Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balanço do Carnamboriú – Entidades aprovam o evento

Uma reunião bastante proveitosa e participativa aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (5), no hotel Plaza Camboriú, em Balneário Camboriú, entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). Na pauta, o Carnamboriú 2009. A preocupação da Sectur foi levantar os pontos positivos e negativos do evento, para que em projetos futuros, os erros sejam minimizados ou possam até inexistir.

Estiveram presentes órgão locais através de representantes da Polícia Militar (comando do 12º Batalhão), Polícia Civil, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/BC, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomécio, Secretaria Municipal de Segurança, Fundo Municipal, Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindisol, Sindicato dos Empregados de Bares Restaurantes e Similares – Sechobar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e a Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, além da Sectur e da convidada especial Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Santa Catarina), que tem seu presidente também como membro do Conselho Estadual de Turismo.

A reunião iniciou com o diretor de Turismo do município, Ademar Schneider, explicando da necessidade de o trade se envolver nas promoções que trazem turistas à cidade. Ademar passou a palavra para a delegada Magali Inácio Nunes, da 1º Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú. Ela avaliou positivamente o evento e o caracterizou como “bastante tranquilo”. “Pela quantidade de pessoas que a praia recebeu, entre 110 e 120mil, não houve ocorrências de destaque. Foi um carnaval da paz, da família, apesar da demanda”, analisou.

O tenente coronel PM Edemir Meister, comandante do 12º BPM, também esperava que o evento fosse provocar situações fora do limite. “Quando se pensa em fazer um evento de grande repercussão, a primeira preocupação é com a segurança. Se ela vier a falhar, falha todo o resto. Agora penso que tivemos um pouco de culpa de não incentivar o evento, mas tínhamos receio. Seria bom que sempre acontecesse como aconteceu, de planejarmos todas as ações em conjunto com antecedência. Apesar de algumas falhas, todos os esforços foram feitos com o GOPE, com a cavalaria e o contingente onde estava a concentração de pessoas. Felizmente, não houve ocorrências graves”, pontuou.

O capitão Marcelo Egídio, que comandou o policiamento durante o Carnamboriú, disse que “o evento, em si, foi um sucesso,  tranquilo”. Explicou que não houve ocorrências, apesar de algumas arestas que devem ser tratadas em eventos seguintes. Destacou o respeito que houve aos horários, mas criticou serem feitos eventos simultâneos, o que acabou fracionando o contingente de policiais. Sobre o show de Jota Quest, o capitão explicou que, por volta de uma hora antes da apresentação, havia cerca de 20 mil pessoas na praia e ele estava tranquilo. Contou que de repente, a praia se tornou ocupada e pela conta que a PM faz de área tomada, havia mais de 120 mil pessoas espectadoras. “Nossa preocupação é que o carnaval é um evento de grande consumo de bebidas alcoólicas, o que afeta a segurança pública, e faltou ação maior da fiscalização, pois havia muitos vendedores sem alvará. A escolha da banda foi extremamente positiva, pois atraiu famílias inteiras. Nos preocupamos, pois a praia é um lugar aberto, e a presença de pessoas de má índole é inevitável. Outro problema foi bebidas em vidro. O vidro é uma arma e uma grande preocupação, assim como é no Réveillon”, destacou lembrando ainda que o som ruim fosse uma reclamação que chegou à PM. Também citou que seriam necessários mais banheiros públicos espalhados pela orla.

A presidente do Sindisol, Karina Peters, afirmou que só ouviu elogios sobre o Carnamboriú. “A ocupação dos hotéis ficou na média dos 90%, um número melhor que em 2008”. Ela sugeriu que em outros eventos de grande porte na praia, fossem colocadas torres com policiais no meio do público e que fosse feito algum tipo de triagem com os espectadores, antes de chegarem ao local do show. Também sugeriu a diminuição de bebidas em vidro e lembrou que a faixa de areia da Barra Sul é maior e acomodaria melhor o show. Assim mesmo, Karina aprovou o evento e a localização.

O presidente da CDL, Altamir Teixeira, parabenizou a organização do evento. Ele avalia que a cidade precisa de promoções como o Carnamboriú, que traga turistas à cidade, pois é a indústria que movimenta todos os setores de nossa economia. “Sugiro um grande evento no meio do ano e também uma decoração natalina diferenciada. Não concordo quando dizem que decorações não atraem pessoas. Basta ver Gramado e outras cidades que investem neste tipo de atrativo”, disse Altamir, que gostou muito da escolha de Jota Quest para o show do carnaval.

