Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Secretaria de Turismo participa do Dia do Desafio
25.05.2010 às 16:40h Uma caminhada de pelo menos 800 metros vai deixar mais saudável a tarde dos funcionários da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, nesta terça-feira, 26, em prol do Dia do Desafio.  Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, os integrantes da Sectur vão interromper em 15 minutos a rotina de trabalhos para a prática de exercícios, a partir das 17h. O Dia do Desafio é promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) com coordenação e apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Fundação Municipal de Esportes. Para registrar sua participação no Dia do Desafio (26 de maio) e ajudar Balneário Camboriú nesta atividade, ligue para o número (47) 3267-7139 e informe que tipo de atividade você e seu grupo fizeram e quantas pessoas participaram. O município concorre com a cidade de Mariño, na Venezuela, que tem 241 mil habitantes. Vale lembrar que o montante de pessoas em atividade física, nesse dia, é contato em proporção à população de sua cidade. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa(47) 3367-8122Foto: Sectur no Dia do Desafio do ano passado/Divulgação Sectur
Evento de mototurismo movimenta ruas de Balneário Camboriú 24.05.2010 às 17:30h Para quem gosta de passear de moto ou simplesmente apreciar esses belos veículos ou o barulho dos motores, entre os dias 4 e 6 de junho as ruas da cidade serão tomadas por motocicletas potentes, durante o 2º Encontro Internacional de Proprietários de Harley Davidson (HD Point).  Até o momento, 350 pessoas já se inscreveram e quem quiser participar pode acessar o endereço www.hdpoint.com.br . Segundo Ivan José Coelho, promotor do HD Point, este mercado está em crescimento e o evento é muito importante, pois incrementa o mototurismo da região. A concentração acontecerá todos os dias do evento em frente ao Hotel D´Sintra, que fica localizado na Avenida Atlântica, 1040. Além dos receptivos para os participantes serão promovidos passeios pela cidade, pela rodovia Interpraias, refeições, atrações noturnas, sorteio de brindes e prêmios.     O HD Point tem o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e é considerado o melhor evento de mototurismo do Brasil. No ano passado 298 pessoas participaram desta promoção.  Prefeitura de Balneário Camboriú  Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico  Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122  Texto: Daiane Louise Basso - estagiária de Comunicação Social Sob supervisão profissional Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
Porto Seguro demonstra interesse pelos trabalhos de Balneário Camboriú
A palestra “Balneário Camboriú o Ano Todo” teve uma ótima repercussão no primeiro dia da Bolsa de Negócios do Mercosul – BNT, que aconteceu na tarde de sexta-feira, 21, no parque Beto Carrero World. Representantes da cidade de Porto Seguro – BA foram até o estande de Balneário Camboriú a fim de receber mais informações sobre a cidade. De Porto Seguro, Guto Jones, secretário municipal de Turismo , e Patrícia Matins, superintendente do Convention & Visitors Bureau, demonstraram um grande interesse pela “Capital Catarinense do Turismo” e conversam com o secretário de Turismo, Ademar Schneider, sobre o funcionamento e a organização dos ônibus de turismo na cidade. Ademar explicou como funciona a entrada dos veículos em Balneário Camboriú, mostrando os selos que são colocados nos ônibus como forma de identificação do sistema de rotas e toda a lojística que envolve esse trabalho. “Temos uma ficha de cadastramento dos veículos e ainda colocamos estes adesivos coloridos em cada um deles, para que circulem somente na área permitida”. Segundo o secretário, o serviço organiza e qualifica a cidade. Patrícia considerou muito interessante a organização de Balneário Camboriú falando que Porto Seguro é uma cidade histórica e que as ruas não suportam mais a grande quantidade de ônibus trafegando. "Busquei esse trabalho no país inteiro e o que é feito em Balneário Camboriú, nós havíamos observado no ano passado, no momento em que a Sectur (BC) recebeu premiação em Brasília pelo monitoramento do setor. Esse trabalho de vocês é muito importante, e serve de modelo”, parabenizou a superintendente. Já o secretário de Turismo de Porto Seguro convidou o secretário para realizar uma palestra na Câmara de Vereadores da cidade, para que o sistema de rotas e todos os projetos que envolvem o turismo sejam explanados. Ademar mencionou sobre a lei vigente e o funcionamento do Portal de Informações Turísticas – PIT, sobre como é feito o trajeto dos ônibus e também o estacionamento reservado a eles, para que não fiquem circulando pela cidade.  Também explicou o serviço de transporte com vans que é oferecido nesses locais e o acompanhamento dos guias de turismo qualificados. “Além disso, temos em nossa secretaria o setor de Planejamento e Pesquisa muito eficiente, que atualiza constantemente os dados estatísticos, todos os dias do ano. Isso nos possibilita melhorar o serviço prestado ao turismo", finaliza Ademar. Prefeitura de Balneário Camboriú  Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico  Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122  Texto: Daiane Louise Basso - estagiária de Comunicação Social Sob supervisão profissional Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)  
