é catarinense.


Ministério da Pesca no Senado


Ele lembrou que a pesca no Brasil ainda não recebe a atenção merecida, que necessita mais respeito e políticas para garantir o investimento dos pescadores. Por isso, o Senado vota, no neste dia 29 de junho, coincidentemente o Dia do Pescador, a transformação da SEAP em Ministério da Pesca e também neste dia, será votada a nova Lei da Pesca, em regime de urgência. A vigente data de 1967 e é totalmente desatualizada.


A pesca no Brasil gera atualmente 10 milhões de empregos diretos e indiretos. Segundo o ministro, “se tivéssemos investido na pesca há 30 anos, o Brasil seria hoje uma grande potência pesqueira”. Ele explicou que o setor tem crescido significativamente e que o consumo interno de peixe tem caído muito pouco após o período de Páscoa. “Temos potencial e espaço para crescer o cultivo. O que nos falta é a oferta”. Gregolin ainda afirmou que em 2003 o Brasil recebeu 11 milhões de investimentos em pesca e que, neste ano, a previsão orçamentária é de 464 milhões de reais. Nesse contexto, Santa Catarina deve ser beneficiado de forma intensa, pois é o maior estado produtor de pescado do Brasil, são 160 mil toneladas do produto por ano, produzidos igualmente com auxílio dos projetos e trabalhos também desenvolvidos pela Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural), embora o setor esbarre ainda em diversas licenças de pesca não liberadas.


A Colônia dos Pescadores Z-7 de Balneário Camboriú é considerada pelo Governo Federal como a colônia mais bem administrada do Brasil. São 480 pescadores (e familiares) filiados que, além das atuais reivindicações, necessita da demarcação do seu parque aquícola, para cultivo de moluscos. Apenas 10% de uma área de 50,6 hectares pode receber a produção, mas ainda não se sabe onde está localizada oficialmente.


O ministro Altemir Gregolin disse na solenidade que o Plano de Desenvolvimento vai transformar o peixe num alimento mais popular. O Governo Federal desenvolve, desde o ano passado, o Plano de Desenvolvimento “Mais Pesca e Aqüicultura” – 2008/2011. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante o lançamento deste programa, no ano passado, que considera “uma vergonha” que o Brasil, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, oito mil quilômetros de costa e 190 milhões de habitantes, só seja capaz de produzir um milhão de toneladas de pescado por ano.

O Plano “Mais Pesca e Aquicultura” é provido de ações com a meta de estimular a produção de pescado brasileiro e programações a serem cumpridas até 2011. Além de representar uma resposta à crescente demanda mundial por alimentos, o plano será ainda responsável pela geração de empregos e aumento de renda dos trabalhadores do setor. Vale lembrar que os pescadores artesanais são responsáveis hoje por cerca de 60% da pesca nacional, ou, mais de 500 mil toneladas por ano. Essa produção é resultado da atividade de mais de 600 mil trabalhadores em todo o país.



Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail: 
imprensa@secturbc.com.br
www.secturbc.com.br