O superintendente do Funtran, Jaime Mantelli, citou alguns erros de entrosamento e de informações que acabaram complicando as atividades do setor de trânsito municipal, pois não se esperava tantas pessoas na cidade. Ele explicou da dificuldade que foi atender vários locais ao mesmo tempo (Pontal Norte, Centro e passagem de blocos pela Avenida Atlântica), por falta de equipamentos e de pessoal. “Estamos melhorando estes aspectos, mas nenhum motivo justificaria não fazer o evento”, defendeu. Mantelli acredita que a ousadia das entidades, em parceria com o comércio, poder público e trade, enfim, poderá mudar positivamente o turismo em Balneário Camboriú.

Já Francisco de Assis Silva, supervisor operacional da Secretaria de Segurança, destacou o trabalho da Secretaria, que atuou não só no trânsito, mas ajudou em outras atividades, como as da Secretaria de Obras, durante o Carnamboriú. Disse que o trabalho se tornou difícil pela falta de equipamentos e porque muitas pessoas não respeitaram o trânsito, as faixas de segurança, os pedestres, enfim, houve muitas limitações que, segundo Assis, serão sanadas com o tempo. “No próximo evento queremos estar mais preparados”, avalia.

A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, também parabenizou os organizadores do Carnamboriú, os policiais e todos os que trabalharam no projeto. “Se queremos público o ano inteiro em Balneário Camboriú, esse é o caminho, mas sempre com muita disciplina”, lembrou.

O vereador Roberto de Souza Junior, da Comissão de Turismo da Câmara, também compareceu à reunião e parabenizou a equipe por ter organizado um grande carnaval em menos de um mês. Sugeriu para o próximo, que se incentive o desfile de blocos de bairros e aproveitou para também solicitar que sejam feitos projetos para melhorar a decoração de Natal da cidade.

O presidente da Abrajet/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo, Valmir Grein, disse que há muito tempo não se fazia um carnaval como foi o Carnamboriú. “A cidade descobriu um novo filão, o carnaval para a família. Temos que incentivar a decoração de quiosques, o comércio, a volta dos blocos. No mais, todos estão de parabéns”, sinalizou.

Álvaro Zambom dos Santos, presidente da Acibalc, sugeriu que em 2010 sejam feitas parcerias com fundos que possam patrocinar o carnaval, para que a cidade não tenha que envolver grandes quantias. O diretor Ademar Schneider concordou com sua colocação, requisitando apoio de entidades, do comércio, de pessoas que se beneficiam com o turismo.

Para finalizar, os funcionários da Sectur, o turismólogo Alexandre Montenegro e o Assessor Carlos Dickmann, deram seus pontos de vista. Alexandre disse que a cidade poderia, através das entidades, incentivar a cultura com os grupos que fazem trabalhos sociais, como o Latarte que se apresentou durante três horas e tem um  trabalho que agrada os turistas. Dickmann ratificou a idéia da Sectur de realizar eventos voltados à família e de envolver os bairros em blocos carnavalescos.

Reativação do Conselho
Ao final do encontro, foi discutida a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que está parado há cinco anos. Todas as entidades presentes firmaram compromisso de participar da entidade, que ajudará a decidir, organizar e promover os eventos de turismo na cidade. Com o Conselho funcionado, Balneário Camboriú poderá buscar verbas federais, inclusive para promoção de cursos de qualificação e eventos de grande porte. O Regimento Interno do Conselho foi distribuído entre os participantes. Ficou agendada para dia 25 de março, às 8h30, a reunião que definirá os nomes para integrar o órgão.

-------------------------------------------------------------------------------------
Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail: comunicacao@secturbc.com.br
www.camboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br