Sectur de Balneário Camboriú realiza capacitação concorrida durante BNT
O primeiro dia de capacitações da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul – BNT, nesta tarde de sexta-feira(21), no parque Beto Carrero World, em Penha, teve grande interatividade do público com os destinos turísticos. Através do secretário de Turismo Ademar Martins Schneider, o município de Balneário Camboriú realizou uma palestra de 25 minutos entitulada “Balneário Camboriú o Ano Todo”, que atraiu cerca de  60 participantes e garantiu sala cheia durante seu tempo de exposição. O secretário abordou um pouco do que o turismo de Balneário Camboriú realiza para que a cidade possa ser convidativa além da temporada. Atualmente,  durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro,  o destino atrai cerca de 1,5 milhão de turistas, somando durante o resto do ano aproximadamente 4,2 milhões. Ademar mencionou a importância de investir em qualificação no setor e nos demais ramos ligados indiretamente ao turismo, pois Balneário Camboriú é um dos 65 municípios indutores de turismo do Brasil. Destino indutor é aquele que atrai o turista e acaba favorecendo toda a região com a sua vinda, mas precisa se esforçar para continuar nesse posto, trabalho que também é feito pelo Grupo Gestor, no qual a Sectur está inserida. Entre os tópicos comentados na capacitação, o secretário explicou porque o município é denominado, por lei estadual, a Capital Catarinense do Turismo. Descreveu suas praias, seus pontos turísticos, atrativos histórico-culturais, a força que representa a gatronomia  para o turismo - que se apresenta na qualidade nacional e internacional - e a sua badalada vida noturna. Citou a quantidade de leitos na hotelaria local, que gira em torno dos 20 mil atualmente. Também divulgou a moderna marina da Barra Sul, o Cristo Luz, o parque Unipraias e todos os seus atrativos, as passarelas do Pontal Norte, o Molhe da Barra Sul, e a infraestrutura que a cidade possui na oferta de espaços para even tos, entre outros atrativos, como o primeiro parque inflável do Brasil, a Acqualândia. “Nossa cidade está preparada para um turismo diferenciado, corporativo, de eventos.  Temos um turismo qualificado e preparado para atender bem ao turista. Somente este ano, a Sectur deverá oferecer cursos de capacitação nesse sentido e formar cerca de 1,4 mil pessoas do trade”, analisou Ademar, durante a palestra. Ao final de sua apresentação, funcionários da Sectur apresentaram o vídeo institucional da cidade, que foi ofertado aos presentes, juntamente com o CD de imagens da cidade. A BNT teve nesta sexta-feira(21) seu primeiro dia de realização. Neste sábado, 22, a feira abre novamente às 15 horas, prosseguindo até 20 horas. A capacitação ofertada por Balneário Camboriú, que foi realizada entre 17 e 17h30, se repetirá, no horário das 16h15 às 16h45. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – Sectur(BC)Assessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm (DRT 3930-JPPR)Fotos:  Daiane Basso (47) 9967-4868 (plantão)   Baixar arquivo anexo desta matéria
Secretaria de Turismo recebe doações da Campanha do Agasalho
O inverno chegou e com ele o frio que toma conta das ruas e que faz com que as vitrines das lojas apresentem roupas com a cara da estação. Porém, nem todas as pessoas ficam aquecidas nesta época do ano e a última sexta-feira do mês de maio, dia 28, é o prazo final para ajudar a aquecer a comunidade menos favorecida. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú é um dos pontos da cidade que está recebendo doações. Quem quiser colaborar pode se dirigir até a sede da Sectur, que fica localizada na Rua 2950, nº 771 – Centro, ao lado da Celesc. O horário de atendimento é das 13h às 19h e o telefone para contato é o (47) 3367 8122. A campanha Lançada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social no dia 15 de abril, a Campanha do Agasalho 2010 - Doe Calor Agasalhando Alguém conta com a ajuda de diversos parceiros e com mais de 20 pontos de arrecadação das doações. Até o momento, 876 pessoas foram cadastradas para receber as roupas. As famílias que ainda não se inscreveram tem até o dia 28 para fazer o cadastramento na própria Secretaria de Inclusão Social. Mais informações através do telefone (47) 3363-2745. Confira os outros pontos de doação em http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/imprensa/noticia.cfm?codigo=5777&home=1 Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122Texto: Daiane Louise Basso - estagiária de Comunicação SocialFoto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP-PR)