Últimas Notícias

Inscrições para blocos e charangas no Carnaval seguem até quinta-feira Grupos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente on-line até o dia 29 de janeiroBlocos, charangas e escolas de samba têm até esta quinta-feira (29) para realizar as inscrições para participar do Viva Folia BC 2026, o Carnaval de Balneário Camboriú. A programação acontecerá na Avenida Atlântica e nos bairros da cidade.Interessados devem observar as regras contidas em edital de chamamento público lançado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, além de anexar todas as certidões exigidas com as informações correspondentes. O documento está disponível para acesso público por meio do link: https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/licitacao/RX6PC9RA.pdf.Para realizar a inscrição, os grupos interessados devem acessar a plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC) por meio do link: https://bnccompras.com/Home/Login. Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI).A programação do Viva Folia BC 2026 deverá incluir até 15 blocos e escolas de samba para a realização de desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro, além de até 12 charangas acompanhadas de bandas que deverão passar pelos bairros de 13 a 17 de fevereiro.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual, especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família. ___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú terá primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira Centenas de passageiros devem passar pela cidade para os procedimentos de embarqueBalneário Camboriú avança no turismo náutico com o primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira (26), no navio Preziosa, da MSC Cruzeiros, com destino a Punta del Este, no Uruguai. Cerca de 300 pessoas devem passar pela cidade para os procedimentos de embarque, além dos passageiros que desembarcam durante a parada para visitação.Para embarcar, os passageiros usarão o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, qualificado para embarques e desembarques tanto nacionais, quanto internacionais. Os embarques ocorrem a partir das 11h, tendo o local passado por ampla reforma estrutural para se adequar aos procedimentos de fiscalização e controle aduaneiro que serão realizados a partir da próxima segunda-feira.O gerente da Marina Tedesco e responsável pelo Atracadouro, Gustavo Bauer, salienta que o terminal reformulou sua estrutura, resultado de um investimento de aproximadamente R$6 milhões. "Fizemos uma ampliação na nossa estrutura, com um espaço totalmente novo para check-in, mas também para fazer o processo de migração, inclusive, com o escaneamento de bagagens, pois os passageiros vão entrar em países como Argentina e Uruguai", enfatizou.Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o fato de Balneário Camboriú passar a realizar embarques e desembarques é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços. "Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem", disse.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Embarque histórico em navio de cruzeiro será nesta segunda-feira em Balneário Camboriú Pela primeira vez, Balneário Camboriú será palco de um procedimento de embarque em um navio. Nesta segunda-feira (26), cerca de 300 pessoas devem passar pelo Atracadouro Barra Sul para iniciarem uma viagem rumo a Punta Del Este, no Uruguai, pelo navio Preziosa, da MSC Cruzeiros.O momento é considerado histórico, uma vez que a cidade é a primeira do Brasil a ter uma Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada, o que qualificou o atracadouro a realizar o procedimento após investimentos feitos em reforma estrutural pelo Grupo Tedesco.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Beatriz NunesFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Pesquisa de demanda turística subsidia planejamento de Balneário Camboriú e da Região Costa Verde & Mar Balneário Camboriú recebeu, nos dias 15 e 16 de janeiro, a aplicação da pesquisa de demanda turística, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O levantamento, realizado anualmente, foi aplicado em pontos turísticos e locais de grande fluxo de visitantes, como as praias Central, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, além da região central da cidade, em horários de maior movimento.Mais de 160 visitantes participaram da pesquisa, respondendo a questões relacionadas à percepção do destino, qualidade dos serviços, tempo de permanência, gasto médio diário, origem do visitante e sugestões para melhoria da experiência turística.Para o diretor-geral de Turismo de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, a pesquisa é um instrumento técnico essencial para a tomada de decisão no setor público. "A pesquisa de demanda turística é uma ferramenta fundamental para a gestão do turismo, porque nos permite trabalhar com dados reais sobre o perfil do visitante, seu comportamento, percepção do destino e padrões de consumo. Esses dados, somados a outras bases que o município já possui, orientam o planejamento, a promoção do destino e a qualificação das nossas políticas públicas", disse.Laurindo explica que os dados levantados não são analisados de forma isolada, mas integrados a um conjunto mais amplo de informações já monitoradas pelo município. "Balneário Camboriú utiliza diferentes fontes de dados ao longo do ano, como os levantamentos do Posto de Informação Turística, informações do atracadouro, dados operacionais da temporada e pesquisas históricas. A pesquisa de demanda vem para complementar esse conjunto, permitindo identificar o que estamos acertando, onde precisamos ajustar e quais caminhos estratégicos devemos seguir", relatou.Os resultados da pesquisa serão consolidados e apresentados no âmbito do colegiado regional de turismo, por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, possibilitando que os municípios participantes utilizem os dados como subsídio técnico para o planejamento integrado do turismo regional.A turismóloga e servidora pública de Balneário Camboriú, Luciana Vargas, destaca que o levantamento contribui diretamente para o aprimoramento das ações do setor. "A pesquisa permite compreender melhor o perfil do visitante e a imagem que ele tem do destino, auxiliando na definição de estratégias mais eficientes para a promoção e qualificação do turismo", afirmou.Além de Balneário Camboriú, a pesquisa de demanda turística foi aplicada em municípios como Navegantes, Itapema, Porto Belo, Ilhota, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Bombinhas e Camboriú, que integram a Região Costa Verde & Mar.