Últimas Notícias

Inscrições para blocos e charangas no Carnaval seguem até quinta-feira Grupos interessados devem realizar a inscrição exclusivamente on-line até o dia 29 de janeiroBlocos, charangas e escolas de samba têm até esta quinta-feira (29) para realizar as inscrições para participar do Viva Folia BC 2026, o Carnaval de Balneário Camboriú. A programação acontecerá na Avenida Atlântica e nos bairros da cidade.Interessados devem observar as regras contidas em edital de chamamento público lançado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, além de anexar todas as certidões exigidas com as informações correspondentes. O documento está disponível para acesso público por meio do link: https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/licitacao/RX6PC9RA.pdf.Para realizar a inscrição, os grupos interessados devem acessar a plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC) por meio do link: https://bnccompras.com/Home/Login. Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI).A programação do Viva Folia BC 2026 deverá incluir até 15 blocos e escolas de samba para a realização de desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro, além de até 12 charangas acompanhadas de bandas que deverão passar pelos bairros de 13 a 17 de fevereiro.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual, especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família. ___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Balneário Camboriú terá primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira Centenas de passageiros devem passar pela cidade para os procedimentos de embarqueBalneário Camboriú avança no turismo náutico com o primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira (26), no navio Preziosa, da MSC Cruzeiros, com destino a Punta del Este, no Uruguai. Cerca de 300 pessoas devem passar pela cidade para os procedimentos de embarque, além dos passageiros que desembarcam durante a parada para visitação.Para embarcar, os passageiros usarão o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, qualificado para embarques e desembarques tanto nacionais, quanto internacionais. Os embarques ocorrem a partir das 11h, tendo o local passado por ampla reforma estrutural para se adequar aos procedimentos de fiscalização e controle aduaneiro que serão realizados a partir da próxima segunda-feira.O gerente da Marina Tedesco e responsável pelo Atracadouro, Gustavo Bauer, salienta que o terminal reformulou sua estrutura, resultado de um investimento de aproximadamente R$6 milhões. "Fizemos uma ampliação na nossa estrutura, com um espaço totalmente novo para check-in, mas também para fazer o processo de migração, inclusive, com o escaneamento de bagagens, pois os passageiros vão entrar em países como Argentina e Uruguai", enfatizou.Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o fato de Balneário Camboriú passar a realizar embarques e desembarques é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços. "Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem", disse.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Embarque histórico em navio de cruzeiro será nesta segunda-feira em Balneário Camboriú Pela primeira vez, Balneário Camboriú será palco de um procedimento de embarque em um navio. Nesta segunda-feira (26), cerca de 300 pessoas devem passar pelo Atracadouro Barra Sul para iniciarem uma viagem rumo a Punta Del Este, no Uruguai, pelo navio Preziosa, da MSC Cruzeiros.O momento é considerado histórico, uma vez que a cidade é a primeira do Brasil a ter uma Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada, o que qualificou o atracadouro a realizar o procedimento após investimentos feitos em reforma estrutural pelo Grupo Tedesco.Temporada de CruzeirosNa temporada de cruzeiros 2025/2026, Balneário Camboriú tem recebido a passagem de navios desde 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.Apoio durante a presença de navios de cruzeiroA Prefeitura de Balneário Camboriú atua intensamente durante o fluxo de passageiros na Barra Sul, em razão do turismo náutico. Além da Secretaria de Turismo, que atende visitantes com auxílio e informações turísticas, a Prefeitura trabalha, ainda, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito).____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Beatriz NunesFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Pesquisa de demanda turística subsidia planejamento de Balneário Camboriú e da Região Costa Verde & Mar Balneário Camboriú recebeu, nos dias 15 e 16 de janeiro, a aplicação da pesquisa de demanda turística, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O levantamento, realizado anualmente, foi aplicado em pontos turísticos e locais de grande fluxo de visitantes, como as praias Central, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, além da região central da cidade, em horários de maior movimento.Mais de 160 visitantes participaram da pesquisa, respondendo a questões relacionadas à percepção do destino, qualidade dos serviços, tempo de permanência, gasto médio diário, origem do visitante e sugestões para melhoria da experiência turística.Para o diretor-geral de Turismo de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, a pesquisa é um instrumento técnico essencial para a tomada de decisão no setor público. "A pesquisa de demanda turística é uma ferramenta fundamental para a gestão do turismo, porque nos permite trabalhar com dados reais sobre o perfil do visitante, seu comportamento, percepção do destino e padrões de consumo. Esses dados, somados a outras bases que o município já possui, orientam o planejamento, a promoção do destino e a qualificação das nossas políticas públicas", disse.Laurindo explica que os dados levantados não são analisados de forma isolada, mas integrados a um conjunto mais amplo de informações já monitoradas pelo município. "Balneário Camboriú utiliza diferentes fontes de dados ao longo do ano, como os levantamentos do Posto de Informação Turística, informações do atracadouro, dados operacionais da temporada e pesquisas históricas. A pesquisa de demanda vem para complementar esse conjunto, permitindo identificar o que estamos acertando, onde precisamos ajustar e quais caminhos estratégicos devemos seguir", relatou.Os resultados da pesquisa serão consolidados e apresentados no âmbito do colegiado regional de turismo, por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, possibilitando que os municípios participantes utilizem os dados como subsídio técnico para o planejamento integrado do turismo regional.A turismóloga e servidora pública de Balneário Camboriú, Luciana Vargas, destaca que o levantamento contribui diretamente para o aprimoramento das ações do setor. "A pesquisa permite compreender melhor o perfil do visitante e a imagem que ele tem do destino, auxiliando na definição de estratégias mais eficientes para a promoção e qualificação do turismo", afirmou.Além de Balneário Camboriú, a pesquisa de demanda turística foi aplicada em municípios como Navegantes, Itapema, Porto Belo, Ilhota, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Bombinhas e Camboriú, que integram a Região Costa Verde & Mar.