Sectur - BC ministra palestra de capacitação durante a BNT Mercosul Durante a 16ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul - BNT Mercosul, que começa amanhã (21) e segue até sábado, 22, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú vai realizar palestras de capacitação nas áreas de qualificação e vendas. O evento acontece no Parque Beto Carrero World, em Penha – SC. Com o tema “Balneário Camboriú o ano todo”, a Sectur vai justificar o turismo na cidade, mostrando que a “Capital Catarinense do Turismo” não funciona somente durante a temporada, e sim o ano todo. Também estará em divulgação as novidades que serão lançadas. A primeira palestra acontece nesta sexta-feira, às 17h e a segunda no dia 22, às 16h15. Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, é de extrema importância informar sobre as potencialidades de Balneário Camboriú. “É muito interessante fazer esta divulgação a um público seleto do trade e de jornalistas. A cidade está preparada o ano inteiro para receber todos os visitantes”, enfatiza. Segundo diretor do departamento de Eventos, Eduardo Iba, essa novidade na BNT, usando palestras de capacitação, é muito bem aceita. "É primordial para promover de forma eficaz a cidade, tendo o contato direto com os agentes de viagem”, declarou. A BNT Mercosul é considerada um dos principais eventos de turismo da América Latina e as palestras de capacitação vão acontecer em paralelo à Feira de Negócios. Novidades em roteiros e atrativos turísticos poderão ser conferidos pelos profissionais da área e empresas ligadas ao trade. Além das palestras, a Sectur também vai participar com estande próprio na Bolsa de Negócios. No espaço, fotos em grande resolução e ocupando paredes devem atrair a atenção do público e auxiliar os profissionais da secretaria na divulgação da cidade. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122Texto: Daiane Louise Basso - estagiária de Comunicação Social
Turismo organiza o Dia da Cãominhada
Balneário Camboriú terá em 2010 - e como integrante do Calendário Oficial do Município, em julho -, a primeira edição do Dia da Cãominhada. De autoria do presidente do Legislativo, Moacir Schimidt, e assinada como lei pelo prefeito Edson Renato Dias (2.975/2009), a data escolhida para o evento é 18 de julho, e promete envolver centenas de pessoas da comunidade e seus animais de estimação numa grande caminhada, que culminará com uma tarde de conscientização pela saúde dos animais e da sociedade. A primeira reunião para organizar a data aconteceu nesta quinta-feira (20), na sede da Secretaria de Turismo (Sectur) que coordenará a sua realização. O evento contará com o apoio da ONG Viva Bicho, que aceitou o desafio de promover atividades educacionais e de conscientização, direcionadas aos participantes do Dia da Cãominhada. O evento iniciará no Pontal Norte, em frente ao Hotel do Bosque (Avenida Brasil) com concentração de pessoas e cães,e ercorrerá a avenida até a rua 51, com chegada na Praça Almirante Tamandaré, onde acontecerão as atividades. Todo o trajeto será acompanhado pelos Agentes de Trânsito da Compur, à serviço da Secretaria Municipal de Segurança/Fundo Municipal de Trânsito. A temática a ser abordada na campanha de conscientização, para os participantes do evento, será: castraçăo de animais; maus tratos; vacinaçăo; adestramento; recolhimento de fezes em vias públicas;          e o uso de focinheiras em animais de grande porte e com elevado grau de periculosidade. Também a proibiçăo de permanência em determinados locais como praias; e, pela lei, a data ainda poderá ser usada como campanha de arrecadação de ONGs que tenham trabalho voltado à proteção de animais e, ou, adestramento de cães-guia, por isso, na Praça Tamandaré ocorrerão algumas ações diferenciadas para angariar fundos à instituição apoiadora. Atualmente, a ONG Viva Bicho é a única entidade atuante na cidade no cuidado com cachorros abandonados. São aproximadamente 600 animais que chegaram à instituição e, em muitas vezes, renegados pela sociedade por apresentarem defeitos físicos ou machucaduras. Um dos objetivos da ONG, durante o evento, será envolver os comércios de pet shops e clínicas veterinárias para realizar um evento amplo e de resultados positivos. “Não adianta fazer uma promoção bonitinha, temos que alertar sobre os maus tratos, explicar sobre o uso da focinheira, e mostrar que toda a comunidade é responsável pelos animais abandonados. Vamos explicar neste evento sobre a posse irresponsável, com material de divulgação”, disse Heloisa Gaertner, da ONG Viva Bicho. Ela já adianta ideias que pretende colocar em prática no Dia da Cãominhada, como doação de cães desverminados, bazar, e concurso de cães, com eleição do cão mais simpático, o mais parecido com seu dono, concurso de fantasia, o menor e o maior cão(estes com uso de focinheira). Todas as ações serão viabilizadas pela Secretaria de Turismo. A avenida Brasil será fechada apenas durante a passagem da marcha canina.  Na próxima semana haverá nova reunião sobre o evento. Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenv. EconômicoAssessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)(47) 3367-8122