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação +
Inscrições para blocos e charangas participarem do carnaval de 2026 serão abertas nesta quinta-feira Interessados em participar do Viva Folia BC têm até o dia 29 de janeiro para efetuar as inscriçõesAs inscrições para blocos, escolas de samba e charangas participarem do carnaval de Balneário Camboriú deste ano serão abertas nesta quinta-feira (15) pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo. O Viva Folia BC ocorre de 13 a 17 de fevereiro em vários pontos da cidade.A seleção será realizada conforme as normas contidas em edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Turismo e disponível para acesso no link https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=4379 . Interessados têm até o dia 29 de janeiro para efetuar a inscrição na plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC).A programação do Viva Folia BC prevê desfiles carnavalescos nos bairros de 13 a 17 de fevereiro. Para os eventos, serão selecionadas até 12 charangas acompanhadas de bandas. Já blocos e escolas de samba serão selecionados no total de até 15 participantes para desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro.O secretário de turismo, Evandro Neiva, frisa que o cronograma dos desfiles levarão em consideração a ordem classificatória obtida por meio do chamamento público. "Considerando os critérios técnicos, que estão previstos em edital, e após a análise criteriosa da Secretaria de Compras, com o apoio da Comissão Permanente de Eventos da Secretaria de Turismo, vamos definir os detalhes do carnaval, principalmente relativos ao cronograma dos desfiles", disse o gestor.Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI). No ato de inscrição, deverão ser anexados os documentos exigidos em cada caso, além de certidões e o devido preenchimento das declarações em anexo no edital.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será efetivada em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Forças de segurança atuarão de forma integrada durante a realização do AgroPlay Verão Festival Evento será realizado em Balneário Camboriú no dia 14 de fevereiro, na Praia CentralFalta pouco mais de um mês para Balneário Camboriú receber o AgroPlay Verão Festival, evento que se apresenta como um dos maiores projetos do gênero no país, conforme divulgado por seus organizadores. A programação está prevista para o dia 14 de fevereiro, nas areias da Praia Central, com estrutura a ser montada no Pontal Norte.O festival é organizado pela agência da cantora Ana Castela, que integra o line-up do evento, e contará com apoio institucional da Prefeitura de Balneário Camboriú, sem custos para o município, observados os limites legais e administrativos aplicáveis. A entrada será gratuita para o público em geral, com área VIP de acesso pago.Na tarde desta quinta-feira (8), os organizadores do evento estiveram reunidos com representantes das forças de segurança municipal e estadual, além da equipe da Secretaria de Turismo, para alinhamento de estratégias voltadas à realização do festival de forma segura e organizada. Participaram da reunião a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o BC Trânsito, que atuarão de maneira integrada."O evento reforça a capacidade de Balneário Camboriú em receber iniciativas de grande porte, com planejamento, organização e responsabilidade. A cidade possui estrutura consolidada para sediar eventos que promovem entretenimento, movimentam a economia local e fortalecem o turismo", destaca o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.Segundo ele, a segurança é tratada como prioridade em ações dessa natureza. "Foi definido um planejamento integrado envolvendo monitoramento, controle de acessos, ordenamento do espaço e gestão do trânsito, sempre com foco no bem-estar da população, dos turistas e de todos que estarão presentes", afirma.A escolha de Balneário Camboriú pelo Grupo AgroPlay levou em consideração a estrutura urbana, turística e logística do destino. O festival propõe um novo conceito de Carnaval, conectando música, entretenimento e experiência, com identidade sertaneja e atmosfera praiana, respeitando as normas ambientais, urbanísticas e de uso do espaço público.Para os sócios-diretores do Grupo AgroPlay, Raphael Soares e Rodolfo Alessi, a realização do evento na cidade representa um marco para o projeto. "É uma honra para o Grupo AgroPlay ser recebido por Balneário Camboriú. Estamos desenvolvendo um projeto inovador dentro do calendário de Carnaval brasileiro, e poder realizá-lo em uma cidade com forte vocação turística e tradição na realização de grandes eventos torna essa experiência ainda mais relevante", destaca Raphael.Nos próximos dias, serão divulgadas mais informações sobre a programação, atrações e estrutura do evento.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto e foto: Kássia Dalmagro(47) 3267-7022 +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.