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação +
Inscrições para blocos e charangas participarem do carnaval de 2026 serão abertas nesta quinta-feira Interessados em participar do Viva Folia BC têm até o dia 29 de janeiro para efetuar as inscriçõesAs inscrições para blocos, escolas de samba e charangas participarem do carnaval de Balneário Camboriú deste ano serão abertas nesta quinta-feira (15) pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo. O Viva Folia BC ocorre de 13 a 17 de fevereiro em vários pontos da cidade.A seleção será realizada conforme as normas contidas em edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Turismo e disponível para acesso no link https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=4379 . Interessados têm até o dia 29 de janeiro para efetuar a inscrição na plataforma Bolsa Nacional de Compras (BNC).A programação do Viva Folia BC prevê desfiles carnavalescos nos bairros de 13 a 17 de fevereiro. Para os eventos, serão selecionadas até 12 charangas acompanhadas de bandas. Já blocos e escolas de samba serão selecionados no total de até 15 participantes para desfiles na Avenida Atlântica, de 14 a 16 de fevereiro.O secretário de turismo, Evandro Neiva, frisa que o cronograma dos desfiles levarão em consideração a ordem classificatória obtida por meio do chamamento público. "Considerando os critérios técnicos, que estão previstos em edital, e após a análise criteriosa da Secretaria de Compras, com o apoio da Comissão Permanente de Eventos da Secretaria de Turismo, vamos definir os detalhes do carnaval, principalmente relativos ao cronograma dos desfiles", disse o gestor.Serão aceitas inscrições nas modalidades de pessoa jurídica, pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI). No ato de inscrição, deverão ser anexados os documentos exigidos em cada caso, além de certidões e o devido preenchimento das declarações em anexo no edital.Campanha "Não é Não"Este ano, a Liga Carnavalesca Independe de Balneário Camboriú dará apoio institucional à divulgação do evento, além da campanha "Não é Não", movimento contra o assédio e a importunação sexual especialmente em períodos festivos como o carnaval. A iniciativa será efetivada em parceria com a Secretaria de Assistência de Assistência Social, Mulher e Família.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto: Jéssica Diniz(47) 3267-7022Foto: Divulgação PMBC +
Forças de segurança atuarão de forma integrada durante a realização do AgroPlay Verão Festival Evento será realizado em Balneário Camboriú no dia 14 de fevereiro, na Praia CentralFalta pouco mais de um mês para Balneário Camboriú receber o AgroPlay Verão Festival, evento que se apresenta como um dos maiores projetos do gênero no país, conforme divulgado por seus organizadores. A programação está prevista para o dia 14 de fevereiro, nas areias da Praia Central, com estrutura a ser montada no Pontal Norte.O festival é organizado pela agência da cantora Ana Castela, que integra o line-up do evento, e contará com apoio institucional da Prefeitura de Balneário Camboriú, sem custos para o município, observados os limites legais e administrativos aplicáveis. A entrada será gratuita para o público em geral, com área VIP de acesso pago.Na tarde desta quinta-feira (8), os organizadores do evento estiveram reunidos com representantes das forças de segurança municipal e estadual, além da equipe da Secretaria de Turismo, para alinhamento de estratégias voltadas à realização do festival de forma segura e organizada. Participaram da reunião a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o BC Trânsito, que atuarão de maneira integrada."O evento reforça a capacidade de Balneário Camboriú em receber iniciativas de grande porte, com planejamento, organização e responsabilidade. A cidade possui estrutura consolidada para sediar eventos que promovem entretenimento, movimentam a economia local e fortalecem o turismo", destaca o diretor-geral de Turismo, Laurindo Ramos.Segundo ele, a segurança é tratada como prioridade em ações dessa natureza. "Foi definido um planejamento integrado envolvendo monitoramento, controle de acessos, ordenamento do espaço e gestão do trânsito, sempre com foco no bem-estar da população, dos turistas e de todos que estarão presentes", afirma.A escolha de Balneário Camboriú pelo Grupo AgroPlay levou em consideração a estrutura urbana, turística e logística do destino. O festival propõe um novo conceito de Carnaval, conectando música, entretenimento e experiência, com identidade sertaneja e atmosfera praiana, respeitando as normas ambientais, urbanísticas e de uso do espaço público.Para os sócios-diretores do Grupo AgroPlay, Raphael Soares e Rodolfo Alessi, a realização do evento na cidade representa um marco para o projeto. "É uma honra para o Grupo AgroPlay ser recebido por Balneário Camboriú. Estamos desenvolvendo um projeto inovador dentro do calendário de Carnaval brasileiro, e poder realizá-lo em uma cidade com forte vocação turística e tradição na realização de grandes eventos torna essa experiência ainda mais relevante", destaca Raphael.Nos próximos dias, serão divulgadas mais informações sobre a programação, atrações e estrutura do evento.____________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de ComunicaçãoTexto e foto: Kássia Dalmagro(47) 3267-7022 +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.