Grupo Gestor de Balneário Camboriú estará no 5º Salão de Turismo
Balneário Camboriú já tem participação confirmada no 5º Salão de Turismo, que acontece na próxima semana, entre os dias 26 e 30 de maio, em São Paulo. E não será apenas através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, mas também, e pela primeira vez, com seu Grupo Gestor. Esta equipe, criada com a motivação do Ministério do Turismo, tem como meta apontar as prioridades que o município, que é indutor de turismo, deve seguir para ser mais competitivo, manter e melhorar a qualidade em seu setor de turismo. A participação no Salão de Turismo efetiva ainda mais o trabalho do Grupo Gestor de Balneário Camboriú junto ao cenário turístico nacional. No evento haverá várias atividades específicas para os 65 grupos gestores do Brasil, cada um deles representante de um destino indutor, com o intuito de trocar experiências e agregar conhecimentos. No início de abril, o Ministério do Turismo esteve pela quarta vez em Balneário Camboriú, realizando o Workshop “A Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor”, para capacitar ainda mais seus membros. Segundo explica Margot Rosembrock Libório, que integra o Grupo, o momento é de trabalho intenso. “Estamos realizando um amplo levantamento de dados do destino para, até o mês de julho, definirmos as novas prioridades para 2010/2011 e o novo Plano de Ação”, avalia. O Grupo Gestor também pretende se apresentar às entidades e à própria comunidade, para que todos tenham oportunidade de conhecer e contribuir com o trabalho realizado desde a sua criação, em 2009.  “Precisamos estar conscientes que uma das metas do Plano Nacional de Turismo é estruturar 65 destinos com padrão de qualidade internacional. É uma honra e uma oportunidade Balneário Camboriú estar inserida no Projeto de Regionalização do Turismo e ser um dos 65 Destinos Indutores, mas precisamos trabalhar muito para não perder esse título e nos capacitarmos para sermos  cada vez melhores”, complementa. O que é o Grupo Gestor ? O Grupo Gestor é um grupo de trabalho, que visa melhorar a competitividade do Destino Indutor Balneário Camboriú. Para tentar entender este processo desde o início: O Ministério do Turismo, no PNT (Plano Nacional de Turismo), determinou os 65 principais destinos no Brasil. São destinos que, além de terem o turismo como uma atividade de peso em seu município, movimentam a economia turística de toda uma região. Em Santa Catarina são três indutores: Florianópolis, São Joaquim e Balneário Camboriú. O destino indutor Balneário Camboriú movimenta mais 10 municípios em seu entorno : Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Ilhota, Luis Alves, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.  Os 65 destinos indutores, desde 2008, são analisados todos os anos pela Fundação Getúlio Vargas. A FGV faz uma pesquisa muito criteriosa sobre o destino num todo. São analisadas 13 dimensões, que vão desde “Infraestrutura Geral” até “Atrativos Turísticos”. Os 65 destinos recebem notas por seu desempenho e desta análise integral do destino resulta o ESTUDO DE COMPETITIVIDADE, que é o documento que baseia o trabalho do Grupo Gestor. O que faz o Grupo Gestor ? O Grupo Gestor, de posse do Estudo de Competitividade, analisa quais são as prioridades que o destino indutor deve adotar para melhorar sua competitividade e para melhorar sua nota no estudo da FGV. É uma competitividade “do bem”, pois os 65 destinos do país são analisados de forma isenta e científica, todos os anos. Todos os indutores tem acesso ao estudo e são orientados pelo Ministério do Turismo a trabalhar para melhorar os índices apresentados e o que é mais importante: todos tem acesso às mesmas verbas federais disponíveis. O Grupo Gestor determina as prioridades do destino, traça um plano de ação e apoia projetos que visam melhorar a competitividade do destino indutor. Estes projetos podem candidatar o município à verbas federais e terão o aval do Grupo Gestor no processo. O que encanta neste projeto, que é um projeto federal, porém desenvolvido de forma local, é que o Brasil é visto como um todo, analisado de forma justa e, todos os destinos, seja Fortaleza, Manaus ou Balneário Camboriú, tem as mesmas oportunidades de desenvolvimento turístico, sempre respeitando as diferenças de cada região, mas com tratamento igualitário perante o Ministério do Turismo.   Apoio de Divulgação:Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenv. EconômicoAssessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)(47) 3367-8122  

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.